Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Tenho duas repetidoras com energia solar usando painel solar Kiocera K130 com controlador de carga, la tenho 4 Rb´S 433AH com 2 XR5 em cada uma e nunca tive problemas, bateria automotiva de 150Amp roda que é uma blza! Já tem 2 anos sem problemas.

  2. #22
    carlinho
    Visitante

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    voce liga a baterias de 150 amperes em serie , e depois liga nas rbs.
    carlinho Rio Bonito rj .

  3. #23

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    ola a todos; sera que uma bateria automotiva, 60A serviria?

  4. #24
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    Citação Postado originalmente por junior317 Ver Post
    ola a todos; sera que uma bateria automotiva, 60A serviria?
    Olá amigo,, pode usar uma de 60A sem problemas,, eu estou com 3RBs 1 cartão em cada uma e a bateria está tranquilo.. só não esqueça do carregador inteligente e de um controlador de carga. Boa Sorte.

  5. #25

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    Te aconselho a usar cabo com isolamento duplo, mais conhecido como ``PLASTICHUMBO´´ encontrado em casas de material elétrico. Ele é específico para uso externo. Fio rígido, que te dará menos resistência, menos perda. Para tua distância de 18m com uma rb, uma bitola de 2,5mm da tranquilamente. Te aconselho também a usar uma tomada de 3 pinos, 2 Polos + terra, e usar como padrão o pino da direita como positivo, como a tomada conecta de um jeito só, você nunca terá como errar a polaridade dos equipos.

  6. #26

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Agora surgiu outra dúvida,, vamos ver se o pessoal aki vai me ajudar.
    A voltagem da bateria sai 13,8 volts, mas, em caso de faltar energia por um período maior e a carga da bateria for diminuindo,, a voltagem vai baixando,, pois no final da carga ela não vai mais ter os 12 volts, e ai tem como eu colocar um regulador que se baixar tipo menos que 10 volts corte a energia para as RBs, alguem usa isso ou deixa direto mesmo e a RB simplesmente ao cair de 12 volts não se liga mais.
    Pergunto isso pois tenho medo que se baixar de 12 volts danifique a RB.
    Estive relendo o topico e me veio esta dúvida na cabeça.
    Tanto a voltagem quanto amperagem da bateria vão diminuindo a medida que ele descarrega, vai chegar um pouco que vai fornecer voltagem abaixo de 9v..
    Será que existe algum regulador para ser colocado entre bateria e RB? Ou a propria RB já tem este regulador desligando para se proteger em caso de baixa/alta voltagem?

  7. #27
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    não ela pode travar abaixo dos 9 volts ...
    que já teste isso e trava mesmo ....
    mas a hora que ela que a energia volta ela arma novamente ...
    mas o certo é colocar um relé que ao ser ligado com 12 a 13 volts ele fica comutado e passando carga..
    a hora que ficar abaixo de 9 volts o relé desarma e corta a energia da rb .....
    assim a hora que a energia voltar ele arma a rb ....
    bateria to usando as newmax agm de 50 amp selada com fonte estabilizada de 13.8 volts e 14 amp da pyramid ....
    aguenta 15 a 24 horas sem energia ....

  8. #28
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Estive relendo o topico e me veio esta dúvida na cabeça.
    Tanto a voltagem quanto amperagem da bateria vão diminuindo a medida que ele descarrega, vai chegar um pouco que vai fornecer voltagem abaixo de 9v..
    Será que existe algum regulador para ser colocado entre bateria e RB? Ou a propria RB já tem este regulador desligando para se proteger em caso de baixa/alta voltagem?
    Eu quebrei a cabeça no início, pois ninguem falava o que usar pra resolver esse problema, ai um iluminado aqui do forum me sanou as dúvidas.
    Voce vai ter que usar um controlador de carga, veja que falei controlador e não carregador, depois da bateria, ai desse controlador sobre pras RBs. Esse controlador voce compra no Mercado livre. Eu comprei essa semana esse aqui, já chegou e é muito bom.
    Controlador de Carga Unitron SML 10A - R$ 148.94 em MercadoLivre

    O vendedor é sério e rápido.
    Voce vai usar assim energia elétrica ==> carregador de bateria ==> bateria ==>controldador de carga ===> RBs.
    Qquer coisa pergunta ai que explico melhor.

    Nesse controlador de carga tem uma entrada para energia solar, esqueça essa entrada.

  9. #29

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    a hora que ficar abaixo de 9 volts o relé desarma e corta a energia da rb .....
    assim a hora que a energia voltar ele arma a rb ....
    E vc fez assim com o relê? Onde encontrou?

  10. #30

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Voce vai usar assim energia elétrica ==> carregador de bateria ==> bateria ==>controldador de carga ===> RBs.
    Qquer coisa pergunta ai que explico melhor.

    Nesse controlador de carga tem uma entrada para energia solar, esqueça essa entrada.
    Parece uma solução bem profissional, no caso utilizarei ele somente a saida, esquecendo a entrada da bateria e do painel solar certo?

  11. #31

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    bom pessoal tenho aqui 6 torre tudo com painel solar e baterias... e 2 torre energia sem nobreak usando um carregador eletronico sem transformador flutuante....
    e vo deixar umas dicas aqui....

  12. #32
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    É profissional, um carregador de bateria inteligente com flutuador custa 178,00 um controlador 148,00, uma bateria de 60 ah custa 150,00, se quiser poderá por uma bateria estacionaria, vai custar em torno de 300,00, eu uso baterias normais.

