+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 2 ADSL+ Mikrotik= ??? Só Jesus

    Boa noite a todos unders,
    Gente estou com um problemão aqui que gostaria de saber se algum de vós pode me dar uma mão. Possuo uma lan house com 16 micros, e 2 velox de 1MB. Não consegui aumentar pela oi a velocidade dos links, portanto minha unica opção é o balanceamento dos velox. Tentei usar um equipamento da PLANET XRT 402D e nada. Liguei para o suporte deles, mas de nada adiantou. Não fazia o balanceamento de maneira alguma. Comecei a a procurar alternativas. Comprei uma licensa Mikrotik 4.5 level 4 e já consegui colocar 1 ADSL pra funcionar no mikrotik com a ajuda de um tutorial com telas explicativas, bem pra leigos mesmo (Instalando e configurando o Mikrotik com modem bridge). Porém não há nada tão explicadinho assim para 2 adsl balanceados, seja 2 em bridge ou 1 em bridge e outro roteado. Estou tomando uma surra aqui e a lan quando enche fica muito lento.

    Pelo que vi aqui, a maneira mais simples seria
    Velox 1: micro 1 ao micro 8
    Velox 2: micro 9 ao micro 16
    Só que li todos os topicos, porém na hora de fazer o meu funcionar, nada!
    Será que tem algum tutorial para leigos sobre o assunto? Por favor me ajudem ja nao sei mais o que fazer,
    Grato desde já pela atenção,
    Diego

  2. #2

    Padrão

    precisa disso para uma lan nao roteia os 2 modens e muda nas maquinas o gateway que ela vai acessar se do modem 1 ou modem 2 assim fica blz.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leysle Ver Post
    precisa disso para uma lan nao roteia os 2 modens e muda nas maquinas o gateway que ela vai acessar se do modem 1 ou modem 2 assim fica blz.

    faço das suas minhas palavras!!

    perfeito.......

    amigo pegando uma carona e tentando te ajudar, vamos lá......

    modem 1 roteado coloca nele o ip por exemplo 192.168.254.254 e coloque nas suas maquinas
    os ips 192.168.254.1 ate 192.168.254.8 com gateway 192.168.254.254

    modem 2 roteado coloca nele o ip por exemplo 192.168.254.253 e coloque nas suas maquinas
    os ips 192.168.254.9 ate 192.168.254.16 com gateway 192.168.254.253

    suas maquinas vao continuar na mesma rede com gateways diferentes....
    ao inves de gastar com mikrotik te aconselho a colocar ai um thunder-cache ..... isso sim vai fazer uma grande diferença na sua lan!

    qualquer coisa posta ai!
    Última edição por cls7007; 15-04-2010 às 09:05.

  4. #4

    Padrão

    Amigo tenho uma rede com 32 pcs, com a seguinte config.
    1 modem roteado 192.168.200.254
    1 modem roteado 192.168.201.254
    Um servidor c/ 3 placas de rede rodando Brazilfw router.
    1 placa config. como local 192.168.0.1
    1 placa config. como internet1 192.168.200.253
    1 placa config. como internet2 192.168.201.253

    Todas os pc's estão navegando e no mesmo range de rede 192.168.0.0/24, com controles de QoS, onde vc pode liberar a banda para cada máquina.
    Segue link do site BrazilFW Firewall and Router
    Segue tutorial passo a passo: BrazilFW Firewall and Router • GNU/Linux • View topic - Tutorial da Versão 3.0 do BrazilFW

  5. #5

    Padrão Mas e o Controle de Banda?

    Gente a idéia é até boa, fico grato pela sugestão, na verdade isto será meu ultimo recurso, porém meu interesse em utilizar o mikrotik é pelo fato de poder não só fazer o balanceamento de carga, mas também o controle de banda... Tem muito cliente aqui na lan que instala o ares, bota pra baixar e vai embora... Sem falar nos downloads tradicionais por FTP mesmo. O ideal é fazer o balanceamento e limitar a velocidade dos P2P. Além do mais, já utilizei internet roteada aqui na lan e não foi tao legal assim. Em modo bridge quando cai, no servidor você vê... e é só discar denovo (aguardar a dsl sincronizar). No roteado, quando eu não estiver aqui, vai complicar... Cada vez que um cliente perguntar se a internet caiu, já estou até imaginando o rapaz reiniciando o modem...

