+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik em PC, miniPCI e USB convivem em paz?

    Pessoal,
    Rodando Mikrotik em desktop comum, com adaptadores PCI pra miniPCI (Pra usar cartões mais sensíveis), funciona igual RB? Digo, os adaptadores PCI>miniPCI tem perda de desempenho ou problema com drivers?

    E outra, pra colocar um maior numero de antenas (Direcionais) o Mikrotik se dá bem com adaptadores USB?

    A intenção é usar MB's mais velhas, que de qualquer modo iriam pro lixo (E se queimar por raio (Comum por aqui) o prejuizo é pequeno), tipo de socket 370 ou socket A (Proc. de 800 a 1300MHz), e usar placas com 5 PCI (Pra 5 setoriais), e mais 3 ou 4 adaptadores USB (Pra direcionais).

    (O problema do baixo poder de processamento não incomoda, seriam 6 ou 7 clientes ativos por setorial, nas direcionais só 1 em cada USB)

  2. #2

    Padrão

    Rapaz, minha melhor torre é uma que tenho PC-AP com Mikrotik 3.7 com 4 adaptadores pci (3 dolares cada no eBay), com uma Ubiquiti SR2 em cada. Tenho mais de 80 clientes nessa torre, e o CCQ não baixa de 90% no pior dos casos. Clientes em até 2km de distância e passando pelo centro da cidade com toda a poluição de RF dos outros 4 concorrentes.

    O desempenho de PC-AP é muito superior às RB. Não tem comparação. RB só é melhor em termos de praticidade. Tenho um outro ponto com um PC-AP com 128MB de RAM e um processador Celeron 300Mhz (aqueles slot1 ainda, que vai encaixado de pé na MB), e o desempenho dele é excelente. Sem contar que não trava, e o uso da cpu fica sempre abaixo dos 5%. E qdo der problema, é muito fácil e rápido pra resolver.

    Uso algumas RB600 e algumas RB433 por praticidade em alguns pontos, como quando utilizado em caixa hermética e tal. Se for colocar em local protegido do tempo e que vc possa estar utilizando um cabo de RF um pouco mais comprido, vai de PC, mesmo que esse seja antigo.

  3. #3

    Padrão

    Ótimo, seria pra uso bem similar, clientes a no maximo 2Km, mas bem poluído pela concorrencia, mas com menos clientes (Talvez 60 ao todo).

    Bom, creio que usarei 3 antenas 120º, aí sobrariam 2 PCI pra direcionais, por enquanto sem mais direcionais.

    Realmente vai dar mais trabalho colocar uma caixa enorme de 40x40x20cm a 30m de altura, com peltier refrigerando, mas vou arriscar. Adaptador IDE>CF, adaptador VGA>RCA (p&b) pra descer um cabo blindado e monitorar numa TV 9" no chão caso precise.

    Não vejo ninguem falando nisso no forum, achei que o Mikrotik era otimizado pra RB.
    (E a autenticação e balanceamento fazemos hoje em 2 PC's com mikrotik, coreduo, mas nas antenas tem RB mesmo)