Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Consertando RB's e outros!!

    Olá, tenho dúvidas em outro post, mas quem sabe eu ajudando com o que sei, me ajudem com o que preciso.

    Como eu soube identificar o defeito na fonte da minha RB433AH, posto aqui, os defeitos, mais comuns para quando a mesma não liga.

    Fiz os testes de componentes, verifiquei se os diodos conduziam, se os capacitores estavam em curto, e tudo ok.

    Ao verificar que no CI 9576GM(componente Q801) , as entradas (3 que estão curto circuitadas) entram 12V(ou no caso a tensão de alimentação), e que ele mandava aproximadamente 3V em um terminal e nas 4 outputs não mandava sinal algum(o que deveria ter também 12V na saída, ou a tensão de entrada) logo constatei que deveria trocar o componente.
    Trocado o componente a placa voltou a funcionar.

    Em todo caso, descobri que um amigo meu também tinha uma RB433(não a AH, porém o ccto da fonte era identico) que não ligava, resolvi tentar ajuda-lo. Então fiz os testes para saber se o defeito estava no 9576GM e nada, ele funcionava perfeitamente. Continuei com meus testes, e encontrei o CI 9985GM(componente Q806), onde tinha tensão de entrada, porém não tinha de saída(deveria ter 3,3V nas 3 saídas curto circuitadas). Cheguei a trocar o componente, mas não era ele, testei todos os capacitores e resistores para ter certeza de que nenhum estava em curto, porém não era este o problema. Então analisei que o único pino diferente do tal componente, deveria ter 4.8V, porém tinha uma tensão menor. Este pino era ligado à um resistor, e depois à um CI denominado RT9206. Troquei o tal componente e adivinhem?! Funcionou.

    Pesquisando em outros foruns(todos americanos) descobri que estes defeitos na fonte são mais comuns do que se imagina.
    E também descobri, que quando as portas ether não trabalham, o componente a ser trocado é o IP175D(U601). Assim como também diziam, que para a RB133, caso as ether não funcionassem, o componente a ser trocado era ADM5120.
    Eu particularmente não realizei nenhuma das trocas, já que este não é o problema de minha RB(que não starta).
    Também não consideraria simplesmente trocar, já que tem componentes na placa que queimariam fácil fácil com a temperatura alta. E já que eu pretendo realizar a troca dos componentes, não tenho componentes em estoque, não vou ficar arriscando essas trocas apenas para postar aqui.

    Mas se mais pessoas tiverem dúvidas, ou soluções, porque não ajudarmos uns os outros?
    Obrigado a todos e por favor, não escondam soluções.
    Última edição por Rafaela; 06-04-2010 às 15:28.

  2. #2
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão Obrigado

    Otimo post, queria ter alguem como vc na minha equipe, mas como nao da..... este post vai ajudar bastante a galera ai..... abraços

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    Otimo post, queria ter alguem como vc na minha equipe, mas como nao da..... este post vai ajudar bastante a galera ai..... abraços
    Opa, xD
    Vc tem uma equipe especializada em que? (curiosidade) ^^
    É muito escasso as informações na internet sobre este tipo de coisa.

  4. #4
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Bom dia, voce tem ou trabalha em algum provedor, ou é técnica. Pergunto porque estou com uma RB433Ah com defeito, tem horas que conecta, tem horas que não, e outra,, troquei 3 cartões e o sinal sõ chega nos pés da torre, troquei de rb e pronto, tudo funcionando.
    Por isso estou procurando alguem que realmente entenda e possa fazer testes após consertado antes de me mandar de volta.
    Pergungo se você faz esse serviço ou possa me indicar alguem pra fazer. Aguardo.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Bom dia, voce tem ou trabalha em algum provedor, ou é técnica. [...]
    Por isso estou procurando alguem que realmente entenda e possa fazer testes após consertado antes de me mandar de volta.
    Pergungo se você faz esse serviço ou possa me indicar alguem pra fazer. Aguardo.
    Bom, ainda vou me formar em técnica em eletroeletrônica, mas fiz elétrica no SENAI e tenho alguma experiência na área.
    Com relação ao conserto especializado da RB433Ah(e outras), posso te indicar a MCosta e a ForService.

    MCosta Ind Com Serv | A sua empresa parceira em soluções

    ForService +55(11) 2021 2500 - Reparo e Manutenção de Equipamentos Wireless, NetWork, VoIp e Telecom


    Os links de ambas empresas.
    Tá ai a indicação ^^

  6. #6
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Fico muito agradecido, vou entrar em contato com eles pra ver como funciona o esquema de envio da RB.
    Boa sorte nos teu projetos,, se puder te ajudar em algo sempre estamos por aki.

