Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Homologação de Equipamentos

    Alguém aqui já viu alguma documentação de equipamentos (Ubiquiti e Mikrotik) que tenham sido testados em laboratórios internacionais mostrando resultados de desempenho?

  2. #2
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão

    as próprias fabrics ja fazem testes basta pedir a garantia!

  3. #3

    Padrão

    Oi Marlon, não tem nada a ver com garantia, mas já entrei em contato com os fabricantes pedindo.. A questão é que esses ensaios feitos no exterior são aceitos pela ANATEL para certificação do produto quando é para uso próprio... Estou estudando o procedimento e quando estiver redondo, postarei aqui, mas antes preciso desses ensaios. Abraços!

  4. #4

    Padrão

    Isto é bacana Senhor Cleber, é uma forma rápida de utilizar algum esuipamento sem esperar o processo burocrático da legalização do mesmo.

  5. #5
    Marlon Bolzan Avatar de marlon
    Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Ecoporanga-ES
    Posts
    266

    Padrão

    Humm entendi! poste as comclusões aqui!! quero ficar por dentro!

  6. #6

    Padrão

    A custo de R$ 200,00.. A única coisa que tá pegando para eu dar entrada como teste para ver se realmente essa norma funciona na prática são esses ensaios... O fabricante contrata um laboratório, esse deve ser credenciado a uma entidade de normas que esteja vinculada ao ILAC, se fosse no Brasil, a entidade seria o INMETRO... Ao concluir os testes, o laboratório contrato gera relatórios de ensaios e são exatamente esses que preciso... Seria MUITO interessante aos fabricantes disponibilizar isso para nós e em tese MUITO fácil usar novas tecnologias inseridas ao mercado de forma legal com a ANATEL.

  7. #7

    Padrão

    E tenho certeza que os fabricante tem esses ensaios, porque é comum ver em equipamentos de ambas, as logos da FCC e CE, que exigem os mesmos testes que a ANATEL.

  8. #8

    Padrão

    interessante mesmo, tipo, estive querendo usar o Rocket 5 e nao deu, por nao estar Homologado, e esta chegando tambem o NanoBridge M5.

    Vou acompanhar, muito bom esse topico..

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    E tenho certeza que os fabricante tem esses ensaios, porque é comum ver em equipamentos de ambas, as logos da FCC e CE, que exigem os mesmos testes que a ANATEL.

    Kleber, dá uma olhada neste link da FCC
    Eles podem fornecer informações mediante solicitação.

    São sei se será paga, pois visitando outras páginas vi que tem até como abrir uma conta na FCC. E neste link fala alguma coisa sobre custos sob algumas condições.

    FCC Freedom of Information Act (FOIA) Home Page

  10. #10

    Padrão

    Oi Carlos,

    Meu inglês é horrível... Vou tentar escrever algo para eles, mas achei aqui um ensaio, é basicamente isso:
    http://images.worldofapple.com/bluetoothheadset_fcc.pdf
    Veja, tem:
    1 - Assinatura dos RT;
    2 - Nome do Laboratório;
    3 - Procedimentos de Teste;
    4 - Resultados dos testes.

    Agora só precisamos achar dos equipamentos que nos interessam.. Família M da Ubiquiti, Família XR (2 e 9) e Cartões Mikrotik...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Oi Carlos,

    Meu inglês é horrível... Vou tentar escrever algo para eles, mas achei aqui um ensaio, é basicamente isso:
    http://images.worldofapple.com/bluetoothheadset_fcc.pdf
    Veja, tem:
    1 - Assinatura dos RT;
    2 - Nome do Laboratório;
    3 - Procedimentos de Teste;
    4 - Resultados dos testes.

    Agora só precisamos achar dos equipamentos que nos interessam.. Família M da Ubiquiti, Família XR (2 e 9) e Cartões Mikrotik...

    Boa noite kleber, para homologar algum equipamento o mesmo tem que ser certificado por um OCD (Orgão Certificador Designado) autorizado pela Anatel aqui no Brasil, os mais conhecidos são : CPQD e o Ibrace, precisa ver com eles se eles aceitam os ensaios de laboratórios que não sejam encaminhados por eles como o INPE, se caso aceitarem voce vai gastar cerca de R$3.000,00 para fazer a certificação pois a Anatel só homologa equipamentos certificados pelos OCDs, parece simples , mas é bem mais complicado do que parece, não tem como encaminhar nada para Anatel sem ser por estes orgãos, se voce observar nos certificados de homologação , ela é sempre baseada na certifcação inclusive fica cópia dela nos arquivos da homologação no site de consulta.

