+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Permissão para 2 grupos em um diretório

    Pessoal,

    tenho o grupo A(joao, marina) e grupo B(jose,paulo) e tenho o seguinte compartilhamento no samba:

    [dados]
    comment = pastas do servidor linux
    path = /home/samba/dados
    read only = No
    create mask = 0600
    directory mask = 0700

    e dentro de dados tenho vários pastas e dentre ela uma: /home/dados/comercial

    então incialmente só o grupo comercial tem acesso a pasta então fiz o seguinde:

    # chgrp comercial /home/samba/dados/comercial
    #chmod 2770 /home/samba/dados/comercial
    #drwxrws--- 17 administrator comercial

    perfeito só o administrador que é o dono e o grupo comercial tem acesso...mas agora o diretor quer tb ter acesso a pasta, então como faço para ele ter acesso para leitura e escrita tb nessa pasta?

  2. #2

    Padrão

    poderia adicioná-lo ao grupo?
    # usermod -G grupo usuario

    e depois alterar as regras abaixo?
    # chmod -R 2770 /home/samba/dados/comercial
    smb.conf:
    [dados]
    comment = pastas do servidor linux
    path = /home/samba/dados/comercial
    read only = No
    create mask = 2660
    directory mask = 2770

  3. #3

    Padrão

    tinha pensado nisso mas não dá certo pois tenho outras pastas que só a diretoria que terá acesso e dando e os usuários por exemplo do comercial dentro do grupo diretoria terá acesso a pasta da diretoria....tenho a opção de criar um compartilhamento para cada pasta e dá permissão aos grupos no compartilhamento mas ai terei muitas pastas e ficará desogarnizado...e com essa regra que vc postou do smb.conf terei que fazer o compartilhamento de cada pasta e quero ter só /home/samba/dados e as pastas dos departamentos dentro dela entendeu?

    então no caso quero só o compartilhamento /home/samba/dados pois se for fazer da sua forma: /home/samba/dados/comercial não precisarei nem adcionar ao grupo pois só é fazer o compartilhamento de cada pasta e dar acesso no samba a cada grupo mas como disse ficará muito desorganizado e muito grande o smb.conf.

  4. #4

    Padrão

    poderia colocar na config da pasta:
    valid users = greg, @pcusers
    onde @pcusers corresponde à um grupo e greg à um usuário, mas, assim, talvez venha a ter problema no futuro quando o diretor for salvar o arquivo.dá uma olhada em:
    smb.conf

  5. #5

    Padrão

    mas dessa forma que vc ta falando eu teria que ter vários compartilhamentos para cada pasta como citei acima mas aí fica muito grande o smb.conf e desorganizado pois valid users é para colocar no comapartilhamento e como só tenho um /home/samba/dados as outras subpastas iriam ficaar proibidas para o outros grupos entendeu?

  6. #6

    Padrão

    Na verdade não entendi sua relutância em adicionar o diretor ao grupo comercial como grupo secundário, já que ele terá acesso ao conteúdo do comercial. Como apenas este diretor será adicionado, os demais diretores não terão acesso ao comercial, e os membros do comercial não terão acesso ao grupo diretor.
    Teste o comando abaixo e após isto, dê um cat /etc/group para averiguar.
    # usermod -G comercial diretor