Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question S e r á q u e o s i n a l v a i c h e g a r ? ?

    Aloow galera! estou com uma dúvida, estou pretendendo mandar sinal do AP-1(veja foto) até o AP-2(veja foto) ...

    AP-1))))))))) (((((((((AP-2

    -levando em conssideração as barreiras no caminho entre 'AP-1 & AP-2' !!

    OBS: Eu não conssigo ver a 'casa onde se encontra o AP-2' estando na 'casa do AP-1'

    OBS²: a distançia entre AP1 & AP2 é: 102 metros

    Será que o sinal chega Legal no AP-2 ? ( queria no minimo 50% de sinal será que dá?)

    Espero anciosamente a ajuda de vc's!! Obrigado!

    segue Anexo:
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         �rea.jpg
Visualizações:	272
Tamanho: 	181,1 KB
ID:      	10890
    Última edição por Magal; 22-04-2010 às 02:38. Razão: Correção do título

  2. #2
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    pode que você consiga trafegar beleza por ser antenas direcionais tente almentar o cano de 5 metros e colocar + potencia para romper os obstaculos ( folhas das arvores )

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    pode que você consiga trafegar beleza por ser antenas direcionais tente almentar o cano de 5 metros e colocar + potencia para romper os obstaculos ( folhas das arvores )
    um dos problemas tbm é que eu ñ posso aumentar a altura das antenas mais do que já está !

  4. #4
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    talvez vc não possa enxergar a casa do outro lado + a antenas sim porque vai estar mais alta do que você um tanto bom ai sim vc pode conseguir ...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    talvez vc não possa enxergar a casa do outro lado + a antenas sim porque vai estar mais alta do que você um tanto bom ai sim vc pode conseguir ...
    vou tentar aumentar mais umpouquinho qndo eu o fizer...

    e devemos levar em conssideração tbm q cada casa tem caixa d'gua encima!!

    vlw

  6. #6
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    procura achar um vão mais livre para que o sinal propague melhor

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por laurence669 Ver Post
    procura achar um vão mais livre para que o sinal propague melhor
    eu tentei velho ... só q não dá a unica casa alta q axei boa p/ colocar uam repetidora não dava p botar pq em frete dela tinha uma casa (2° andar) da mesma altura só q tinha telhado de METAL!! ai iria refletir todo meu sinal e não chegaria as casas mebaixo! =(

    etha azar mardito! rsrs

  8. #8
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão

    eu acho que não funciona amigo! mais faz testes

  9. #9

  10. #10
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Se não der a solução é 900Mhz... mas dai é quase matar um mosquito com canhão... faz uma força com o 2.4 ai que talvez chegue lá... só testando mesmo...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Se não der a solução é 900Mhz... mas dai é quase matar um mosquito com canhão... faz uma força com o 2.4 ai que talvez chegue lá... só testando mesmo...
    pq 900Mhz??

    não entendi

  12. #12
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedrokamp0s Ver Post
    pq 900Mhz??

    não entendi
    Bom... Se tem obstáculos e o 2.4 não passa o 5.8 menos ainda, então pra isso se usa o 900... só que 900 costuma se usar para muitos obstáculos, ali não tem tantos assim... eu diria até que os piores seriam as árvores, depende da árvores ela mata todo o sinal...

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Bom... Se tem obstáculos e o 2.4 não passa o 5.8 menos ainda, então pra isso se usa o 900... só que 900 costuma se usar para muitos obstáculos, ali não tem tantos assim... eu diria até que os piores seriam as árvores, depende da árvores ela mata todo o sinal...
    Entendi! ;D

    mas nunca vi um acess point de 900mhz ... onde se pode achar ?

