Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Arrow Problemas com Enlace de 33KM Multi Ponto

    Tenho 1 enlace de 33Km com 3 pontos.
    Ponto A>B (30KM):
    2 Radios ZA-5000 11a 54Mbps
    2 antenas Zirok de 23dbi 5.8
    Cabo LMR-400 de 2 metros

    CFG:
    Operating Mode - Bridge Mode
    Channel / Frequency 149/5.745HGHz
    Data Rate Best
    Output Power Full
    RTS Threshold (0-2346) 2346
    Fragmentation Threshold (256-2346) 2346
    Super A Off
    Beacon Interval (20-1000) 150ms
    DTIM Interval (1-255) 1
    Broadcast Wireless Network Name (SSID) yes
    Enable Wireless Client Security Separator no
    Buzzer Switch off
    Operating Mode Wireless Point-to-Point Bridge
    Sem Criptografia, ele somente se comunica com mac addres um do outro.

    Remote MAC Elapsed Time Tx Pkt Num Rx Pkt Num Local Signal Level Remote Signal Level
    7 111 111 -67dBm / 100% -68dBm / 100% RF Cable Loss(0-10) dB Local Antenna Gain(0-99) dBi Remote Antenna Gain(0-99) dBi Test Interval (1-60000) ms Test Packet Size (64-1514) byte Test Time (60-86400) s


    Este link desce da torre para 1 swith 3com e sobe novamente para o outro radio.
    Ponto B>C (3KM):
    1 Rádio Tranzeo 802.11a (5 GHz)Tr6 Router
    Antena Zirok 26.5 dBi Antenna
    Cabo LMR 400 2 metros

    Wireless Settings
    Infrastructure Station
    Access Point
    Wireless Mode


    Visible Invisible
    Visibility Status Outdoor Indoor
    Location CH 56 - 5.28 GHzCH 60 - 5.3 GHzCH 64 - 5.32 GHzCH 149 - 5.745 GHzCH 153 - 5.765 GHzCH 157 - 5.785 GHzCH 161 - 5.805 GHzCH 165 - 5.825 GHzCH 152 - 5.76 GHz - TurboCH 160 - 5.8 GHz - Turbo
    Channel Best (automatic)54Mbps48Mbps36Mbps24Mbps18Mbps12Mbps9Mbps6Mbps
    Tx Rate
    RTS Threshold (0-3000)
    Fragmentation Threshold (256-2346) kmmi
    Link Distance
    ACK Timeout Tuning (-100 - 100 μs)
    Beacon Interval (ms)
    DTIM Interval
    Burst Time
    802.11d Enabled
    PxP Mode Enabled



    Block Inter-client Traffic
    Power Cap (dBm) CO: ColombiaDO: Dominican RepublicGT: GuatemalaMX: MexicoPA: PanamaPR: Puerto RicoUS: United States
    Select Country
    Antenna Gain (0 - 100 dBi) LONG AUTO
    Preamble

    Ele se conecta a outro rádio Tranzeo com antena integrada
    Wireless Settings
    Infrastructure Station
    Access Point
    Wireless Mode

    Primary SSID
    Secondary SSID Outdoor Indoor
    Location 802.11a (5 GHz) 802.11a (5 GHz Turbo)
    Band 11b
    1Mbps*
    2Mbps*
    5.5Mbps
    11Mbps
    11a 6Mbps*
    24Mbps* 9Mbps
    36Mbps 12Mbps*
    48Mbps 18Mbps
    54Mbps
    Supported Tx Rates * indicates basic rates. All basic rates supported by the AP must also be supported by the STA or it will prevent association.
    Best (automatic)6Mbps9Mbps12Mbps18Mbps24Mbps36Mbps48Mbps54Mbps
    Using Tx Rate
    RTS Threshold (0-3000)
    Fragmentation Threshold (256-2346) kmmi
    Link Distance
    ACK Timeout Tuning (-100 - 100 μs)
    PxP Mode Enabled

    PxP MAC Address
    Power Cap (dBm) PR: Puerto RicoUS: United States
    Select Country
    Antenna Gain (0 - 100 dBi) LONG AUTO
    Preamble
    PROBLEMA
    No link de 3 KM eu conectei 1 note e consegui passar 2Mbps de taxa de um arquivo de 30 Megas. Na realidade preciso somente de 1 mega full pq este link so será para internet (BRT 8 megas = 1 mega real). Então já está sobrando. O problema é que no link de 30 KM quando vou fazer algum download, so ta passando 30Kbps via internet. Quando conecto o note direto no modem dsl ele passa 1 mega. ALguem pode me ajudar?
    Add no msn: [email protected]

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    ola.... talvez vc nao vai gostar do que eu vou te dizer... mas bem la vai, usa estes equipamentos em outra funçao e poem tudo mikrotik rb433ah com cartao ubiquiti xr5 a e tabem troke de antenas 23 dbi pra 30 km na minha opiniao eh muito pouko, procure umas de 30 pra cima. pois nessa sua configuraçao acima fica dificil de dar conselhos.

