Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Familia Airmax - Aplicação

    Ola pessoal, criei a algum tempo um tópico postando minhas dúvidas sobre a familia airmax e a tecnologia MIMO em si..

    Pois bem, após muita pesquisa, estou disposto a investir em um ponto de acesso airmax. Basicamente, usaria os seguintes equipamentos:

    Torre:

    AP - Ubiquiti Airmax Rocket M5
    Antena - Ubiquiti Basestation 5Ghz - 19Dbi - 120°

    Clientes:

    Ubiquiti Nanostation M5
    Ubiquiti Nanostation Loco M5

    Minha questão por vez é a seguinte, algum dos colegas ja montou um ponto de acesso como este (ou parecido)?

    Na internet, tem muitas pessoas dizendo que o rocket m5 consegue gerenciar 300 clientes, na realidade, o que se esta conseguindo?

    Estes equipamentos ficaram em bridge, logo posso dizer que o que vai acarretar o seu funcionamento não vai ser o processamento (que é maior a muitas Rbs), mas sim sua banda..
    Então logicamente, se a banda que ele administra é de 150Mbps, quando será que vou conseguir usar desses 150 antes da latencia ficar alta e de minha rede não prestar mais!?

    Tomara que alguem possa me ajudar e postar os resultados recebidos em uso real..

    Aguardo as respostas de vocês, e já aviso que vou comprar esta semana, e quando tiver instalado os primeiros clientes posto aqui os resultados!!

    Abraço a todos
    Tiago

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Pois é amigo tmelo, a evolução da internet e a consequente necessidade de maiores velocidades de acesso estão nos empurrando pra isso, e eu também estou no mesmo dilema que você.

    Não tenho nenhuma experiência em 5.8, mas estou em vias de adquirir alguns equipamentos pra testes, só não pensei em utilizar Mimo, pq me parece não estar ainda homologado, vc tem alguma informação ?

    Abç,

    Iron

  4. #4

    Padrão

    Também quero acompanhar, no meu provedor estamos ansiosos pela homologação desses equipamentos.

  5. #5

    Padrão Eba... ja vi que nao sou o unico!!!

    Pois e amigos, eu tambem ja estou pensando em ir para o M5, pelo que eu saiba o M5 ja esta homologado, so a basestation e a rocket que nao... Mas isso e questao de tempo... Eu fiz a compra de 5 Nanos e 2 rockets, infelizmente nao consegui ainda encontrar um fornecedor que tenha a Basestations... Ja pensando e ir para esse novo conceito de provedor, quero investir pesado aqui na minha cidade, cerca de 200 usuarios todos em nano... Logicamente ja vi que vou ter algumas dificuldades em relaçao a visada... Mas nada que o bom e velho BULLET em uma antena de 30dBi nao resova... A questao pra mim nao e os 150 megas... Mas e a questa de poluição que e quase zero aqui na minha cidade... Isso seria uma coisa otima... Se alguem souber de algum fornecedor que tenha a BASESTATION entre em contato comigo por favor...

  6. #6
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por saber Ver Post
    Salve salve amigos da under.

    Eu tenho um ponto a ponto de 20 km como o rocket m5 disco de 30dbi funciona perfeitamente , ja uso tbo o bullet m5 show .
    Agora minha proxima etapa é montar AIRMAX BASESTATION pra teste, segundo informações funciona muito bem, mas vou comessar a testar pra ver o desempenho.
    Em teste de banda real quanto Mbps passa ?

  7. #7

    Padrão

    Isso ai amigos, minhas dúvidas continuam abertas, tomara que alguma alma caridosa que ja usa a tecnologia apareça por aqui..

    Inicio de Abril quero estar com alguns (20 ou 30) clientes em MIMO!!

    Vamos ver o que vai dar!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Isso ai amigos, minhas dúvidas continuam abertas, tomara que alguma alma caridosa que ja usa a tecnologia apareça por aqui..

    Inicio de Abril quero estar com alguns (20 ou 30) clientes em MIMO!!

    Vamos ver o que vai dar!
    To com 4 potnos com basestation ja... um deles como vc falou, rocket e basestation 120.
    Até agora tudo perfeito.

    Referente ao trafego, o meu ponto principal destes, tenho 2 rocket com 2 basestation 90. Uma delas com até 20 usuários conectados e dando pico de 3mbps de trafego. Sem problemas nenhum.
    A medida que esse trafego crescer, posto a experiencia aqui.

  9. #9

    Padrão

    base station 5 não é mimo vc vai ter q usar rocket senao usa nano5 e nao nanom5 por causa do tdma

  10. #10

    Padrão

    base station 5 não é mimo vc vai ter q usar rocket senao usa nano5 e nao nanom5 por causa do tdma
    Basestation é a antena da ubiquiti que você coloca o ROCKET atrás.. então basestation É MIMO!!

    Em relação as minhas dúvidas, alguém se arrisca?

    Na internet, tem muitas pessoas dizendo que o rocket m5 consegue gerenciar 300 clientes, na realidade, o que se esta conseguindo?

