Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    Note! The recently released RouterOS v4.7 contained an uncommon DHCP server problem in some non standard installations, until a fix can be provided, you can use RouterOS v4.6
    Em contrapartida a versão 5.0beta está disponivel alguem se arrisca? rs

    :|

  2. #22

    Padrão

    ja estou tesando a 5 em uma rb433 com um cartão engenius em casa, mas nada demais , so uma bridge entre as lans e a wlan, cartão como ap para meu note. e estou aguardando pigs e antenas internar para iniciar teste de bancada deixando cada saida do cartao para uma tarefa , um para tx e outro para rx e ver os resultados.

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Fiquem sempre atentos a versão do firmware. É sempre bom desligar e ligar as Rbs, após atualizações de versões do MK.
    Obrigado por responder.

    Que tipos de problema podem trazer esta atualização do firmware da RB (travamento, defeito, etc)?
    É importante manter o firmware sempre atualizado?

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por RockBells Ver Post
    Peguei uma RB600A nova e estava com o seguinte:

    [admin@MikroTik] > system routerboard print
    routerboard: yes
    model: "600A"
    serial-number: "206D01983982"
    current-firmware: "2.20"
    upgrade-firmware: "2.19"

    Depois de dar o comando "system routerboard upgrade" ele ficou:

    [admin@MikroTik] > system routerboard print
    routerboard: yes
    model: "600A"
    serial-number: "206D01983982"
    current-firmware: "2.19"
    upgrade-firmware: "2.19"

    É normal voltar uma versão? Se current-firmware estava 2.20, pq upgrade-firmware estava 2.19? Não deveria ser ao contrário?
    possivelmente essa rb jah tinha uma versao maior e foi retornada para ver mais inferiror, o bom eh atualiza mesmo, pois dai a router fala a mesma linga do software

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    possivelmente essa rb jah tinha uma versao maior e foi retornada para ver mais inferiror, o bom eh atualiza mesmo, pois dai a router fala a mesma linga do software
    infelismente tenho que discordar do seu ponto de vista pelos seguintes fatos:

    o firmware, ou "bios", esta mais para um software que da vida a placa, sem ele a placa não é opercional e não esta pronta para receber o OS que no caso é o Mikrotik (linux acredito), então basicamente o firmware inicializa os dispositivo e em algums casos os opera ( reguladores, controladores, chaveadores ), e tambem configura o modo de operação que por exempo tempos:

    processador: tensão, clock de barramento e operação principal e temperatura
    controlador (chipset) : identifica dispositivos conectados a ele
    memoria: configura timers e tensão
    hd: cabeças, setores...
    entre outros.

    as vezes algum componente da linha de montagem é substituido por outro equivalente ou adicionado, neste caso o firmware tem que estar pronto para operar aquele dispositivo, caso contrario aquele dispositovo pode ter mau funcionamento ou não ser reconhecido.

    exeplo de componetes substituidos por equivalentes na placa:
    ja vi em rb de mesmo modelo, memoria e chip de armazenamento de fabricantes diferentes.

    ja no caso de versão de placa temos:
    rb344
    rb433ah (envolve mudanças de processador em clock e provavelmente tenção e barramento e tamanho de hd que envolve cabeças e setores e quantidade de memoria)
    hb433uah (alem dos itens acima possui 2 portas usb)

    note que para as tres placas o software é o mesmo no caso o mipsbe.

    então uma versão de firmware que não esteja preparada para as modificações pode deixar a placa não operacional ou instavel.

    por isto eu indico nunca, mas nunca usar uma versão de firmware inferior da que vem de fabrica.


    tambem por isto acho que o salto grande de versões de software não é recomendado por que o software pode fazer uma chamada de função não implementada via hardware ainda (hardware esta pronto mas não esta disponivel no firmware) e ai o software pode se comportar de forma estranha. nestes casos suba as versões, e para cada versão suba o firmware se for necessario.
    Última edição por leosmendes; 25-04-2010 às 18:31.