+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post O alcance de minha rede Wireless não passa de 1.500mts com uma torre de 17mts

    Caros,

    Preciso de ajuda! Tenho um provedor no interior de São Paulo, portanto, estou com uma torre de 17 metros e 45 centímetros de altura, utilizo uma rb600 e 04 PCI R52H, 04 setoriais de 17DBI da OIW, mas não estou conseguindo obter um alcance maior do que 1.500 metros o que me deixa indignado.

    Em post Fornecido pelo HYPERLINK TECNCHNOLOGIES, INC diz o seguinte:

    Altura ----------------------- Distância
    3,6m ----------------------- 1,6km
    8,1m ----------------------- 4,8KM
    10,5m ----------------------- 8 km
    14,4m ----------------------- 12 km
    17m ----------------------- 16 km
    25m ----------------------- 24 km
    34,5m ----------------------- 32 km

    Agora gostaria de saber: baseado em que eles obtiveram estas conclusões ou estou configurando meu equipamento errado? Confesso que sou iniciante em Mikrotik, mas me esforço em leituras e aprendizado.

    Para se ter uma idéia, todos os meus PCI estão com uma freqüência diferente e também está com 20dBm = 100Mw de potência e trabalhando em 5.8GHz. Meus clientes utilizam Bullet M5 HP com Antenas aquário mini parabólicas 25DBI.

    Agora pergunto, onde está o erro? Minha visada é extremamente boa, um cliente que está uma media de 1000 metros recebe um sinal de -79 dBm. Onde está errado????

    Por favor, me ajude...


    Obrigado a todos.
    Última edição por Magal; 07-04-2010 às 15:48. Razão: Correção do título

  2. #2

    Padrão

    Por favor quando for postar , poste em um local só.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MediaFlex Ver Post
    Caros,

    Preciso de ajuda! Tenho um provedor no interior de São Paulo, portanto, estou com uma torre de 17 metros e 45 centímetros de altura, utilizo uma rb600 e 04 PCI R52H, 04 setoriais de 17DBI da OIW, mas não estou conseguindo obter um alcance maior do que 1.500 metros o que me deixa indignado.

    Em post Fornecido pelo HYPERLINK TECNCHNOLOGIES, INC diz o seguinte:

    Altura ----------------------- Distância
    3,6m ----------------------- 1,6km
    8,1m ----------------------- 4,8KM
    10,5m ----------------------- 8 km
    14,4m ----------------------- 12 km
    17m ----------------------- 16 km
    25m ----------------------- 24 km
    34,5m ----------------------- 32 km

    Agora gostaria de saber: baseado em que eles obtiveram estas conclusões ou estou configurando meu equipamento errado? Confesso que sou iniciante em Mikrotik, mas me esforço em leituras e aprendizado.

    Para se ter uma idéia, todos os meus PCI estão com uma freqüência diferente e também está com 20dBm = 100Mw de potência e trabalhando em 5.8GHz. Meus clientes utilizam Bullet M5 HP com Antenas aquário mini parabólicas 25DBI.

    Agora pergunto, onde está o erro? Minha visada é extremamente boa, um cliente que está uma media de 1000 metros recebe um sinal de -79 dBm. Onde está errado????

    Por favor, me ajude...


    Obrigado a todos.
    Amigo voce pode estar com N problemas, começando pelo fato de ter 4 setoriais na mesma torre e o pior na mesma RB.
    Desliga um cartão e faz um teste com este cliente com sinal ruim e posta o resultado..

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MediaFlex Ver Post
    Preciso de ajuda! Tenho um provedor no interior de São Paulo, portanto, estou com uma torre de 17 metros e 45 centímetros de altura, utilizo uma rb600 e 04 PCI R52H, 04 setoriais de 17DBI da OIW, mas não estou conseguindo obter um alcance maior do que 1.500 metros o que me deixa indignado.
    Eu pensei em duas coisas. (Não tenho provedor mas leio muito aqui no Under-linux. )

    Uma é a alimentação da RB600 com tantos cartões, está suficiente?

    Outra é a inclinação da setorial, pois dependendo da inclinação você pode ser bom perto e ruim longe e vice e versa.

    Sem falar que existem outros n motivos, interferência etc.

