+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão problema com throughput , relação de tx/rx ccq e tx baixo

    venho enfrentando um problema que faz pensar em jogar a toalha a qualquer momento e parar de trabalhar com wireless. antes de falar do problema vou informar o meu hardware e o do cliente problematico.

    ponto de acesso
    rb433 com r52h setado em 20dbm
    fonte de notebook ibm 16v 4.5a
    antena omni e pig de menos de 2m entre radio e antena com rgc58 e perfeitamente isolados.
    neste ponto de acesso tenho menos de 20 "radios" conectados ao ponto simultaneamente.

    cliente
    antena aquario de 25db de grade
    pigtail com 30cm rg58
    edimax de 5 portas
    swith 8 portas ligado ao edimax
    9 clientes ligados via cabo utp. (vizinhos colados, cabos com menos de 100m para cada cliente)

    agora falando do problema é que este cliente esta com o throughput muito baixo menos de 700, resultado da baixa relação entre tx/rx ccq e neste momento o pronto de acesso esta operando a tx/1mbsp para este cliente. outros clientes conectados nesta antena estão operando normalmente. no cliente o sinal que chega esta em -51dbm e ponto de acesso o sinal que chega do cliente esta em -60.

    então descarto:
    sinal baixo do clente e do ponto de acesso
    algum problema com o ponto de acesso (ja que outros clientes estão operando normalmente)
    distancia? ... menos de 600m
    hardware do cliente? troquei o radio e mesma coisa (radio zero e testado), cabo e antena ok
    antivirus? problema existe mesmo so radio operando sozinho
    visada? perfeita, mesma elevação (a anenta do cliente esta em linha reta) e sem obstaculos aparentes.
    ja forcei o cartão a trabalhar em automatico, somente 11 e 11e 5.5 mesmo desabilidanto o 1m ele em momentos fica com 1m e throughput baixo.

    então é isto to sem saber oque fazer.

  2. #2
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Opa, bom nao estou dizendo que é, mais no caso poderia ser uma fonte de interferencia proxima ao radio que esta no cliente, algo do tipo um telefone sem fio que esta em 2.4Mhz.
    A potencia do radio do cliente esta em quantos dbm ?
    Cabo e antena você trocou ou somente testou eles ?
    Caixa d'agua muito proximo da antena do cliente ( Parece absurdo mais ja aconteceu comigo).
    Tente mudar o lugar de onde esta instalado o radio e antena (Se ja nao o fez).
    Você só tem esse pop ? se tiver outro mesmo que mais longe tente conectar e veja como fica.

    De inicio é isso que estou lembrando, espero ter ajudado.

    Abraços e boa sorte.

  3. #3

    Padrão

    Bom dia, tive uma nhaca parecida com essa, e depois de muita labuta acabei descobrindo que setratava de interferência causada por outro cliente meu mesmo, na quadra de tras ( fogo amigo ), onde as antenas dos clientes ficavam alinhadas em relação aa torre. Mesmo uma antena de grade estando costas pra outra, o sinal do radio do cliente que ficava atras chegava duas vezes mais forte que o sinal da torre.. descobri isso configurando o radio do cliente como AP só pra testar, brincadeira isso né..
    Tentei de todas as formas eliminar a tal interferência, mudei o local da antena pra tres lugares diferentes e até blindei a cx hermética, e nada resolveu..
    Pra não perder o cliente coloquei uma Nano2 na torre com polarização horizontal pra atender o tal cliente e outros que surgiram depois...
    Boa sorte,

  4. #4

    Padrão

    Ola , tive um problema muito parecido com o seu mas o meu problema ainda foi em 5.8 , tinha um tx alto e um rx baixo com 2 cartoes xr5 o problema era frequencia mudei a frequencia fico show de bola , mas vamos la cada caso e um caso aconselho vc mudar seu cabo rg58 por pelo menos rg213 , antena nao use omni se puder cara poe umas setoriais emctest ou se nao tiver jeito $$ usa direcional mesmo de grade ,baixe a potencia de seu cartao usa default ,nao sei em que modo usa a rede mas no modo B vc tem um desempenho muito superior , leve em consideração que o radio se comunica com o cliente em frequencia de 20 mhz intao se alguem ou vc mesmo ja esta usando um canal ex : 1 vc deve usar pelo menos o canal 3 pra dar o espaço dos 20 mhz creio que essas praticas irao resolver seu problema.

