Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up PARKS 900MHZ - lançamento!

    Parks lança o NetAir 900: Rádio Digital com sistema wireless de longo alcance

    http://www.parks.com.br/site/inc/php...200&h=200&zc=1
    A Parks, tradicional fabricante nacional de equipamentos para o atendimento de serviços de voz e dados, anuncia o lançamento de um novo produto dentro da sua linha wireless de longo alcance. O NetAir 900 é destinado para operadoras e clientes com projetos de cidades digitais com topologia desfavoráveis.

    A nova solução ponto-a-ponto da Parks oferece ao mercado nacional uma alternativa de alta tecnologia, com o melhor custo-benefício para esta categoria de equipamentos. A interface de configuração e monitoramento em Português e a possibilidade de financiamento dos equipamentos pelo BNDES são vantagens adicionais que a Parks, como fabricante nacional, oferece nestes novos produtos.

    O NetAir 900 possui alta performance em links de rede Ethernet, com conexões sem fio ponto-a-ponto de longo alcance na freqüência de 900MHz e com troughput de até 40 Mbit/s. Permite operação no modo Bridge ou Router, otimizado para produzir uma alta capacidade de processamento e roteamento e
    operar em canais de 5 a 10MHz. Suporte a QoS (Quality of Service) na interface aérea e interface de gerência utilizando tag de VLAN.

    O NetAir 900 já está disponível através dos distribuidores: Mude (SP), Red (SP), Mazer (RS) e Microwave (MG).


    Bom, vou ver se consigo um par destes bons rádios pra teste.assim que tiver um resultado posto aqui galera.
    fica a dica.

  2. #2

    Padrão

    faz um tempinho que tem esse lance já... só tem o inconveniente de não ser homologado... sera que tem point multi point tbm?... jah conseguiu o preço:?

  3. #3

    Padrão

    Leandro, quando eles dizem "de longo alcance" que média de distância seria?

    Tenho lido que 900mhz não passa muita coisa, mas diz aí que passa até 40mega.

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Leandro, quando eles dizem "de longo alcance" que média de distância seria?

    Tenho lido que 900mhz não passa muita coisa, mas diz aí que passa até 40mega.
    Pois é tche!!! Eu justamente quero testar esse equipamento pra saber o quanto ele é capaz de aguentar . se passar 20mb sem visada eu compro 10 kits na hora!!!!!
    Mas .......duvido muito que isso aconteça.
    Estou aguardando e-mail do fabricante pessoal. assim que tiver um retorno posto pra vcs.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Pois é tche!!! Eu justamente quero testar esse equipamento pra saber o quanto ele é capaz de aguentar . se passar 20mb sem visada eu compro 10 kits na hora!!!!!
    Mas .......duvido muito que isso aconteça.
    Estou aguardando e-mail do fabricante pessoal. assim que tiver um retorno posto pra vcs.
    E o que seria para você "longa distância", levando em consideração a topografia da região central do nosso estado, que é cheia de "coxilhas"? O meu problema em buscar link longe está tudo aí, nestas elevações.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Cara, não sei se o exemplo vale, mas,

    Se o alcance for 10% de um sistema VHF, eu quero :P

    2 metros não tem o alcance extraordinario de um HF, mas, perto de 2.4GHz é uma maravilha de alcance.
    Também acho que não vale.

    Em 2 metros, com uma anteninha poucos metros acima do telhado, conseguimos acionar uma repetidora que fica a 40km em linha reta e com terreno acidentado.

    E ainda em 900mhz tem a questão de largura de banda que não permite tecnicamente passar muita coisa.
    Por ex. a Ubiquiti lançou um cartão mini-pci que trabalha de 180 a 280mhz.
    Tenho certeza que colocaria um cartão deste aqui e outro 50km com terreno ondulado e ia passar, mas quanto? Nunca consegui achar nada de comentário sobre ele, nem mesmo no site da Ubiquiti.
    Se ele resolvesse mesmo, já teria caido no gosto do povo. Mas para o nosso serviço não resolve pois não deve passar muita largura. Se for somente para voz e texto até que poderia como os video-textos que o exército usava até pouco tempo, não sei se ainda usam.