    Estes equipamentos ficaram em bridge, logo posso dizer que o que vai acarretar o seu funcionamento não vai ser o processamento (que é maior a muitas Rbs), mas sim sua banda..
    Então logicamente, se a banda que ele administra é de 150Mbps, quanto será que vou conseguir usar desses 150 antes da latencia ficar alta e de minha rede não prestar mais!?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Basestation é a antena da ubiquiti que você coloca o ROCKET atrás.. então basestation É MIMO!!
    perdao cara, achei que vc tava se referindo a board da ubiquity e nao ao painel setorial mimo (baseStation), ja que o nome das outras board segue a ardem:
    UBIQUITI LITE STATION
    UBIQUITI WISP STATION
    UBIQUITI MINISTATION
    UBIQUITI ROUTER STATION

    todas sao bord assim como RBs

    fala serio BASESTATION para painel setorial mimo fico estranho, foi mal

    1 coisa vo falar o sinal do M5 é muito inferior ao do nano5 nao tem comparacao ja o trouch do m5 chega facil a 30mb sem muito alinhamento

  12. #12

    Padrão

    Muito inferior????

    Explica melhor pra nos ai pirigoso?

    Eu to meio sem grana, e pensando em fazer um popzinho com os m5 mandando e depois trocar pelas basestation!

  13. #13

    Padrão

    numa distancia 3km visada limpa o nano consegue um sinal de -57 ja os m5 -67

    referente aos lobulo vertical e h nano ganha em desparada tbm

    so vo ser mais conclusivo apos chegada os painel e do rocket

  14. #14

    Padrão

    Pois entao!! Voce pretende utilizar os AM5 somente com nanos e produtos da Ubiquiti?? Se for assim creio que o desempenho deverá ser muito bom, pois esses produtos tem excelente desempenho entre si...Ja não tenho tido boas experiencias utilizando produtos diferentes, por exemplo tentei fazer um ponto a ponto com um N2 e um Greatek (chip set ralink, se não me engano) ficou horrível.
    Estou pensando em montar algumas pops 2,4 utilizando esse equipamento, mas minha duvida é: com chips diferentes como sera o desempenho???Imaginou Greatek, Tplink, Edimax, Aquario (ralink)... Minha intenção e de por no maximo 25 clientes online, com banda de 512Kbps ate 1Mbps... THP de 2 a 10 Mbps no maximo!
    Isso porque não posso trocar os equipamentos doa clientes, ficaria muito caro!
    Obs::: se existir essa tecnologia em 2,4 porque atuaalmente so estou encontarndo 5.8^^^!
    Última edição por Pruda; 02-04-2010 às 22:56.

  15. #15

    Padrão

    É gurizada.. meu sonho vai sar mais uma vez prorrogado!!!

    Fui fazer as cotações, e vi que trabalhando na tabela que trabalho não conseguiria migrar clientes fazendo em MIMO, e também coloquei a questão da homologação como barreira..

    Minha decisão foi a seguinte, estou montando em meus pops NANOS 5 para distribuição e comprando nanos loco 5 para clientes...

    Fica um preço legal e acredito que me livro da interferencia e aumento um pouco a banda (digo acredito, pois mesmo tenho tudo em mão pra trabalhar esta chuvendo sem parar aqui e não pude ir a torre instalar)..

    Quando tiver tudo instalao posto aqui os resultados...

    Em um futuro não distante colocarei setoriais nos pops e mikrotik + xr5

    Vamos ver se em 5.8 tomo um pouco de ar.. não aguento ficar trocando canal mais!!!

    Abraços

  16. #16

    Padrão

    to vendendo nano 5 a R$255,00 s/N NOVO e nano m5 a R$ 265,00 S/N Novo

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    É gurizada.. meu sonho vai sar mais uma vez prorrogado!!!

    Fui fazer as cotações, e vi que trabalhando na tabela que trabalho não conseguiria migrar clientes fazendo em MIMO, e também coloquei a questão da homologação como barreira..

    Minha decisão foi a seguinte, estou montando em meus pops NANOS 5 para distribuição e comprando nanos loco 5 para clientes...

    Fica um preço legal e acredito que me livro da interferencia e aumento um pouco a banda (digo acredito, pois mesmo tenho tudo em mão pra trabalhar esta chuvendo sem parar aqui e não pude ir a torre instalar)..

    Quando tiver tudo instalao posto aqui os resultados...

    Em um futuro não distante colocarei setoriais nos pops e mikrotik + xr5

    Vamos ver se em 5.8 tomo um pouco de ar.. não aguento ficar trocando canal mais!!!

    Abraços
    Olá Amigo !

    Sabe me informar se ja homologaram as nanoloco5 ?

    Abraços !

  18. #18

    Padrão

    Olá Amigo !

    Sabe me informar se ja homologaram as nanoloco5 ?

    Abraços !
    Cara não sei não.. eu me preocupo mais com as torres.. os clientes eh raro alguem enxer o saco... mas se naum é logo logo vai ser!

    Abraço

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tmelooliveira Ver Post
    Cara não sei não.. eu me preocupo mais com as torres.. os clientes eh raro alguem enxer o saco... mas se naum é logo logo vai ser!

    Abraço
    Ok
    vlw pelo retorno !

  20. #20

    Padrão

    Vamos ver se algum amigo aqui mesmo pode responder se o NANOSTATION 5 LOCO é homologado!?