Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ponto a ponto com Rocket M5 e antenas de discos. 100 Megas full!!!

    Senhores colaboradores, aproveito o espaço para estar postando aqui algum conhecimento que obtive com o uso desses rádios, que de primeira impressão, são fenomenais!!! Pois espero que posso aprender muito com essa postagem, pois sei que nas condições que que fiz, é "fácil", mas vamos lá, gostaria de saber o que vocês tem a falar sobre.

    Ponto a ponto com visada livre de 2.4 Km (backbone principal)
    Uma ponta como Access Point e outra como Station
    Usei duas router boards para estar fazendo o teste de throughput
    As fotos abaixo são de testes com a opção AirMax habilitada, mas depois fiz o teste com a mesma desabilitada, e não vejo por que utilizá-la

    Um outro detalhe, creio que não consegui valores maiores pela limitação das interfaces em 100 megas e também se fiz o teste errado, agradeço se me corrigirem, por isso postei várias imagens, tcp, udp, receive, send, both, etc, se não for assim que mede, espero que alguém colabore com a informação correta.

    Lembrando que as situações são todas favoráveis, pela distância, locail de acomodar as antenas, etc. Mas tenho outros links maiores e vou estar substituindo, por isso gostaria de saber de quem tem mais experiência que eu nesses rádios, alias, é o primeiro que coloco para rodar. E com o intúito de estar colaborando com o forum, decidi estar postando esses testes e fotos, e todas as outras coisas que o pessoal quiser saber. Obrigado por enquanto.

    Um abraço a todos.

    Fábio M. B. Napolitano.
    Tudo na vida é "passageiro" menos o cobrador e o motorista. Então colabore!!!
    É ensinando que se aprende e aprendendo que se ensina!!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mimo-tcp-both..jpg
Visualizações:	2339
Tamanho: 	175,0 KB
ID:      	9738   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mimo-tcp-receive&#46.jpg
Visualizações:	1590
Tamanho: 	169,4 KB
ID:      	9739  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mimo-tcp-send..jpg
Visualizações:	1274
Tamanho: 	170,4 KB
ID:      	9740   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mimo-udp-both..jpg
Visualizações:	1311
Tamanho: 	171,8 KB
ID:      	9741  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mimo-udp-receive&#4.jpg
Visualizações:	1080
Tamanho: 	168,7 KB
ID:      	9742   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         grafico-mkt..jpg
Visualizações:	1294
Tamanho: 	135,6 KB
ID:      	9743  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mimo-udp-send..jpg
Visualizações:	1023
Tamanho: 	169,8 KB
ID:      	9744  
    Última edição por opala; 10-03-2010 às 18:23.

  2. #2

    Padrão

    Bom dia Amigo,

    Eu fiquei um pouco confuso. Vc disse que utilizou ROcket M5, mas as imagens são de um RB, vc nao se confundiu não?
    Bem, quanto ao teste, meus parabéns. Na figura 4, vc nao chegou as 100 Mb full, mas está próximo. Se vc puder postar quais foram as configurações que usou pra gente do fórum dar uma olhada, seria bem legal.


    Mais uma vez parabéns.

  3. #3

    Padrão

    se a porta do rocket for 100mb.. nao chega nos 100mb nao.. vai chegar no maximo 95.. 98 ..

  4. #4

    Padrão

    Vou fazer um enlace agora de 7km, com Rocket M5, gostaria de saber, se voce usou as Rbs ou M5??

    vlw

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pantanero2006 Ver Post
    Bom dia Amigo,

    Eu fiquei um pouco confuso. Vc disse que utilizou ROcket M5, mas as imagens são de um RB, vc nao se confundiu não?
    Bem, quanto ao teste, meus parabéns. Na figura 4, vc nao chegou as 100 Mb full, mas está próximo. Se vc puder postar quais foram as configurações que usou pra gente do fórum dar uma olhada, seria bem legal.


    Mais uma vez parabéns.
    Boa tarde amigo, então, me desculpe se não dei mais detalhes sobre esse teste, como citei acima que usei duas router boards, coloquei uma em cada ponta dos rocket para fazer o teste pelo Bandwidth test, por isso aparece a tela das router boards com os testes. Quanto as configurações. Usei um como Access Point e outro como Station, não habilitei o Airmax e deixei os Rocket em bridge mas com ip's válidos para eu poder mudar canal ou fazer alguma alteração de conf. Quanto aos 100 Mb Full, ele não mostrou, mas passou, é que fiquei limitado as placas que só chegam a 100 Mb. Se eu chegar a testar com outros hardwares giga, ai coloco o resultado. Se eu puder colaborar com mais alguma informação, estou a disposição. Abraço.

