+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Rocket M5 / Bullet M5 -> funcionam com energia 12V DC (Placa Solar + Bateria) ???????

    Pessoal,

    não sei se é o lugar adequado no fórum pra tratar do assunto,
    mas eu pretendo instalar o "Rocket M5" ou o "Bullet M5" nas minhas estações PtP, onde,
    a maioria não tem energia elétrica e estão funcionando com Placa Solar, ou seja, 12V DC...
    alguém já testou ou pode testar pra mim se funciona ou perde desempenho no 12V ???? complicado fazer o investimento e não funcionar...

    o datasheet do Rocket diz que o equipamento acompanha fonte 24V...
    porém não diz se ele funciona em outras voltagens como diz o DataSheet das routerboards (9V...~56V) ou pareciso!

    desde já, agradeço a atenção de todos.

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Funciona sim amigo.
    o conjunto todo consome uns 12 Amperes por dia. Se usar uma bateria de 100 amperes, o que me dá uma autonomia de pelo menos 6 dias completamente sem sol. Ideal seria usar um painel solar de 50W, o que possibilita recarga da bateria a 4 amperes por hora. Levando em conta 9 horas de sol por dia e a média de 2 amperes de carga por hora (levando em conta o angulo de incidencia solar sobre a placa), o painel recarrega a bateria 18 amperes por dia. Em 9 horas de sol, o painel recarrega a bateria para 24 horas deste dia e mais 12 horas do dia seguinte.

    Procure uma empresa especializada que eles montam o projeto.o ideal seria montar com duas baterias pra 24v.

  3. #3

    Padrão

    Devido a perda no controle de carga (Calor, controle de corrente constante), pelo que já usamos, placa de 50W não consegue armazenar mais de 15A por dia.
    15/24= 625mA, ou 7,5W em 12V. O Bullet não consome algo como 10W? Se for um par, seria o dobro.
    Como haveria consumo também durante o dia, o controlador de carga iria sofrer mais (Aquecer), mas um bom carregador suporta.
    As de 70W armazenam carca de 21A.dia. 75W pouco mais de 22A, etc.

    Em 24V, com 2 paineis de 12V, a corrente diminui, a potencia hipotética consumida não, mas na prática devido as caracteristicas do steep-down por pwm no bullet (De todo aparelho com vrm desse tipo) ele tem um consumo final menor, inclusive com menos ripple.

    Difícil é achar controlador de carga decente pra 24V, a placa sem carga chega a 80V, o carregador não pode ser home-maded sem levar esse fator em conta, precisa ter uma carguinha (Resistor, dissipando) quando a bateria já estiver no fim da carga, ou carregada, pra não subir demais a tensão na entrada (Não nas baterias) e se danificar (Coisa que ocorre com varios controladores, que usam rele pra desligar a placa. Primeiro que aquecem demais por ter que conduzir a carga da bateria e mais a carga dos aparelhos, depois que abrem o rele e deixam a placa em aberto, sem carga, aí ao fechar o rele os mosfets recebem um pico de 80V na porta, se danificam mesmo).

    Outro problema são os 28V limite de uns Nano, a carga normal de 2,4V por celula de chumbo (Bateria selada, automotiva ou estacionaria) dá 28,8V ao todo, então teria que ter um regulador que limitasse a carga a uns 27,5V (Perderia uns 5% da capacidade total da bateria se fosse sistema apenas noturno, mas como é diunturno não tem problema, se as 18h estiver em 27,5V (Tudo carregado, mesmo com os nano consumindo de dia) seria uma situação anormal de tão positiva.

    Se for comprar o controlador, compre e cobre garantia do vendedor, explique a situação de uso (2 placas em serie, com consumo CONSTANTE dia e noite) e cobre dele a responsabilida, ou encomende com algum autonomo um carregador sob medida pra essa situação (Picos de tensão alta na placa em aberto, consumo constante, e operação dentro de um forno envolvido por uma gaiola de faraday em caso de raio).
    Última edição por rubem; 18-03-2010 às 11:37.

  4. #4

    Padrão Re: Rocket M5 / Bullet M5 -> funcionam com energia 12V DC (Placa Solar + Bateria) ???

    Amigo me de uma ajuda vc que já utiliza ROCKETM5, preciso fechar dois ponto a ponto um de 32 e outro de 44km estou pensando em usar ROCKETM5 com antenas UBIQUITI AIRMAX ANTENA RD-5G30 ROCKET DISH 5GHZ 30DBI, para passar nestes enlace algo entorno de 20 a 30 megas full, será que consigo?

  5. #5

    Padrão Re: Rocket M5 / Bullet M5 -> funcionam com energia 12V DC (Placa Solar + Bateria) ???

    Citação Postado originalmente por elielton Ver Post
    Amigo me de uma ajuda vc que já utiliza ROCKETM5, preciso fechar dois ponto a ponto um de 32 e outro de 44km estou pensando em usar ROCKETM5 com antenas UBIQUITI AIRMAX ANTENA RD-5G30 ROCKET DISH 5GHZ 30DBI, para passar nestes enlace algo entorno de 20 a 30 megas full, será que consigo?
    no de 44 eu chuto uns 50 mb full

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Rocket M5 / Bullet M5 -> funcionam com energia 12V DC (Placa Solar + Bateria) ???

    postas as coordenadas GPS dos pontos e as alturas das antenas que calculo pra voce.
    abraço.
    se quiser pode enviar pra [email protected] que projeto tbm.