+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Wink Hotspot alternativo com ThunderCache

    Boa noite, pessoal.

    Bem, primeiro vejam meu tópico, por favor: https://under-linux.org/f210/hotspot...tml#post433954

    Não consegui resolver... todo dia no mesmo horário o hotspot trava a página de login, não abre... só abre quando o usuário digita o IP do mk na url ... aí ele autentica e navega na boa... mas não dá para ficar assim.

    Atualmente meu MK (board)´faz função de AP Bridge com Hotspot e controle de banda ... o thundercache faz o cache e é atualmente o gateway...

    Queria saber se posso usar um hotspot alternativo para autenticar usuários, fazer o controle de banda no mesmo servidor do Thunder.... o que devo usar?

    Ou é aconselhável montar outro servidor? Tenho 80 usuários, pico de 35.


    Como o Thunder já faz a conexão com a internet acho que não vai ter problema em montar a autenticação nele, ou vai?


    Se alguém puder me dar umas ficas, ficarei realmente agradecido.


    Obrigado,


    Sergio.

  2. #2

    Padrão

    Olha, está um pouco complicado de reponder com precisão porque não está claro qual a topologia que vc usa.

    No entanto, problema com a abertura de página de login, quando se abre informando o IP do servidor Mikrotik na marioria esmagadora dos casos está relacionado a DNS. Mude seus servidores de DNS (muita gente está usando e recomendado os da Google) e caso não dé jeito, reveja sua topologia, pois não estou entendendo porque o Thundercache está sendo o Gateway se o correto é ele trabalhar em paralelo com o Mikrotik.

    Quanto a usar autenticação no próprio ThunderCache, isso seria bem mais complicado, porque vc teria que encontrar um gerenciador com Hotspot compatível com a distribuição que está rodando seu ThunderCache atualmente (coisa que não é fácil).

    Caso vc queira tudo em um só PC, recomendo usar o MyAuth. Mas prepare-se para gastar, porque exige hardware muito bom e preço da Licença do MyAuth3 + Plugin do Supercache.

    Mas acredito que fazendo o que disse na primeira opção resolve, tenho aqui Mikrotik 3.30 + Supercache rodando redondinho!

  3. #3

    Exclamation Mais informações

    Primeiramente obrigado por responder, amigo.

    Não sei se me expressei bem quando disse que o thunder é o gateway... quis dizer que ele tem 2 placas de rede, conecta na internet e repassa para a rede local com a outra placa, o Mk faz o hotspot e controle de banda...

    Então... já usei vários DNS e nada dá jeito... usava os da telefonica, agora estou usando do UOL. Fiz esta mesma configuração na rede de um amigo e lá não dá problema algum, não entendo... deve ser algum detalhe aí... na rede dele no DHCP especifiquei que o servidor de DNS seria o IP do Mikrotik... ee stá rodando beleza...

    Já no meu aqui, posso colocar qualquer DNS para os clientes e de vez em quando trava.

    É assim: de manhã funciona beleza... conecta, ao abrir a primeira página já abre a página do hotspot pra todo mundo... quando vai ficando mais tarde, geralmente à noite aí já não quer mais abrir a página de login... fica: site da web encontrado e não carrega nada. Se clicar em parar e digitar o IP do MK aí abre a página de autenticação.


    Já quebrei a cabeça aqui... troquei switchs, cabos, configurações e não sei mais o que fazer.

    Topologia:


    Servidor Ubuntu Thunder Cache: Conecta na internet através de uma placa de rede (10.1.1.2) e distribui para a RB Mikrotik (uma interface 10.1.1.1) que fica na torre.

    No MK tenho 3 interfaces wireless em modo AP Bridge e uma interface LAN. A interface lan está configurada para 10.2.2.2 . Existe uma bridge para interligar as interfaces LAN e Wireless.

    Um cabo desce da interface LAN para meu switch , assim todos os usuários à cabo também passam pelo hotspot.

    Meus clientes, todos eles estão pegando IP de 10.2.2.3 a 10.2.2.200, gateway 10.2.2.2 , DNS: 200.221.11.101 e 200.221.11.101 (também testei com os da Telefonica e setando o próprio MK como DNS server, mas o problema persiste).

    Obrigado, pessoal!

  4. #4

    Padrão Alguma luz?

    Alguém pode me dar uma luz?


    Alguma sugestão para não travar mais a página de login?


    Será que é DNS?

    O que posso fazer?


    Obrigado,


    Sergio