  6. #6

    Padrão

    Então wppitp, usei os Rockets M5 mesmo. Abraço.

  7. #7

    Padrão

    As antenas de disco que você usou são as da Ubiquiti mesmo? Qual modelo?

  8. #8

    Padrão

    que beleza, estava com medo de comprar ele, entao ja passou, vlw mesmo, so posta ai sua antena, porque vou comprar a da UBNT mesmo.
    Estou comprando isso:

    Antena Rocket Dish 5G-30dBi: 5gHz AirMax 2x2 PtP Bridge R$ 700,00
    Ubiquiti Airmax Rocket - Mimo 5,8ghz R$ 400,00

    Se quiser acrescentar algo, fique a vontade..

    espero q fique como o seu, Obrigado.

    Citação Postado originalmente por opala Ver Post
    Então wppitp, usei os Rockets M5 mesmo. Abraço.

  9. #9

    Padrão

    Testes q eu fiz com 37km, o rocket passou 15mb full. Com bullet m5 consegui 20mb full.
    Nao gostei do rocket para longa distancia. Talvez ai com 2.4km fique bom mesmo.

    Outra coisa, como o alexandre disse, vc nao vai nunca conseguir os 100mb full, pq a lan do rocket é 100mb!

    Um detalhe sobre meu teste... o rocket mostrava 216mb de tx e 216mb de rx.
    A ubiquiti pecou ao nao por uma rede giga no rocket.

  10. #10

    Padrão

    Só uma pergunta aos amigos que já estão testando o Rocket M5,
    estão usando fonte 12V ou 24V ??????

    meus ponto-a-ponto são todos com Placa Solar + bateria 150aH
    acredito que vou ter problemas com o Rocket ligado no 12V.
    no datasheet dele diz que vem acompanhado com fonte "24V, 1A POE Supply Included"
    mas pode ser que eles consideram que dependendo da distância,o POE tem percas...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por damacenoneto Ver Post
    Testes q eu fiz com 37km, o rocket passou 15mb full. Com bullet m5 consegui 20mb full.
    Nao gostei do rocket para longa distancia. Talvez ai com 2.4km fique bom mesmo.

    Outra coisa, como o alexandre disse, vc nao vai nunca conseguir os 100mb full, pq a lan do rocket é 100mb!

    Um detalhe sobre meu teste... o rocket mostrava 216mb de tx e 216mb de rx.
    A ubiquiti pecou ao nao por uma rede giga no rocket.
    que potencia vc usou nos rocket??? e nos bullet?? eles vao ate 27dbi, nao deveria passar mais banda??? quanto ficou o sinal?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por braw Ver Post
    que potencia vc usou nos rocket??? e nos bullet?? eles vao ate 27dbi, nao deveria passar mais banda??? quanto ficou o sinal?
    25dbi... sinal ficou em -69

  13. #13
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    25dbi pra uma distancia dessa é muito pouco,
    60kms aqui conseguimos -60 // 46db

  14. #14
    Vinicius-VLR
    Visitante

    Smile Teste de 34 Km

    Boa Tarde Pessoal, fiz um teste de 34 Km onde eu usava RB433AH + XR5 + Oiw de 33 dbi e passava 15 MB FULL !!
    Com os Rockets, meu sinal ficou em -61, porem nao consegui passar trafego algum, sera que pequei nas configurações, liguei cada Rocket a uma RB para fazer o teste de trougtput com mais confiabilidade.

    Agradeço se alguem puder postar prints de como configurar esses rockets.. pois eu achei muito simples... mas nao funcionou, rsrs..

    Abraço a todos

  15. #15

    Padrão Re: Ponto a ponto com Rocket M5 e antenas de discos. 100 Megas full!!!

    Alguem sabe a distancia que esse POE funciona?

  16. #16
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ponto a ponto com Rocket M5 e antenas de discos. 100 Megas full!!!

    Citação Postado originalmente por opala Ver Post
    Senhores colaboradores, aproveito o espaço para estar postando aqui algum conhecimento que obtive com o uso desses rádios, que de primeira impressão, são fenomenais!!! Pois espero que posso aprender muito com essa postagem, pois sei que nas condições que que fiz, é "fácil", mas vamos lá, gostaria de saber o que vocês tem a falar sobre.