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Cristopher,
    Boa noite. então, pra que eu possa te ajudar, precisaria que me passasse as coordenadas GPS dos pontos pra analise .
    Mas já te passando um parecer como técnico: Troca pra 5.8GHZ AMIGO. PQ?
    Pq com dois radios ubiquiti rocket m5 + duas antenas aquario 25dbi disco tu faz 40km fácil e passa uns 30mb.
    Também poderias usar outra solução , Nanostation 5 ou m5 , passando 14mbps! tudo fácil de configurar, barato e sem dor de cabeça.
    Exemplo: KIT DOIS NANOS 5 ,5.8GHZ + 2 ANTENAS 27DBI disco(Ototech, aquario, visiontech) vc pega por uns mil e duzentos reais tudo. Terás link de verdade e sem problemas.

  4. #4

    Padrão

    O grande problema ue ocorre aqui, e que cada um tem 1 opiniao diferente sobre os rádios. Os que eu uso (orbitel), muitos disseram que sao muito bons e servem. Poucos disseram que nao sao bons. Nunca conseguimos uma opiniao fixa. Não tenho como trocar os rádios. As antenas talvez eu consiga.

  5. #5
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    ok... desculpa se tenho minha opiniao é que tenho 22 enlaces feitos, uns de 200mts e outros de 45km, 70% com mikrotik os outros sao ubiquiti e nao me encomodo, mas em fim vamos ver onde esta seu problema, tras seus radios pra bancada e testa eles pra ver se nao tem um com defeito, feito isso te pergunto se vc tem visada direta no enlace de 30km? se tiver tudo bem, comessa torcando primeiro os cabos e depois as antenas se continuar o mesmo.... tenta comprar apenas 2 bulletM5 e por nas antenas (barato e facil de instalar). posta ai seus resultados, abraços

  6. #6

    Padrão

    Não tenho nada contra opiniões amigo. O que relatei é que como estou iniciando meus conhecimentos em enlaces de loga distancia, aqui no forum ja tive varias opinioes de usuarios experientes que divergem. Isso causa uma certa dificuldade para um iniciante como eu. O que aprendi, é que cada caso é um caso.
    Agradeço a ajuda de todos e vou relatar os passos até finalizar o link com a qualidade desejada.
    1- Tenho visada direta
    2- Os radios ja foram testados
    3- Ja troquei os cabos.
    To pensando em trocar as 2 antenas de 23 para 30dbi. O que acha? fui na loja e eles disseram que podem me emprestar para teste, se funcionar eu compro. As antenas de 23dbi (zirok) sao de 60cm e as de 30 (Zirok) sao de 90Cm.
    Esse bulletM5 aplicifa o sinal?

  7. #7
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    olha se eles emprestao as antenas, faz um teste, so perguntando eles vendem tbm antenas prime focus aquelas de disco onde o iluminador fica no centro da antena, se eles tiverem estas antenas pega pra fazer um teste pois as off set como a zirok sao dificeis de alinhar para quem tem pouca experiência com elas, o bulletM5 eh um radio da ubiquiti com tecnologia airmax, com saida de 400mw e sensibilidade de recepção incrível. qualquer resultado posta ai, abraços

  8. #8
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Christopher Ver Post
    Não tenho nada contra opiniões amigo. O que relatei é que como estou iniciando meus conhecimentos em enlaces de loga distancia, aqui no forum ja tive varias opinioes de usuarios experientes que divergem. Isso causa uma certa dificuldade para um iniciante como eu. O que aprendi, é que cada caso é um caso.
    Agradeço a ajuda de todos e vou relatar os passos até finalizar o link com a qualidade desejada.
    1- Tenho visada direta
    2- Os radios ja foram testados
    3- Ja troquei os cabos.
    To pensando em trocar as 2 antenas de 23 para 30dbi. O que acha? fui na loja e eles disseram que podem me emprestar para teste, se funcionar eu compro. As antenas de 23dbi (zirok) sao de 60cm e as de 30 (Zirok) sao de 90Cm.
    Esse bulletM5 aplicifa o sinal?
    Amigo,
    Quanto as opiniões, voce absorve o que achar melhor e utiliza.
    É como o colega acima falou, aqui a maioria tem muita experiência na área. Não somos um "Fórum" de curiosos.
    Não é a toa que tem vários donos de provedores por aqui.
    Mas legal vc ter conseguido as antenas em comodato, na realidade essa de 90cm tem um sinal muito superior a de 23dbi, porém é off-set, mais dificil de alinhar do que uma grade ou disco prime focus. o ideal seria testar com uma desse modelo. Quanto aos cabos, tente usar o mínimo de cabo entre a antena e o rádio. rádios orbitel são ótimos, porém podem estragar também....não são eternos . Como o colega falou acima, assino embaixo, se ja testou os rádios, os cabos, e tem visada direta, Só falta o que??? Troque as antenas e um abraço.
    Se ficar tudo 100% posta pra nós o resultado,ok.