  7. #7

    Padrão

    Aqui está o link deste cartão.

    XtremeRange1 | Ubiquiti Networks, Inc.

    No datasheet fala em até 54mbps e acima de 50km.

    Mas tenho minhas dúvidas, e sérias dúvidas. Por outro lado, quem fala é a Ubiquiti, um dos maiores fabricantes do setor.

  8. #8

    Padrão

    Olá pessoal!

    1929, a questão de 900MHz (leia-se ubiquiti SR e XR9) não passarem muita banda, se da única e esclusivamente pelo fato de que a grande maioria dos que vão utilizar esses no MK não sabem configurar corretamente. Tenho bastante experiencia com esses cartões e posso dizer, se formos comparar eles com cartões 2.4 ou mesmo alguns 5.8 em locais sem interferencia e sem obstaculos, eles funcionam até melhor. Já fiz testes com XR9 em locais com visada 100% e o resultando foi apenas 18% menor do que XR5 na mesma situação. Porém, essa frequencia proporciona a possibilidade de se fechar um enlace onde 2.4 ou muito menos 5.8 sequer alinhariam. Só que mesmo essa frequencia e equipamentos tem suas limitações, dai aparecem os vendedores dizendo ser esses rádios são os "fura morro" e o pessoal imagina que o cartão vai ter a mesma performance que teria em um local sem obstaculos, tendo que atravessar um desnível ou uma elevação de 200m... Posso te dizer, esses cartões com antenas hyperlink grade 15 dbi fazem milagres sim, sabendo montar e configurar. Como exemplo esse enlace da figura abaixo passa 21 Mbits HALF TCP ou 9 Mbits FULL TCP. Veja que é um enlace totalmente complicado, ainda se considerar a altura das torres que é pequena, somente 12 metros. Em 2.4GHz quando dá um SCAN até visualiza o outro lado, mas não conectava, 5.8GHz, sequer encontrava a outra ponta, ambos testandos XR2 e XR5. Então é nessa hora que eu vejo a virtude dos R9, se não dispusesse deles, ou não atenderia o cliente ou teria de aumentar as torres em pelos menos 20 metros cada. Esse Parks eu não usei, sei que é baseado em WiFi também, não deve ser muito diferente dos Ubiquiti não. Porém existe soluções mais robustas para situações de pouco visada como essa DIGITEL - Connecting the world Temos um par desses aqui funcionando em um enlace de 61Km. Esse rádio é 16Mbits 100% full duplex, que segundo a Digitel, só não lançaram a versão de 32Mbits por limitações de canalização da Anatel. Bem, é isso ai!!!

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         900MHz.JPG
Visualizações:	275
Tamanho: 	72,2 KB
ID:      	10906

  9. #9
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Boa tche. gostei desses digitel. Na real é bem isso ae mesmo. canso de dizer, aqui no fórum, se o cara não sabe configurar, até um AP ótimo se torna uma bomba .
    Antes de "usar" um equipamento novo eu estudo o mesmo pois só assim terei moral de dizer faz isso faz aquilo. acredito que o pessoal da antiga aqui do forum faça isso tbm.
    Quanto aos rádios 900mhz, quem tiver testes ae galera, postem por favor!!! quanto mais informações trocarmos, melhor pra nós mesmos,concordam?
    Abraço.

  10. #10

    Padrão

    Leandro,

    Sem dúvidas... Eu tenho muita, mas muita mesmo experiencia em 900MHz Ubiquiti. Aqui na minha região, tem serra pra todo lado! rsrsrs. Tenho bons cases, que poderia compartilhar com o pessoal aqui. Vou separar esse material e disponibilizar. Tem outros enlaces, inclusive um deles até mais complicado do que esse, e sempre todos terminam em sucesso.! Porém digo por experiencia, 900MHz só pra quem sabe configurar, e com antena Hyperlink, outras antenas é perda de tempo. E se não souber configurar, mais perda de tempo ainda... Outra informação que deixo aqui, JAMAIS, coloque 2 cartões desses na mesma torre ou mesmos a menos de 2Km de distancia um do outro, senão nada feito. E sempre ter também o cuidado de colocar esses cartões o mais distante possível de torres da TIM e Claro, que são as operadoras que tem licença Banda B, variando nos estados. Porque a Banda B opera justamente em 900MHz. Dai já viu né? Além de interferencia pesada das ERBs, ainda corre o risco de ter a Anatel te visitando... rsrsrsrs