    Ponto a ponto com visada livre de 2.4 Km (backbone principal)
    Uma ponta como Access Point e outra como Station
    Usei duas router boards para estar fazendo o teste de throughput
    As fotos abaixo são de testes com a opção AirMax habilitada, mas depois fiz o teste com a mesma desabilitada, e não vejo por que utilizá-la

    Um outro detalhe, creio que não consegui valores maiores pela limitação das interfaces em 100 megas e também se fiz o teste errado, agradeço se me corrigirem, por isso postei várias imagens, tcp, udp, receive, send, both, etc, se não for assim que mede, espero que alguém colabore com a informação correta.

    Lembrando que as situações são todas favoráveis, pela distância, locail de acomodar as antenas, etc. Mas tenho outros links maiores e vou estar substituindo, por isso gostaria de saber de quem tem mais experiência que eu nesses rádios, alias, é o primeiro que coloco para rodar. E com o intúito de estar colaborando com o forum, decidi estar postando esses testes e fotos, e todas as outras coisas que o pessoal quiser saber. Obrigado por enquanto.

    Um abraço a todos.

    Fábio M. B. Napolitano.
    Tudo na vida é "passageiro" menos o cobrador e o motorista. Então colabore!!!
    É ensinando que se aprende e aprendendo que se ensina!!!
    Primeiro parabéns por escolher Rocket M5 . realmente é uma escolha inteligente.
    Quanto ao troughput, usando antenas rocket dish , pelo que tenho testado, é possível com visada , chegar aos 180mb ou mais com esses rádios e essas antenas.Além do que a montagem do equipamento é todo feito pra não haver erros na hora de acoplamento Antena/Rádio, o que facilita muito pra quem trabalha em cima de uma torre , etc.
    Quanto a velocidade, recomendo firmware 5.2beta, que possui algoritimo MCS15 que te dará o máximo de velocidade usando estes rádios.
    Qualquer dúvida estou a disposição. vou estar testando mais distâncias usando outros equipamentos da linha M e em breve posto resultados.

  17. #17

    Padrão PONTO A PONTO DE 13KM RODANDO 100 MEGA FULL!!!!

    PONTO A PONTO MONTADO COM DOIS ROCKET M5, DUAS ANTENAS RocketDish 5G: 5GHz AirMax 2x2 PtP Bridge Dish, ABAIXO DOS ROCKETS DUAS RB´s 433UH.

    NAS IMAGENS ABAIXO SEGUE O BANDWIDTH TEST DA RB DE UMA DAS PONTAS, NA SEQUENCIA SEND, RECEIVE, BOTH. OS GRAFICOS DAS IMAGENS SAO OS GERADOS PELOS DOIS ROCKET´S DO PTP.


    RENATO CALDARA
    Analista de Rede
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste arimax2.jpg
Visualizações:	646
Tamanho: 	149,0 KB
ID:      	12234   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         teste arimax.jpg
Visualizações:	530
Tamanho: 	189,6 KB
ID:      	12235  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         botharimax.jpg
Visualizações:	531
Tamanho: 	155,1 KB
ID:      	12236  

  18. #18

    Padrão Re: Ponto a ponto com Rocket M5 e antenas de discos. 100 Megas full!!!

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Primeiro parabéns por escolher Rocket M5 . realmente é uma escolha inteligente.
    Quanto ao troughput, usando antenas rocket dish , pelo que tenho testado, é possível com visada , chegar aos 180mb ou mais com esses rádios e essas antenas.Além do que a montagem do equipamento é todo feito pra não haver erros na hora de acoplamento Antena/Rádio, o que facilita muito pra quem trabalha em cima de uma torre , etc.
    Quanto a velocidade, recomendo firmware 5.2beta, que possui algoritimo MCS15 que te dará o máximo de velocidade usando estes rádios.
    Qualquer dúvida estou a disposição. vou estar testando mais distâncias usando outros equipamentos da linha M e em breve posto resultados.
    gosto de manter meus equipamentos sempre com a ultima versão de firmwares, pois seempre sai alguma atualização para correção de algum problema

  19. #19
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Ponto a ponto com Rocket M5 e antenas de discos. 100 Megas full!!!

    muito bom msm M5 ...
    mas para uma boa banda
    não pode haver muita interferencia no local não .......

  20. #20

    Padrão Re: Ponto a ponto com Rocket M5 e antenas de discos. 100 Megas full!!!

    tenho que fazer o seguinte enlace:


    escritorio cidade <500m> predio repetidor <10km> torre no morro com painel solar <3km> fazenda

    vou utilizar 6 radios, dúvida sobre quais equipamentos utilizar:

    a) rocket m5 + antena disco

    b) bullet m5 + antena disco

    c) airgrid m 5ghz

    d) rb411+r52h+zirok offset


    grato,

    rafael.