Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda - ospf

    Boa Tarde Amigos da Under,

    aqui na minha provedora eu uso 100% mikrotik, em minha rede e hj tenho tudo em bridge e gostaria de migrar tudo para oSPF, porem estou tendo muitas duvidas como iniciar este projeto gostaria de uma ajuda de voces como eu posso começar a fazer isso sem prejudicar o que eu ja tenho e se alguem tiver algum material de configuraçao eu agradeço.

    OBRIGADO

    Fabio

  2. #2

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    Citação Postado originalmente por fabmalfatti Ver Post
    Boa Tarde Amigos da Under,

    aqui na minha provedora eu uso 100% mikrotik, em minha rede e hj tenho tudo em bridge e gostaria de migrar tudo para oSPF, porem estou tendo muitas duvidas como iniciar este projeto gostaria de uma ajuda de voces como eu posso começar a fazer isso sem prejudicar o que eu ja tenho e se alguem tiver algum material de configuraçao eu agradeço.

    OBRIGADO

    Fabio
    olá amigo,

    ja teve alguma ideia pra essa solução?!
    estou com o mesmo problema, mas para piorar não to sabendo configurar o ospf através do winbox!!!

  3. #3

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    Olá Amigo.

    Nesse tópico: https://under-linux.org/f226/ospf-no...97/#post480436
    Eu cito como configurar o OSPF em uma só área de uma forma bem básica.

    O ideal é que você primeiramente monte a estrutura de roteamento da rede. De preferência desenhe todo o esquema antes. Isso ajuda muito quando se migra uma rede bridge pra roteada. Depois de montada a estrutura de ips da rede você pode seguir conforme cito nesse tópico descrito acima. Se sua rede estiver muito grande divida o projeto em etapas, ok?

    Abs.
    Última edição por guilhermeramires; 28-05-2010 às 10:42.

  4. #4

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    Guilherme, desculpa a pergunta mais qual seria a diferença entre a rede em brigde ou roteada ?

  5. #5

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    Um rede em bridge é aquela que roda toda em cima de um só barramento, portanto todas requisições pertencem ao mesmo domínio de broadcast.

    Um rede roteada possui os domínios de broadcast segregados. Uma requisição de um domínio não "se mistura" a requisição de outro domínio.

    Basicamente é isso ai.

    Abs.

  6. #6

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    Obrigado Guilherme deu para ter uma noção, vo da uma pesquisa mais se aprofundando no assunto. Obrigado

  7. #7

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    Bom dia,

    Segue alguns materiais bem explicativo que me ajudaram muito.

    MPLS Lab Setup - MikroTik Wiki

    Manual:OSPF as PE-CE routing protocol - MikroTik Wiki

  8. #8

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    Citação Postado originalmente por guilhermeramires Ver Post
    Um rede em bridge é aquela que roda toda em cima de um só barramento, portanto todas requisições pertencem ao mesmo domínio de broadcast.

    Um rede roteada possui os domínios de broadcast segregados. Uma requisição de um domínio não "se mistura" a requisição de outro domínio.

    Basicamente é isso ai.

    Abs.

    Muito Obrigado Guilherme, nos ajudou muito com a explicação detalhada de como configurar o OSPF,
    porem tenho dúvidas,
    em network eu coloco a rede ou ip da interface da rb ou coloco todas as redes que tenho nos clientes ? por exemplo, 10.10.x.x/24 10.20.x.x/24 10.110.x.x/24 etc...

    o ip da rb tem que ser /30 ou pode ser /21 ? pois criei uma rede /21 para todos os radios da minha rede.

    Obrigado pela atenção
    Última edição por nandop1240; 16-09-2010 às 23:15.

  9. #9

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    Em "networks" você coloca as redes que deseja publicar.

  10. #10

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    Citação Postado originalmente por guilhermeramires Ver Post
    Em "networks" você coloca as redes que deseja publicar.
    ok, e quanto ao ip da RB ? tem que ser /30 ? ou pode ser /21 como eu criei ?

    Mais uma vez obrigado pela ajuda...

  11. #11

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    Isso é relativo. Se for um ponto a ponto você deve usar /30. Mas se for pra atender uma gama de clientes em um hotspot, por exemplo, você pode usar o /21 sem problema. Tudo vai depender do seu objetivo, ok?

    Abs.

  12. #12

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    humm entendi
    é que estou tendo problema com o seguinte cenario,
    tenho um sistema que gerencia as RBs - "mksolutions" e o mesmo pede para que seja criado um tunel l2tp até o servidor para a comunicação do sistema com as rbs serem criptografados, entao acabo tendo dois ips na rb, e ai quando eu subo a segunda rb com ospf a primeira cai e vice-versa.

    obrigado.

  13. #13

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    Como assim cai? Isso tá parecendo ser problema de configuração no OSPF. Qual router tá publicando rota default?

  14. #14

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    Seguinte

    server sistema que controla o provedor e que tem o freeradius = ip 189.x.0.2/27 - server Mikrotik principal ip 189.x.0.13/27 + ip 10.1.1.1/21

    os ips 189.x.0.x sao ips de gerencia , sao publicos. O ip 10.1.1.1/21 sao da rede de radios, para o servidor poder pingar as rbs e para as RBs poderem discar o L2TP

    a RB1 tem o ip 10.1.1.11/21 na ether1
    a RB2 tem o ip 10.1.1.12/21 na ether1
    a RB3 tem o ip 10.1.1.13/21 na ether1
    e assim ate aprox 50 RBs na rede