  5. #5
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Eu pensei em duas coisas. (Não tenho provedor mas leio muito aqui no Under-linux. )

    Uma é a alimentação da RB600 com tantos cartões, está suficiente?

    Outra é a inclinação da setorial, pois dependendo da inclinação você pode ser bom perto e ruim longe e vice e versa.

    Sem falar que existem outros n motivos, interferência etc.

    + uma polarização das antenas

  6. #6

    Padrão

    Boa noite a todos.

    Concordo na integra sobre a alimentação da RB e os cartões, este é fato consumado a falta de alimentação.
    Quanto o fato de ter 04 setoriais na mesma torre não é o problema e nem um hipótese aceitável, portanto são dêsconsiderável de imediato.
    Quanto a Polarização, tanto as setoriais, quanto os kits clientes são Horizontais.

    Depois de inúmeras respostas e diversos chutes, a resposta coerente é a alimentação, pois uso uma fonte 24/3A considerando que 1,5A é para RB para cada PCI precisa de 1A o que somaria um total de 5,5A então esta faltando alimentação, com isso os cartões não estão trabalhando na potencia 23dbm como deveria, isso é fato é matemática.

    Muito obrigado a todos

  7. #7

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MediaFlex Ver Post
    Boa noite a todos.

    Concordo na integra sobre a alimentação da RB e os cartões, este é fato consumado a falta de alimentação.
    Quanto o fato de ter 04 setoriais na mesma torre não é o problema e nem um hipótese aceitável, portanto são dêsconsiderável de imediato.
    Quanto a Polarização, tanto as setoriais, quanto os kits clientes são Horizontais.

    Depois de inúmeras respostas e diversos chutes, a resposta coerente é a alimentação, pois uso uma fonte 24/3A considerando que 1,5A é para RB para cada PCI precisa de 1A o que somaria um total de 5,5A então esta faltando alimentação, com isso os cartões não estão trabalhando na potencia 23dbm como deveria, isso é fato é matemática.

    Muito obrigado a todos
    A questão não é tanto as quatro setoriais na mesma torre isso é normal, o problema são os 4 cartões na mesma RB .. masss cada um com suas idéias e suas experiências, estamos aqui para discutir um assunto e 4 cartões na mesma RB para mim é morte lenta.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MediaFlex Ver Post
    Concordo na integra sobre a alimentação da RB e os cartões, este é fato consumado a falta de alimentação.

    Depois de inúmeras respostas e diversos chutes, a resposta coerente é a alimentação, pois uso uma fonte 24/3A considerando que 1,5A é para RB para cada PCI precisa de 1A o que somaria um total de 5,5A então esta faltando alimentação, com isso os cartões não estão trabalhando na potencia 23dbm como deveria, isso é fato é matemática.
    Meu "chute" não foi tão mal... :-)

    Mas não esqueça de confirmar aqui se isso foi realmente a solução para seu problema, pode ser útil para outros.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magnusrk8 Ver Post
    A questão não é tanto as quatro setoriais na mesma torre isso é normal, o problema são os 4 cartões na mesma RB .. masss cada um com suas idéias e suas experiências, estamos aqui para discutir um assunto e 4 cartões na mesma RB para mim é morte lenta.
    Mas esse problema de 4 cartões numa RB não teria relação justamente com subdimensionamento da alimentação?

    Afinal foi projetada para 4 cartões, aí não seria morte lenta, seria suicído de fabrica.

  11. #11

    Padrão

    Esta correto a questão da alimentação, mas é só esta a preocupação que temos em um casso desses????
    E a questão de termos quatro faixas freqüência trabalhando no mesmo meio.. daí o pessoal vem aqui no forum querendo saber como fazer para derrubar o concorrente por que o concorrente esta pegando todos clientes dele ou esta gerando "interferência" no local e quem na verdade esta gerando a tal "interferência" é o próprio fulano mesmo..

  12. #12

    Padrão

    Não existe problema nenhum em usar os 4 cartões na mesma banda na RB600, creio que o "galho" ai é outro, polarização, fonte de alimentação, cabos e conectorização, DISCOS DA AQUARIO não trabalham bem no final da frequencia de operação, algum tipo de encriptação, instalou os paineis muito próximos uns dos outros e pior um de costa para o outro, cartão baleado por temporal, não tem aterramento na torre nem nos equipamentos e usa a fonte fora de fase, super-aquecimento da caixa hermetica principalmente se for metalica, não passou altafusão entra agua no cabo, karaka meu é uma lista do cão heim!

