+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual equipamento??

    A mais ou menos 2 anos venho pesquisando e me informando sobre produtos, mercado, soluções, etc e agora aguardo apenas o anuncio de como será (e se será) feito o plano nacional de banda larga que em minha humilde opinião será uma explosão de concorrência e acesso no Brasil. Partindo dessa premissa eu e alguns amigos estamos querendo começar alguns testes entre nós mesmos para depois, entrar arrebentando. Moramos em uma região em que o serviço prestado é um lixo e a concorrência é baixíssima. Porém, se igualar aos que já existem está fora de cogitação. Os preços de banda por aqui são altíssimos e como disse, o serviço deixa muiiiito a desejar.

    Partindo daí e da nossa própria necessidade de banda, qualidade (e de muiita gente que conhecemos em nosso circulo) decidimos desde então abrir um provedor. Porém, estamos esbarrando em uma questão importante e que dificilmente alguém nos ajuda.

    Qual equipamento usar.

    Queremos montar um negócio que cresça junto com a gente sem que amanhã ou depois tenhamos que fazer um mega investimento, trocar todo mundo ou trabalhar com várias infras, soluções e marcas diferentes. Queremos e precisamos de um negocio centralizado. Já lemos muito sobre SkyPilot, Motorola Canopy, Ubiquiti, C3... e assim vai....

    Temos 2 locais para respectivamente 1 torre em cada que são muito bem posicionados na cidade. São pontos altos com grande concentração de usuários tanto empresariais quanto residenciais e para nossa sorte, sem o alcance da banda larga (speedy). Gostaríamos também de oferecer planos desde os mais básicos (350k) até 1/2mb’s.

    O que precisamos é de qualidade, controle, gerenciamento, confiança no produto e que possamos crescer a rede cada vez mais tanto em termos de banda quanto em termos de usuário. O que e qual equipamentos são necessários para que possamos montar um mini provedor entre nós mesmos simulando controle de usuários, banda, antenas e etc? Como se eu fosse começar hoje e apenas expandir os clientes amanha?


    Mimo, WiMax, Mesh......?


    O que vocês poderiam me indicar e se poderiam?


    Grande abraço a todos!
    Última edição por Zucchi; 11-04-2010 às 12:57.

  2. #2
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up Solução GARANTIDA !

    Sou Engenheiro em Telecomunicações, ja montei provedores do zero, solucionei problemas de provedores mal orientados etc..., Administro remotamente 2 provedores de Internet. Sou suporte técnico para duas grandes indústrias no Brasil. Terminando minhas qualificações, vamos à sua resposta.

    Para não se encomodar tudo começa com a escolha de um bom servidor de Autenticação, controle, Cadastro e Cobrança. Neste segmento indico com 100% de Segurança o MyAuth versão 3. É claro instalado em uma máquina de boa qualidade com componentes escolhidos a dedo.

    Nas suas torres de Acesso para clientes recomendo uma solução escalonável, é o mais novo sistema da UBIQUITI na versão MIMO. Seriam as antenas painél setorial associadoas as Rocket M5. As quais garantem uma conexão de longo alcance e extremamente robusta.

    Para que seus clientes se Interliguem às suas torres de AccessPoint vc pode usar Nano5, Nano Loco 5, ou ainda uma opção de menor custo mas nem por isso menos eficiente, aliás muito pelo contrário as KOZUMI AFO5, tal escolha depende tb da distância dos seus clientes estão das Torres.

    Espero poder ter esclarecido muitas das suas dúvidas e quem sabe de outros usuários.
    Todos os sistemas que indiquei ja foram usados e testados por mim em diversas condições.
    Em fim posso garantir que se começar bem terá excelente resultado!

    Grande Abraço, e a sua disposição por aqui ou pelos meus MSN ou SKYPE !

  3. #3

    Padrão

    Bom dia amigo, pelo que voce quer oferecer (velocidades) antes de comprar qualquer equipamento, verifique a disponibilidade de link dedicado em sua região, e tambem a licença SCM ou uma parceria com uma empresa seria, faça uma prospecção (pesquisa) na cidade de oferta X demanda X custos, se depois de tudo isto tiver certeza que vale à pena....existe muitas soluções excelentes em equipamentos tanto em 2,4ghz com em 5,8ghz...

    Para te indicar equipamentos , primeiro informe a velocidade do seu link, se vai fazer ponto à ponto em regiões diferentes da cidade, quantos clientes pretende atender em cada POP, qual frequencia pretende trabalhar, etc...aí sim podemos te indicar os equipamentos corretos para não desperdiçar o seu dinheiro...

