+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão POP para distribuição a 40km de distancia do clientes

    galera gostaria de pedir opnião de vocês da seguinte situação
    convem abrir um ponto de distribuição a 40km de distancia
    dos clientes, o ponto é em cima de uma serra onde é possivel ver toda
    a cidade, gostaria de atender clientes com no maximo 10 megas
    grande maioria empressas. qual a opnião de vocês ..

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    A minha opinião, SIM!
    Se é realmente em cima de uma serra, e se tem visada livre para as empresas que voce quer prover sinal, então é colocar um POP lá e sair pro abraço amigo.
    Só não esquece de usar equipamentos de qualidade, com energia estabilizada, MK + XR5 se for prover sinal em 5.8GHZ. Uma RB 433 AH também seria um bom investimento E usa fontes chaveadas .

    Boa sorte e bons negócios.

  3. #3

    Padrão

    adelsonbbg e leandrolopeswifi,

    Gostaria de mais algumas opiniões. O que me vem a mente é que essa distância é muito usada em links ponto a ponto. E como seria em multiponto?

    40Km é uma distância considerável.

    Alguém tem algum caso prático em produção? A que distancia, com quantos clientes simultâneos, throughput e tempo de ping?

  4. #4

    Padrão Multiponto

    acho que para multiponto o problema seria as antenas
    no caso multiponto deveria se usar uma setorial de alto ganho
    mais não tenho experiencia nessa distancia, e tambem nunca ouvi falar
    em alguem com essa experiencia, se alguem poder ajudar, claro que estamos falando de frequencia 5.8 e cartões xr5 nas duas pontas tanto no pop como nos clientes.

  5. #5

    Padrão

    A essa distancia nao seria viavel PMP para clientes em 5,8Ghz ou entao vc teria que fechar um enlace para cada cliente novo que conseguisse...

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Se tiver VISADA entre os clientes e o POP , usar equipamento nota A nos clientes e no POP, tranquilo.o problema mesmo seria a visada, de resto se consegue sim.

  7. #7
    luthor
    Visitante

    Padrão montando um provedor de internet

    Boa noite meus nobres colegas, estou com as mesmas duvidas sobre provedor de internet, moro no interior e a NET é só discada, ai já viram. Estou com projeto em andamento de montar um provedor de internet na minha cidade, mas estou precisando de ajuda. Conto com vocês.
    Abraço

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Se tiver VISADA entre os clientes e o POP , usar equipamento nota A nos clientes e no POP, tranquilo.o problema mesmo seria a visada, de resto se consegue sim.
    no caso de ponto multi ponto qual equipamento que seria nota A na sua opnião que poderia constituir um pop com 40km de distancia ? lembrando a todos que estamos falando de visada limpa para todos os clientes, estamos apenas colocando a questão da distancia.

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Com certeza montaria com equipamentos consagrados.
    Exemplos tem vários.
    OIW, HYPERLINK, TSM, UBIQUITI dentre outros.
    POP :
    (3 PAINEIS SETORIAIS OU DIRECIONAIS DISCO OIW 33DBI )+ RB 800 XR5 FONTE + NOBREAK

    CLIENTES:
    ANTENA OIW 33DBI + RB 433AH + XR5 +CABOS CELLFELX 3/8 2M

    Esse exemplo serve bem empresas a até 50km com visada pro POP.

    Ae depende muito do que o amigo tem pra investir e de quanto os clientes tem pra pagar.