    Citação Postado originalmente por cls7007 Ver Post
    faço das suas minhas palavras!!

    perfeito.......

    amigo pegando uma carona e tentando te ajudar, vamos lá......

    modem 1 roteado coloca nele o ip por exemplo 192.168.254.254 e coloque nas suas maquinas
    os ips 192.168.254.1 ate 192.168.254.8 com gateway 192.168.254.254

    modem 2 roteado coloca nele o ip por exemplo 192.168.254.253 e coloque nas suas maquinas
    os ips 192.168.254.9 ate 192.168.254.16 com gateway 192.168.254.253

    suas maquinas vao continuar na mesma rede com gateways diferentes....
    ao inves de gastar com mikrotik te aconselho a colocar ai um thunder-cache ..... isso sim vai fazer uma grande diferença na sua lan!

    qualquer coisa posta ai!

  6. #6

    Padrão

    Ja que adiquiriu uma licença 4.5, pegue um pc com 3 placas de rede, deixe os 2 modem bridge e faz um PCC oras.... aqui no forum em muito material...

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diegogalvao Ver Post
    Gente a idéia é até boa, fico grato pela sugestão, na verdade isto será meu ultimo recurso, porém meu interesse em utilizar o mikrotik é pelo fato de poder não só fazer o balanceamento de carga, mas também o controle de banda... Tem muito cliente aqui na lan que instala o ares, bota pra baixar e vai embora... Sem falar nos downloads tradicionais por FTP mesmo. O ideal é fazer o balanceamento e limitar a velocidade dos P2P. Além do mais, já utilizei internet roteada aqui na lan e não foi tao legal assim. Em modo bridge quando cai, no servidor você vê... e é só discar denovo (aguardar a dsl sincronizar). No roteado, quando eu não estiver aqui, vai complicar... Cada vez que um cliente perguntar se a internet caiu, já estou até imaginando o rapaz reiniciando o modem...

    mais ai já e outro caso...... p2p em lan house cara vc ta doido....... vc nao tem nenhum programa pra gerenciar a lan...... coloca os computadores como convidado..... sem permissao pra instalar nada!!

    coloca uma plaquinha escrito que pirataria e crime e da cadeia.......

    se quiser um conselho simples e nem tao caro..... compra duas RB750 130 reais cada......

    faça elas discarem o modem, configure elas da forma que te falei acima.....e controle a banda, controle p2p, de prioridade ao voip!!! 1 das inumeras vantagens e o consumo de luz, se deixar 2 rbs dessas ligadas direto vai gastar so 10% da energia que gasta uma unica cpu!!

    existem milhões de soluções pra vc.... agora juntar os links e controlar banda na mesma maquina esqueça....

  8. #8

    Padrão

    pq esqueça? nao acho isso nao rs....

  9. #9

    Thumbs up PCC com 2 adsl bridge?

    Hummmmmmmm valeu raus, ja estou lendo aqui no forum a respeito.
    Ouvi muita gente dizendo que pra fazer PCC, eu teria q ter um servidor pra fazer balanceamento e outro pro controle de banda, por isso que eu nem me interessei por este recurso PCC... Mas agora vou pesquisa-lo. Ainda não entendi como ele consegue fazer os 2 gateways trabalharem em conjunto, mas vou pesquisar e qualquer dúvida posto aqui.
    Grato pela ajuda!!!

    Citação Postado originalmente por raus Ver Post
    Ja que adiquiriu uma licença 4.5, pegue um pc com 3 placas de rede, deixe os 2 modem bridge e faz um PCC oras.... aqui no forum em muito material...

  10. #10

    Padrão

    Usa uma RB 450, nele você faz o PCC com balanceamento de carga, web-proxy e instala numa maquina sua o thunder cache... sua rede vai ficar como nunca viu...

  11. #11

    Padrão O que mata no bridge é não termos o IP...