  4. #4

    Padrão

    Cara sou um fã do MK, tenho em todas as minha repedidoras como cliente e AP, minha rede é toda interligada com MK e não tenho problemas com ela, todo o controle da rede pode ser feito por ele, na ponta do cliente para mim, indifere o equipamento pois ele apenas faz a comunicação wireless, todo o controle de banda, mac, p2p, connlimit, e outros são feitos pelo MK.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Sou Engenheiro em Telecomunicações, ja montei provedores do zero, solucionei problemas de provedores mal orientados etc..., Administro remotamente 2 provedores de Internet. Sou suporte técnico para duas grandes indústrias no Brasil. Terminando minhas qualificações, vamos à sua resposta.

    Para não se encomodar tudo começa com a escolha de um bom servidor de Autenticação, controle, Cadastro e Cobrança. Neste segmento indico com 100% de Segurança o MyAuth versão 3. É claro instalado em uma máquina de boa qualidade com componentes escolhidos a dedo.

    Nas suas torres de Acesso para clientes recomendo uma solução escalonável, é o mais novo sistema da UBIQUITI na versão MIMO. Seriam as antenas painél setorial associadoas as Rocket M5. As quais garantem uma conexão de longo alcance e extremamente robusta.

    Para que seus clientes se Interliguem às suas torres de AccessPoint vc pode usar Nano5, Nano Loco 5, ou ainda uma opção de menor custo mas nem por isso menos eficiente, aliás muito pelo contrário as KOZUMI AFO5, tal escolha depende tb da distância dos seus clientes estão das Torres.

    Espero poder ter esclarecido muitas das suas dúvidas e quem sabe de outros usuários.
    Todos os sistemas que indiquei ja foram usados e testados por mim em diversas condições.
    Em fim posso garantir que se começar bem terá excelente resultado!

    Grande Abraço, e a sua disposição por aqui ou pelos meus MSN ou SKYPE !
    Como diria Jack, primeiramente vamos por partes... rs

    Primeiramente muito obrigado por sua ajuda e a ajuda de TODOS aqui. Quando você fala de longa distância é quanto? Depois vem a parte 2...rs

    Citação Postado originalmente por Alanonline Ver Post
    Bom dia amigo, pelo que voce quer oferecer (velocidades) antes de comprar qualquer equipamento, verifique a disponibilidade de link dedicado em sua região, e tambem a licença SCM ou uma parceria com uma empresa seria, faça uma prospecção (pesquisa) na cidade de oferta X demanda X custos, se depois de tudo isto tiver certeza que vale à pena....existe muitas soluções excelentes em equipamentos tanto em 2,4ghz com em 5,8ghz...

    Para te indicar equipamentos , primeiro informe a velocidade do seu link, se vai fazer ponto à ponto em regiões diferentes da cidade, quantos clientes pretende atender em cada POP, qual frequencia pretende trabalhar, etc...aí sim podemos te indicar os equipamentos corretos para não desperdiçar o seu dinheiro...
    Vamos lá. Quanto a links, tenho uma vantagem muito boa. Aqui é atendido pela Telefonica a qual fui gerente vários anos. Tenho facilidade de negociação, contratação, e principalmente instalação e reparo. Isso é um diferencial muito bom... conheço as manhas e tudo mais. Ainda não decidimos com o quanto começar. Vai ser algo em torno de 1 a 2 MB's full... quando passar para 4 vou passar pra fibra já... por enquanto vou ter um "backup" com Speedy mesmo... mas... se der certo do jeito que estamos projetando e se tudo se cumprir/realizar, vamos subir esse link rapidinho.. por enquanto é só uma "brincadeira grande" entre nós mesmos.

    Quanto a licença SCM vai ser parceria.

    Eu preferia trabalhar em 5.8. No caso só teriamos um ponto-a-ponto e deles os ponto-multiponto. 5.8 é mais "imune" a interferencias por ser mais caro. Aqui ninguem visa qualidade... só cash. Queria um tipo de controle que depois eu pudesse integrar a Wifi mesmo. Distribuir em praça, cidade a fora patrocinado ou pago mesmo via cartõzinho estilo Hotel por exemplo. Por isso queria que fosse tudo escalonado. Mas essa é a parte 2...

    As areas que nós "temos" são de grande densidade. Então queria o maior numero possivel de usuários sempre né? rs. É o sonho de todo mundo . Aqui na cidade, temos visada para tudo quanto é lado. Principalmente onde estamos. Logo queria também um equipamento que pudesse chegar o mais "longe" possivel sem perder qualidade claro. Mas ai tem a questão de quem está mais perto e quem está mais longe não é? Como dimensionar isso?