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evertonsoares Ver Post
    Não existe problema nenhum em usar os 4 cartões na mesma banda na RB600, creio que o "galho" ai é outro, polarização, fonte de alimentação, cabos e conectorização, DISCOS DA AQUARIO não trabalham bem no final da frequencia de operação, algum tipo de encriptação, instalou os paineis muito próximos uns dos outros e pior um de costa para o outro, cartão baleado por temporal, não tem aterramento na torre nem nos equipamentos e usa a fonte fora de fase, super-aquecimento da caixa hermetica principalmente se for metalica, não passou altafusão entra agua no cabo, karaka meu é uma lista do cão heim!

    CARO AMIGO,

    Tem razão é uma tremenda lista de cão, quanto a isso não resta duvida.
    Vou responder os itens questionados por você, nesta lista. (rsrsrs)

    Polarização; Abas estão em horizontal, tanto as setoriais quanto os discos da aquário, isto esta correto.
    As costas; Não estão exatamente de costa uns para os outros, mas está entre 60 centímetros, á distancia entre eles.
    Cartões; Novos, não estão baleados por temporal.
    Aterramentos; Ótimos, com 04 Hastes de cobre de 2metros.
    Água no cabo; Cada emenda além de esta siliconada esta com fita de alta temperatura 3M, impedindo a entrada de água e o aquecimento a exposição ao sol.

    Itens que pode ser.

    · Super-aquecimento; A caixa hermética apesar que, ela e de plásticos. (Não tinha verificado isso.)
    · Fonte de energia; Está sendo usada uma 24/3A em um Poe. (Principal Problema é este, se levarmos em consideração que a RB usa 1,5A e os PCI cada um precisa de 1A, assim na soma daria 5,5A o que temos uma necessidade de 2,5A do que esta sendo utilizado. Pensado na lógica este seria o problema.)

    Obs. Quanto a fonte, mandei fazer uma em Campinas, terá a potencia de 24/10A que me custou R$.180,00 fica pronta na terça feira.
    Outra coisa, não compreendi o termo que você usou “algum tipo de encriptação,” o que você quis dizer com isso.

    No mais, muito obrigado a todos pelas dicas, e pelo debate que está muito bom.
    Última edição por MediaFlex; 10-04-2010 às 01:02.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magnusrk8 Ver Post
    Esta correto a questão da alimentação, mas é só esta a preocupação que temos em um casso desses????
    E a questão de termos quatro faixas freqüência trabalhando no mesmo meio.. daí o pessoal vem aqui no forum querendo saber como fazer para derrubar o concorrente por que o concorrente esta pegando todos clientes dele ou esta gerando "interferência" no local e quem na verdade esta gerando a tal "interferência" é o próprio fulano mesmo..
    CARO AMIGO,

    Vou responder os itens questionados por você.

    Tende em vista, que a questão da alimentação esta sendo resolvida, vamos direto ao uso das faixas de freqüência.
    Minha rede e toda em 5,8GHz, o que reduz consideravelmente as interferências, além disto, fui cuidadoso ao ponto de usar uma faixa para cada radio, para não haver ocorrências de interferências nesta rede.
    Por se tratar de uma rede 5.8GHz, sou o único que esta trabalhando nesta freqüência.

    Por tanto, nota se que restringe a falta de alimentação mesmo, outras configurações que podem ter passado despercebido e preciso revisões continuadas e incansáveis, e de suas opiniões para encontrá-las, pois uma cabeça pensa mais do que uma e varias pensa muito, mais do que duas (rsrsrs)

    Muito Obrigado pelas participações. Continue postado, pois assim vamos fortalecendo o debate.

  15. #15

    Padrão

    Não Uso nem a Pau 4 Cartões numa RB só
    tive muita Dor de Cabeça aqui com essas RB 600
    Utilizo tudo Individual
    na minha Torre Com 4 Paineis Coloquei uma RB 411ah Por Painel
    eh só sussego,
    EX: Si um Cartão der Problema os outros Continuão Normalmente
    se uma RB der Pau as Outras Continuão da mesma Forma

    Espero ter ajudado

    Flw...
    Última edição por tonflatland; 11-04-2010 às 10:18. Razão: Correção