+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Ajuda e Opiniões (Estação base)

    Boa tarde a todos.!!

    Gostaria da opinião de vc's, pois montei um provedor de internet via rádio com os equipamentos: RB600 + 4 cartões R52H 350mW + fonte universal chaveada de 24V 5A + 4 antenas 14dbi 90º setorial Oiwtech + PC Servidor Proxy, Squid (Debian) e um Link dedicado de 1Mb, frequencia 2.4Ghz, esta rodando tudo sertinho. Minhas antenas e RB, estão em uma torre a 17 metros de altura do solo, tenho clientes com rádios, adaptador usb e também só wi-fi do netbook próximos as antenas conectados a 256Kbps tudo blz. Arrumei 2 clientes em um prédio de terreo e 1º andar a 2Km de distancia da minha estação, coloquei kit-cliente: um rádio da TI-Link (315mW) firmware AP-Router com uma antena Cincal de grade 25dbi, mas o sinal fica oscilando entre -75 a -83, eu não conseguir enxergar a minha estação olhando de sima do prédio do cliente mas apontei em direção da minha estação e coloquei uma haste de 4mts e não melhorou. Acho que minha estação ficou baixa, pois olhando a 17 metros vejo muitas arvores. Porem tenho um prédio de 16 andares que dá + ou - 48mts de altura, que posso transferir minha estação para lá, de lá tenho uma visada para o lado norte, leste e oeste, no sul ficam muitos edificios. Quanto mais alto eu colocar minhas antenas terei um resultado melhor??????????? E o que vocês acham de eu tirar uma setorial e colocar uma omni de 12dbi 5.8Ghz, para alcançar os clientes mais distantes? E também o que posso fazer para não tirar minha estação do local que esta, só almentar...?

    Desculpe o texto grande, mas tentei detalhar o máximo.

  2. #2

    Padrão

    coloca antena aquarios ou uma nanostation, sincal he não é legal!

  3. #3

    Padrão

    MOnta outro ponto de distribuição nesse predio!!!! deixe o seu do jeito que esta..... faça um ponto a ponto com NS5 do seu local atual para o futuro predio!!!
    boa sorte esquece sincal!!!

  4. #4

    Padrão

    Pessoal, acho que o custo é menor eu transferir minha estação para o prédio, pois se eu fizer um p-a-p com NS5 custaria pra mim cada um NS5 por R$490,00 aqui em Recife-PE, vai custar mais de R$ 1000,00, pois ainda tenho que colocar outra antena distribuindo em cima do novo prédio, e se eu transferir minha estação vou gastar só com as 4 hastes de 2mts e bases fixidoras para 3 setoriais 2.4Ghz que já tenho e copraria uma Omni de 5.8Ghz que pretendo adquirir, que acha de colocar uma Omni 5.8? E por enquanto só tenho 5 clientes nas antenas e 5 com cabo direto no switch proximo a estação. No local da minha estação colocaria um rádio como cliente para continuar com os clientes com cabos, e os que estão nas antenas só é vira-las para onde vou transferir minha estação.

    Opinem mais, e muito obrigado para que ja opinou.

  5. #5

    Padrão

    A altura de sua torre nao interfere na qualidade dos clientes, o que faz a diferença é a visada do cliente para base e a interferencia.

    Acredito que a melhor pra voce fazer é montar mais uma base nesse predio que voce citou, da pra comecar com pouca coisa e depois ir melhorando, faz um ptp pra esse novo predio e coloca uma omni la.

    Teh mais.

  6. #6

    Padrão

    Sim, é justamente a visada dos clientes mais distantes, se minha estação esta a 17 mts e existe coisas como arvores e prédios mais altos o cliente não vai ter visada. Tenho um cliente a 2Km e em cima do prédio de 1 º andar não consigo enchergar minha estação, enchergo uma caixa d'agua que tem atrás que tem + ou - 28 metros de altura.

    Valeu pela opinião mais acho que vou transferir tudo para o prédio de 16 andares, fazer minha estação lá, de la da para ver toda a cidade, lado norte, leste e oeste.

    Abraço, a todos e mandem mais opiniões, será sempre bem vindas.

  7. #7

    Padrão

    Está resolvido, almentarei a haste principal com mais 3 metros ficando assim com uma torre de 20 mts, tenho 4 setoriais, tirarei uma setorial 2.4 90º 14dbi e colocarei uma Omni de 12dbi e 5.8, ficarei com 3 setoriais de 90º 2.4Ghz e uma Omni de 5.8Ghz.

    Um abraço a todos e valeu mesmo pelas opiniões e dicas.

  8. #8
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão

    Amigo, só uma dica. Eu sei que vc ta começando a usar 5.8, mas não coloca omni não. Vc vai poluir seu espectro pra todo lado. Aki em SP ta uns 300 reais um Nano 5 + postagem uns R$350. De início vc ja consegue atender uns clientes em 5.8 até poder se estruturar melhor. Vc começou da forma certa, usando setoriais em vez de omni. Eu tenho certeza que se vc colocar um Nano 5 na torre e outro nesse seu cliente distante vc fecharia o enlace mais facilemente.

  9. #9

    Padrão

    Obrigado a todos!!!

    Mudança de planos vou fazer um p a p com nano5 e só vou aumentar mais 3 metros minha estação.

  10. #10

    Padrão

    Amigo a minha dica seria mudar sua rb, cartoes, setoriais para o edificil e colocar emm brige e montar um servidor MK para autenticação - firewall ... em sua casa .. eu tenho aqui , como minha cidade é pequena meu ponto a monta ta sendo em 2.4 mesmo com bullet x r52h pois tenho slot sobrando na rb e da uma olhada aonde voce ta comprando esses Nano Station pois eu pago em torno de 220 a 250 a unidade + frete, tudo com nota.

  11. #11

    Padrão

    Galera já esta resolvido, vou fazer um ponto a ponto com nano5 da minha estação para o prédio e colocar uma setorial la no predio.

    E estou comprando material com o Max Adriano, o cara é daqui do under, trabalha muito bem.