+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda como Bind

    olá amigos, tenho aqui em meu condominio a seguinte estrutura:

    20 Maquinas no range: 192.168.1.x/24 Gateway: 192.168.1.254 e dns: da operadora

    temos aqui um servidor de line age para jogarmos em rede, queria fazer um servidor de dns, pra poder passar para meus amigos e tbm tentar criar um redirecionamento para o servidor, exemplo: serverl2.meudomino.com.

    tenho um servidor apache funcionando aqui perfeitamente com o site o mesmo, mas só vai quando coloco o numero do servidor, registrei um dominio e queria fazer esse redirecionamento para esse meu servidor aqui.

    olhei varios tutoriais na net, mas tenho varias duvidas:

    servidor lineage2 192.168.1.200 = servidorl2.meudomino.com - tipo sub-dominio
    Servidor gateway internet 192.168.1.254
    Apache com o site 192.168.1.253 = MeuDominio.com



    como faço para fazer isso com o bind?

    se alguem puder me ajudar agradeço demais!

  2. #2

    Padrão

    amigo,

    primeiramente deixa eu entender melhor o que você quer !! vc quer que ao digitar o endereço: serverl2.meudominio.com ele abra a pagina do site que você criou???

    imaginando que a resposta seja sim, vem outra pergunta: quer que abra a pagina só da sua rede do predio ou de qualquer lugar que estiver? de outra internet??

    se vc quizer q abra o site de qualquer lugar q estiver...qualquer internet q estiver usando...vc vai precisar de um IP fixo....a sua internet tem IP fixo???


    abraços

  3. #3

    Padrão

    Veja bem quero o seguinte!

    1º - quero que o ip 192.168.1.100 responda por serverl2.meudominio.com na minha rede interna
    2¿ - quero que o servidor com o apache, my sql... com o meu site com ip : 192.168.1.200 responda por www.meudominio.com tanto na rede extrena (internet).

    espero que possa me ajudar ai!! obrigado!




    Citação Postado originalmente por jozezinho Ver Post
    amigo,

    primeiramente deixa eu entender melhor o que você quer !! vc quer que ao digitar o endereço: serverl2.meudominio.com ele abra a pagina do site que você criou???

    imaginando que a resposta seja sim, vem outra pergunta: quer que abra a pagina só da sua rede do predio ou de qualquer lugar que estiver? de outra internet??

    se vc quizer q abra o site de qualquer lugar q estiver...qualquer internet q estiver usando...vc vai precisar de um IP fixo....a sua internet tem IP fixo???


    abraços

  4. #4

    Padrão

    amigo,

    vamos começar pelo item 1...que é mais facil...

    levando em consideração que voce ja instalou o bind, voce vai precisar criar uma zona, dentro do named.conf ... mais ou menos assim:
    ###
    zone "meudominio.com" { // nome do seu dominio
    type master; // tipo master
    file "/var/named/meudominio.com.hosts" // caminho para a pasta dos hosts
    };


    depois você precisa criar o arquivo dos hosts, dentro da pasta indica pelo caminho "file" acima...seguindo com o exemplo...entre na pasta /var/named/ e crie o arquivo meudominio.com.hosts:

    ### para criar o arquivo
    $ vim meudominio.com.hosts

    ### conteudo do arquivo
    $ttl 38400
    meudominio.com. IN SOA server. root.meudominio.com. ( // trocar o "server." pelo nome da maquina
    1259940160
    10800
    3600
    604800
    38400 )
    meudominio.com. IN NS server. // trocar o "server." pelo nome da maquina
    meudominio.com. IN A 192.168.1.100
    serverl2 IN A 192.168.1.100
    www IN A 192.168.1.200
    // fim do arquivo

    lembrando que vc vai ter q configurar essas pastas dentro do apache...

    ja o item 2...é mais complicado, pois para acessar da internet...vc precisa ter o dominio registrado no registroBR...e ter um IP fixo na sua internet !!

    faz a parte de cima...q na sua rede local vai funcionar...

    espero ter ajudado

    abraços


    Augusto Pontin

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jozezinho Ver Post
    Augusto Pontin
    Nossa cara vc me ajudou demais, vou fazer aqui e posto o resultado, em relação a segunda opção tenho um ip fixo e tbm tenho um dominio redistrado meudominio.com. no apache já tenho funcionando mas só não atende pelo nome e só o ip mesmo, abre normal , fazendo a configuração do bind, o que mais precisa ser feito no apache, considerando que está funcionando tudo ok.

  6. #6

    Padrão

    amigo,

    testa a primeira parte...e me diz se deu certo !! ai se funcionou certinho agente passa para o 2º passo !!