  5. #5

    Padrão

    primeiramente gostaria de agradecer ao "edcomrocha" e ao "iron" por disporem de um tempo para responder ao topico.

    a potencia do radio do cliente eu ja mudei desde 63mw ate 250 (maximo que uso) e sem sucesso. como descobrir um fonte de interferencia tipo telefone? perguntando? existe um cliente bem proximo e olhando por traz da antena do cliente problematico ele esta 50m +- a frente deste e um pouco a esquerda, ums 5m +- mas o da frente opera somente em horario comercial mas o problema e toda hora. não tinha o problema a um tempo atraz e não mudei a antena de lugar, mas o lugar é exatamente em cima de uma caixa de agua e telhado de zinco. não toquei nem o cabo nem a antena , conferi se tinha agua e avalei pelo nivel de sinal recebido e enviado. no pop tenho uma omni e uma setorial e em ambos o problema continua.

  6. #6

    Padrão

    E ai amigo estou com um problema muito parecido!

    Tenho um ponto de acesso com setorial hyperlink + xr2 e ele ta dando um erro muito estranho..

    O tx signal fica em -45 e o signal fica -70... e isso esta acontecendo em todos os clientes com sinais bons.. não sei mais o que fazer.. vou trocar os cabos amanha.. comprei cabos cellflex para colocar no lugar dos rgc213..

    Se achar uma solução me ajuda tbm

    Abraços

  7. #7
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leosmendes Ver Post
    primeiramente gostaria de agradecer ao "edcomrocha" e ao "iron" por disporem de um tempo para responder ao topico.

    a potencia do radio do cliente eu ja mudei desde 63mw ate 250 (maximo que uso) e sem sucesso. como descobrir um fonte de interferencia tipo telefone? perguntando? existe um cliente bem proximo e olhando por traz da antena do cliente problematico ele esta 50m +- a frente deste e um pouco a esquerda, ums 5m +- mas o da frente opera somente em horario comercial mas o problema e toda hora. não tinha o problema a um tempo atraz e não mudei a antena de lugar, mas o lugar é exatamente em cima de uma caixa de agua e telhado de zinco. não toquei nem o cabo nem a antena , conferi se tinha agua e avalei pelo nivel de sinal recebido e enviado. no pop tenho uma omni e uma setorial e em ambos o problema continua.
    Entao ja teve caso aqui que o sinal estava bom ack tambem e o ccq estava ruim com banda baixa tambem olhei o cabo parecia esta bom, me matei e quando troquei ele zerou é uma hipotese, mais que vivi na pratica.
    Bom se ele ja funcionava em cima de uma caixa d'agua é pouco provavel que seja isso.
    Talvez a dica do Iron de outro cliente gerando interferencia seja mais correta.

    Abraços


    Abraços

  8. #8

    Padrão

    cara intao seguinte vc ja tem uma setorial faça o teste elimine sua omni vc tem divisor de potencia liga as 2 antenas no mesmo radio ? se tiver elimineo ligue somente a setorial , troque o cabo ele manda muito na qualidade experimenta trocar frequencia e como ja citarao pode ser um problema de cliente gerando interferencia visite seus clientes e faça um teste e se caso nda disso funcionar teste com outro cartao nunca vi ninguem reclamar de problemas no r52h mas o engenius da uns problemas assim teste fonte vc pode ter problema na alimentaçao na RB e se nada disso adiantar mude a polarização e chame um padre rs.

