+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dois hotspots juntos? (Difícil)

    Meu problema é o seguinte, meu amigo tem um provedor e eu tenho um também, os dois são hotspots, em faixas diferentes, eu costumo jogar com meus clientes e meu amigo queria colocar o provedor dele nesses jogos também.
    Então coloquei dois APs em WDS ligando meu provedor ao dele, mas ficou tudo louco aqui, aqui pede login e senha com a tela do hotspot dele, os clientes deles aparecem na aba HOSTS do meu Hotspot com a faixa de IP dele, e com a minha faixa (apesar de eu não ter DHCP ativado) resumindo está tudo muito louco, eu gostaria de saber se tem como eu fazer esta ligação.

    Ps.: a diferença entre as faixas não será problema pois tenho um programa que muda a faixa dos meus clientes para a faixa do meu amigo. Apenas a faixa sem gateway nem DNS, mas mesmo assim os clientes dele aparecem no host do meu hotspot.

    Segue esquema para que vcs entendam melhor. Obrigado a todos mais uma vez.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Esquema..jpg
Visualizações:	234
Tamanho: 	27,7 KB
ID:      	9525

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Cara, não conheço o Mikrotic, mas creio que seria melhor se vc segmentasse as redes:
    Coloca a rede do seu amigo: 192.168.A.X/24
    A sua rede: 192.168.B.X/24
    Os Access Point: 192.168.C.X/24
    onde A, B e/ou C pode ser qualquer número de 0 à 255
    daew coloca um roteador (pode ser um d-link mesmo, ou um Linux com duas placas de rede, qq coisa q faça o roteamento) entre o AP e cada rede

    O hotspot dele está na mesma rede que a sua, então, creio, que a segmentação seja a melhor solução.

  4. #4

    Padrão

    Numa mesma interface não é possível 2 servidores hotspot, em interfaces diferentes sim e computadores* diferentes também, como no esquema.
    Última edição por Raniel; 02-03-2010 às 11:13.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Raniel Ver Post
    Numa mesma interface não é possível 2 servidores hotspot, em interfaces diferentes sim e computadores* diferentes também, como no esquema.
    certo, eu tentei fazer como está meu esquema, mas aconteceu conforme descrevi no post, endoidou tudo, os clientes do meu amigo vinham batar aqui no meu MK e os meus no dle... existe configuração pra isto não acontecer? tenho q fazer oq nos MKs? Mudar a faixa de IPs, é impossível.

    PS.: não agradeço porque não estou vendo o botão de agradecer.
    Mas mesmo assim, OBRIGADO PELA COLABORAÇÕ DE TODOS.

  6. #6

    Padrão

    Olha só, dois servidor dhcp na rede dá nisto aí. Já que as redes estão ligadas, use dhcp fixo então.

  7. #7

    Padrão

    Outra coisa, as redes têm que estar em faixas diferentes.

  8. #8

    Padrão

    Não estão com DHCP, e estão em faixas diferentes... (olhem o esquema).
    Eu quero saber se falta alguma coisa? Tipo uma regra, para q os clientes dele não caiam aqui e vice e versa... na minha placa de rede dos clientes o ARP está em ENABLED, pode ser isto?

  9. #9

    Padrão

    Cara, não sei qual a sua relutância em segmentar a sua rede, de fato, projetar algo com escalabilidade é algo trabalhoso mesmo, porém recompensa.
    Pode duplicar seu post em outros fóruns, como guiadohardware, ou clubedohardware e verificar o que a galera fala por lá.

    De qualquer forma, lembre-se que o Mikrotik trabalha sobre a estrutura TCP/IP, e não o contrário....

  10. #10

    Padrão

    Cara não tive tempo de analizar direito a situação apenas dei uma olhada rápida no diagrama e uma solução simples seria: Acrescentar outra placa de rede no servidor de jogo e ligar esse Enlace WDS em vez de ligar no switch ligar nessa nova interface do servidor de jogo.

    No servidor de Jogo uma interface teria o IP 10.0.1.x e na outra interface 192.168.0.x

    Mas da pra fazer com roteamento tb um pouco mais complicado, porem nao sei como funcionar o jogo. entao fico soh com a primeira sugestao mesmo.

  11. #11

    Padrão

    "No servidor de Jogo uma interface teria o IP 10.0.1.x e na outra interface 192.168.0.x"

    Amigo, boa idéia, mas infelizmente o Jogo não libera dois IPs, ou seja ou ele ia trabalhar na faixa 10.0.1x ou na 192.168.0.x

    O outro amigo acima falou que eu poderia segmentar, amigo infelizmente o meu amigo tem uns 40 cliente e eu uns 60, mudar tudo só por causa de um jogo é meio complicado. Tudo oque eu quero é que com o esquema acima, funcione, sei q está faltando algo, nos MKs para que não aconteça essa mistura de clientes entre os servidores Mks.

  12. #12

    Padrão

    É muito simples de resolver isso caro amigo ! Simplesmente coloque dois servidores na rede com hotspot cadastre os macs dos clientes nos respectivos servidores .... e habilite a opção reply-only na interface. Pronto ! ! ! ! Tah resolvido ! Eh aconselhavel usar mascara /30.


