+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Usar hdsl como backbone


    Amigos do Forum, recentemente fui informado que o Serviço HDSL da GVT tem excelente qualidade, sem falar no preço, mas que este não pode ser revendido por algum provedor detentor de SCM, segundo a GVT essa prática podendo ser enquadrada como FRAUDE, investigada e demais procedimentos pela PF, sendo esse acesso em fibra otica e velocidade de 100Mb, estando a empresa contratante devidamente registrada na ANATEL com SCM própria, qual o problema dessa prática ? Como a operadora pode intervir no tipo de uso que o cliente contratou comercialmente.

    Existe alguma conduta criminosa em que possa ser enquadrada tal prática ? Observe que não será repassado o serviço como sendo serviço GVT e sim o produto da empresa autorizada SCM portanto em nenhum momento a marca ou produto GVT sera comercializado, apenas utilizado como saída da mesma forma como seria utilizado um Circuito IP de qualquer operadora.

    Seria como se vc comprar um veículo para uso proprio e não ter a opção de dar uma segunda atividade ao veículo...

    Alguem sabe ou ja teve alguma experiencia com isso ?
    Última edição por SHREK; 25-04-2010 às 01:11.

  2. #2

    Padrão

    O problema é que no aceite do contrato proposto pela GVT, tem uma clausula que proibe essa pratica, assim como os contratos de adsl, ou do nosso tambem, no contrato da minha empresa é proibido o compartilhamento remunerado ou não, acarretando multa e quebra de contrato, mas o que ela falou sobre PF é mentira, somente no caso de não ter autorização SCM que ela pode atuar a pedido da ANATEL, para auxiliar na busca e ampreensão dos equipamentos.

  3. #3

    Padrão

    Rapaz eu vejo da seginte forma, se forneço uma conexão a uma empresa e ela de repente aumenta seus pcs em um escritorio qual o problema de ela rotear e distribuir em uma rede interna ou o que ela faz com a conexão contratada ? O que vendi a ela foi uma conexão com X Kbps com tráfego ilimitado, portanto se ela revende ou fz o que fizer nao vejo o pq do problema é o caso de LAN houses por exemplo, é como se vc comprasse um carro popular de uma montadora para ser TAXI e a montadora dissesse que para ser taxi somente é permitido o carro de luxo, se comprei um serviço para exploração comercial, passei os dados da empresa pago em dia, a fornecedora do serviço não pode determinar qual o uso vc fará daquela conexão, ela não pode determinar a forma como vc usuará o serviço, acho que esse tipo de cláusula é abusiva, vou verificar isso perante algum orgão de defesa do consumidor.

  4. #4

    Padrão

    1º ponto: mas que este não pode ser revendido por algum provedor detentor de SCM, segundo a GVT essa prática podendo ser enquadrada como FRAUDE "Isso é previsto no contrato e não é permitido".

    2º ponto: se forneço uma conexão a uma empresa e ela de repente aumenta seus pcs em um escritorio qual o problema de ela rotear e distribuir em uma rede interna ou o que ela faz com a conexão contratada "Isso é previsto no contrato e é permitido",

    A GVT e outras empresas não proibem o compartilhamento feito pelo contratante dentro das dependencias onde o serviço está sendo prestado, ela proibe a revenda do mesmo, já que para esse
    fim existes outros produtos com caracteristicas diferentes, a e tem outro detalhe que você não está atento, apesar do link ser de 100 mbps, existem limites nas conexões TCP, justamente para evitar essa pratica e tornar inviavel o uso do mesmo para esse fim.

  5. #5

    Padrão

    mesmo podendo ou nao, vc vai cair na limitacoes de TC simultaneas, como nosso amigo falou(pabloferretti), mesmo tendo 100MB, nao vai passar mais de X conexoes, adianta ter banda, e nao conectar, e nao esqueça do upload, que sao 10% somente.

    E ja vi sim, um provedor perder a ADSL, por estar compartilhando, ficou sem link nenhum, eles tiraram tudo, aconteceu em SC.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pabloferretti Ver Post
    1º ponto: mas que este não pode ser revendido por algum provedor detentor de SCM, segundo a GVT essa prática podendo ser enquadrada como FRAUDE "Isso é previsto no contrato e não é permitido".

