Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    Pessoal precio de uma ajuda meio que urgente!!!

    Acontece o seguinte, ultimamente estou montando um PTP de 150 km.

    entre a base onde sai o link e a primeira torre no meio da caminho consegui uma velocidade de 52 mbps usando nstreme dual slave, ou seja 2 cartões xr5 em cada rb e habilitado o modo turbo. um cartão faz tx e outro rx, rb 433ah e oiw 34 dbi dupla polarização

    até ai tudo bem estou satifeitissimo com o resultado!!!

    Agora dessa torre para a segunda torre no meio do caminho existe o mesmo equipamento só que são 60 km e mudam apenas as antenas para kathrein 34 dbi dupla pol. Com nstreme dual slave e modo turbo.

    agora vem o problema, o sinal está bom -54 tx e -56 rx, o status está 54mbs*2 TX e 54mbps*2 RX.

    Quando eufaço um tranferencia ou teste de banda usando o proprio M, esse status muda para 9 mbs*2... fica ocilando muito.

    já fiz de tudo que possam imaginar, houve uma melhoria quando desabilitei o modo turbo e coloquei em 5ghz normal, subiu para 15 mbps... mas eu queria obter no minimo 30 megas neste trexo.

    tem algo haver com o sinal? pois na outra com -49 -50 obtive 48-52 mbps...

    preciso de ajudar, quem poder coloraborar eu agradeço muiiiiiiito

    até mais

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Posta aqui as coordenadas do ponto 2 pro 3....
    tem alguma coisa estranha nesse trecho amigo.
    Outra coisa, testa com outro cabo (cellflex 3/8) essa anten katthrein..ta estranho isso. ela deveria ser melhor que a OIW.
    Abraço.

  3. #3
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    tente não deixar o rate *default habilitado..
    deixe marcado o basic rate e supported rate em 48mb e 54mb pra eles ficarem oscilando somente nessas duas velocidades..

    faça nas duas pontas,
    se os ptp ficarem caindo e voltando, refaça os conectores e o cabo.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Posta aqui as coordenadas do ponto 2 pro 3....
    tem alguma coisa estranha nesse trecho amigo.
    Outra coisa, testa com outro cabo (cellflex 3/8) essa anten katthrein..ta estranho isso. ela deveria ser melhor que a OIW.
    Abraço.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         graf..jpg
Visualizações:	377
Tamanho: 	113,4 KB
ID:      	10362
    PONTO DE ORIGEM TORRE 50 METROS, PONTO DE DESTINO TORRE DE 60 METRO;


    Amigão, este ai é o grafico, perfeito.. eu consigo enxergar a serra onde está a torre a olho nu.
    Todos os cabos levei um dia inteiro para montar com maior cuidado, os cabos foram todos testados e bem soldados por mim. Estou desconfidado da distancia, a oiw saiu muito melhor. mas devido a distancia ser apenas 38 km


  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    tente não deixar o rate *default habilitado..
    deixe marcado o basic rate e supported rate em 48mb e 54mb pra eles ficarem oscilando somente nessas duas velocidades..

    faça nas duas pontas,
    se os ptp ficarem caindo e voltando, refaça os conectores e o cabo.

    Ok amigo, fiz as config.. permaneceu, acho que já vou providenciar mais 4 cabo de 1 metro cada. Isso tenho quase certeza que não é. O sinal ta baum

    Mas por via das duvidas... acho melhor trocar.

    vlw

  6. #6
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    na verdade o xandemartini, que ja uso katrhein e oiw nao sentiu diferença nelas e a oiw deu sinal melhor,
    fechei um enlace de 66km com oiw, sinal -60 c/ 38mb half. (turbo)

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    na verdade o xandemartini, que ja uso katrhein e oiw nao sentiu diferença nelas e a oiw deu sinal melhor,
    fechei um enlace de 66km com oiw, sinal -60 c/ 38mb half. (turbo)

    pow luizbe, vou testar apenas half em turbo pra ver no q da.. pelo q to vendo a sainda para full é uma torre no meio, no km 30

  8. #8
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    amigo, antes de qualquer coisa, coloque uma Oiw nesse enlace de 60km e vÊ o que vai dar.

