Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Consertando RB's!

    Bom galera, sobre as placas WR254, um amigo meu também encontrou um defeito para quando a mesma não liga.

    Também é uma 'bobina' smd que está ali apenas para conduzir. L125.

    E um outro amigo me trouxe um RB333 que não ligava, fiz os testes e vi que era um diodo que não trabalhava corretamente e conduzia tanto de catodo p/ anodo, quanto de anodo p/ catodo.
    Então, peguei troquei por um diodo que aguentasse até os 48V de entrada(a maioria aguenta mas é bom confirmar, e voltou a funcionar).
    O diodo era NG73A.

  2. #22

    Padrão Re: Consertando RB's e outros!!

    Citação Postado originalmente por Rafaela Ver Post
    Olá, tenho dúvidas em outro post, mas quem sabe eu ajudando com o que sei, me ajudem com o que preciso.

    Como eu soube identificar o defeito na fonte da minha RB433AH, posto aqui, os defeitos, mais comuns para quando a mesma não liga.

    Fiz os testes de componentes, verifiquei se os diodos conduziam, se os capacitores estavam em curto, e tudo ok.

    Ao verificar que no CI 9576GM(componente Q801) , as entradas (3 que estão curto circuitadas) entram 12V(ou no caso a tensão de alimentação), e que ele mandava aproximadamente 3V em um terminal e nas 4 outputs não mandava sinal algum(o que deveria ter também 12V na saída, ou a tensão de entrada) logo constatei que deveria trocar o componente.
    Trocado o componente a placa voltou a funcionar.

    Em todo caso, descobri que um amigo meu também tinha uma RB433(não a AH, porém o ccto da fonte era identico) que não ligava, resolvi tentar ajuda-lo. Então fiz os testes para saber se o defeito estava no 9576GM e nada, ele funcionava perfeitamente. Continuei com meus testes, e encontrei o CI 9985GM(componente Q806), onde tinha tensão de entrada, porém não tinha de saída(deveria ter 3,3V nas 3 saídas curto circuitadas). Cheguei a trocar o componente, mas não era ele, testei todos os capacitores e resistores para ter certeza de que nenhum estava em curto, porém não era este o problema. Então analisei que o único pino diferente do tal componente, deveria ter 4.8V, porém tinha uma tensão menor. Este pino era ligado à um resistor, e depois à um CI denominado RT9206. Troquei o tal componente e adivinhem?! Funcionou.

    Pesquisando em outros foruns(todos americanos) descobri que estes defeitos na fonte são mais comuns do que se imagina.
    E também descobri, que quando as portas ether não trabalham, o componente a ser trocado é o IP175D(U601). Assim como também diziam, que para a RB133, caso as ether não funcionassem, o componente a ser trocado era ADM5120.
    Eu particularmente não realizei nenhuma das trocas, já que este não é o problema de minha RB(que não starta).
    Também não consideraria simplesmente trocar, já que tem componentes na placa que queimariam fácil fácil com a temperatura alta. E já que eu pretendo realizar a troca dos componentes, não tenho componentes em estoque, não vou ficar arriscando essas trocas apenas para postar aqui.

    Mas se mais pessoas tiverem dúvidas, ou soluções, porque não ajudarmos uns os outros?
    Obrigado a todos e por favor, não escondam soluções.
    Boa Noite Rafaela.
    Onde você encontrou o RT9206, to precisando de um urgente...
    Agradeço a comunidade em me ajudar.

  3. #23

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    Recentemente tive problemas com uma RB450 , vítima de uma queda de energia,
    entao comecei a fuçar achei a soluçao no forum mikrotik ,o problema estava nos .. capacitores
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         capacitores.jpg
Visualizações:	306
Tamanho: 	162,7 KB
ID:      	12403
    chequei as especificações sobre os capacitores no forum:

    Originais: 6.3V 560uF
    Substituições: 470uF 10v (45 centavos cada um)
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb450-trocando capacitores.jpg
Visualizações:	302
Tamanho: 	85,0 KB
ID:      	12404
    subistitui o capacitor e BINGO.voltou a funcionar.

