+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rb600a dando interferencia nos radios dos clientes

    Preciso de ajuda urgente estou tendo problemas na minha torre, tenho uma rb600a com 4cartões r52h com 4Antenas Painel Setorial 21dbi 120°Vertical da wirelink, a rb600 esta sendo alimentada por duas baterias de 12volts 7ampers cada estão ligadas ao no-break as baterias esta em serie somando as voltagens com isso alimento a rb com 24volts em media de 3a4 Ampers, a torre esta acima das barreiras em media de 9metros de visada livre.Depois que coloquei estes equipamentos meus clientes estão quase me pegando na pancada pois o sinal não passa de 800 metros de ganho, ocilando demais tem momentos que a navegação esta ótima, mais do nada mostra ip duplicado na rede e pagina não pode ser exibida, tento acessar os radio dos clientes sempre com muita dificuldade da a seguinte informação, sem java script, porém se desligar o meu servidor mikrotik todos os rádio passam a ter acesso normalmente ao seu firmeware, reseto o radio do cliente e configuro novamente, ligo o servidor a net volta a navegar normal, mais é so reiniciar o navegador do cliente e a bagunça volta novamente, isso é em todos os meus clientes cerca de 70clientes.Antes de aumentar a torre ela estava baixo demais dando ganho de distancia de sinal somente 600metros, o nivel de sinal baixo nos clientes porém navegava rapidinho só que desconectava com frequencia sempre uso somente 160mw e meso aumetando a potencia dos cartões não mudava em nada o nivél de sinal nos clientes, eu estava usando 3 antenas direcional de 20dbi de 90° emctest uma rb433ah com 3 cartões r52h, mais o unico problema que havia era baixo redimento em relação a distancia e nivél de sinal baixo e desconectava com frequencia mais navegava rapido e não tinha problema com radios dos clientes.O que devo fazer, preciso de uma marreta de 10 quilos os ou mais pesada para arrebentar esta coisa aqui, por favor alguém já passou por isso e tem alguma sugestão?

  2. #2
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    tenho paineis de 120 17 dbi vertical em meu provedor uso com rh52 com canais bem dividido 3 6 9
    esta enviando sinal uma maravilha uma navegaçao fora do comum até com um notbook eu consigo navegar a 600 metros de distancia tenho clientes conectados em 6 km -60 -65 tudo bom d +
    vc pode abaixar a potencia dos radios dos clientes e deixando a do cartao em defult .....

  3. #3

    Padrão

    Seu erro esta aqui meu amigo tenho uma rb600a com 4cartões r52h com 4Antenas Painel Setorial 21dbi 120°Vertical da wirelink mutiplique 4x120=468°, vc esta gerando interferencia encima de vc mesmo tire um painel... e vc conseguirar os 360 e seja feliz

  4. #4

    Padrão

    Amigão,

    Creio que você quis dizer que tem 4 antenas de 90°. Caso seja isso, tenta colocar elas em canais que não se cruzem tipo assim:

    1 | 6
    --------
    11 | 1

    Agora se realmente forem 4 antenas de 120° com 21dbi, nossa senhora. Tira uma urgente!
    Outra coisa: Antena setorial de 120° com 21dbi não conheço nenhuma homolagada e possivelmente não seja uma antena confiável.

    Abs.
    Última edição por guilhermeramires; 20-04-2010 às 16:23.

  5. #5

    Padrão

    Amigo o Painel Setorial da wirelink 21dbi 120° na vertical, Homologada sob o numero 2834-09-5752, não sei se é bom mais esta me dando uma dor de cabeça danada.Todos os radios entram em pane total dando informação sem java script quando tento acessar a sua configuração, quando reseto consigo acessar ao radio mais só configurar novamente e navegar uma vez e desconectar ai já era para novamente, fui informado para mudar todos os ips dos radios dos clientes e desligar o dhcp,colocar cada um numa faixa de ip diferente,pois são varios com ips de fabrica sob 192.168.2.1 ou 192.168.1.1 e isso eu não mudava nos radios e fui informado que isso esta causando ips duplicados no mikrotik e causando panes e mau funcionamento da RB600a com alcance maximo de 600 metros, a torres tem uns 20metros sendo 9metros acima de barrreiras, vou nos clientes mudo os ips sinal esta acima de 60 mais os clientes não navega direito sempre desconecta ou pagina não pode ser exibida, MSN nem se fala da erros totalmente, aumento a potencia dos radios para 200mw mais não resolveu, ainda não acabei de trocar os ips de todos os radios pois são varios, só quando acabar verei se ouve ou não melhoras.Obs uso 4 paineis mais estão em canais diferentes e distante um do outro com 80cm, faço assim para não tem ponto cego, estou pirando de tanto cliente reclamar.