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Analisando O PTP, não encontrei problemas relativo a visada. COnforme postasse, fiz o calculo no linkplanner e deve passar bem até uns 50mb dependendo do equipamento. Quanto mais potentes suas antenas melhor ficará.
    OIW 33 deveria resolver com o XR5 amigo. Qual RB está usando? A alimentação dela está 100% ???? os cabos vc já testou com cellflex 3/8 ? pelo gráfico vai tranquilo.
    Experimenta colocar mais um par de OIW 33dbi lá. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link60km..jpg
Visualizações:	338
Tamanho: 	189,6 KB
ID:      	10405
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link 60km by link.jpg
Visualizações:	261
Tamanho: 	51,0 KB
ID:      	10406
    Última edição por leandrolopeswifi; 04-04-2010 às 20:35.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Analisando O PTP, não encontrei problemas relativo a visada. COnforme postasse, fiz o calculo no linkplanner e deve passar bem até uns 50mb dependendo do equipamento. Quanto mais potentes suas antenas melhor ficará.
    OIW 33 deveria resolver com o XR5 amigo. Qual RB está usando? A alimentação dela está 100% ???? os cabos vc já testou com cellflex 3/8 ? pelo gráfico vai tranquilo.
    Experimenta colocar mais um par de OIW 33dbi lá. Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link60km..jpg
Visualizações:	338
Tamanho: 	189,6 KB
ID:      	10405
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         link 60km by link.jpg
Visualizações:	261
Tamanho: 	51,0 KB
ID:      	10406



    opaaa amigo,

    exatamente isso que suas imagens mostram, também fiz esse estudo antes de ir a campo.

    na torre de origem uso o seguinte material.

    FONTE 18 V 5 A
    RB433AH
    2 CARTÕES XR5 (nstreme dual)
    ANTENA KATHREIN 34 dbi dupla POLARIZAÇÃO
    CABO LMR400 1 METRO CADA

    na torre de destino uso seguinte material.

    PAINEL SOLAR 130 W
    BATERIA 150AH
    RB 433AH
    2 CARTÕES XR5 (nstreme dual)
    ANTENA KATHREIN 34 DBI DUPLA POL
    CABO LMR400 1 M CADA

    Nos primeiros testes o link entre uma rb e outra chegou a travar na torre onde havia bateria, ou seja caia... depois de um dia já não travou mais.
    hoje uma semana depois o link chega a passar 20 mb, fica entre 15 a 20. E o status já não fica ocilando para baixa velocidade como eu havia falado.

    Parece que a bateria não estava carregada completamente, cheguei a ligar duas baterias em serie para somar a voltagem, mas o resultado foi o mesmo. Liguei também a bateria direto no nobreak e liguei uma mesma fonte usada na torre antecedende mas o resultado foi o mesmo.

    O sinal está exelente, com este mesmo nivel de sinal estou passando 50 mb entre a base e a primeira torre, nessas torres uso energia mesmo ligada a fonte.

    O resultado insatisfatorio nesta segunda torre também obtive entre ela e a ultima torre usando antenas oiw 34 dbi ( as mesmas usada no link de 50 mb). Foi ai onde eu tirei essa conclusão da bateria. Na minha opnião não poderia ser igual por que são antenas diferentes, mas foi exatamente igual mesmo a distancia sendo 55 km.

    Bom amigo é isso, vou esperar essa bateria carregar mais e vou tbm fazer o pedido de cabos cellflex.
    Muito obrigado.
    Abraço fica com DEUS.

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Então, sei que parece estranho, mas pra esse tipo de PTP não convem arriscar entende. Uso somente cabos cellflex 3/8 porque sei que eles com eles não tenho perda de sinal nem mesmo se usar 4metros ou mais.
    Quanto as antenas: Se puder, troca elas pra OIW 29 ou 33dbi. essas funcionam 100% com XR5 amigo.
    Se usas bateria ae a coisa complica, pois tens que ter um equipamento muito bom pra pra não oscilar a tensão que alimenta os cartões e a RB.

  12. #12

    Padrão

    acho q 29dbi pra 60km eh pouco hein, ideal seria 33 mesmo... ta certo que a distancia eh a metade, mas podem notar q no enlace que ele usou OIW o link ficou perfeito, ja no enlace que usou kathrein mesmo sendo mais longe, com essas configs que ele passou e com essa linha de visada deveria com ctz passar mais banda...

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    33dbi ou mais.
    Não usaria menos que uma OIW nesse enlace.
    Já vi alguns problemas com as katherein tbm.