  7. #7
    Avatar de AltoValeNet
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    Agrolândia, Brazil
    Posts
    469
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Rafaela Ver Post
    Opa, xD
    Vc tem uma equipe especializada em que? (curiosidade) ^^
    É muito escasso as informações na internet sobre este tipo de coisa.
    Tenho uma empresa que trabalha com telecomunicação, desde projetos, implantação e manutenção.
    Nao que vir morar em sc, apos concluir seus estudos? abraços
    Última edição por AltoValeNet; 06-04-2010 às 11:35.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AltoValeNet Ver Post
    Tenho uma empresa que trabalha com telecomunicação, desde projetos, implantação e manutenção.
    Nao que vir morar em sc, apos concluir seus estudos? abraços
    Vai demorar um bocadinho eim(concluo no fim do ano que vem).. vamos ver como as coisas andam, ainda pretendo fazer cursos por fora, me especializar mais um pouquinho, sem contar que sou nova ainda.
    Mas a proposta é bem interessante ^^
    Última edição por Rafaela; 06-04-2010 às 15:06.

  9. #9

    Padrão

    Pessoal, modifiquei o nome do tópico para que não nos fechasse-mos em uma unica coisa.
    Neste outro tópico da UnderLinux, tem alguns 'fluxogramas' e datasheets de Rb's e de cartões.

    https://under-linux.org/f143/reparan...boards-115086/

    E aqui também está um outro sobre a comunicação da NS5

    https://under-linux.org/f105/problem...67/index4.html

    Sobre a NanoStation5,
    eu cheguei a realizar a troca do componente também(um amigo meu já tinha feito, antes) e também funcionou, porém não conseguimos acessar o componente.
    De fato a troca do KENDIN KSZ8721B ajudou, mas o meu problema não solucionou.
    Talvez eu tenha aquecido de mais a placa, ainda estarei averiguando, e qualquer coisa diferente, eu posto aqui.

    Tem um tal de roteador sem fio com ponto de acesso integrado da Krazer (se não me engano o KR-WAP254G-E), esse mesmo amigo vai me passar, ele tem defeitos diferentes, inclusive na fonte, depois que ele me explicar melhor sobre o funcionamento do mesmo, e eu conseguir algo, estarei postando aqui. Se alguém já souber de algo, poste aqui também!
    Última edição por Rafaela; 06-04-2010 às 15:44.

  10. #10

    Padrão

    Bom, para este tal Krazer(KR-WAP254G-E) encontrei os seguintes defeitos para quando o mesmo não liga:

    O CI AP1513 (componente U25, que segundo seu datasheet é um controlador PWM) comparado a outros, cujo a parte do regulador da fonte está ok, deveria ter em sua saída(pinos 5 e 6) 3,3V, porém a leitura do multimetro mostrou-se próximo à 1,5V.
    Trocado o componente, a placa voltou a ligar.

    Procurando defeito em outra placa que não ligava, e o defeito não era mais no componente U25, cheguei até as entradas das bobinas(não confundam, elas são bobinas smd) L144 e L143, ambas, ligadas juntas, tinham 3,3V. A saída da bobina L143 estava ok(3,3V), porém na saída da bobina L144 eu tinha uma tensão próxima a 1,5V. Fechei um curto com uma pinça e ela ligou. Na saída deveria ter os 3,3V. Não aconselho que apenas coloquem um fio para que o curto se feche, pois se há uma bobina, atoa ela não está ali. Peguei a bobina de outra placa e fiz a troca. Nem preciso dizer que funcionou né?!

    Já em outra placa, cheguei ao mesmo ponto, a bobina L144 tinha 3,3V na tensão de saída, porém a bobina L143 tinha 0V. O que fazia que o CI GS1117AX (componente U15) não tivesse a tensão necessária de entrada e então, não trabalhasse corretamente.
    Troquei a bobina L143 e funcionou corretamente.

    Cheguei em todos os pontos já testados, porém notei que o CI regulador de tensão GS1117AX (U15), tinha os 3,3V na estrada, e não tinha em sua saída(pino 2) 1,8V, e sim algo por volta de 700mV. Troquei o componente e voltou a funcionar.


    Obs.: No lugar dos indutores é possível soldar apenas um fio, pois o 'indutor' não interfere no circuito(ou para ficar mais bonito, um resistor de 0 ohms, que fará papel de 'jumper').
    Última edição por Rafaela; 28-04-2010 às 13:57. Razão: Indo mais a fundo xD

  11. #11

    Padrão

    Rafaela bom dia, referente as empresas que vc citou acima, vc ja envieou algo pra eles consertarem???São de confiança?
    Abraço e execelente topico seu hein parabens..

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por nasanet Ver Post
    Rafaela bom dia, referente as empresas que vc citou acima, vc ja envieou algo pra eles consertarem???São de confiança?
    Abraço e execelente topico seu hein parabens..
    Olhe, nunca enviei nada, eu sempre usei modens e etc sem ser wireless, então sempre que dá defeito nas minhas coisas eu conserto(desde secador de cabelo até televisão). Mas meu amigos já mandaram, são empresas sérias, que trabalham muito bem. Até hoje, só tenho ouvida falar bem de ambas empresas.
    Sem contar que muitas empresas que trabalham no ramo, levam em grandes quantidades para a manutenção. Ou seja, eles trabalham, tanto com pequenos, e tanto com grandes lotes, e com uma responsabilidade enorme.