  6. #6

    Padrão

    1º - 4 Paineis de 120º? Caso sim, um causara interferência no outro, pois vc esta fechando 480º dentro de um espaço de 360º.

    2º - Deixe o Ap dos seus clientes em 63mw

    3º - Uso esses cartões r52h,são muito bons,eles tem 350mw, aqui deixo-os em 13dbm,ja fiz varios testes com varias potencias diferentes, e o que percebi é que se vc deixa o cartão por ex: em 20dbm oi cliente em um survey acha sinal de 80(por exemplo) mas dentro do MK(RB) o sinal aparece uns -35 por exemplo, ai vc baixa a potencia do cartão para uns 13 e checa o sinal do cliente dentro do seu MK(RB) e nota q nao mudou em nada,resumindo ,potencia(Alta) nao significa qualidade.

    4º - Trabalha com PPPOE,HOT,IP x MAC? Na minha opinião e cenario, pppoe = qualidade garantida

    5º - Outra coisa, Fixe em seus clientes uma Taxa rate fixa, aqui uso meu cenario todo em G(nos clientes que estao em 2.4) e atendo uma distancia maxima de 1.5km por repetidora.

    6º - DHCP, se usar pppoe, retire o Servidor DHCP,não lhe serve de nada, a não ser algumas dores de cabeça de vez em quando.

    7º - Sobre o forward nos cartões nem é necessário comentar neh!

    8º - Como esta seu ambiente em relação a poluição?

    9º - Não esta trabalhando com canais 1,6,11 só pelo simples fato deles nao se interpolarem neh!

    10º - Qual o trafego em toda essa história? Esta baixo o trafego na rede, e mesmo assim os problemas persistem?

    11º - Outro fator,o que você esta usando para energizar suas Rbs? Uso Fonte de PC comum aqui,pois muita gente ja teve inumeros problemas de pings ,travamentos e outras infinidades devido a falta de amperagem."Conselho,use fonte de PC comum,mas nao fontes genericas, pois as mesmas tendem a nao durar muito tempo, alem do que seus coolers são fracos e nao duram muito tempo.

    12º - Não sou muito a favor de usar POE para levar alimentação para Rbs.

    13º - Voce disse que antes adentia uma distancia curta e funcionava perfeitamente,ai então mudou seus equipamentos para ampliar a area de cobertura,porem nao obteve o resultado esperado.Então vamos pensar,voce mudou algo em relação a configuração em seu servidor(regras)???.Caso não entao fica facil descartar por "hora" a hipotese de configuração interna.

    14º - Desabilite 3 paineis, e de preferencia deixe apenas habilitado o quem vc tem mais clientes, e teste (ping,estabilidade etc)para ver se surge diferença,caso sim,e a diferença seja para melhor,entao sobra a probabilidade de interferencia em vc mesmo por canal,falta de Amperagem da fonte RB dentre outros fatores.


    De mais informações para q possamos ajuda-lo... t+

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por BillGates Ver Post
    1º - 4 Paineis de 120º? Caso sim, um causara interferência no outro, pois vc esta fechando 480º dentro de um espaço de 360º.

    2º - Deixe o Ap dos seus clientes em 63mw

    3º - Uso esses cartões r52h,são muito bons,eles tem 350mw, aqui deixo-os em 13dbm,ja fiz varios testes com varias potencias diferentes, e o que percebi é que se vc deixa o cartão por ex: em 20dbm oi cliente em um survey acha sinal de 80(por exemplo) mas dentro do MK(RB) o sinal aparece uns -35 por exemplo, ai vc baixa a potencia do cartão para uns 13 e checa o sinal do cliente dentro do seu MK(RB) e nota q nao mudou em nada,resumindo ,potencia(Alta) nao significa qualidade.