    2º ponto: se forneço uma conexão a uma empresa e ela de repente aumenta seus pcs em um escritorio qual o problema de ela rotear e distribuir em uma rede interna ou o que ela faz com a conexão contratada "Isso é previsto no contrato e é permitido",

    A GVT e outras empresas não proibem o compartilhamento feito pelo contratante dentro das dependencias onde o serviço está sendo prestado, ela proibe a revenda do mesmo, já que para esse fim existes outros produtos com caracteristicas diferentes, a e tem outro detalhe que você não está atento, apesar do link ser de 100 mbps, existem limites nas conexões TCP, justamente para evitar essa pratica e tornar inviavel o uso do mesmo para esse fim.
    No meu ver a Clausula apontada acima como 1º é abusiva visto que a prestadora vendeu um serviço para exploração de uma empresa comercial que esta pagando por um serviço na qual a prestadora não pode intervir no seu uso nem em sua rede interna. Não sendo a prestadora quem vai determinar qual seriço poderá ser usado pela contratante e sim ela escolherá o serviço que de adequa as suas necessidades e orçamento, se atende ou não suas necessidade de acordo com a qualidade de serviço que deseja prestar e não pq a fornecedora não permite.

    Não entendo como um serviço a operadora caracteriza como Fraude se vc faz com o serviço que ela lhe vende barato mas se vc fizer com o serviço que ela vende caro deixa de ser fraude, como pode isso ? 2 Pesos e 2 Medidas é assim ??

    Ai sim, se o serviço nao tem capacidate tecnica para esse uso, bem, mas é a contratante quem deve resolver se este lhe atende e não a prestadora quem vai determinar se pode ou nao pq ela nao quer, ja pensou se vc comprasse um carro e disessem ele so pode levar 5 pessoas se vc por mais vai danificar a suspensão, bem, vc não poe mais por uma escolha do comprador, porque o produto nao suporta, mas se ele desejar, pode por 10 se julgar que cabe e que nao tem problema para ele, e nao pq a montadora disse que não poderia usa-lo dessa forma.

    Por Favor é a forma como vejo a situação por favor se alguem puder mostre-me um outro ponto de vista e me convença de que estou errado.
    Última edição por SHREK; 26-04-2010 às 17:56.

  7. #7

    Padrão Re: Usar hdsl como backbone

    Isso e igual voce comprar TV a cabo, e querer vender o sinal da mesma, tambem e fraude e da cadeia.

  8. #8

    Padrão Re: Usar hdsl como backbone

    eu desisti de tentar explicar... e tem outra a tecnologia citada "hdsl" é a utilizada em links de par-metálico que não ultrapassa a velocidade de 2 mbps full usando modem + roteador V.35, agora tecnologia aplicada para o serviço que a GVT oferece é

    3Mbps (ADSL 2+) = R$ 49,90
    10Mbps (ADSL 2+) = R$ 69,90
    15 Mbps (ADSL 2+) = R$ 99,90
    35 Mbps (VDSL) = R$ 199,90
    50 Mbps (VDSL) = R$ 299,90
    100 Mbps (Fibra Óptica) = R$ 499,90

    Eu fiz questão de colocar a tecnologia utilizada para não massificar o erro, senão daqui a pouco vai ter gente falando que HDSL transpora 100 mbps, e não é verdade!
    Última edição por pabloferretti; 27-04-2010 às 18:29.

  9. #9

    Padrão Re: Usar hdsl como backbone

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Nada a ver a comparação com tv a cabo.
    Como nao, voce esta pegando um serviço que e para uso exclusivo seu, esta revendendo, e o que acotnece na TV a cabo, e diferente disso?

    Nunca ouviu falar de gato de tv a cabo nao...

  10. #10

    Padrão Re: Usar hdsl como backbone

    Desculpem-me pelo erro do nome da tecnologia, queria me referir a uma conexão que nao fosse o link dedicado e se mencionasse Fibra acho que desviaria a atenção, a sigla DSL ja esta bem entranhada na idéia que queria passar.