  11. #11

    Padrão

    Quanto aos Rádios Digitel, são excelentes. Tem também os da AsGa que operam também em 400MHz. São rádios PDH, extremamante confiáveis. Esse enlace Digitel que temos aqui saiu por R$ 14.000,00 (rádios, antenas, cabos e licença SLP Anatel). Essa frequencia precisa de projeto para licenciamento.
    Última edição por sapucaia; 22-04-2010 às 21:56.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Por ex. a Ubiquiti lançou um cartão mini-pci que trabalha de 180 a 280mhz.
    Tenho certeza que colocaria um cartão deste aqui e outro 50km com terreno ondulado e ia passar, mas quanto? Nunca consegui achar nada de comentário sobre ele, nem mesmo no site
    Esta frequencia requer licenciamento especifico certo?
    E antenas para trabalharem com este XR1 encontramos no Brasil? Se encontramos qual o custo aproximado?
    Em uma frequencia tao baixa possivelmente seja "fura morro" mesmo.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sapucaia Ver Post
    Posso te dizer, esses cartões com antenas hyperlink grade 15 dbi fazem milagres sim, sabendo montar e configurar. Como exemplo esse enlace da figura abaixo passa 21 Mbits HALF TCP ou 9 Mbits FULL TCP. Veja que é um enlace totalmente complicado, ainda se considerar a altura das torres que é pequena, somente 12 metros.
    Usou hyperlink 15db grade + XR9 + RB + qual marca, modelo e metragem do cabo?
    Posta os indicadores que conseguiu neste link.

  14. #14
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Eu uso sempre:
    Hyperlink 15dbi grade 900mhz
    2M Cabos Andrew cellflex 3/8 conmectorizados c3tech (POA RS)
    Pigtail p/ XR9 importado
    RB 433 AH
    Fontes chaveadas 24v 4a
    900mhz sem stress .
    Enlaces sem nada de visada com desnivel de 60m: sinal -81 90%ccq uptime 30dias
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal -81 4km sem visada.jpg
Visualizações:	180
Tamanho: 	100,6 KB
ID:      	10910  

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Usou hyperlink 15db grade + XR9 + RB + qual marca, modelo e metragem do cabo?
    Posta os indicadores que conseguiu neste link.
    Olá Neto!

    Sim, sempre antenas de grade hyper pra 900MHz. Usei DLC213 1 metro, Pigtail desses de R$ 25,00, RB em uma das pontas RB433AH na outra um RB 411AR. Em 900MHz essas preocupações com cabos e etc não são tão importantes, veja que o cabo que vem nas antenas hyper é o RG213, não é nem RGC213. Esse enlace está configurado para o Canal 6, g only. Está usando canalização de 20MHz. Posso postar as imagens, CCQ sempre travado em 100%. Outra peculariedade desses cartões é limitar a no máximo 24 Mbits. Segundo a Ubiquiti, o ideal seria 18 Mbits, porém com 24 Mbits, sempre consegui uma conexão totalmente estável e acaba passandom um pouquinho mais do que em 18 Mbits.

    Leandro, só por curiosidade, como é que vc fez para aparecer no seu winbox, 912MHz? Aqui sempre aparece a frequencia equivalente em 2.4GHz, no meu caso do canal 6, 2437.

