+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Provedor + Ponto a Ponto

    Ola a todos, estou a montar um provedor de internet para mais ou menos 500 clientes, irei utilizar 2 links ADSL de 8 mb e estou com algumas duvidas e gostaria humildemente de algumas sugestoes.

    1)Torre de 30 metros
    Equipamentos:

    ROUTERBOARD RB433AH C/ MIKROTIK ON-BOARD x 2 Unidades
    PAINEL SETORIAL ANTENA 12 DBI X 120º 2,4 x 3 Unidades
    CARTÃO MINI-PCI A/B/G EMP-8602 PLUS-S 630MW x 3 Unidades
    Routerboard Rb411 C/ Mikrotik On-board x 1 Unidade
    Antena Omni 15 Dbi Ideal x 2 Unidade

    A minha ideia seria disponibilizar internet via radio em um raio de 4 kilometros para clientes, e utlizar a mesma estrutura fisica para poder formar uma rede ponto a ponto entre 5 escritorios dentro de raio acessando um banco de dados em um servidor em um sexto escritorio distante 2 kilometros da torre, lembrando que os clientes de internet WII nao tem nada haver com os escritorios que quero interligar, a minha ideia seria:

    Utilizar um Router RB433 na torre + RB 411 + Antenas Setoriais + Cartaoes + Antena Ideal, na estrutura do servidor a 2 kilometros fazer um link direto utilizando + 1 RB433 + Antena Ideal juntamente com os dois links ADSL de 8mb.

    Nos escritorios utilizar um ap cliente + antena aquario para fazer o link com o servidor de banco de dados, jogando isso no HUB, os clientes de servicos de internet utilizar antena + USB Wii ou Placa Wii internet.

    Sera que e por ai mesmo, a ideia funcionaria, lembrando que mais para frente gostaria de dosponibilizar internet para um distrito a 15 km de distancia.

    Desde ja agradeco as informacoes.

  2. #2

    Padrão

    Olha Amigo eu não recomendo essa estrutura para atender 500 clientes, vc teria que montar varias celulas para nao sobrecarregar sua rede, sem falar que 8 megas adsl e fiasco, se vc pretende começar e tem que fazer um projeto bom do começo, primeiramente, fazer a marcação dos pontos das celulas, e quantia de clientes que vai nessa torre, segundo planejar calmamente o que ira oferecer a seus clientes, planos de velocidade, serviços como voip e etc, ver o grau de interferencia que a nessa area, se e compessartorio montar em 2.4, ou ja montar e 5.8 para redistribuição para fugir da interferencia, analizar a questao de servidores, tais como servidor de Controle de clientes como, Mikrotik, servidores de cache como thunder para arquivos gerais, thunder orkut, servidor cache dns e por fim talves um servidor para proxy squid tudo em maquinas separadas.
    Para vc não ter problemas que muitos provedores quando começa tem contratar mão de obra qualificada para prestar esse serviço para vc.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fronteirams Ver Post
    Olha Amigo eu não recomendo essa estrutura para atender 500 clientes, vc teria que montar varias celulas para nao sobrecarregar sua rede, sem falar que 8 megas adsl e fiasco, se vc pretende começar e tem que fazer um projeto bom do começo, primeiramente, fazer a marcação dos pontos das celulas, e quantia de clientes que vai nessa torre, segundo planejar calmamente o que ira oferecer a seus clientes, planos de velocidade, serviços como voip e etc, ver o grau de interferencia que a nessa area, se e compessartorio montar em 2.4, ou ja montar e 5.8 para redistribuição para fugir da interferencia, analizar a questao de servidores, tais como servidor de Controle de clientes como, Mikrotik, servidores de cache como thunder para arquivos gerais, thunder orkut, servidor cache dns e por fim talves um servidor para proxy squid tudo em maquinas separadas.
    Para vc não ter problemas que muitos provedores quando começa tem contratar mão de obra qualificada para prestar esse serviço para vc.
    Mas inicialmente nao daria para comercar!?
    Quantos clientes poderia pendurar nessa torre!?
    A solucao em si e viavel, levando em conta o rede ponto a ponto e a distribuicao de internet Wii em um raio de 4 km!?.

    Desculpe a noobice mas preciso ter uma ideia.

    Abracos.

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por KrOcOp Ver Post
    Mas inicialmente nao daria para comercar!?
    Quantos clientes poderia pendurar nessa torre!?
    A solucao em si e viavel, levando em conta o rede ponto a ponto e a distribuicao de internet Wii em um raio de 4 km!?.

    Desculpe a noobice mas preciso ter uma ideia.