    o sistema sugere que seja criado um tunel L2TP entre cada RB e o servidor mikrotik principal. e na hora de discar pede para marcar a opcao (adicionar a rota default).
    sendo assim as rbs discam para o servidor mikrotik principal pelo ip 10.1.1.x/21 e depois atribui outro ip para se comunicar diretamente com o servidor de sistema
    para isso quando crio o secret no servidor principal , coloco o ip local 10.10.0.1 e ip remoto 10.10.0.2 para a rb1
    para a rb2 o ip local eh 10.10.0.3 e o ip remoto eh 10.10.0.4 e assim por diante

    isso serve para o servidor que controla o provedor acessar as rbs via ssh e API dentro de um tunel criptografado e nao junto com todos os dados da rede

    sendo assim todas as rbs tem a rota default na classe 10.10.0.x que eh a classe do tunel L2TP

    no servidor do sistema web que gerencia o provedor (linux), tem uma rota
    route 10.10.0.x 255.255.255.0 189.x.x.13

    ou seja dizendo que para acessar qualquer ip da classe 10.10.0.x tem que passar por 189.x.x.13, pois esse servidor acessa as rbs para criar as queues dinamicas , bloquear clientes etc...

    Quando ativo o OSPF dessa forma e divulgo na area1 a rede 10.10.0.x/24 que eh a rede da L2TP, o ospf funciona legal, porem no servidor aparece varios neigbhors, pois cada rb esta fechando o ospf com o servidor, mas na rb soh aparece 1 neighbord que eh o servidor, a rb nao enxerga as outras rbs no ospf,

    Ate ai tudo bem, pois para o que preciso agora funcionara perfeitamente, mas se eu quiser fechar por exemplo um outro link interligando 2 torres para se uma cair , o ospf direcionar para outra torre, isso nao sera possivel, pois elas nao estao se enxergando.

    o que eu quero o seguinte

    servidor mikrotik principal - 10.1.1.1/21
    | | |
    | | |
    RB1 RB2 RB3 etc...
    10.1.1.11/21 10.1.1.12/21 10.1.1.13/21

    para baixo dos RBs terao clientes com as classes de ips
    10.110.x.x - nat - ate trocar por publicos
    10.120.x.x - nat - ate trocar por publicos
    189.x.1.x - publicos
    189.x.2.x - publicos
    189.x.3.x - publicos

    nesse cenario preciso levantar o ospf desse jeito com esses ips e tudo com o servidor miktorik principal, que eh ele que vai distribuir a internet.


    Obrigado mais uma vez, pois vejo que voce estah interessado em ajudar mesmo, esta sempre respondendo varios topicos. muito obrigado amigo.
    Última edição por nandop1240; 19-09-2010 às 11:56.

  15. #15

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    Seu servidor principal e as RB1, RB2, RB3, etc... Estão na mesma faixa de rede. E como você tá falando que são mais de 50 você vai ter alguns problemas. O bom seria você rotear cada uma com ips /30 pra diminuir o broadcast. A segunda dica seria você dividir sua rede em pelo menos mais uma área de OSPF pois 50 RBs dentro da mesma área já começa a dar perda de performance. Os routers que dão acesso a internet você deixa na área zero e publicando rota default. Assim você terá redundância caso algum falhe. O restante você pode por em uma nova área. Mas esse processo de mudança precisa ser feito com cuidado. Antes de iniciar adicione as rotas estáticas para não perder conectividade, ok?

    Abs.

  16. #16

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Esquema Backbone Teletrade.jpg
Visualizações:	271
Tamanho: 	91,9 KB
ID:      	14614
    Acima tem o desenho da rede de backbone , o backbone se repeti em varias repetidoras na bridge1 em cada repetidora tem os cartoes que atende os clientes que quando e mais de um eu criei uma bridge_cli e nelas eu atribuo o serviço de ppp e todas as rb tem a default gw o ip do servidor que distribui as rotas a rede de repetidora e um /26 e do servidor eu mando rotas estaticas pras repetidoras geralmente um /28 quando repetidora e pequena e um /24 quando e uma repetidora grande tudo e ip valido , a duvida e a seguinte: Como eu faço pra migrar sem derrubar os clientes ? se eu mudar os ponto a pontos pra um /30 rede falsa o meu servidor do dude como vai monitorar essas repetidoras ? e o servidor de autenticaçao como ele vai conhecer essas repetidoras ?

  17. #17

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    Eduardo,

    Você precisa redefinir a estrutura de ips da sua rede. Monta primeiramente no papel como vai ficar pra depois você executar. Vai adicionando os ips/redes nos roteadores e adicionando as rotas de forma estática. Quando tiver finalizado você vai removendo as bridges aos poucos e por último você sobe o OSPF e remove as rotas estáticas. O Dude monitora as repetidoras pelo roteamento sem problema. Em relação a autenticação se for pppoe ou hotspot você precisa manter os clientes no mesmo dominio de broadcast que está o servidor, ok?

    Abs.

  18. #18

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    Amigo Guilhermeramires

    Eu fiz o exemplo que vc passou todas as RBs se pingaram so que na ultima opçao aonde ele "Redistribute Default Route" na Rb1 a rota nao repassou pras outras rbs ele pinga o ip estatico que eu coloquei na ether3 da RB1 mas a rota estatica que coloquei na RB1 so navega a RB1 as outras nao consegui pingar o gw da RB1

  19. #19

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    Existe rota default na RB1? Você colocou pra redistribuir rotas conectadas também?

  20. #20

    Padrão Re: Ajuda - ospf

    Citação Postado originalmente por guilhermeramires Ver Post
    Existe rota default na RB1? Você colocou pra redistribuir rotas conectadas também?
    A rota default e estatica e esta navegando , Marquei pra redistribuir e nao funcionou da RB3 eu pingo o ip valido da interface ether3 so que nao pingo o gw do ip valido que esta atribuido na ether3 tem um hotmail que eu possa te adicionar pra trocar uma ideia