    Esqueci algo? Obrigado!

    Citação Postado originalmente por Infotec Ver Post
    Cara sou um fã do MK, tenho em todas as minha repedidoras como cliente e AP, minha rede é toda interligada com MK e não tenho problemas com ela, todo o controle da rede pode ser feito por ele, na ponta do cliente para mim, indifere o equipamento pois ele apenas faz a comunicação wireless, todo o controle de banda, mac, p2p, connlimit, e outros são feitos pelo MK.
    MK é só o controle mesmo correto?

  6. #6

    Padrão

    No seu caso você já tem duas torres em locais privilegiados na cidade pelo que entendi, ir mais longe o sinal vai depender da potência de transmição do seu ap, da antena e da viabilidade entre sua torre e seus clientes, o MK não apenas faz o controle, o meu MK gerencia os clientes, banda, cache, firewall e também é meu ap de transmição, tenho em minha torre principal 4 setoriais 90º totalizando 360º com cartão MK-MINI PCI WLM54G-30 ESD 1W (1000MW) CHIPSET ATHEROS 2.4GH, e 4 cartões com 4 antenas 5.8 mandando para outras 4 repetidoras que as mesmas também possuem apenas 1 MK com 1 cartão 5.8 recebendo o sinal e 1 cartão 2.4 espalhando para os clientes da região, tenho cobertura em 90% da cidade de 55 mil abitantes.
    Pretendo separa o cache e o firewall logo logo, mas no seu caso poderia fazer tudo em um por enquanto.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Infotec Ver Post
    No seu caso você já tem duas torres em locais privilegiados na cidade pelo que entendi, ir mais longe o sinal vai depender da potência de transmição do seu ap, da antena e da viabilidade entre sua torre e seus clientes, o MK não apenas faz o controle, o meu MK gerencia os clientes, banda, cache, firewall e também é meu ap de transmição, tenho em minha torre principal 4 setoriais 90º totalizando 360º com cartão MK-MINI PCI WLM54G-30 ESD 1W (1000MW) CHIPSET ATHEROS 2.4GH, e 4 cartões com 4 antenas 5.8 mandando para outras 4 repetidoras que as mesmas também possuem apenas 1 MK com 1 cartão 5.8 recebendo o sinal e 1 cartão 2.4 espalhando para os clientes da região, tenho cobertura em 90% da cidade de 55 mil abitantes.
    Pretendo separa o cache e o firewall logo logo, mas no seu caso poderia fazer tudo em um por enquanto.
    Humm..vamos por partes

    Cada torre sua alcança quantos km ? Quando você fala repetidora posso pensar que é uma torre/extensão da sua principal correto?

    Posso perguntar quantos clientes vc tem (no total) e qual seu link?

    Estava vendo esse cara aqui ô: Como "kit cliente"
    Basicamente ele é o que vai na casa do cliente e que é alinhada com minha torre certo?
    :::: Computech :::: Loja On-line WWW.WAVELAN.COM.BR ::::

    :::: Computech :::: Loja On-line WWW.WAVELAN.COM.BR ::::

    :::: Computech :::: Loja On-line WWW.WAVELAN.COM.BR ::::

    Tudo o que é setorial no caso é sempre o meu ponto principal ? É nele que eu aponto meus clientes?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Infotec Ver Post
    No seu caso você já tem duas torres em locais privilegiados na cidade pelo que entendi, ir mais longe o sinal vai depender da potência de transmição do seu ap, da antena e da viabilidade entre sua torre e seus clientes, o MK não apenas faz o controle, o meu MK gerencia os clientes, banda, cache, firewall e também é meu ap de transmição, tenho em minha torre principal 4 setoriais 90º totalizando 360º com cartão MK-MINI PCI WLM54G-30 ESD 1W (1000MW) CHIPSET ATHEROS 2.4GH, e 4 cartões com 4 antenas 5.8 mandando para outras 4 repetidoras que as mesmas também possuem apenas 1 MK com 1 cartão 5.8 recebendo o sinal e 1 cartão 2.4 espalhando para os clientes da região, tenho cobertura em 90% da cidade de 55 mil abitantes.
    Pretendo separa o cache e o firewall logo logo, mas no seu caso poderia fazer tudo em um por enquanto.
    Então... digitei um monte de perguntas para você e quando fui enviar deu pau e perdi tudo.. pouts...