    Bem, tentando implementar os scripts do PCC no mikrotik 4.5 pra fazer o load balance que o amigo raus deu a dica, tive o seguinte problema:

    / ip address
    add address=192.168.0.1/24 network=192.168.0.0 broadcast=192.168.0.255 interface=Local (OK)
    add address=10.111.0.2/24 network=10.111.0.0 broadcast=10.111.0.255 interface=lan1 (como no modo bridge o proprio mikrotik disca e preenche os address dinamicos, não criei esta linha)
    add address=10.112.0.2/24 network=10.112.0.0 broadcast=10.112.0.255 interface=lan2 (como no modo bridge o proprio mikrotik disca e preenche os address dinamicos, não criei esta linha)

    / ip firewall mangle
    add chain=input in-interface=lan1 action=mark-connection new-connection-mark=lan1_conn (OK)
    add chain=input in-interface=lan2 action=mark-connection new-connection-mark=lan2_conn (OK)
    add chain=output connection-mark=lan1_conn action=mark-routing new-routing-mark=to_lan1 (OK)
    add chain=output connection-mark=lan2_conn action=mark-routing new-routing-mark=to_lan2 (OK)
    add chain=prerouting dst-address=10.111.0.0/24 action=accept in-interface=Local (ai que o bicho pega...)
    add chain=prerouting dst-address=10.112.0.0/24 action=accept in-interface=Local (ai que o bicho pega...)

    tentei modificar o codigo pra adaptar mas não consegui. Toda a sequencia de códigos dada pelos tutoriais pede IPs da lan1 e lan2, porém eu não os tenho. É dinamico!
    Alguém ai que ja fez PCC com 2 ADSL em bridge no mikrotik dá uma luz???



    Citação Postado originalmente por diegogalvao Ver Post
    Hummmmmmmm valeu raus, ja estou lendo aqui no forum a respeito.
    Ouvi muita gente dizendo que pra fazer PCC, eu teria q ter um servidor pra fazer balanceamento e outro pro controle de banda, por isso que eu nem me interessei por este recurso PCC... Mas agora vou pesquisa-lo. Ainda não entendi como ele consegue fazer os 2 gateways trabalharem em conjunto, mas vou pesquisar e qualquer dúvida posto aqui.
    Grato pela ajuda!!!

  12. #12

    Padrão

    o procedimentos para 2 bridge ou mas de 2 e basicamente o mesmo. tem muito material no forum, apenas dar uma estudada... e adequar ao seu caso. o proprio do M4d3 serve de base. tenho feito aqui pcc pra todo lado rs... ferramenta melhor nao há....

  13. #13

    Padrão

    Caramba... Ainda existe uma certa divergência entre os usuários do forum a respeito desta questão!
    Será que os mais antigos administradores que utilizam Mikrotik podem dar mais uma opinião?
    Mikrotik 4.5 level 4 dá pra fazer load balance de 2 ADSLs(PCC por exemplo) e controle de banda? Ou não?
    Já estou ficando doido rs...
    Grato pela atenção e colaboraçao de todos!

  14. #14
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão Da uma Olhada no Tuto pode te ajudar!

    O tutorial esta em anexo! Estou com um tutorial muito bom de uma olhada e me avise! se eu puder ajudar em mais algo só me procurar!

    se lhe foi util não esqueça de agradeçer


    msn: [email protected]
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  15. #15

    Padrão Re: Da uma Olhada no Tuto pode te ajudar!

    BFW é gratuito e faz balanceamento completo, faz QOS (Controle de Banda) e uma porrada de outras coisas...
    é muito mais facil de trabalhar que o mikrotik, mas se precisa de uma solução paga então vai ter que aprender a usar o mk mesmo...
    la no site do brazilfw tem muita material sobre o assunto, mas se quiser dou uma maozinha na configuração

  16. #16

    Padrão Re: 2 ADSL+ Mikrotik= ??? Só Jesus

    tem um programinha aqui no forum que fais load balance pcc, da uma pesquisada que vc acha ele parece ser bem simples de usar, ele ja cria as regras vc só copia e cola no mk. boa sorte