    Mas a questão em discussão é a legalidade ou não da revenda de Internet e pessoal sinto muito mas fui tirar minha dúvida com a tia ANA e o tio FOCUS, e a respoata que tive foi: " Uma autorizada de SCM, com base na Resolução 402, de 27/4/2005, pode contratar infraestrutura de telecomunicações de outra prestadora de SCM para atender seus próprios assinantes." Bem curta e direta, agora vou procurar alguem pra me resguardar em relação a essa questão de cláusula abusiva. Assim sendo volto a pergunta. De onde tiraram essa história de FRAUDE. ? Se nao ha falsificação nem adulteração de onde tiraram essa fraude. ?

    Estão distorcendo o foco:

    Primeiro o serviço sempre foi contratado comercialmente e nunca residencialmente.

    Segundo tenho autorização SCM propria diferente de outros que se fazem passar por terceiros que tem autorização.

    Terceiro, nao estou revendendo o produto da GVT estou vendendo um produto meu para o cliente ele nem sabe por onde esta saindo se é GVT, Embratel, Oi, Telefônica ou o que seja.

    A comparação com a TV a cabo vc estaria revendendo o serviço de quem ? SEU ? Tem autorização de quem pra faze-lo ? De quem vc comprou TV a cabo ? Isso ai é fraude mesmo, vc não pode revender serviços algueios sem o consentimento do proprietario original...
    Última edição por SHREK; 28-04-2010 às 09:33.

  11. #11

    Padrão Re: Usar hdsl como backbone

    Citação Postado originalmente por SHREK Ver Post
    Desculpem-me pelo erro do nome da tecnologia, queria me referir a uma conexão que nao fosse o link dedicado e se mencionasse Fibra acho que desviaria a atenção, a sigla DSL ja esta bem entranhada na idéia que queria passar.

    Mas a questão em discussão é a legalidade ou não da revenda de Internet e pessoal sinto muito mas fui tirar minha dúvida com a tia ANA e o tio FOCUS, e a respoata que tive foi: " Uma autorizada de SCM, com base na Resolução 402, de 27/4/2005, pode contratar infraestrutura de telecomunicações de outra prestadora de SCM para atender seus próprios assinantes." Bem curta e direta, agora vou procurar alguem pra me resguardar em relação a essa questão de cláusula abusiva. Assim sendo volto a pergunta. De onde tiraram essa história de FRAUDE. ? Se nao ha falsificação nem adulteração de onde tiraram essa fraude. ?

    Estão distorcendo o foco:

    Primeiro o serviço sempre foi contratado comercialmente e nunca residencialmente.

    Segundo tenho autorização SCM propria diferente de outros que se fazem passar por terceiros que tem autorização.

    Terceiro, nao estou revendendo o produto da GVT estou vendendo um produto meu para o cliente ele nem sabe por onde esta saindo se é GVT, Embratel, Oi, Telefônica ou o que seja.

    A comparação com a TV a cabo vc estaria revendendo o serviço de quem ? SEU ? Tem autorização de quem pra faze-lo ? De quem vc comprou TV a cabo ? Isso ai é fraude mesmo, vc não pode revender serviços algueios sem o consentimento do proprietario original...
    Entao amigo, o problema nao e a tecnologia, voce pode pegar acesso discado e revender, desde que nao esteja previsto em contrato que voce nao possa revender.

    Ultima vez, o problema nao e a tecnologia, e sim o contrato(ou aceite) que voce assina na hora da contratação. A ANATEL nao ta nem ai, se vc usa ADSL, discado, Link, o que importa pra vc e o contrato que voce assina, mais nada.

    PS. A TV a cabo foi so comentario, nada alem disso...

  12. #12

    Padrão Re: Usar hdsl como backbone

    A questão em discussão é: O fornecedor de qualquer tipo de serviço não pode determinar como vc fará uso do serviço ou produto, se vc compra 100Kg de Feijão o vendedor recebeu pelo produto, vc pode jogar, plantar, dar, ou dividir em saquinhos de 500gramas e revender de 1/2 em 1/2 Kilo, ele nao pode dizer o que vc fará com o produto ou serviço adquirido.