    Me ajuda a entender. Quando você fala repetidora é como se você tivesse as 04 torres para cobrir os 90% da cidade que você falou correto? Posso perguntas quantos clientes vc tem e qual a velocidade do seu link?

    Estava dando uma olhada por exemplo no:

    American Satélite - Access point bridge Engenius ESR-1221 EXT, MiniPCI Engenius EMP-8602 Plus-S 600 mW, MiniPCI Engenius EMP-8603, Placa-mãe Mikrotik Routerboard RB433, Placa-mãe Mikrotik RouterBoard RB433AH, Placa-mãe Mikrotik RouterBoard RB433UAH, que é usado com o American Satélite - Access point bridge Engenius ESR-1221 EXT, MiniPCI Engenius EMP-8602 Plus-S 600 mW, MiniPCI Engenius EMP-8603, Placa-mãe Mikrotik Routerboard RB433, Placa-mãe Mikrotik RouterBoard RB433AH, Placa-mãe Mikrotik RouterBoard RB433UAH, (ou eu falei merda?)

    Diz que ele é ponto-a-ponto e ponto multiponto com alcance de até 50km. Logo posso usa-lo para "torre-a-torre" e para meus clientes correto?

    Na parte cliente colocaria um: American Satélite - Access point bridge Engenius ESR-1221 EXT, MiniPCI Engenius EMP-8602 Plus-S 600 mW, MiniPCI Engenius EMP-8603, Placa-mãe Mikrotik Routerboard RB433, Placa-mãe Mikrotik RouterBoard RB433AH, Placa-mãe Mikrotik RouterBoard RB433UAH, que alcança até 15 km. É isso? Basicamente a estrutura é essa?

  9. #9

    Padrão

    Não trabalhei com esses equipamentos ainda para poder dar algum parecer, faço o enlace das minhas repetidores com cartão MK 5.8, repetidora são as torres em pontos estratégicos para repetir o sinal de internet em minha cidade, atendo cerca 600 clientes e tenho 10Mb de banda, como falei, uso MK em toda a rede tanto para ponto a ponto quanto para bradge-cliente.

  10. #10
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Smile Facilidade de USO

    Quando sugeri os equipamentos e sistemas no inicio deste tópico procurei os melhores equipamentos do mercado, ja por mim utilizados e indicados com sucesso, Visando principalmente a FACILIDADE de uso e a Abrangência do sinal deste tipo de Sistema bem como SEGURANÇA ! Não adianta iinstalar algo MUITO BOM como MK se não se sabe operar isso é dar um tiro no pé. Já os sistemas que recomendei são extremamante robustos e de fácil Operação !

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Quando sugeri os equipamentos e sistemas no inicio deste tópico procurei os melhores equipamentos do mercado, ja por mim utilizados e indicados com sucesso, Visando principalmente a FACILIDADE de uso e a Abrangência do sinal deste tipo de Sistema bem como SEGURANÇA ! Não adianta iinstalar algo MUITO BOM como MK se não se sabe operar isso é dar um tiro no pé. Já os sistemas que recomendei são extremamante robustos e de fácil Operação !
    Paulo, longo alcance é quantos KM a partir da torre?

  12. #12
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Alcance médio de 3.5 Km ! se vc não estiver com a frequencia muito poluida, ja por isso indiquei equipamentos de 5Ghz !

  13. #13

    Padrão

    Então Paulo... ainda considero 3.5km "pouco" ou to lendo muita besteira por ai.

    Exemplo: Li sobre os equipamentos da SkyPilot que atingem 10km com visada. É lenda ou atinge mesmo?

    Esse aqui por exemplo da Ubiquiti está como até 50km ponto-a-ponto ou ponto-multiponto. American Satélite - Access point bridge Engenius ESR-1221 EXT, MiniPCI Engenius EMP-8602 Plus-S 600 mW, MiniPCI Engenius EMP-8603, Placa-mãe Mikrotik Routerboard RB433, Placa-mãe Mikrotik RouterBoard RB433AH, Placa-mãe Mikrotik RouterBoard RB433UAH,

    Entretando acho que os 50km são para ponto-a-ponto...

    Esse aqui por exemplo me deu um alcance de 15km American Satélite - Access point bridge Engenius ESR-1221 EXT, MiniPCI Engenius EMP-8602 Plus-S 600 mW, MiniPCI Engenius EMP-8603, Placa-mãe Mikrotik Routerboard RB433, Placa-mãe Mikrotik RouterBoard RB433AH, Placa-mãe Mikrotik RouterBoard RB433UAH,

    Agora só para aproveitar por exemplo, esse aqui American Satélite - Access point bridge Engenius ESR-1221 EXT, MiniPCI Engenius EMP-8602 Plus-S 600 mW, MiniPCI Engenius EMP-8603, Placa-mãe Mikrotik Routerboard RB433, Placa-mãe Mikrotik RouterBoard RB433AH, Placa-mãe Mikrotik RouterBoard RB433UAH, seria meu "backobone" certo? Seriam necessária 4 desses para cobrir 360º.