    Abracos.
    Respondido por e-mail amigo.
    abraço.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Respondido por e-mail amigo.
    abraço.
    Muito Obrigado pela a atencao Leandro, irei colocar a estrutura conforme as suas orientações e logo logo posto o resultado.


    Abracos.

  6. #6

    Padrão

    Amigo o forum aqui existe para ser discutido e chegar num resultado favoravel, e que esses resultados possam ajudar não so a parte interessada mais também a todos os usuarios que passarem pela mesma situação.
    Então alem de responder por email coloque aqui a resposta.
    E outra amigo, para começar um provedor com qualquer AP vc começa, mas vc disse 500 clientes, então na sua pergunta reformule ela. Minha opnião e a seguinte pois vendo equipamento e etc...
    Então meu modo de pensar e o seguinte, os provedores em todo o Brasil são taxado, putz internet via radio estou fora, pelo menos e isso que ouço ate hoje, provedores com boa estrutura, se sua meta e 500 por que não pensar em chegar a 1000 com um boa estrutura e planejamento, garanto que depois do projeto sua cabeça irá pensar diferente...
    Última edição por fronteirams; 19-04-2010 às 00:08.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fronteirams Ver Post
    Amigo o forum aqui existe para ser discutido e chegar num resultado favoravel, e que esses resultados possam ajudar não so a parte interessada mais também a todos os usuarios que passarem pela mesma situação.
    Então alem de responder por email coloque aqui a resposta.
    E outra amigo, para começar um provedor com qualquer AP vc começa, mas vc disse 500 clientes, então na sua pergunta reformule ela. Minha opnião e a seguinte pois vendo equipamento e etc...
    Então meu modo de pensar e o seguinte, os provedores em todo o Brasil são taxado, putz internet via radio estou fora, pelo menos e isso que ouço ate hoje, provedores com boa estrutura, se sua meta e 500 por que não pensar em chegar a 1000 com um boa estrutura e planejamento, garanto que depois do projeto sua cabeça irá pensar diferente...
    Agradeco as dicas e vou seguila amigo, aproveito o ensejo e gostaria de uma cotacao de alguns equipamentos que colocarei logo abaixo no post ja que trabalha no ramo, antes segue a resposta por email:


    pergunta:
    Ola amigo, desculpe o incomodo, preciso de uma informacao, e gostaria humildemente saber se poderia me ajudar, estou com a seguinte situacao:

    Preciso montar um provedor de acesso a internet para atender nao mais que 500 clientes, a minha torre e de aproximadamente 30 metros e os equipamentos que irei utilizar serao os seguinte:

    2 ROUTERBOARD RB433AH C/ MIKROTIK ON-BOARD
    3 PAINEL SETORIAL ANTENA 12 DBI X 120º 2,4 HOMOLOG
    3 CARTÃO MINI-PCI A/B/G EMP-8602 PLUS-S 630MW HOMOL
    1 Routerboard Rb411 C/ Mikrotik On-board
    2 Antena Omni 15 Dbi Ideal

    A minha estrutura ficara da seguinte forma, 1 RB433+Cartoes EMP na torre, 1 RB411 na torre, as 3 paineis na torre e a 1 Antena Ideal na torre, em um outro local ficara um servidor de bando de dados, com 1 RB433 + 1 Antena Ideial, para atender 7 pontos em um raio de 5 kilometros que fara parte da mesma rede, NAO TENDO nada haver com a estrutura de prover internet, somente quero aproveitar essa estrutura para montar uma rede Ponto a Ponto, somente os links ADSL ficarao no mesmo local que o servidor, irei fazer a conexao dos servidores + adsl atravez de um RB433 no servidor ate o RB411 e as antenas ideal, futramente irei mandar um link para um destrito a 15 kilometros de distancia, mas seria a segunda fase do projeto, que alem de dispor internet ira conectar + 3 pontos nessa rede Ponto a Ponto, a minha pergunta é:
    Sera por ai mesmo, os equipamentos inicialmente antendera minha demanda.

    Desculpe o incomodo e desde ja agradeco a atencao.


    Abracos.

    Resposta:

    Caro Lincoln, boa tarde.

    Primeiro, não é incomodo não suas perguntas ,ok.
    Presto consultoria gratuita no fórum e me coloco sempre a disposição dos colegas que precisam de auxilio em seus projetos.

    Bom , vamos analisar seu caso:

    1- Sua estrutura para prover acesso wireless está OK. para 500 clientes , uma torre de 30metros está ótima.
    Calculamos um raio de atuação com esse seu equipamento de aproximadamente 4km a 8km (depende´da antena instalada no cliente) pode chegar a até 12km da base.


