Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Olá camaradas do partido...
    vi em um dos tópicos do fórum alguém (não me lembro o nome ) indicando essa ídeia,
    se não me engano o assunto era o uso de ring de nanos.
    mas então vi que essa idéia não era meio loucura não. é viável.
    mas estudando sobre o conceito da gaiola eu li que eu precisaria que a grade fosse de quadrados pequenos, menores que o comprimento de onda da frequência de 2.4 ghz.
    mas queria perguntar.
    somente uma tela de grade é suficiente para bloquear a interferência? de uma antena que ficará de costas para outra?

    bem porque essa pergunta? não tenho estrutura para colocar na minha torre as setoriais separadas uma a outra 1 metro e meio. e achei viável a ideia pois assim minha torre fica menos feia. rsrsrsrs

    "e para os engraçadinhos, eu errei escrevendo GAYOLA AO INVÉS DE GAIOLA, PEÇO AOS BINCALHOES PARA CRESCER, E SE PREOCUPAR COM O FÓRUM E NÃO COM UM ERRO DE ORTOGRAFIA,
    afinal estamos aqui para discutir tecnologia e não se eu escrevi gaiola na forma correta.
    Última edição por misterbogus; 05-05-2010 às 18:38. Razão: Correção do título

  2. #2

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    bem achei o tópico
    https://under-linux.org/f143/solucao...-de-rf-108240/

    mas a principal pergunta é? somente uma tela atrás resolveria?

  3. #3

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    bem a ideia seria essa.
    suei no pant

    [IMG]file:///C:/Users/bogus/AppData/Local/Temp/moz-screenshot-14.png[/IMG][IMG]file:///C:/Users/bogus/AppData/Local/Temp/moz-screenshot-15.png[/IMG]Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         setoriais montadas.jpg
Visualizações:	295
Tamanho: 	11,0 KB
ID:      	11096

    mas essa seria a ideia -

  4. #4

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Eu estava lá naquele tópico. Mas até hoje não fiz testes.
    Um amigo que é serralheiro ficou de me conseguir uma chapa, na realidade é sucata da indústria de arruelas ou algo parecido.
    Estas chapas são furadas, com furos de mais ou menos 1.5cm e bem próximos uns dos outros.
    A minha idéia é pegar uma chapa destas e fazer uma curvatura e colocar atrás do painél como se fosse um refletor.
    Mas esta pessoa ainda não conseguiu este material para fazer testes. Ele usa muito para fazer cestos de lixo, mas compra a sucata em tiras de 20cm. Eu queria uma com mais largura.

  5. #5
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Pois é galera, eu vou acompanhar esse tópico... é muito interessante...
    Sempre me perguntei uma coisa que me falaram uma vez e eu teste e se confirmou... Ai vai:
    O forno de Microondas utiliza frequência de 2.4GHz, ou semelhante, ele precisa bloquear essa onda para que não "cozinhe" quem está do lado de fora dele... apara isso ele usa justamente este conseito de Gaiola de Faraday. Na teoria ele essa Gaiola que há no forno deve bloquear 2.4GHz, levando em consideração que ele bloqueia 2.4GHz, deveria bloquear frequencias menores por exemplo 900MHz... Se você colocar um telefone sem fio ou mesmo um celular (não sei ao certo as frequências que o celular usa, mas imagino que menores do que 2.4GHz) dentro de um microondas, e de outro aparelho telefonar para ele, ele não deveria receber a ligação enquanto estivesse dentro do forno certo? A frequencia que ele usa deveria estar bloqueada pela gaiola... ou não? Mas faça o teste... o celular recebe a ligação. PS.: quando eu digo colocar dentro do microondas eu quero dizer dentro mesmo, onde se cozinha os alimentos, com a porta fechada, porém, obviamente sem ligar o microondas.
    Alguma explicação? A Gaiola de Faraday do microondas não funciona... pelo menos nos que eu testei... já testei em uns 4 diferentes... estranho não?

  6. #6

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    pelo que eu estudei esse conceito tem que ter relação com o tamanho do comprimento de onda e o do "quadrado" da grade.
    para 2.4 deve bloquear mas o a grade deve ser grande assim para o cumprimento de onda de 900mhz.
    bem não sei ao certo. nem sei também se o cumprimento de onda de 900mgz é menor que 2.4
    bem. solução seria testar criando uma grade em forma de gaiola e colocar o celular dentro.
    quem tiver galinheiro pode entrar dentro ou deixar o telemóvel lá e telefonar para as galinhas. kkkkkkks

  7. #7
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    pelo que eu estudei esse conceito tem que ter relação com o tamanho do comprimento de onda e o do "quadrado" da grade.
    para 2.4 deve bloquear mas o a grade deve ser grande assim para o cumprimento de onda de 900mhz.
    bem não sei ao certo. nem sei também se o cumprimento de onda de 900mgz é menor que 2.4
    bem. solução seria testar criando uma grade em forma de gaiola e colocar o celular dentro.
    quem tiver galinheiro pode entrar dentro ou deixar o telemóvel lá e telefonar para as galinhas. kkkkkkks
    Pois é... heheh

    Sobre a onde 900MHz ela é maior que a de 2.4GHz, mas agora já não lembro mais os outros fatores que influenciam ai... se potência, amplitide e tal... realmente não estou lembrando... mais é preguiça de pensar, mas... hehe... Se alguém souber direitinho era legal explicar ai... Valeu!