    Se puder, me tira essas duvidas.

  14. #14
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Se vc quer saber da REAL mas REAL mesmo, não esses provedores que conectam o cliente de qualquer jeito só pra dizer que está conectado, e ganhar a mensalidade navegando de qualquer jeito, as torres com o equipamento que te aconselhei vão dar um alcance máximo com qualidade de 4KM, e a propósitocomo acho que isso é uma questão bem pessoal seria legal vc me adicionar no MSN para podermos acertar melhor os detalhes e ampliar seus conhecimentos !

  15. #15

    Angry

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Se vc quer saber da REAL mas REAL mesmo, não esses provedores que conectam o cliente de qualquer jeito só pra dizer que está conectado, e ganhar a mensalidade navegando de qualquer jeito, as torres com o equipamento que te aconselhei vão dar um alcance máximo com qualidade de 4KM, e a propósitocomo acho que isso é uma questão bem pessoal seria legal vc me adicionar no MSN para podermos acertar melhor os detalhes e ampliar seus conhecimentos !
    Caro colega, para começar você nem sabe como meus clientes estão conectados apenas listei qual equipamentos utilizo, e se meus MK são para "provedores que atendem o cliente de qualquer jeito" acho que quase todo mundo do fórum atende de qualquer jeito seus clientes, se meus serviços não atendesem as exigências de meus clientes eu não teria a cartela que tenho hoje, com duas a cinco ativações por dia e à mais de 48 dias sem NENHUM cancelamento, esse seu papinho de vendedor querendo meter equipamento top de linha para um futuro provedor que todos sabem ser muito difícil começar do zero não cola amigo, o forum é um compartilhamento de conhecimentos não site para venda de serviços.
    Pelo que vi você é de Foz do Iguaçu, do ladinho do Paraguai, assim fica fácil montar estruturas "TOP" como voçê disse.
    Citei MEUS equipamentos e MINHA opnião, então favor respeite e será respeitado.

    Todo o equipamento é bom... Basta saber usar
    Última edição por Infotec; 18-04-2010 às 20:12.

  16. #16
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    VENDEDORZINHO um "CAR....LHO" sou Engenheiro em telecomunicações, e NÃO contrabandeio produtos dp PY como grande parte dos usuários de MK (nada conta), Sugeri os equipamentos que coloquei na minha lista. IDIOTICE é colocar como tese para um cliente que está começando a montar um provedor com um equipamento dificil de configurar e manter. E vc ainda chama isso de RESPEITO ? Respeito é aceitar as indicações dos outros sem se IRRITAR, quem não DEVE não teme. e para seu conhecimento os equipamentos que sugeri custam mais BARATOS que os que vc USA, faça as contas e veja ! Reputação e Instrução Academica pra isso eu tenho e de Sobra, SEMPRE ajudei todo mundo aqui !

  17. #17

    Padrão

    Amigo, realmente me irritei com o comentário, não tirando seu mérito e nem duvidando de seu conhecimento, como comentei no outro tópico, apenas passei como minha estrutura está e me senti ofendido pelo comentário do "não esses provedores que conectam o cliente de qualquer jeito só pra dizer que está conectado, e ganhar a mensalidade navegando de qualquer jeito", se ofendi pesso desculpas, só não se ache melhor que os outros pois tembém tenho formação, conhecimento e uma rede totalmente estável.

  18. #18
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual equipamento??

    Citação Postado originalmente por Infotec Ver Post
    Amigo, realmente me irritei com o comentário, não tirando seu mérito e nem duvidando de seu conhecimento, como comentei no outro tópico, apenas passei como minha estrutura está e me senti ofendido pelo comentário do "não esses provedores que conectam o cliente de qualquer jeito só pra dizer que está conectado, e ganhar a mensalidade navegando de qualquer jeito", se ofendi pesso desculpas, só não se ache melhor que os outros pois tembém tenho formação, conhecimento e uma rede totalmente estável.
    Obrigado pela reconsideração, espero a qualquer momento nos encontarmos no forum e podermos nos ajudar em futuras questões !

    Grande Abraço! Até mais !