    A rede interna é propriedade privada minha, eles nao podem determinar o que farei dentro dela.
    Direito a Propriedade ta lá na constituição... Eu nao digo como eles devem trabalhar nem eles fazem o mesmo...

  13. #13

    Padrão Re: Usar hdsl como backbone

    Citação Postado originalmente por SHREK Ver Post
    A questão em discussão é: O fornecedor de qualquer tipo de serviço não pode determinar como vc fará uso do serviço ou produto, se vc compra 100Kg de Feijão o vendedor recebeu pelo produto, vc pode jogar, plantar, dar, ou dividir em saquinhos de 500gramas e revender de 1/2 em 1/2 Kilo, ele nao pode dizer o que vc fará com o produto ou serviço adquirido.

    A rede interna é propriedade privada minha, eles nao podem determinar o que farei dentro dela.
    Direito a Propriedade ta lá na constituição... Eu nao digo como eles devem trabalhar nem eles fazem o mesmo...
    Entao, vc falou tudo, (A rede interna é propriedade privada minha), prover internet, nao caracteriza rede interna, e sim uma WAN.

  14. #14

    Padrão Re: Usar hdsl como backbone

    Gente por lei para se revender acesso a internet é obrigatório ter licença SCM (de serviços multimídia) ou ser parceiro de uma empresa que tenha e virar parceiro dela para se obter uma SVA (de serviço de valor adicionado), nesses casos Links comuns ( ao cliente final) de fibra ou do que seja não serve por causa exclusivamente do contrato ( no caso de vc ser legalizado).

    então fica assim.
    1° pra distribuir TEM QUE TER LICENÇA

    2° o que vc vai distribuir tem que ser feito para isso, não há nada errado a empresa limitar o máximo de conexões tcp se ela te vendeu um produto com preço que não é pra ser revendido. "É como vc comprar um carro sem nada e querer que ele venha completo"

    3° quantos aos preços de links dedicados ACOSTUME-SE, isso aqui é brasil, e se fosse outro país nós (servidores menores) não existiriamos, ou vc acha que se existisse GVT em tudo que é canto a oi também existiria????????

    é isso manow, a realidade é cruel, mas é assim que é.

    se não tiver mais dúvidas que o moderador feche o tópico.
    Última edição por marc3l00; 30-06-2010 às 17:14. Razão: evitar mal entenidos

  15. #15

    Red face Re: Usar hdsl como backbone

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Quanta pretenção. Quer fechar o tópico ?
    sorry xD...
    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Os preços praticados são abusivos sim.

    E quanto à comparação com carros. Me diga que empresa automobilistica pode vender um carro e determinar o que o cliente vai fazer com ele ?
    não disse o contrário (estaria mentindo) mas disse que é uma realidade "vivemos no Brasil...


    Á e pra dixar margem pra conflito, eu estava concordando com vc, bobagem falei por causa de toda essa especulação sobre o tipo de liçença talz.

    mas me exaltei epsso desculpas...
    Última edição por marc3l00; 30-06-2010 às 17:18.

  16. #16

    Padrão Re: Usar hdsl como backbone

    Citação Postado originalmente por pabloferretti Ver Post
    eu desisti de tentar explicar... e tem outra a tecnologia citada "hdsl" é a utilizada em links de par-metálico que não ultrapassa a velocidade de 2 mbps full usando modem + roteador V.35, agora tecnologia aplicada para o serviço que a GVT oferece é

    3Mbps (ADSL 2+) = R$ 49,90
    10Mbps (ADSL 2+) = R$ 69,90
    15 Mbps (ADSL 2+) = R$ 99,90
    35 Mbps (VDSL) = R$ 199,90
    50 Mbps (VDSL) = R$ 299,90
    100 Mbps (Fibra Óptica) = R$ 499,90

    Eu fiz questão de colocar a tecnologia utilizada para não massificar o erro, senão daqui a pouco vai ter gente falando que HDSL transpora 100 mbps, e não é verdade!
    pabloferretti Parabens Falou Pouco e Falou Tudo ! e Isso Ai! Gostei