    Há uma discussão no fórun mikrotik sobre outras pessoas com problemas semelhantes.

  4. #24

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    Citação Postado originalmente por smscocal Ver Post
    Boa Noite Rafaela.
    Onde você encontrou o RT9206, to precisando de um urgente...
    Agradeço a comunidade em me ajudar.
    Olhe amigo, componente só importando mesmo.. Provavelmente o componente não é caro, o problema, seria o frete, e a quantidade minima.
    No meu caso eu peguei o componente de outras placas(que tinham defeitos mais complexos) e fiz a troca.
    xD

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    Recentemente tive problemas com uma RB450 , vítima de uma queda de energia,
    entao comecei a fuçar achei a soluçao no forum mikrotik ,o problema estava nos .. capacitores
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         capacitores.jpg
Visualizações:	306
Tamanho: 	162,7 KB
ID:      	12403
    chequei as especificações sobre os capacitores no forum:

    Originais: 6.3V 560uF
    Substituições: 470uF 10v (45 centavos cada um)
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         rb450-trocando capacitores.jpg
Visualizações:	302
Tamanho: 	85,0 KB
ID:      	12404
    subistitui o capacitor e BINGO.voltou a funcionar.

    Há uma discussão no fórun mikrotik sobre outras pessoas com problemas semelhantes.
    Opa boa amigo, bom comentar, aqui no forum da under linux tem um tópico comentando sobre este capacitor mal dimensionado.
    Porém este ainda tem alguns links que também falam de uma 750g.
    Muito bom!!

    xD~
    Última edição por Rafaela; 24-06-2010 às 08:56.

  5. #25

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    Depois de muito tempo, estou de volta.

    À respeito das WR254, encontrei placas que estavam com perca de sinal.
    Reparei em algumas que o componente que conduzia o sinal do pigtail até a parte lógica da placa(um pequenino condutor denominado L18) estava ou aberto, ou quebrado.
    Consegui fazer reparo nestes casos, o que não é lá guarde coisa, porém, quem saiba não venha a ajudar alguém.

    xD

    Ainda com este mesmo modelo de placa, porém uma cujo não dava lan, realizei a troca do componente RTL8306SD, e a mesma voltou a funcionar.

    E em outros casos, cujo a placa estava 'travada', notei defeitos toscos, tais como o chipset RTL8186 que tinha algumas de suas perninhas amassadas, formando curto entre elas. Com calma, e uma pequena agulha, desentortei as pernas do componente, que depois de ligado, funcionou normalmente.


    Em muitos casos essas placas podem ser acessadas via cabo serial.
    No mercado atual, encontrei vários cabos com preços absurdos.
    A montagem do mesmo é fácil e barata. Se tiverem interesse, é só pesquisar sobre Serial/TTL, que utiliza um CI buffer chamado max232, uns 4 ou mais capacitores, um DB25, fio, e equipamento necessário para confecção.

    Outra dica importante para quem tem um rádio com defeito, de qualquer modelo que seja, é analisar se tem algum capacitor eletrolítico danificado. Neste caso, o componente poderá estar, ou afundado, ou levantado, ou com alguma espécie de furo. Estes defeitos costumam fazer com que os terminais entrem em curto .
    Outra coisa importante a ser analisada, é se todos os componentes estão com seus terminais(perninhas) oks.
    Também é aconselhável analisar, os pequenos componentes, se nenhum se quebrou, se nenhum desgrudou da placa.


    Ta aí as minhas últimas dicas, se tiverem dúvida, postem, talvez alguém ajude, e mais alguém esclareça suas dúvidas.

    Quando eu descobrir mais coisas posto aqui.
    (y)'

  6. #26

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    Reparo no circuito de alimentação de RB600A e RB800 (ou outra com mesmo circuito).