    Print do enlace...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         EBA5.jpg
Visualizações:	301
Tamanho: 	95,1 KB
ID:      	10914
    Última edição por sapucaia; 23-04-2010 às 00:54.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Esta frequencia requer licenciamento especifico certo?
    E antenas para trabalharem com este XR1 encontramos no Brasil? Se encontramos qual o custo aproximado?
    Em uma frequencia tao baixa possivelmente seja "fura morro" mesmo.
    Neto,

    Essas frequencias de 180 a 280MHz aqui no Brasil, nem podem ser utilizadas por nós SCM, ela são destinadas as outros serviços, incluíndo canais de TV VHF canais altos. Tem talvez uma pequena faixa desse espectro que possa ser utilizado. Porém como a propria Ubiquiti sugere, esses cartões são destinados a Telemetria, o que leva a crer que não estão preocupados com largura de banda. Para Telemetria, qualquer coisa na casa de 2 digitos de Kbits já é suficiente. Sinceramente, não acredito que um cartão desses seja capaz de trafegar nem 1Mbit em qualquer distancia.

  17. #17
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sapucaia Ver Post
    Olá Neto!

    Sim, sempre antenas de grade hyper pra 900MHz. Usei DLC213 1 metro, Pigtail desses de R$ 25,00, RB em uma das pontas RB433AH na outra um RB 411AR. Em 900MHz essa preocupações com cabos e etc não são tão importantes, veja que o cabo que vem nas antenas hyper é o RG213, não é nem RGC213. Esse enlace está configurado para o Canal 6, g only. Está usando canalização de 20MHz. Posso postar as imagens, CCQ sempre travado em 100%. Outra peculariedade desses cartões é limitar a no máximo 24 Mbits. Segundo a Ubiquiti, o ideal seria 18 Mbits, porém com 24 Mbits, sempre consegui uma conexão totalmente estável e acaba passandom um pouquinho mais do que em 18 Mbits.

    Leandro, só por curiosidade, como é que vc fez para aparecer no seu winbox, 912MHz? Aqui sempre aparece a frequencia equivalente em 2.4GHz, no meu caso do canal 6, 2437.

    Print do enlace...

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         EBA5.jpg
Visualizações:	301
Tamanho: 	95,1 KB
ID:      	10914
    Baixa ultima versao do winbox.Podes clicar na guia Status dentro da parte de configuração do wireless, depois que tiver fechado o enlace lá aparecerá o canal,ok.
    Aqui usei nesse cliente:
    2ghz 10mhz
    canal 912
    Se tu usar 2ghz G que nem citasse na msg anterior não sei se aparecerá....nunca testei.
    Só uso mesmo em 2ghz 10mhz ou 5mhz.
    Última edição por leandrolopeswifi; 23-04-2010 às 00:12.

  18. #18
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Ja que comentaramsobre cabo...olha o acabamento do cabo dessa antena da Hyper cara....
    é show de bola...vem com proteção contra humidade e tudo mais....os caras são fo....!!!muito filé!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cabohyper.jpg
Visualizações:	208
Tamanho: 	59,0 KB
ID:      	10917Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         iluminador hyperlink 900mhz2.jpg
Visualizações:	170
Tamanho: 	65,0 KB
ID:      	10918 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         montagem hyper 900.jpg
Visualizações:	187
Tamanho: 	64,8 KB
ID:      	10919 Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         hyper900.jpg
Visualizações:	195
Tamanho: 	105,1 KB
ID:      	10920

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sapucaia Ver Post
    Quanto aos Rádios Digitel, são excelentes. Tem também os da AsGa que operam também em 400MHz. São rádios PDH, extremamante confiáveis. Esse enlace Digitel que temos aqui saiu por R$ 14.000,00 (rádios, antenas, cabos e licença SLP Anatel). Essa frequencia precisa de projeto para licenciamento.
    Estes digitel estão fora de cogitação para mim, pois preciso fazer vários pontos até chegar na minha cidade.
    Daí já viu né?