    4º - Trabalha com PPPOE,HOT,IP x MAC? Na minha opinião e cenario, pppoe = qualidade garantida

    5º - Outra coisa, Fixe em seus clientes uma Taxa rate fixa, aqui uso meu cenario todo em G(nos clientes que estao em 2.4) e atendo uma distancia maxima de 1.5km por repetidora.

    6º - DHCP, se usar pppoe, retire o Servidor DHCP,não lhe serve de nada, a não ser algumas dores de cabeça de vez em quando.

    7º - Sobre o forward nos cartões nem é necessário comentar neh!

    8º - Como esta seu ambiente em relação a poluição?

    9º - Não esta trabalhando com canais 1,6,11 só pelo simples fato deles nao se interpolarem neh!

    10º - Qual o trafego em toda essa história? Esta baixo o trafego na rede, e mesmo assim os problemas persistem?

    11º - Outro fator,o que você esta usando para energizar suas Rbs? Uso Fonte de PC comum aqui,pois muita gente ja teve inumeros problemas de pings ,travamentos e outras infinidades devido a falta de amperagem."Conselho,use fonte de PC comum,mas nao fontes genericas, pois as mesmas tendem a nao durar muito tempo, alem do que seus coolers são fracos e nao duram muito tempo.

    12º - Não sou muito a favor de usar POE para levar alimentação para Rbs.

    13º - Voce disse que antes adentia uma distancia curta e funcionava perfeitamente,ai então mudou seus equipamentos para ampliar a area de cobertura,porem nao obteve o resultado esperado.Então vamos pensar,voce mudou algo em relação a configuração em seu servidor(regras)???.Caso não entao fica facil descartar por "hora" a hipotese de configuração interna.

    14º - Desabilite 3 paineis, e de preferencia deixe apenas habilitado o quem vc tem mais clientes, e teste (ping,estabilidade etc)para ver se surge diferença,caso sim,e a diferença seja para melhor,entao sobra a probabilidade de interferencia em vc mesmo por canal,falta de Amperagem da fonte RB dentre outros fatores.


    De mais informações para q possamos ajuda-lo... t+
    Parabens, nossa que aula...

  8. #8

    Exclamation RB600a travando o radios e com baixo desempenho.

    Pois bem vou tentar explicar os problemas, antes de fazer as mudanças na torres eu usava rb433h com fonte de notebok de 18volts 3,5 ampers, com 3paineis da emctest de 90graus de 20dbi mais os 3cartões r52h, a torre tinha no maximo 13metros 1,5metros acima da barreiras, os clientes conectavam com sinal franco com cartões da rb433h com 160mw e nos clientes proximo a 200metros sinal aparecia com -28db oscilando pra menos, porém a navegação ficava boa mais desonectava sempre, cliente sempre ligando dizendo que estava sem conecção, sempre trabalhei com banda G coloquei para teste a banda B mais não mudou em nada o ganho de sinal.Modifiquei tudo altura da torre passou para 9mentros acima de qualquer barreiras, coloquei RB600a com 4cartões r52 com 4pineis de 120graus de 21dbi da wirelink, o que alimenta a rb600a e um nobreak que tem duas bateria de 12Volts de 7Ampers cada ligada em série ou seja somando em 24volts e 3a4Ampers, tiro alimentação para rb600a direto das baterias o nobreak serve só para carregar as baterias que esta do lado da rb600a uns 15cm, sem perca pois não uso cabo poe para conduzir alimentação para rb600a e sim plug com fios, ligado as baterias. Os pigtails e os cabos estão isolados com fita de altafusão, os pigtails que vai aos cartões estão colados na pci com silicone para evitar mau contatos, caixa hermetrica que esta o mikrotik e grande e bem ventilada sem super aquecimento, meu link é de 4megas muito bom, fui em varios clientes e mudei os ips dos radios parou um pouco de travar os radios, antes dava a informação que não havia java script e não coseguia acessar firmeware do radio e nem navegar, porem quando reiniciava o radio e reconfigurava a navegação voltava mais muito lenta os pings esta demorando muito acima de 200ms a 380ms ou timerout, ou seja horrivél, aumentei a potencia dos radios para 200mw melhorou um pouco os pingns casa dos 170ms sempre ocilando até dar timerout e mais nada.finalizando não consigo dar desempenho a RB600a, mesmo colocando a torre bem alto com fonte de 48volts com uns 10Ampers com mais de uns 50paineis, mesmo que eu coloque 600mw nos cartões nada adiantara, sempre o alcance maximo em linha reta sem barreiras é de 600 a 800 metros e muito ruim.já perdi alguns clientes por estes problema e justamente quando entro com pedido de SCM na Anatel.Alguem consegue decifrar este dilema que é o desempenho e alcance de transmisão do mikrotik, vejo que não é os paineis que coloquei e nem os demais componetes porque não mudou em nada o upgrade que fiz no servidor mikrotik.Quero ver quem será o abençoado que Deus iluminará para me dar esta resposta para me ajudar e trabalhar em paz.