    Olá a todos, descobri mais um defeitinho.
    Estava com 2 placas que não ligavam, então resolvi pegar uma que ligava, e compará-las.
    A primeira coisa que notei, a placa estava em curto. Resolvi testar os transistores, removi componente por componente e testei. O componente Q903(FDD3682) era o que causava este problema.
    Depois de trocar o componente, testei com o multimetro, e a placa já não estava mais em curto. Tentei ligar e nada. Voltei a testar a placa, e encontrei outro curto. Os CI's Q905 e Q906(9985GM, que tem também nas RB433) estavam com as entradas em curto com a saída. Removi ambos componentes, e fiz o teste de condutividade. Um deles estava curto circuitado. Ressoldei um componente bom na placa, a mesma ligou e ficou ligada um bom tempo para teste.
    Funcionou perfeitamente.
    O mesmo ocorreu com a outra placa que não ligava.


    Como sempre, espero ter ajudado!

  7. #27
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    aproveitando este topico , eu tenho ns2 .. que logo que comprei nao tinha comunicacao com a porta lan no pc , achei que podia ser a placa de rede, liguei em outro pc e nada , . nem com reza braba , com ip fixo, dhcp . resetei atalizei . fiz de tudo troquei fonte ,,, a unica soluçao , foi ligalo ah um hub . dai consegui acessalo , coloquei bridge , dai funcionou ,coloquei na casa dum cliente com hub mesmo .....heheheh , mas somente com hub funciona , oque poderia ser ? alguen ja vio algo parecido ?

  8. #28

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    Um Link interessante que encontrei em meio as minhas pesquisas:

    https://under-linux.org/f143/solucao...-rb800-140158/

  9. #29

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    Citação Postado originalmente por Não Registrado(s) Ver Post
    aproveitando este topico , eu tenho ns2 .. que logo que comprei nao tinha comunicacao com a porta lan no pc , achei que podia ser a placa de rede, liguei em outro pc e nada , . nem com reza braba , com ip fixo, dhcp . resetei atalizei . fiz de tudo troquei fonte ,,, a unica soluçao , foi ligalo ah um hub . dai consegui acessalo , coloquei bridge , dai funcionou ,coloquei na casa dum cliente com hub mesmo .....heheheh , mas somente com hub funciona , oque poderia ser ? alguen ja vio algo parecido ?

    Se você acessou ela normal, e o problema é a porta lan,o segundo led(que é o led da lan) não acende, posso te dizer que o defeito está nos componentes: KENDIN KSZB e HN16614SG.
    Te recomendaria que procurasse para comprar os componentes, no Mercado Livre eu já achei. E recomendaria também para que realizasse as 2 trocas de uma só vez.
    Em todo caso, você pode levar os componentes para alguém que mecha com solda, ou pode você mesmo realizar a troca utilizando um kit salva-chip.
    No meu caso, deu certo isto, porém eram com as NS5 e usei o componente M-TEK H16125MCG.

    Lembre-se, a responsabilidade é toda sua eim! Boa sorte!

  10. #30

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    Citação Postado originalmente por Rafaela Ver Post
    Se você acessou ela normal, e o problema é a porta lan,o segundo led(que é o led da lan) não acende, posso te dizer que o defeito está nos componentes: KENDIN KSZB e HN16614SG.
    Te recomendaria que procurasse para comprar os componentes, no Mercado Livre eu já achei. E recomendaria também para que realizasse as 2 trocas de uma só vez.
    Em todo caso, você pode levar os componentes para alguém que mecha com solda, ou pode você mesmo realizar a troca utilizando um kit salva-chip.
    No meu caso, deu certo isto, porém eram com as NS5 e usei o componente M-TEK H16125MCG.

    Lembre-se, a responsabilidade é toda sua eim! Boa sorte!
    Nossa Rafaela, fico impressionado com seu gosto pela coisa, vc leva jeito, quem sabe amanha uma engenheira! eu nao sou expert em eletronica, mas quando quero arrumar uma coisa vou no google e mando bala, hj se algo da problema coloco na balança ``tempo x grana``, pois tempo e dindin, sempre que procuro componentes de dificil obtençao recorro a mvtech e a farnell, ate hj sempre tive respostas positivas por essas vias, fica ai minha sugestao e parabens pela sua iniciativa.