    Abs

  12. #12

    Padrão

    A resolução 242/2000, regulamenta a certificação e homologação de equipamentos para telecomunicações,

    1 - Conforme o Art. 20, o interessado deverá instaurar um procedimento de avaliação de conformidade do produto;

    2 - no Art. 21 mostra os tipos de documentos que poderão ser usados para comprovação de conformidade junto à ANATEL e o que se adequa melhor para "nós" é o do inciso: II - Declaração de Conformidade com relatório de ensaio;

    3 - A Declaração de conformidade não tem segredo, mas o relatório de ensaio tem algumas exigências, que "Na impossibilidade de cumprimento da preferência prevista no item anterior, o interessado poderá valer-se de outros laboratórios", no anexo V da resolução supramencionada, ítem 4, diz: laboratórios de ensaio situados no exterior credenciados pelo Organismo Credenciador oficial do país de origem, entendendo como tal um organismo membro do ILAC.

    Agora precisamos tentar para ver se essa norma vale na prática.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Oi Carlos,

    Meu inglês é horrível... Vou tentar escrever algo para eles, mas achei aqui um ensaio, é basicamente isso:
    http://images.worldofapple.com/bluetoothheadset_fcc.pdf
    Veja, tem:
    1 - Assinatura dos RT;
    2 - Nome do Laboratório;
    3 - Procedimentos de Teste;
    4 - Resultados dos testes.

    Agora só precisamos achar dos equipamentos que nos interessam.. Família M da Ubiquiti, Família XR (2 e 9) e Cartões Mikrotik...
    Eu também não sou lá estas coisas. Não falo nada, mas para ler e escrever até que vai. Se quiser, me manda por mensagem privada o texto que traduzimos aqui. E depois, tenho um cliente meu que morou nos Estados Unidos e peço para ele dar uma corrigida em qualquer irregularidade.

    E sei que voce gosta de interpelar a Anatel. Quem sabe voce antes disso, faz esta consulta junto a Anatel? Pode até postar este link como exemplo.
    Porem tem uma coisa na resolução que diz: "caso haja impossibilidade de laudos nos laboratórios credenciados..." Esta impossibilidade não há, pois eles existem, mas se já tem laudo pronto e reconhecido internacionalmente de repente pode simplificar tudo.
    E não esqueçamos que estamos falando em homologação para uso próprio, que parece ser menos burocrático.
    Última edição por 1929; 25-04-2010 às 00:03.

  14. #14

    Padrão Justificativa

    "Hoje, os países importadores devem testar os equipamentos que compram ou aceitar testes realizados pela parte exportadora, sem a garantia do cumprimento da normalização local. Essa fase é onerosa para muitos deles e significa uma barreira que gera atraso na colocação do produto no mercado" Marcos de Souza Oliveira (gerente de Certificação da Superintendência de Radiofreqüência e Fiscalização) Fonte:http://www.anatel.gov.br/Portal/veri...30_09_2005.pdf

    Carlos, a impossibilidade pode ser econômica... Isso no meu entendimento e se a ANATEL não aceitar, eu compro essa briga na justiça, existe essa lacuna e essa declaração da SRF da ANATEL favorável, mas eu penso que só seria aceito em caso de uso próprio.
    Última edição por kleberbrasil; 25-04-2010 às 00:09.

  15. #15

    Padrão

    Parabens, otimo assunto, acompanhando.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    A custo de R$ 200,00.. A única coisa que tá pegando para eu dar entrada como teste para ver se realmente essa norma funciona na prática são esses ensaios... O fabricante contrata um laboratório, esse deve ser credenciado a uma entidade de normas que esteja vinculada ao ILAC, se fosse no Brasil, a entidade seria o INMETRO... Ao concluir os testes, o laboratório contrato gera relatórios de ensaios e são exatamente esses que preciso... Seria MUITO interessante aos fabricantes disponibilizar isso para nós e em tese MUITO fácil usar novas tecnologias inseridas ao mercado de forma legal com a ANATEL.
    Esse tal de Kleber descobre cada coisa!



    É o que sempre digo: Informação!

  17. #17

    Padrão

    vou acompanhar o topico, parabens...

  18. #18

    Padrão Próximo Passo, consultar ANATEL

    Consegui a documentação, valeu pela dica Carlos, o Maia e o Sérgio também deram uma força. Agora vou estudar melhor a resolução para que possamos fazer uma pergunta indutiva à uma resposta favorável a nós. Assim que tiver uma resposta, postarei aqui para a turma.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos confidencial.pdf   TurneUP.pdf  

    Label.pdf   Autorizacao.pdf  

    Manual.pdf   confidencial2.pdf  

    Modular.pdf   Guia Instalacao.pdf  

    internal_fotos.pdf   RF_Exposure.pdf  

    retrieve.cgi.pdf   Test_report.pdf  

    sub.pdf  

  19. #19

    Padrão Re: Próximo Passo, consultar ANATEL

    Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Consegui a documentação, valeu pela dica Carlos, o Maia e o Sérgio também deram uma força. Agora vou estudar melhor a resolução para que possamos fazer uma pergunta indutiva à uma resposta favorável a nós. Assim que tiver uma resposta, postarei aqui para a turma.
    pois e, cada uma tem ese kleber, hehe no bom sentido claro, bom trabalho amigo, bõa sorte, a companhando tambem..

  20. #20

    Padrão Re: Próximo Passo, consultar ANATEL

    Conseguiu este material no site da FCC? Ou com a Mikrotik?