    Conselhos:
    1- Usa equipamentos MK com fontes chaveadas ;
    2- Usa um bom para raio na torre pra evitar queima de equipamentos, devido aos mesmos serem muito sensíveis;
    3- Para o ponto base, usa RB 433AH ou 433 pelo maior poder de processamento da mesma;
    5- Para o seu ponto a ponto para olocal 2, usa antenas direcionais ou NANO 5 (SE TIVER 100% de visada) e for até 10km. ele passa em média 12 a 14mbps hallfduplex.
    6- Podes comprar antenas IDEAL, AQUARIO, TSM, ZIROK, VISIONTECH EM 5.8GHZ pra esse ponto a ponto direcional.os nanos tem saida externa para antenas,ok. Porem aconselho sempre a ligar a antena direto por pigtail ao nano. teste primeiro com as antenas do nano freq 5200 18dbm 27mbps desmarca automatico, horizontal 20mhz.
    7- Para o ponto a ponto de 15km, se tiver visada, usa 5.8ghz com antenas direcionais. se nÃO tiver visada usa DUAS ANTENAS HYPERLINK 15DBI 900MHZ + RB 411+MK +XR9 nas duas pontas. isso passa 6megas (3+3),ok.alem de tudo o controle é Mikrotik, qualidade total.cabos usa somente cellflex, tanto em 2.4ghz quanto em 900mhz . pra 5.8ghz usa LMR 600 ou cellflex 3/8.

    Precisando de qualquer coisa, é só avisar. sou especializado em fechar enlaces 900mhz sem visada e 5.8ghz.

    Importante>>> Antenas direcionais ficam sempre a 2 a 4metros acima das OMNI. siga isso e não terás problemas.

    Abraço.

    Leandro Marczykoski.

    Replica Minha

    Sobre a rede ponto a ponto, inicialmente terei 6 pontos em um raio de 4 a 5 kilometros, a minha ideia seria usar um RB411 no local onde ficara os servidores de banco de dados e os links de 8 mb para os clientes de internet, e na torre ficaria um RB433 para fechar esse link e outro RB433 para os clientes de internet Wireless, e por ai mesmo!?. Ou estou equivocado, porque esses pontos acessarao um servidor de banco de dados a mais ou menos 3 kilometros da torre, com visada boa.

    Entao teremos duas "redes" destintas, uma para prover acesso a internet para usuarios clientes do provedor, e a outra para interligar 6 pontos ao meu servidor, onde terei tambem os links de 8mb.

    Agradeco as suas respostas.

    Abracos.

    Treplica do Amigo Leandro.

    Pode ser ser feito assim , sim.
    O que te comentei é que as RB 411 tem menor poder de processamento que as RB 433.
    Mas vai tranquilo também.
    Se fechar em 5.8ghz passa mais banda entãO fica ótimo.


    Bem, entao decidi comprar os seguintes equipamentos:

    ROUTERBOARD RB433AH C/ MIKROTIK ON-BOARD
    PAINEL SETORIAL ANTENA 12 DBI X 120º 2,4 HOMOLOG
    CARTÃO MINI-PCI A/B/G EMP-8602 PLUS-S 630MW HOMOL
    PIGTAIL N-FEMEA UFL PARA CARTÕES MINI-PCI
    CABO CONEXÃO 02 METROS N MACHO + N MACHO
    CAIXA HERMÉTICA 30X20X20 PREPARADA P/ 1 RB
    Antena Wireless Zirok 5,8 Ghz 26,5 Dbi

    Estava simente tentado a trocar a okaca EMP 8602 por uma R52.


    Agradeco toda a atencao prestada.

  8. #8

    Padrão

    Esses seus 500 clientes, voce esperar obter logo, se for, aconselho trocar pelo menos uma ADSL, por um Link dedicado, pois teras problemas com MSN e Email, jogos, que usam upload, e a ADSL nao tem.

    vlw

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wppitp Ver Post
    Esses seus 500 clientes, voce esperar obter logo, se for, aconselho trocar pelo menos uma ADSL, por um Link dedicado, pois teras problemas com MSN e Email, jogos, que usam upload, e a ADSL nao tem.

    vlw
    Como sera um projeto publico, a minha ideia inicial seria bloqueio de todos os servicos relativos a downloads (p2p e etc), ficando tao somente navegacao e msn, mas ja vou providenciar futuramente um link dedicado.

    Obrigado

    Abracos.
    Última edição por KrOcOp; 19-04-2010 às 11:02.