    Mas agora voce falando que não é para colocar dois cartões 900mhz na mesma torre, daí como eu faço então.
    Vou receber o link no prédio da Embratel mesmo. Lá eles disponibilizam o espaço no rack e 48v DC.
    Daí eu faço o cabeamento até o alto deste prédio onde coloco um rádio em 5.8 até um morro muito alto próximo.
    Deste morro eu tenho duas opções:
    faço direto um ponto a ponto com 90km ( que está me assustando), ou coloco uma torre a 45km e repito este sinal por mais 45km. Daí toco para a frente mais 45km. Tudo em 5.8

    Outra opçao é sair direto do prédio da Embratel e ir nos primeiros 45km, mas a visada não é tão boa. No link estimator apresentou uma pequena elevação no meio do caminho. Não chega a ser um "fura morro" Daí pensei em usar então os 900mhz neste primeiro link. E deste ir nos proximos 45km também em 900mhz, mas daí vão ficar dois cartões na mesma torre.

    Quanto a interferencias que poderia causar nas torres de celulares, se não estiver muito próxima não teria problemas? E mesmo se for mais próxima, mas não houver sobreposição dos canais, ainda assim pode dar problemas? Sei que em 900mhz temos pouca opçao para canalização.

    E quando voce se refere a saber configurar corretamente, quais as diferenças com relação a configuração em 2.4 ou 5.8?
    Com relação a rádios, não existe cartão 900mhz homologados em separados. Só em conjunto com a RB, como é o caso dos kit da MD Brasil ou da WDC. E agora este Parks.
    E hyperlink 900mhz tem homologada? andei procurando e não encontrei nada.

    Como disse o Leandro, vamos trocar mais idéias em torno dos 900mhz, pois estou já achando que pode ser uma solução para o meu caso.
    Última edição por 1929; 23-04-2010 às 00:56.

  20. #20
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Estes digitel estão fora de cogitação para mim, pois preciso fazer vários pontos até chegar na minha cidade.
    Daí já viu né?

    Mas agora voce falando que não é para colocar dois cartões 900mhz na mesma torre, daí como eu faço então.
    Vou receber o link no prédio da Embratel mesmo. Lá eles disponibilizam o espaço no rack e 48v DC.
    Daí eu faço o cabeamento até o alto deste prédio onde coloco um rádio em 5.8 até um morro muito alto próximo.
    Deste morro eu tenho duas opções:
    faço direto um ponto a ponto com 90km ( que está me assustando), ou coloco uma torre a 45km e repito este sinal por mais 45km. Daí toco para a frente mais 45km. Tudo em 5.8

    Outra opçao é sair direto do prédio da Embratel e ir nos primeiros 45km, mas a visada não é tão boa. No link estimator apresentou uma pequena elevação no meio do caminho. Não chega a ser um "fura morro" Daí pensei em usar então os 900mhz neste primeiro link. E deste ir nos proximos 45km também em 900mhz, mas daí vão ficar dois cartões na mesma torre.

    Quanto a interferencias que poderia causar nas torres de celulares, se não estiver muito próxima não teria problemas? E mesmo se for mais próxima, mas não houver sobreposição dos canais, ainda assim pode dar problemas? Sei que em 900mhz temos pouca opçao para canalização.

    E quando voce se refere a saber configurar corretamente, quais as diferenças com relação a configuração em 2.4 ou 5.8?
    Com relação a rádios, não existe cartão 900mhz homologados em separados. Só em conjunto com a RB, como é o caso dos kit da MD Brasil ou da WDC. E agora este Parks.
    E hyperlink 900mhz tem homologada? andei procurando e não encontrei nada.

    Como disse o Leandro, vamos trocar mais idéias em torno dos 900mhz, pois estou já achando que pode ser uma solução para o meu caso.

    Hyper homologada ainda, não pelo que sei até o momento. Se estiver errado favor alguem me corrigir.
    Quanto as tuas idéias, esse teu link é aqui no RS ???
    Se precisar de ajuda tamo ae hein tche!!
    Na real eu iria de 900mhz somente se tivesse certeza da NÃO VISADA. Senão, 5.8ghz(XR5+RB433AH+OIW33) são os indicados e escolhidos pra essa função ae.
    Semana que vem deve estar chegando minhas lasers de 200mw pra apontamento fino ( 30km ou mais de visibilidade laser verde...bacana mesmo!!!
    Qualquer duvida tamo ae.