+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Virus - causando lentidão no compartilhamento de arquivos .

    Olá Pessoal do underlinux, tenho uma rede com 50 usuários e uso samba para compartilhar arquivos, tem uma pasta que configurei como publica para todos os usuários do dominio gravarem o que for preciso, mas a mesma está entupida de vírus são tantos vírus que chega a usar todo o espaço disponível para a mesma .
    Vi que tem a opção veto file, e gostaria de saber se tem como usar esta opção apra somente esta pasta pública, pois nas outras gostaria de deixar sendo gravado tudo o que for preciso .

    Existe alguma forma de fazer isto ? alquem poderia postar a sintaxe pra mim por favor, de como usar em uma pasta só ?
    Desde já muito obrigado pela atenção .

  2. #2

    Padrão

    Opa... da para usar o veto files, em apenas compartilhamentos determinados veja meu exemplo:

    [comum]
    comment = Diretorio de uso comum
    path = /home/dados/comum
    valid users = @xxxxx
    guest ok = yes
    create mask = 0777
    directory mask = 0777
    force directory mode = 0777
    writeable = yes
    browseable = yes
    printable = no
    create mask = 0777
    force create mode = 0777
    force group = xxx
    # Bloqueio de extensoes nesta pasta e subpastas
    veto files = /*.mp3/*.ogg/*.wma/*.cda/*.wmv/*.asf/*.mpg/*.mpeg/*.pps/*.scr/*.pif/*.bat/*.exe/*.{*}


    è só configurar a linha veto files, apenas no compartilhamento que quiser... e usar a sintaxe /*.extensão/*.extensão/*.extensão e etc

    Att
    Tiago Iahn
    Última edição por Lynx; 14-04-2010 às 09:17.

  3. #3

    Padrão

    Eu tenho um servidor Samba compartilhando arquivos para estações Windows XP, já tive esse problema de lentidão certa vez, era o Conficker (Worm), encontrei com com Clamav, removi na unha, minha rede voltou a ficar rápida.
    Instala o Clamav no Linux, e varre as pastas compartilhadas pelo Samba, identifica os malwares e manda bala neles.

    Quanto ao veto eu uso no meu:
    veto files = /*.mp3/*.avi/*.mpeg/*.mpg/*.wma/*.wmv/*.mp4/*.mov/*.ogg/*.jpg/*.tif

    Você pode vetar tanto no compartilhamento quanto no global
    Última edição por jorgecosta; 14-04-2010 às 10:41. Razão: Esqueci o veto

  4. #4

    Padrão

    Tambem tem a opção de habilitar um anti-virus no compartilhamento.

    da uma lida ae!

    Linux: Samba + clamav - compartilhamento livre de vírus [Artigo]