+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace 4 km dúvidas

    Pessoal como aqui ta meio dificil link minha unica solução vai ser buscar uma conexão da GVT a 4 KM o material pretendido é o seguinte:

    RB 433AH
    Cartão XR5
    Antena de Grade 27 DBI OIW(Também estou achando exagero o ganho da antena mais a especificação vem a seguir).

    Lá pretendo pegar uma coxexão de fibra otica de 100 megas de download por 10 megas de UP, como eu sei que devido ao UP ser bem mais baixo eu não conseguiria usar mesmo os 100 megas, mas deixando os cartões com pouquissima estou pensando algo em torno de 17 dbm - 20 dbm já que as antenas tem um otimo ganho eu conseguiria passar ums 30 Megas nesse enlance?
    Lá a conexão vai ser por fibra então eu consiguo enviar e receber ao mesmo tempo, então pra min uns 30 mb de trafego = ~20 de down e ~10 de UP já estaria de bom tamanho.

  2. #2

    Padrão

    Esquecir de mencionar, fresnell limpa totalmente e a opção de grande se deu pois em um dos pontos tenho torre nas no outro tenho um cano de 2,5 polegadas com 15 metros, ele está bem estaiado com cabo de aço, mas não confio em colocar uma disco la em cima não, lugar alto, vento forte, muito arraste.

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Se colocar com mastro chumbado no chao , de 18metros te garanto que segura. coloca cabos de aço a cada 6 metros. tenho fotos disso no meu album.Amarração pra esse caso de muito vento faz a cada 90° com cabos de aço naval(protegido de umidade).

    Quanto a passar os 30 megas:
    02 OIW 33DBI
    02 XR5
    02 RB 433AH C/ FONTE CHAVEADA de uns 24v/4amp.
    02 CABOS CELLFLEX 3/8 2M CADA
    ALINHAMENTO FINO
    Tu passa tranquilo isso que precisa. lembrando sempre que:
    1- Tem que estar 100% alinhado;
    2- Tem que ter uma zona de fresnell muito boa quase perfeita
    3- Equipamentos tem que ser de qualidade, senão..não tem milagre.

    Precisando de ajuda estamos a disposição.
    Abraço.

  4. #4

    Padrão

    Obrigado pela reposta, sobre os equipamentos só na antena que está meio em aberto, mas no resto ja pretendia usar o que você citou, que bom ja imaginas que dava para passar tranquilos os 30 megas mas prefirir me certificar pra ver... Mais estava achando exagero 27 Dbi para 4 KM, 33 DBI oO?? Sei que fica Fino super luxo mas tamanho da antena oiw de 33 DBI para colocar no mastro é complicado..... Alguem já fez enlaces com grades 5.8 pode me dizer os resultados? Perde muito em relação as discos?

    Aqui 5.8 é limpinho o esprectro dar para trabalhar tranquilo então interferência não será problema.

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Se o espectro realmewnte for limpo, a visada 100% (testa com binóculo) , voce pode usar outro material:
    02 Nanos m5 com antena integrada.
    coloca em um mastro alto (tem mastro prontos com pontos de ancoragem pra vender na wirellessrj a partir de 200 reais irmao.
    4KM os nanos fazem brincando sem antena externa.
    Tenho ptp fazendo 8km, com visada 90% (algumas arvores e tal) passando 14megas amigo usando nano 5 versao antiga das nanos. A M5 é muito mais rapida.
    Poderias postar as coordenadas GPS? assim te garanto se passa ou não usando nanos.
    abraço.

  6. #6

    Padrão

    Ponto 1 = Latitude: -7,245064, Logintude: -35,92673
    Ponto 2 = Latitude: -7,22542, Logintude: -35,90022

  7. #7

    Padrão

    Cara fiquei balançado pela possibilidade do nano M5, tenho um PTP de 2 Km da torre central para outro ponto com nano5 e olhe nunca vi coisa mais facil de configura e de alinhar, com os NANOS M5 que tem mais hardware, antena um pouco maior fechar esses 4 KM passando uma banda bacana já, pelo preço vale apena testar pra ver se ele dar conta se não der, um equipamento desse não se perde de jeito nenhum.

  8. #8
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alissonwm Ver Post
    Ponto 1 = Latitude: -7,245064, Logintude: -35,92673
    Ponto 2 = Latitude: -7,22542, Logintude: -35,90022
    Fecha tranquilo!!!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ptp 5.8ghz usando nano 5.jpg
Visualizações:	154
Tamanho: 	108,7 KB
ID:      	10597
    Conforme previsão pode passar até 22mbps nesse ptp se usar nano m5.
    Abraço.

  9. #9

    Padrão

    Que software é esse que você usou? Aqui usei o radio mobile pra ver a questão da visada mas gostei desse software aew na questão de já calcular a velocidade aproximada do link.

  10. #10
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Motorola Linkplanner amigo.
    é uma dos melhores que conheço.Aconselho a ler primeiro como utiliza-lo pra depois começar a usar.

    Quanto à antena OIW 33dbi : ela é microfurada na parábola, pra evitar o arraste do vento viu amigo. te garanto que ela bem presa não incomoda. se tiver que usar mastro, exemplo, 18metros, faz amarração com cabos de aço a cada 6 metros, usando os cabos espaçados entre si a 120°. se for feito isso te garanto por instalações que ja fiz que essa antena nem se mexe em ventos fortes.a ultima amarração deve ser feita a 40cm do topo do mastro ou nos anéis existentes em alguns modelos.
    fica a dica.
    Última edição por leandrolopeswifi; 15-04-2010 às 21:22.

  11. #11

    Padrão

    humrum mas pra começo vou de NANO M5, baixo custo e simples instalação e vi que alem de mais potencia em relação ao NANO5 ele tem mais memória e mais processamento então deve segurar legal, outro coisa que pensei aqui foi a possibilidade fazer 2 ptp nesse link os dois com nano e ver alguma opação de load balance ou roteamento dinamico pra usar os dois ponto ao mesmo tempo dessa forma alem de aumentar a banda disponivel eu ainda teria redundância se um link cair outro assume, ficaria bem interessante.