  14. #14

    Padrão

    Caros, sou novato isso não é segredo, comecei a cerca de alguns meses com está loucura apaixonante que é o mundo wireless, quando inicie montei uma torre de 17 metros (Qual uso até hoje), e 04 setoriais 2.4GHZ, embora a torre tivesse 17 metros e 04 setoriais de 14dbi e uma RB600 e 4PCI R52H, não conseguia enviar o sinal a mais de 400metros com visada então como era iniciante procurei ajuda e o primeiro consultor, falou: Mude para 5.8ghz porque se não você não ter um sinal bom. Assim fiz um gasto que não podia, troquei minhas antenas para 5.8Ghz de 18dbi e os problemas continuava, mesmo com kit cliente engenius EOC 5610, com visada e nada de ter conectividade ( ou seja não enxergava minha rede mesmo com visada limpa e 300 metros de distância.). Então com estudos freqüentes descobri o BULETT M5 HP, e fiz vários testes de campo e bancada o equipamento supriu meus anseios e todos os empecilhos de visada, arvore, parede e etc. foram desmistificados e o campo de trabalho foi aumentando dia após dia. Em um momento de lucidez, por que todos nos somos louco de pedra (rsrs), Troquei tudo agora, meus clientes opera com BULETT M5 HP com antenas mini parabólicas da aquários de 25dbi, troquei meus cartões e minha RB600 por uma RB800 e meus cartões para R52Hn, com uma fonte 24/10a agora posso falar seguro solucionei os meus problemas! Resumo seu sinal não perde qualidade com equipamentos bons esta história de visada e não visada é um mito para que usar equipamento fraco e de baixa qualidade, com intuito de ganhar dinheiro gastando pouco. Muitos clientes meus estão a 1.800 metros sem visada, nem uma, e mesmo assim tem sinal de -75dbm isso sem contar os que estão ligados apenas por coordenadas.
    Então meu amigo, se você tem bons equipamentos, você consegue colocar sinal onde quiser, pois muitos apenas dizem coisa, na pratica é bem diferente, veja bem o que digo não estou generalizando, pois aprendi muito aqui. A verdade é que temos de desbravar os conhecimentos driblando os mitos e contos que há no meio.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         prova dos nove.jpg
Visualizações:	168
Tamanho: 	49,6 KB
ID:      	10905
    Última edição por MediaFlex; 22-04-2010 às 20:17.

  15. #15
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MediaFlex Ver Post
    Caros, sou novato isso não é segredo, comecei a cerca de alguns meses com está loucura apaixonante que é o mundo wireless, quando inicie montei uma torre de 17 metros (Qual uso até hoje), e 04 setoriais 2.4GHZ, embora a torre tivesse 17 metros e 04 setoriais de 14dbi e uma RB600 e 4PCI R52H, não conseguia enviar o sinal a mais de 400metros com visada então como era iniciante procurei ajuda e o primeiro consultor, falou: Mude para 5.8ghz porque se não você não ter um sinal bom. Assim fiz um gasto que não podia, troquei minhas antenas para 5.8Ghz de 18dbi e os problemas continuava, mesmo com kit cliente engenius EOC 5610, com visada e nada de ter conectividade ( ou seja não enxergava minha rede mesmo com visada limpa e 300 metros de distância.). Então com estudos freqüentes descobri o BULETT M5 HP, e fiz vários testes de campo e bancada o equipamento supriu meus anseios e todos os empecilhos de visada, arvore, parede e etc. foram desmistificados e o campo de trabalho foi aumentando dia após dia. Em um momento de lucidez, por que todos nos somos louco de pedra (rsrs), Troquei tudo agora, meus clientes opera com BULETT M5 HP com antenas mini parabólicas da aquários de 25dbi, troquei meus cartões e minha RB600 por uma RB800 e meus cartões para R52Hn, com uma fonte 24/10a agora posso falar seguro solucionei os meus problemas! Resumo seu sinal não perde qualidade com equipamentos bons esta história de visada e não visada é um mito para que usar equipamento fraco e de baixa qualidade, com intuito de ganhar dinheiro gastando pouco. Muitos clientes meus estão a 1.800 metros sem visada, nem uma, e mesmo assim tem sinal de -62dbm isso sem contar os que estão ligados apenas por coordenadas.
    Então meu amigo, se você tem bons equipamentos, você consegue colocar sinal onde quiser, pois muitos apenas dizem coisa, na pratica é bem diferente, veja bem o que digo não estou generalizando, pois aprendi muito aqui. A verdade é que temos de desbravar os conhecimentos driblando os mitos e contos que há no meio.
    Cada caso é um caso...

  16. #16
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedrokamp0s Ver Post
    Entendi! ;D

    mas nunca vi um acess point de 900mhz ... onde se pode achar ?
    Pois é... tmb não lembro de ter visto AP em 900MHz só RB com cartão...

  17. #17

    Padrão

    https://under-linux.org/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por pedrokamp0s https://under-linux.org/images/butto...post-right.png
    Entendi! ;D

    mas nunca vi um acess point de 900mhz ... onde se pode achar ?

    <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    Não é isso de 900Mhz ou 2.4GHz ou até mesmo 5.8GHz o caso principal é os equipamentos que você está usando como AP. Quer uma solução simples e eficiente. Usa dois BULETT 5 e uma antena aquários mini parabólicas de 25dbi, em cada um e depois posta o resultado. Já era não tem mais problemas, é mais caro isso é verdade, o custo beneficio supre todas as despesas. Sua rede é 24ghz continue com ela apenas mude os equipamentos.
    Você vai ficar trocado freqüência e perdendo tempo, sendo que a solução é simples investimento em qualidade e eficiência.

  18. #18
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MediaFlex Ver Post
    https://under-linux.org/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por pedrokamp0s https://under-linux.org/images/butto...post-right.png
    Entendi! ;D

    mas nunca vi um acess point de 900mhz ... onde se pode achar ?