    Abraços !

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    É muito simples de resolver isso caro amigo ! Simplesmente coloque dois servidores na rede com hotspot cadastre os macs dos clientes nos respectivos servidores .... e habilite a opção reply-only na interface. Pronto ! ! ! ! Tah resolvido ! Eh aconselhavel usar mascara /30.


    Abraços !
    Opa, obrigado pela dica, mas tenho umas dúvidas :-) Olha o reply-only é na interface que vai para os clientes? Eu e meu amigo usamos hotspot, quando vc fala em cadastrar os MACs é normal né? tipo como a gente faz normalemnte quando cria uma conta para os clientes ou ter q ser noutro lugar? tipo ARP? Uso Mascara /24 se eu mudar para /30 isso implicaria em que? Eu teria que mudar a mascara dos clientes? meus clientes usam 255.255.255.0.
    Última edição por SgtoMarlthon; 09-03-2010 às 14:33. Razão: Erros

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Opa, obrigado pela dica, mas tenho umas dúvidas :-) Olha o reply-only é na interface que vai para os clientes? Eu e meu amigo usamos hotspot, quando vc fala em cadastrar os MACs é normal né? tipo como a gente faz normalemnte quando cria uma conta para os clientes ou ter q ser noutro lugar? tipo ARP? Uso Mascara /24 se eu mudar para /30 isso implicaria em que? Eu teria que mudar a mascara dos clientes? meus clientes usam 255.255.255.0.
    Isso cadastrar mac normal ... mudar pra mascara /30 seus clientes passarao a usar 255.255.255.252



    Se precisar de consultoria estamos ai ... meu msn eh : [email protected]

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Meu problema é o seguinte, meu amigo tem um provedor e eu tenho um também, os dois são hotspots, em faixas diferentes, eu costumo jogar com meus clientes e meu amigo queria colocar o provedor dele nesses jogos também.
    Então coloquei dois APs em WDS ligando meu provedor ao dele, mas ficou tudo louco aqui, aqui pede login e senha com a tela do hotspot dele, os clientes deles aparecem na aba HOSTS do meu Hotspot com a faixa de IP dele, e com a minha faixa (apesar de eu não ter DHCP ativado) resumindo está tudo muito louco, eu gostaria de saber se tem como eu fazer esta ligação.

    Ps.: a diferença entre as faixas não será problema pois tenho um programa que muda a faixa dos meus clientes para a faixa do meu amigo. Apenas a faixa sem gateway nem DNS, mas mesmo assim os clientes dele aparecem no host do meu hotspot.

    Segue esquema para que vcs entendam melhor. Obrigado a todos mais uma vez.Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Esquema..jpg
Visualizações:	234
Tamanho: 	27,7 KB
ID:      	9525
    Então amigo com dois hotspot dentro da mesma rede de camada dois vai dar dor de cabeça, faça o seguinte tire o cabo dos aps que ligam um servidor ao outro, assim volta a rede com estava antes, agora adiciona uma placa de rede em cada servidor mk, agora você vai trabalhar em camada três esse link entre provedores, em cada placa coloque um ip que vc nem o outro provedor esteja usando, exemplo 10.1.1.1/30 no seu e no seu colega 10.1.1.2/30, e em “/ip route” vc coloca as redes que seu amigo usa apontando para o ip do mk dele (no exemplo que dei é 10.1.1.2) e vice versa

    o legal dessa configuração é que não serve somente para jogos, pois se vc apontar por rotas os ips públicos de cada provedor vcs iram trocar tráfegos entre os clientes, se um cliente for enviar um arquivo para o cliente do outro provedor ele vai passar por esse link que vc vez, assim os dois economiza link


    obs: não faça nat da rede dele, pois assim ele poderá apontar o seu mk como gtw e usar o seu link para os clientes dele

    T+ espero ter ajudo, qualquer duvida é só postar aqui no fórum

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por j34nsch Ver Post
    Então amigo com dois hotspot dentro da mesma rede de camada dois vai dar dor de cabeça, faça o seguinte tire o cabo dos aps que ligam um servidor ao outro, assim volta a rede com estava antes, agora adiciona uma placa de rede em cada servidor mk, agora você vai trabalhar em camada três esse link entre provedores, em cada placa coloque um ip que vc nem o outro provedor esteja usando, exemplo 10.1.1.1/30 no seu e no seu colega 10.1.1.2/30, e em “/ip route” vc coloca as redes que seu amigo usa apontando para o ip do mk dele (no exemplo que dei é 10.1.1.2) e vice versa

    o legal dessa configuração é que não serve somente para jogos, pois se vc apontar por rotas os ips públicos de cada provedor vcs iram trocar tráfegos entre os clientes, se um cliente for enviar um arquivo para o cliente do outro provedor ele vai passar por esse link que vc vez, assim os dois economiza link


    obs: não faça nat da rede dele, pois assim ele poderá apontar o seu mk como gtw e usar o seu link para os clientes dele

    T+ espero ter ajudo, qualquer duvida é só postar aqui no fórum
    Obrigado, vou testar sua dica e posto o resultado aqui.