    Eu nunca enviei, mas também não hesitaria em enviar caso eu realmente precisasse.

  13. #13
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Opa, valew pelo post ^^
    Vai ajudar bastate.

  15. #15

    Padrão

    Nasanet boa tarde.

    Estamos à disposição para qualquer duvida ou esclarecimentos referente a reparos de equipamentos.

    Faça um contato

  16. #16

    Padrão

    Legal Rafaela, tenho uma RB 433 aqui parada não vou utilizar mais, caso queira para remoção de componentes e estudo da mesma entre em contato mp posso despachar para vc a placa. Ela esta com o Q801 Regulador de tensão estourado!tenho tmbm uma placa do famoso ovislink 5460 para mesmo fim.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Legal Rafaela, tenho uma RB 433 aqui parada não vou utilizar mais, caso queira para remoção de componentes e estudo da mesma entre em contato mp posso despachar para vc a placa. Ela esta com o Q801 Regulador de tensão estourado!tenho tmbm uma placa do famoso ovislink 5460 para mesmo fim.
    Opa, não é má idéia, pode deixar que depois eu te mando pm. Quem sabe se eu tivesse muitas plaquinhas para teste, eu não encontrasse mais facilmente defeitos. ^^

  18. #18

    Padrão

    Bom gente, basicamente, eu depois de cansada de fuçar no eagle(sim sou meio que autodidata), voltei às RB433.

    Havia uma plaquinha que não ligava, e que apresentava as mesmas quedas de tensão que a do defeito onde eu deveria trocar o CI9206. Porém depois de trocado, não veio a funcionar.
    Então depois de alguns testes, cheguei a conclusão que eu deveria trocar, ao mesmo tempo(já que os troquei individualmente e nada acontecia) os 2 CI's 9985GM (componentes Q806 e Q808), e adivinhem?!(Calma desta vez não encontrei o defeito) A placa ligou por mais ou menos 1 minuto, e foi tempo suficiente para eu queimar meus dedos e perceber que esquentava mais pro lado do Q806 do que pro lado do Q808.

    Por serem componentes que funcionavam em outra plaquinha, então eles não eram o defeito. Algum outro componente está fazendo com que isto ocorra.
    Alguém tem alguma idéia ou palpite?
    To sem mais placas para continuar realizando estes testes.. sem contar que os componentes não é encontrado fácil pra comprar.
    (e também que pra mim nem compensa, já que não estou lucrando nada, porque deveria ficar gastando?!o//)

    (ainda bem que já me ofereceram uma)
    Obs1.: Não vou ficar postando, se ninguém mais posta >.< Ajudem ai galera, qualquer informaçãozinha ta valendo. Obs2.: To de olho nos cartões da EnGenius.. xD Boa sorte pra eu!!

    Se vocês quiserem posso dizer como consertar uma chapinha ¬¬ (ironia)
    Última edição por Rafaela; 06-05-2010 às 17:56.

  19. #19

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    =).. legal suas dicas, achei elas por acaso por ter uma rb433 que esta com o ci Q801 danificado, bom.. não tenho conhecimento nélas e nem muito em eletrônica, minha area é mais Ciencia da Computação mas como a grana ta curta e tenho um conhecimento pequeno em eletrônica resolvi começar a consertar os equipamentos e agora estou a procura dos componentes! mas pelo que tenho visto só importando! você ja conseguil encontrar algum componente destes nos quais citou acima?

    A respeito de sua duvida, não vou paupitar!acho que sei menos que você e como é a minha primeira placa e por sinal recebi hoje, vou primeiro achar os componentes para mim estudar seu funcionamento para depois eu poder te dar um paupite!

  20. #20

    Padrão Re: Consertando RB433AH!

    Citação Postado originalmente por sebben Ver Post
    =).. legal suas dicas, achei elas por acaso por ter uma rb433 que esta com o ci Q801 danificado, bom.. não tenho conhecimento nélas e nem muito em eletrônica, minha area é mais Ciencia da Computação mas como a grana ta curta e tenho um conhecimento pequeno em eletrônica resolvi começar a consertar os equipamentos e agora estou a procura dos componentes! mas pelo que tenho visto só importando! você ja conseguil encontrar algum componente destes nos quais citou acima?

    A respeito de sua duvida, não vou paupitar!acho que sei menos que você e como é a minha primeira placa e por sinal recebi hoje, vou primeiro achar os componentes para mim estudar seu funcionamento para depois eu poder te dar um paupite!
    Opa, eu compra nunca comprei, mas estava conversando com um amigo, que compra, e é um cara de lá dos Estados Unidos que traz para ele.
    Aqui no Brasil é dificil mesmo. E pior, as vezes dá ate para encontrar, como o caso do KENDIN, cujo já encontrei 2 lugares no Mercado Livre que vendiam o produto, o problema é que o preço de 1 chip variava de 25 até 50 reais. E Comprar de fora, acredito que tenha que ser comprado de monte, o que complica muito.