    <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    Não é isso de 900Mhz ou 2.4GHz ou até mesmo 5.8GHz o caso principal é os equipamentos que você está usando como AP. Quer uma solução simples e eficiente. Usa dois BULETT 5 e uma antena aquários mini parabólicas de 25dbi, em cada um e depois posta o resultado. Já era não tem mais problemas, é mais caro isso é verdade, o custo beneficio supre todas as despesas. Sua rede é 24ghz continue com ela apenas mude os equipamentos.
    Você vai ficar trocado freqüência e perdendo tempo, sendo que a solução é simples investimento em qualidade e eficiência.
    O que acontece é que 5.8GHz não se porta satisfatoriamente com barreiras. Não posso falar pelo Bullet, mas pelos equipamentos que usei até hoje não se teve resultados legais com barreiras, o 2.4GHz com toda a interferência que costumamos ter normalmente funciona melhor que o 5.8GHz (sempre falando do caso do amigo que criou o post, com barreiras).
    O que acontece muito é o pessoal atochar na potência... dai é claro que vai pegar até lá no quinto dos inferno, mas vc vai estar reduzindo a vida útil dos equipamentos, criando interferências, ruidos para si mesmo, o funcionamento dos clientes mais próximos vai ficando mais difícil (por ruido). Mas o pior ainda é o seguinte. Se vc aumenta a potência excessivamente, seu concorrente então vai fazer em dobro... ai dá pra imaginar, ou melhor, nem dá pra imaginar o cenário de interferências que vai ter nessa região. Ninguém mais vai se entender...
    Mas sendo mais direto, o amigo que criou o post, na minha opinião, devia tentar com 2.4GHz, equipamentos de qualidade, claro, estudar sobre o assunto, aprender sobre "sintonias finas" (ajustes de ack, esse tipo de coisa, que muda completamente um link, principalmente um ponto a ponto). Se nem assim der, dai é partir para o 900MHz que resolve sem sombra de dúvidas...

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    O que acontece é que 5.8GHz não se porta satisfatoriamente com barreiras. Não posso falar pelo Bullet, mas pelos equipamentos que usei até hoje não se teve resultados legais com barreiras, o 2.4GHz com toda a interferência que costumamos ter normalmente funciona melhor que o 5.8GHz (sempre falando do caso do amigo que criou o post, com barreiras).
    O que acontece muito é o pessoal atochar na potência... dai é claro que vai pegar até lá no quinto dos inferno, mas vc vai estar reduzindo a vida útil dos equipamentos, criando interferências, ruidos para si mesmo, o funcionamento dos clientes mais próximos vai ficando mais difícil (por ruido). Mas o pior ainda é o seguinte. Se vc aumenta a potência excessivamente, seu concorrente então vai fazer em dobro... ai dá pra imaginar, ou melhor, nem dá pra imaginar o cenário de interferências que vai ter nessa região. Ninguém mais vai se entender...
    Mas sendo mais direto, o amigo que criou o post, na minha opinião, devia tentar com 2.4GHz, equipamentos de qualidade, claro, estudar sobre o assunto, aprender sobre "sintonias finas" (ajustes de ack, esse tipo de coisa, que muda completamente um link, principalmente um ponto a ponto). Se nem assim der, dai é partir para o 900MHz que resolve sem sombra de dúvidas...

    Caro, estou trabalhando com equipamentos todos na casa dos 24dbm, o que corresponde a 250mw, o que é normal para sistema de uma RB600 ou 800 com quatro 4PCI R52Hou R52Hn, e claro, com os Buletts, tanto 5 como M5 HP usados em kit cliente, que pode chegar facilmente ao 400mw, sem usar nem um amplificador de sinal, ou seja, do próprio radio. Assim faz sua referencia voltar à questão dos fracos equipamentos encontramos no mercado, que a única coisa atrativa é o preço, eu afirmo que se o nosso amigo que criou o post usar equipamento de ponta terá o resultado esperado sem usar nem um tipo de amplificação de sinal.

    Sou novato na questão wireless, sim, sou com orgulho, mas o que estou aprendendo na pratica do dia a dia é ser objetivo e tratar o sistema na sua propriedade, fazendo estudos de campos e priorizando os projetos individualmente, assim, ganho com á qualidade, satisfação de meus clientes e o tempo que tenho para continuar estudando sobre o assunto. Todos meus clientes usam link de 128kbps de upload e 128kbps Download, com 1MB de navegação, mesmo sem visada. O que pra muitos isso é impossível para uma rede wireless, o que é impossível é falta de investimento.

  20. #20

    Padrão

    Se você aplicar um Equipamento NLOS você consegue, Caso ao Contrário opte pelo 900 Mhz