+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitorar simples queues pelo php

    Olá todos !
    Estou procurando uma maneira de monitorar o consumo de banda dos clientes em tempo real pelo php ou java , tenho muitas possibilidades pelo oid snmp mas não achei uma forma de calcular quanto o cliente está consumindo no moneto da consulta ex: Cliente_fulano Tx_Rate 128,45 kbs Rx_Rate 6,20 Kbs , todos os campos que achei no snmp são cumulativos e não achei uma formula para fazer este calculo ficarei muito grato se alguem me der alguma dica.
    Obrigado a todos!

  2. #2

    Padrão

    Vamos usar uma formula de fisica adaptada para sua necessidade:
    Para calcularmos a velocidade média usamos a fórmula matemática Vm= ΔS/ΔT,
    sabendo que : Vm é a velocidade média , ΔS é o deslocamento e ΔT é o tempo gasto. No seu caso Vm eh o que o cliente estah consumindo, ΔS eh a diferenca entre o atual valor retornado pelo snmp e o valor anterior, e ΔT eh o intervalo de tempo entre as execucoes do script. Vale lembrar que o snmp retorna as informacoes em octetos.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    Vamos usar uma formula de fisica adaptada para sua necessidade:
    Para calcularmos a velocidade média usamos a fórmula matemática Vm= ΔS/ΔT,
    sabendo que : Vm é a velocidade média , ΔS é o deslocamento e ΔT é o tempo gasto. No seu caso Vm eh o que o cliente estah consumindo, ΔS eh a diferenca entre o atual valor retornado pelo snmp e o valor anterior, e ΔT eh o intervalo de tempo entre as execucoes do script. Vale lembrar que o snmp retorna as informacoes em octetos.
    Amaia muito obrigado pela resposta, eu ate pensei nesta formula mas me surgio uma duvida
    meu servdidor php vai pegar estas informações pelo snmp da seguinte forma
    tempo inicial 00:00:00 valor 100000
    tempo final 00:00:01 valor 102000
    neste caso estou calculando a diferença de 1 segundo mas vamos supor que minha rede esteja congestionada e snmp demore mas q 1 segundo para me retornar o valor digamos 1 minuto como vou contornar esta situação ?
    Muito obrigado pela atenção!

  4. #4

    Padrão

    Geralmente o snmp nao demora tanto tempo para pegar estes dados, naturalmente o tempo entre as amostras tem que ser maior que o tempo em que o snmp coleta os dados. Por exemplo, fazer a coleta a cada 30 ou 60 segundos. Adicionalmente nao podemos esquecer que estamos falando de velocidade media.