+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Expansão de Discos RAID 1

    Olá à todos!

    Esse é meu primeiro post, vamos lá!

    Temos um servidor com dois discos de 250Gb instalados em RAID1 via Hardware (controladora).

    Precisamos aumentar a capacidade do nosso servidor pois estamos chegando ao limite.
    Compramos 2 discos de 500GB. Agora vem o grande problema!

    Se tirarmos um disco de 250Gb, colocar um de 500Gb no lugar e aguardar a sincronia, o RAID irá identificar somente 250Gb pois prevalesse o disco de menor capacidade.

    Estou pesquisando como conseguir aproveitar esse espaço ganho, mas até agora nada!

    Ps. Não tenho a possibilidade de desligar o servidor e efetuar a cópia dos dados via qualquer unidade externa, pois esse ambiente é de altíssima disponibilidade. Isso será feito via Hot Swap / Hot Plug.

    Agradeço qualquer ajuda!

    Abraços
    Douglas Caro

  2. #2

    Padrão Re: Expansão de Discos RAID 1

    Citação Postado originalmente por douglascaro Ver Post
    Olá à todos!

    Esse é meu primeiro post, vamos lá!

    Temos um servidor com dois discos de 250Gb instalados em RAID1 via Hardware (controladora).

    Precisamos aumentar a capacidade do nosso servidor pois estamos chegando ao limite.
    Compramos 2 discos de 500GB. Agora vem o grande problema!

    Se tirarmos um disco de 250Gb, colocar um de 500Gb no lugar e aguardar a sincronia, o RAID irá identificar somente 250Gb pois prevalesse o disco de menor capacidade.

    Estou pesquisando como conseguir aproveitar esse espaço ganho, mas até agora nada!

    Ps. Não tenho a possibilidade de desligar o servidor e efetuar a cópia dos dados via qualquer unidade externa, pois esse ambiente é de altíssima disponibilidade. Isso será feito via Hot Swap / Hot Plug.

    Agradeço qualquer ajuda!

    Abraços
    Douglas Caro
    Amigo! Isto complicado o quer fazer. A solução seria voce inserir os discos de 500GB e criar outro RAID 1 em cima deles mantendo os de 250G e depois extender os volumes logicos para poder almentar o espaço que precisa. Trocar os dois de 250G pelo 500G so fazendo backup e reinstalando tudo de novo.

  3. #3

    Padrão Re: Expansão de Discos RAID 1

    Amigo para estes caso o ideal era ter utilizado RAID+LVM. Agora só vejo mesmo a solução, utilizando o método que o amigo acima citou.

    Coloque dois HD em RAID com LVM de espaço superio, e em seguida pelo meno stente copiar os arquivos da partição cheia para estes HDs.

    Após estes procedimentos, é só remountar o novo dispositivo no ponto de montagem antigo.

    mtec