    O carregadro inteligente só vai mandar carga pra bateria quando for preciso, o controlador tem a função de quando acabar a energia e a bateria começar a descarregar quando atingir 11 volts que é onde as rbs vão começar a reiniciar ele corta a energia, assim que a enervia eletrica voltar e o carregdor mandar carga pra bateria e ela atingir 12,5 volts o controlador rearma e manda energia pras rbs e elas se religam, com esse carregador da pra por duas baterias juntas e vai somar 120 amperes, vai ter carga pras umas 6 a 8 horas segurando umas 4 ou 5 Rbs. Quer um estabilizador melhor e mais efeiciente. Não vai gastar fontes pras RBs, apenas um pino p4 pra ligar a RB e uma tensão de 13,8 volts estabilizada nas RBs. Semana que vem fou fazer outro sistema desse ai tiro as fotos e posto aqui antes de por na torre.

  13. #33

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    usar fio de som, isto ta fora dos padrão, mesmo sendo baixo voltarem vc pode se prejudicar com interferência em alguns caso de equipamentos.... imagina isto durando o dia que tiver sol quente, perda e muito mais isto pode causar perda de performance
    o correto e usar: fio pp de 4mm la para cima da torre e la sim fazer os poe bem curto para que vc não tenha nada de perda ... e o cabo e bom ser transado pois isto se tiver interferência ele ira se isolar, igual ao cabo de rede.

    Então o correto e a seguinte solução:
    01 gerenciador de carga 12/24 automático (gerencia a energia que vai para os equipamento e gerencia as baterias para que aja uma durabilidade maior.) marca CONERGY.
    01 carregador 24 flutuante eletrônico com proteção com varistor de alta na entrada e varistor de baixa saída. Obs. Sem transformador no carregador.

    02 baterias de 12v. se for pegar bateria de liquido sem duvida selada e de preferência mora clear , se for so selada pega a de 170han pois a uma diferença muito grande tanto visual como em eficiência.

  14. #34
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    Eu também concordo que fio de som está muito fora dos padrões, eu estou usando cabo pp 4 mm azul e preto, ai padronizei, azul é positivo e preto negativo, e no alto da torre onde está a caixa com as rbs uso conectores p4 que se encaixe perfeito nas rbs, pois tem alguns que ficam frouxos dai pode dar problema. Melhor é levar a rb na eletronica e testar os p4 até achar o ideal.

  15. #35

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    aqui em uma torre, nova onde nao tem energia, coloquei painel solar 120w , + 2 baterias automotivas 60 ah ,ligadas em serie, entradas em nobreak sms700 va, jogando 110 , para todos os aparelhos rb + 3 card + 2 nano, e ficou otimo, 5 a 6 dias sem sol, tranquilo, estabilizado

  16. #36
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    Citação Postado originalmente por alexebrom Ver Post
    aqui em uma torre, nova onde nao tem energia, coloquei painel solar 120w , + 2 baterias automotivas 60 ah ,ligadas em serie, entradas em nobreak sms700 va, jogando 110 , para todos os aparelhos rb + 3 card + 2 nano, e ficou otimo, 5 a 6 dias sem sol, tranquilo, estabilizado
    Amigo não precisa usar o nobreak, pode sair direto da bateria, no caso nobreak está gastando mais energia, se voce ligar direto da bateria nas rbs não vai precisar de fonte, apenas um pino p4 e o cabo ligando na bateria.

  17. #37

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    no meu caso ficou otimo, esteticamente e fisicamente, irei usar outros equipamentos,quanto a o nobreak usar mais energia tranquilo, esta e gratuita, hehehe ,, commo disse no meu caso ficou a melhor opçao e nao tive problema algum com nada entao . deixarei assim . o tim e ta ganhando heheheh

  18. #38
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    Citação Postado originalmente por alexebrom Ver Post
    no meu caso ficou otimo, esteticamente e fisicamente, irei usar outros equipamentos,quanto a o nobreak usar mais energia tranquilo, esta e gratuita, hehehe ,, commo disse no meu caso ficou a melhor opçao e nao tive problema algum com nada entao . deixarei assim . o tim e ta ganhando heheheh
    Pode por gentileza informar como colocou esse painel na torre, se tiver alguma foto eu agradeceria, pois ainda não implementei uma torre com painel devido a dúvidas na fixação do painel na torre.
    Abraços.

  19. #39

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    Citação Postado originalmente por alexebrom Ver Post
    no meu caso ficou otimo, esteticamente e fisicamente, irei usar outros equipamentos,quanto a o nobreak usar mais energia tranquilo, esta e gratuita, hehehe ,, commo disse no meu caso ficou a melhor opçao e nao tive problema algum com nada entao . deixarei assim . o tim e ta ganhando heheheh
    na verdade não esta ganhando... esta com ligeira vantagem no maximo.
    fazendo isso voce tem uma perda de quase metade da autonomia, tanto na transformação para AC em 110v quanto na transformação novamente para DC das fontes e ainda esta sugeito a queima das fontes das rbs, sem contar que a energia da bateria é muito melhor e muito mais estavel que de qualquer fonte, por melhor que seja.
    se voce precisa de energia AC 110v para algum equipamento utilize somente para este e não para as RBs e Nanos.

  20. #40

    Padrão Re: Usar bateria automotiva/estacionária - como ligar a rb na bateria

    Também concordo que o ideal é eliminar o nobreak/inversor, pois mesmo sem carga esses equipamentos consomem no minimo 300ma/h ou seja em 24h 7,2A que estão sendo jogados fora, sem contar a perda do inversor/nobreak que é de cerca de 10 a 15% mais a perda da fonte de energia para converter novamente em corrente contínua... usando energia solar não podemos dar ao "luxo" desse desperdicio.