  9. #9

    Padrão

    Ta complicado amigo, mais a primeira coisa a se fazer é tirar um painel, tente voltar os paineis antigos, pois sinceramente os emctest são muito superiores a esses ai, conferir ou ate mesmo trocar todos os pig, cabos e conectores, aqui uso esse mesmo equipamento setando em 16dbm a potencia dos cartões, mais com paineis hypelink de 17dbi 90º e na alimentação da rb uma fonte de pc de 300w reais, tenho clientes com ap a 8km com sinal -70...

  10. #10

    Ingresso
    Jun 2009
    Localização
    São Paulo
    Posts
    13

    Padrão Re: RB600a travando o radios e com baixo desempenho.

    Bom dia amigo você conseguiu resolver o seu problema?


    Citação Postado originalmente por joselio Ver Post
    Pois bem vou tentar explicar os problemas, antes de
    fazer as mudanças na torres eu usava rb433h com fonte de notebok de 18volts 3,5 ampers, com 3paineis da emctest de 90graus de 20dbi mais os 3cartões r52h, a torre tinha no maximo 13metros 1,5metros acima da barreiras, os clientes conectavam com sinal franco com cartões da rb433h com 160mw e nos clientes proximo a 200metros sinal aparecia com -28db oscilando pra menos, porém a navegação ficava boa mais desonectava sempre, cliente sempre ligando dizendo que estava sem conecção, sempre trabalhei com banda G coloquei para teste a banda B mais não mudou em nada o ganho de sinal.Modifiquei tudo altura da torre passou para 9mentros acima de qualquer barreiras, coloquei RB600a com 4cartões r52 com 4pineis de 120graus de 21dbi da wirelink, o que alimenta a rb600a e um nobreak que tem duas bateria de 12Volts de 7Ampers cada ligada em série ou seja somando em 24volts e 3a4Ampers, tiro alimentação para rb600a direto das baterias o nobreak serve só para carregar as baterias que esta do lado da rb600a uns 15cm, sem perca pois não uso cabo poe para conduzir alimentação para rb600a e sim plug com fios, ligado as baterias. Os pigtails e os cabos estão isolados com fita de altafusão, os pigtails que vai aos cartões estão colados na pci com silicone para evitar mau contatos, caixa hermetrica que esta o mikrotik e grande e bem ventilada sem super aquecimento, meu link é de 4megas muito bom, fui em varios clientes e mudei os ips dos radios parou um pouco de travar os radios, antes dava a informação que não havia java script e não coseguia acessar firmeware do radio e nem navegar, porem quando reiniciava o radio e reconfigurava a navegação voltava mais muito lenta os pings esta demorando muito acima de 200ms a 380ms ou timerout, ou seja horrivél, aumentei a potencia dos radios para 200mw melhorou um pouco os pingns casa dos 170ms sempre ocilando até dar timerout e mais nada.finalizando não consigo dar desempenho a RB600a, mesmo colocando a torre bem alto com fonte de 48volts com uns 10Ampers com mais de uns 50paineis, mesmo que eu coloque 600mw nos cartões nada adiantara, sempre o alcance maximo em linha reta sem barreiras é de 600 a 800 metros e muito ruim.já perdi alguns clientes por estes problema e justamente quando entro com pedido de SCM na Anatel.Alguem consegue decifrar este dilema que é o desempenho e alcance de transmisão do mikrotik, vejo que não é os paineis que coloquei e nem os demais componetes porque não mudou em nada o upgrade que fiz no servidor mikrotik.Quero ver quem será o abençoado que Deus iluminará para me dar esta resposta para me ajudar e trabalhar em paz.