  14. #14

    Padrão

    sinceramente

    se vc ta usando a mesma antena nessa distancia com uma polarizacao tx e a outra Rx, acho que pode esquecer.

    eu particularmente jah tentei deixar uma polaridade em 5290 no turbo e outra em 5800 e nao vai
    lembrando que que gosto de bonding q ainda por cima tem o balance rr q se para uma interface ele balanceia e talz
    ai nos testes, se ficava uma polaridade ativa ficava show, quando ativava a outra nem a pau, separamos ( colocamos mais uma antena em cada ponta ) e fico beleza

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    sinceramente

    se vc ta usando a mesma antena nessa distancia com uma polarizacao tx e a outra Rx, acho que pode esquecer.

    eu particularmente jah tentei deixar uma polaridade em 5290 no turbo e outra em 5800 e nao vai
    lembrando que que gosto de bonding q ainda por cima tem o balance rr q se para uma interface ele balanceia e talz
    ai nos testes, se ficava uma polaridade ativa ficava show, quando ativava a outra nem a pau, separamos ( colocamos mais uma antena em cada ponta ) e fico beleza

    Amigãoo, acontece que no enlace antecedente ao de 60 km, são 38 km de distancia.. são as mesmas configuraçoes mudando apenas as antenas para oiw 34 DP... vey, ta passando 52 mbs de rx.. exelente. com turbo nos 2 cartões em nstreme DUAL slave. o problema está nos 60 km

    flw

  16. #16
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Passa os pontos GPS desse segundo enlace ADNZ, quero ver o que etem pelo caminbho que está causando essa perda toda.
    Já trocou cabos e antenas pra testar??????

  17. #17

    Padrão Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    Nao ha nesesidade de colocar cabo celflex, aqui uso a caixa com a RB presa na mesma antena e coloca 20cm de cabo LMR195 semelhante ao RGC58 , perde a mesma coissa que 1 metro de celflex , ou lmr400, 0.25db. o teste que vc esta fazendo , tentou desligar o primeiro enlace pra ver se nao e interferencia dele, e deixao o ack fixo pra esa distancia.

  18. #18
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    Citação Postado originalmente por johnicar Ver Post
    Nao ha nesesidade de colocar cabo celflex, aqui uso a caixa com a RB presa na mesma antena e coloca 20cm de cabo LMR195 semelhante ao RGC58 , perde a mesma coissa que 1 metro de celflex , ou lmr400, 0.25db. o teste que vc esta fazendo , tentou desligar o primeiro enlace pra ver se nao e interferencia dele, e deixao o ack fixo pra esa distancia.
    Cara, cabo cellflex eh qualidade. se tu nao usas, beleza. mas quem usa sabe que da diferenca sim. CAIXA presa na antena eh o fim da varzea...
    Eh a mesma coisa que tu me dizer que uma GATONET eh igual a um provedor serio e de qualidade.
    Bambu em cima da casa com ap e ampli de 1watt ja era amigo,. hoje em dia se trabalha com qualidade e nao com qualquer coisa.
    Lmr 600 e 400 tambem sao otimos cabos, porem sempre indico o melhor.

  19. #19
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    Noooosssaa, esse tópico foi revivido?

    Amigo, conseguiu estabelecer os links como queria?

  20. #20

    Padrão Re: PTP 38 KM = 52 mbps ok, PTP 60 KM falha mesmo com nstreme dual, apenas 10 MBps

    KKKKK. nao me faza rir digo eu, caixa presa direto na antena sim, gatonet e deixar 2 metros de cabo e depois usar celfxlex pra diminuir a perda que poderia ser minimizada com um cabo mais curto,e mais ao vc mexer na antena nao tem nehum esforco nos cabos como no seu caso que vai usar celflex que nao e nada flexivel, a proposito a ubiquiti usa a roket colada na antena e com um cabinho lmr100, e qualquer outro radio que tiver antena integrada as conexoes sao sempre muito curtas, mais uma vc usa cabo celflex da antena ate o radio, e la dentro do radio um pigtail de meio metro com cabo que perde mais de 1db.
    Ao amigo que vc sugeriu trocar o cabo, com certeza nao e ese o problema, eu nao estou aqui discutindo se um metro de celflex perde mai ou menso que 1 metro de lmr300, lmr195, e sim que perdas de 0,25 ou 0,37 nao vao fazer nehuma diferenca nese enlace.
    Gatonet e usar cabo rgc58 ou RG59 com 10 metros em antenas 2,4 ou 5,8 e dizer que e a mesma coissa.