+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Oscilação de Ping

    Olá galera !

    Ocorre-me o seguinte problema: trabalho em um provedor de Internet via rádio com aprox. 180 clientes. Acontece que no enlace de uma de nossas torres (que são tres pela cidade, esta com 6 antenas+enlace) nas ultimas semanas começou a oscilar os pings. Em um primeiro caso, suspeitamos que havia algum problema com a fonte do AP do enlace (Air Live). Fizemos a troca da mesma, e aparentemente tinha dado certo, os pings tinham voltado ao normal. Passou aprox. tres dias e o problema voltou a ocorrer.
    Os pings oscilam da seguinte forma: ocorrem dez requisições de forma normal>falham 2 ou tres > normal em 4 > falha mais 5 > volta ao normal durante umas 10 requisições > falha mais uma vez, e assim vai.

    Sou inesperiente na área ainda e não quero ter de comprar algum aparelho sem que seja ele o problema. Preciso da ajuda de vcs ! Será que pode ser o AP ? Ou a Antena? Há a possibilidade de ser energia ? Cabos? Como posso efetuar testes para identificar determinado problema? ... fico grato com qualquer ajuda !

    Última edição por Magal; 15-03-2010 às 01:25. Razão: Correção do título

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bergcc Ver Post
    Olá galera !

    Ocorre-me o seguinte problema: trabalho em um provedor de Internet via rádio com aprox. 180 clientes. Acontece que no enlace de uma de nossas torres (que são tres pela cidade, esta com 6 antenas+enlace) nas ultimas semanas começou a oscilar os pings. Em um primeiro caso, suspeitamos que havia algum problema com a fonte do AP do enlace (Air Live). Fizemos a troca da mesma, e aparentemente tinha dado certo, os pings tinham voltado ao normal. Passou aprox. tres dias e o problema voltou a ocorrer.
    Os pings oscilam da seguinte forma: ocorrem dez requisições de forma normal>falham 2 ou tres > normal em 4 > falha mais 5 > volta ao normal durante umas 10 requisições > falha mais uma vez, e assim vai.

    Sou inesperiente na área ainda e não quero ter de comprar algum aparelho sem que seja ele o problema. Preciso da ajuda de vcs ! Será que pode ser o AP ? Ou a Antena? Há a possibilidade de ser energia ? Cabos? Como posso efetuar testes para identificar determinado problema? ... fico grato com qualquer ajuda !


    qual a distancia? qual a frequencia? quais as antenas? quantos clientes pendurados nesse repetidor? qual ack esta setado nos aps?

  3. #3

    Padrão

    Distância = Aprox. 1Km; Frequencia = 5.8; Clientes = 58; ACK = 48 e 22.

    Pode ser que a caixa hermética esteja esquentando ? geralmente nos fds piora a coisa...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bergcc Ver Post
    Distância = Aprox. 1Km; Frequencia = 5.8; Clientes = 58; ACK = 48 e 22.

    Pode ser que a caixa hermética esteja esquentando ? geralmente nos fds piora a coisa...
    58 clientes, qual a velocidade desses clientes...??

  5. #5

    Padrão

    Cara, nesse enlace, o problema pode ser o Ap que distribui o sinal, ou ainda o AP que faz o enlace.

    Se for o Airlive 5000ap, e ele seu problema, ele faz sempre isso, por experiencia de quem ja trocou mais de 10 aps desse.. e vai ter gente aqui no forum que vai defender ele, mas e ruim d+.

    vlw

  6. #6

    Padrão

    a versão do firmware do AP air live é 1.09e ...

  7. #7

    Padrão

    Outro detalhe:

    fiz um teste agora de manhã. Desci o AP da torre e trouxe até a loja. Fiz o ping próximo a antena do enlace (5m) e pingou normalmente.

  8. #8

    Padrão

    APs comuns não funcionam bem com este tanto de acesso simultâneo.

    Pense na possibilidade de substitui-los por RBs.

  9. #9

    Padrão

    Mas este AP é apenas usado como Bridge. Como clientes é ultizado dois APs 2000 e um Mikrotik, com dois cartões e cada, sendo assim seis antenas.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bergcc Ver Post
    Mas este AP é apenas usado como Bridge. Como clientes é ultizado dois APs 2000 e um Mikrotik, com dois cartões e cada, sendo assim seis antenas.
    Mesmo como bridge, existe processamento na passagem dos pacotes.

    Mude o canal do ponto a ponto. Se nao funcionar, tente usar RB pra testar.

  11. #11

    Padrão

    Problema Resolvido

    Troquei Canal e cabos.

    Grato a ajuda !