  9. #9

    Padrão

    Caros colegas, vou primeiro testar as antenas, colocar 2 de 30dbi. se nao resolver, vou comprar 2 bullet e usar no enlace de 30. Logo posto o resultado.

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Sabia decisão amigo.
    Boa Sorte.

  11. #11

    Padrão

    velho, nao quer t encomodar? então use antena de 32,5 db da hiperlink no ptp de 30km, ou entao use 27 db mesmo, ja vai fechar, e radio pra curta distancia pode até usar ubiquiti mas pra longa é mikrotik.... pq é mais facil gerenciar e tal... saiu de ubiquiti e mikrotik, os problemas sem muita explicação começam aparecer.. abraço!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Christopher Ver Post
    Caros colegas, vou primeiro testar as antenas, colocar 2 de 30dbi. se nao resolver, vou comprar 2 bullet e usar no enlace de 30. Logo posto o resultado.
    Com ctz a melhor opção eh essa mesmo... mesmo q com as antenas ja melhorem, sugiro que assim que possivel coloque os bullets, assim vc tera banda e qualidade suficiente pra varias aplicações...

  13. #13

    Padrão

    não sei... nao confio em ubiquiti... ja me encomodo muito... mas tipo... pra nao dar uma de calouro eu usaria mikrotik!

  14. #14

    Padrão

    acho q se o ptp for para pouca capacidade, poucos pps, e nao forçar muito na potencia o bullet M5 que tem mais processamento segura legal...

  15. #15

    Padrão

    Coloquei 1 antena de Zirok de 30(90cm) DBI numa ponta... na outra deixei 1 zirok (60cm) de 26DBI
    No link test deu -67. Mas o problema continua. Quando trafego algum arquivo ou tento baixar algo pela net, da 30 K.
    Resolvi trocar os radios. Vou tirar os Zcom da Orbitel e Comprei 2 Bullet5 e vou trocar na segunda. Assim que trocar, coloco o resultado aqui pra vcs.
    Lembrando que preciso somente de 1 mega Full pq so vai ser pra internet (link de 8 megas : 8 = 1 mega real.). Entao se eu tiver qualquer conexao com mais de 1 mega full ja me serve.

  16. #16
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    use tudo com routerboard com minipci ubiquiti xr5 junto a antenas da hiperlink 32 dbi
    ai vc não vai ter dor de cabeça facio não viu .....

  17. #17
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Christopher Ver Post
    Coloquei 1 antena de Zirok de 30(90cm) DBI numa ponta... na outra deixei 1 zirok (60cm) de 26DBI
    No link test deu -67. Mas o problema continua. Quando trafego algum arquivo ou tento baixar algo pela net, da 30 K.
    Resolvi trocar os radios. Vou tirar os Zcom da Orbitel e Comprei 2 Bullet5 e vou trocar na segunda. Assim que trocar, coloco o resultado aqui pra vcs.
    Lembrando que preciso somente de 1 mega Full pq so vai ser pra internet (link de 8 megas : 8 = 1 mega real.). Entao se eu tiver qualquer conexao com mais de 1 mega full ja me serve.
    Acho que vai funcionar.esse topico eu naõ perco!!!!
    Não esquece de postar os resultados, falow irmao^!!

  18. #18

    Padrão

    Caros Colegas. Problema resolvido. Coloquei 2 Bullet 5 na perna longa de 30Km e ficou File. Agradeço a ajuda de todos.

  19. #19

    Padrão

    Problema resolvido. Coloquei 2 Bullet 5 e ficou filé. Grato a todos.

  20. #20
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Problemas com Enlace de 33KM Multi Ponto

    Citação Postado originalmente por Christopher Ver Post
    Problema resolvido. Coloquei 2 Bullet 5 e ficou filé. Grato a todos.
    Ok cristopher. valeu pelo feedback.