  9. #9

    Padrão

    obrigado pela juda de todos. vou comessar os testes trocando a antena e pigtail, pois o radio ja foi trocado e ver como fica. posto o resultado a vcs .. obrigado

  10. #10
    Avatar de legomal
    Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Palmas de Monte Alto Bahia
    Posts
    14

    Padrão Re: problema com throughput , relação de tx/rx ccq e tx baixo

    Amigo é o seguinte..! mude o canal que resolverá o seu problema.. analizando o seu problema... leva a essa conclusão.. abraços

  11. #11

    Padrão Re: problema com throughput , relação de tx/rx ccq e tx baixo

    Opa tive um problema perecido, tenho em um ponto de acesso 34 clientes conectados, certo dia instalando um novo cliente que tinha sinal -50 Radio novo cabos novos e antena nova, e não tinha jeito de navegar, depois de bater muito a cachola, pedi para meu funcionario mudar o canal do AP (1 p/ 6) transmissor e voala funcionou no cliente, mas deixou de funcionar em outros 2 , humm estranho neh mudamos novamente o canal para (11) e tudo ficou 100% era alguma interferencia local.

  12. #12
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Re: problema com throughput , relação de tx/rx ccq e tx baixo

    ponto de acesso
    rb433 com r52h setado em 20dbm OK
    fonte de notebook ibm 16v 4.5a ERRADO! use no mínimo 19v 4a
    antena omni e pig de menos de 2m entre radio e antena com rgc58 e perfeitamente isolados. ERRADO! Usa antenas setoriais de 17dbm e acabe com os problemas.
    neste ponto de acesso tenho menos de 20 "radios" conectados ao ponto simultaneamente.

    cliente
    antena aquario de 25db de grade Testa com um nano 2.4 e verás o resultado.
    pigtail com 30cm rg58 Pode dar problemas
    edimax de 5 portas Não recomendo.
    swith 8 portas ligado ao edimax ???? Switch ligado a um link " de cliente"??? isso parece gatonet. Sé cliente então deveria ter somente um computador apenas.

    9 clientes ligados via cabo utp. (vizinhos colados, cabos com menos de 100m para cada cliente) Melhora os equipamentos que não terás mais problemas. provavelmente seja essa antena ae de grade. compra uma antena direcional de disco, que evita bastante a interferência vinda de trás da antena.

    agora falando do problema é que este cliente esta com o throughput muito baixo menos de 700, resultado da baixa relação entre tx/rx ccq e neste momento o pronto de acesso esta operando a tx/1mbsp para este cliente. outros clientes conectados nesta antena estão operando normalmente. no cliente o sinal que chega esta em -51dbm e ponto de acesso o sinal que chega do cliente esta em -60.
    Mal configurado. Baixa a potência desse rádio pra 63mw e seta 11mbps (b). dúvido que não melhore.

    então descarto:
    sinal baixo do clente e do ponto de acesso
    algum problema com o ponto de acesso (ja que outros clientes estão operando normalmente)
    distancia? ... menos de 600m
    hardware do cliente? troquei o radio e mesma coisa (radio zero e testado), cabo e antena ok
    antivirus? problema existe mesmo so radio operando sozinho
    visada? perfeita, mesma elevação (a anenta do cliente esta em linha reta) e sem obstaculos aparentes.
    ja forcei o cartão a trabalhar em automatico, somente 11 e 11e 5.5 mesmo desabilidanto o 1m ele em momentos fica com 1m e throughput baixo.
    Com certeza é interferência, ou da sua instalação ou de algum "radio pirata" pela volta.
    pelo que você descreve é o típico caso de interferência , pode ser inclusive de algu telefone sem fio de 2.4ghz. Tenta usar um canal que não esteja sendo utilizado na sua área de atuação.
    Você é provedor licenciado ou não?
    se é precisa sempre estar atento à interferências....roda um site survey na região do cliente com uma omni de 5dbi e verás se existe muita poluição de RF na área.