  11. #31

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    Opa, qm dera um dia me tornar engenheira.
    MVTECH eu não conhecia *-*, ja deixei em meus favoritos, quando me sobrar tempo estarei vendo melhor o site.
    No site tem um anuncio dizendo que eles conseguem qualquer componente eletronico, espero que não seja tão caro, rsrs


  12. #32

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    Merece uma * parabens...

  13. #33

    Padrão Re: Consertando RB's!

    Olá Rafaela

    Tenho alguns wr254 que não ligam apresentam os mesmos sintomas quando se alimenta o equipamento sinaliza com uma piscada nos led´s e para por aí, vc tem alguma idéia sobre este problema estou tentando recupera-los.
    Valeu

    Nilson Henrique

  14. #34

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    Bom.. uma piscada nos led's e para por ai... deixe me ver..
    sempre que pego uma placa pra analisar vejo os primeiramente os níveis de tensão.

    verifique se nos componente L125, L144 Tem 3,3V. E verifique também, se no pino do meio do U15 tem 1,8V. Se até ai estiver tudo bem, é defeito na fonte.
    Verifique se no D6 tem 1.8V também, se não apresentar, defeito na lan.
    A placa quando está travada(porém a fonte estará OK), apresenta os mesmo defeitos de uma que não liga, porém, se você conectar a lan, acenderá o led.

    se quiser, passe seu msn, testamos juntos.

  15. #35

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    Já testei os componentes e a única incocistencia foi
    U15 tem 1,8V estou conseguindo somente 0,93 V.

    Obs: quando conecto algum algum equipamento na lan o WR254 não sinaliza no LED.

  16. #36

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    Citação Postado originalmente por nhklech Ver Post
    Já testei os componentes e a única incocistencia foi
    U15 tem 1,8V estou conseguindo somente 0,93 V.

    Obs: quando conecto algum algum equipamento na lan o WR254 não sinaliza no LED.

    Não acente o led de lan, pois não tem os 1,8V na fonte, e por causa disto a placa não recebe a alimentação em certos pontos. experimente trocar o U15 e me diga se deu certo.

  17. #37

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    Valeu Rafaela, muito obrigado

    Já troquei o U15 e funcionou perfeitamente tirei de outro para testar agora tenho que ver onde consigo este componente, comprar e começar a recuperar os outro que tenho aqui.

    MUITO OBRIGADO

  18. #38

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    ola bom dia tudo bem vi esse seu post sobre defeito em rb bem instrutivos muitos bons sou curioso em eletronica e conserto computar e celular e tenho um piqueno provedor to emprementando rbs agora na minha rede e queria saber como poderia puchar da propria rb 12v pra colocar coolers pois usarei nelas fontes de notbook de 20v por favor me der essa dica desde ja te agradeço se vc tb poder me adicionar ao msn pra trocarmos ideias [email protected] sou um tecnico curioso daquele tipo que conserta trocando as peças q ver estouradas ou queimadas num tenho tanto conhecimento tecnico espero ter mais umas dicas suas como as do post obrigado

  19. #39

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    Bom dia, te add em meu msn.
    trocaremos idéias por lá.

    Beijos.

  20. #40
    Avatar de Djaldair
    Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    Matupá - MT
    Posts
    637
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    Olá Rafaela, também sou técnico em eletrônica, mas recentemente estou começando a consertar minhas próprias rbs, nanostation enfim todos meus equipamentos de provedor e clientes. Havia parado por alguns anos, mas a eletrônica ta na veia, então estou novamente montando meu laboratório, encontrei seu post procurando por peças de rbs, mas tá difícil encontrar, to até pensando em comprar novas pra retirada de peças, assim consigo consertar várias apenas com a desmontagem de uma, e com certeza no decorrer do tempo irei colecionar placas pra esse fim.
    Olha gostei muito do teu post, e sempre estarei dando uma olhada, se tiver algo que eu possa contribuir e precisar de ajuda também, postarei.
    Meu msn é: [email protected]
    Parabéns pela iniciativa.