  8. #8
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Pois é... heheh

    Sobre a onde 900MHz ela é maior que a de 2.4GHz, mas agora já não lembro mais os outros fatores que influenciam ai... se potência, amplitide e tal... realmente não estou lembrando... mais é preguiça de pensar, mas... hehe... Se alguém souber direitinho era legal explicar ai... Valeu!

    Felipe, sobre o forno microondas, aquela grade não bloqueia todo o sinal, mas confina a maior parte da potência dentro de um pequeno volume. Um radar tem vários kW em microondas, mas por que ele não cozinha tudo em volta? Muita potência em muito volume. O forno microondas é muita potência (relativamente) em pouco volume. Mesmo com a blindagem ela não é perfeita, por isso a história do telefone confinado lá dentro funcionar.

    Sobre a ideia de bloquear o efeito de uma antena na outra usando placas, você pode sim atenuar o efeito de uma antena na outra mas por outro lado você vai alterar os diagramas de irradiação e características de suas antenas. Qualquer metal que você aproxime de uma antena você terá outra antena que não se sabe qual é (diagrama, impedância, etc, tudo isso vai pro espaço). O que você pode conseguir de isolação não compensa os outros problemas que você vai ter colocando essas placas. Não existe mágica, isso não vai funcionar na tentativa e erro.

    Sds,
    Última edição por motacosta; 29-04-2010 às 15:42.

  9. #9

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    eu não pensei em uma chapa, mas sim em uma espécie de grade de metal.

    mas então pelo que esplicou. isso tipo que refletiria a irradiação "trazeira" da antena para ela mesma podendo causar alteração na forma como ela propaga sinal na sua parte frontal?

  10. #10
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Citação Postado originalmente por misterbogus Ver Post
    eu não pensei em uma chapa, mas sim em uma espécie de grade de metal.

    mas então pelo que esplicou. isso tipo que refletiria a irradiação "trazeira" da antena para ela mesma podendo causar alteração na forma como ela propaga sinal na sua parte frontal?
    Exato. Qualquer solução caseira em uma atena sem uma simulação em computador ou instrumentos de análise vetorial não são recomendadas. Você se complica mais do que ajuda. Se isso fosse possível tenha certeza: viria de fábrica.

    Sds,

  11. #11

    Padrão Re: Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    bem companheiro.

    em baixo da sua resposta eu vi isso: "Gabriel Mota
    Eng° de Telecomunicações"
    bem vc é o cara.

    mas mesmo sem isso sua análise foi bem lógica.
    bem realmente não se pode fazer fazer esperimentos em um ambiente de produção. seria suicídio.

    solução, esperarei ficar rico e me formar. rsrsrsr
    e montarei um laboratório para fazer esses esperimentos.
    quando chegar a uma solução vou postar aqui no fórum. se essa solução
    for boa eu registro e fabrico, até homologo na tia ana.
    lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Última edição por Magal; 01-05-2010 às 19:53. Razão: Correção do título

  12. #12

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Eu recebi de um colega a uns tempos atras um pdf de apresentação do canopy (se não me engano era do grupo dharma) onde no fim do folder tinha uma foto com uns 10 - 15 canopy todos isolados em mini caixas metálicas com a frente aberta onde eles sitavam como solução de um determinado cliente para isolar os equipamentos. Agora eu pergunto, onde está o pdf pra colocar aqui? não achei. rs

  13. #13

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Mota, esta questão do radome que você falou é interessante.
    Em muitos sites diz que o radome serve só para proteção do dipolo.
    Já em outros fala em ganhos.
    Daí eu imagino que um radome quando aplicado na parábola, vai criar um anel metálico em volta do disco, que irá estreitar o lóbulo.
    É isso?

  14. #14

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Agora sim, tu virou o prof Pardal.

    Mas pelo menos prova que não estávamos totalmente errados no objetivo que era bloquear sinais vindo de trás de uma forma mais eficiente do que a simples relação frente costas das antenas.
    Já tinha gente mais curiosa que nós investigando o mesmo assunto.

  15. #15

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Pronto, achei o material já fabricado e específico para wireless :

    http://www.majr.com/pdfs/datasheets/...ies_-_6502.pdf

    resta saber o preço e se compensa...
    E daí Professor, tu também acorda cedo até em feriado.

    Tua proposição então está sendo confirmada. E achei muito interessante aquela foto onde fizeram os testes. Aquele rádio lá em cima no teto está dentro de uma cavidade totalmente forrada. É semelhante aquela idéia inicial que surgiu no tópico.

  16. #16

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    ai que esta, a "cavidade" é feita de material RADIO ABSORVENTE.

    vocês estavam propondo material RADIO REFLETOR.

    Não é a mesma coisa, as vezes é melhor matar um lobulo da antena do que refleti-lo (pois provavelmente ele vai virar outro(s) lobulos e piorar a complexidade do problema)

    Entende ?
    A minha idéia desdo o outro tópico, não era refletir, pois isso seria feito pela estrutura do próprio painel.

    Até porque, se este material absorver a irradiação para a frente da antena, ela iria perder ganho.
    A idéia era colocar atrás do painél um anteparo para tentar diminuir mais o lóbulo posterior e assim previnir possíveis interferencias de painéis na mesma torre. Seria para absorver mesmo o lóbulo posterior.
    Alguém falou do exemplo dos canopy dentro de uma caixa. Acho que seria muito semelhante.

  17. #17

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Não é semelhante, metal não ABSORVE, metal REFLETE.

    ahhh e gayola de faraday é algum filme parecido com gaYola das loucas ? :P:P
    É, expressei-me mal.
    Nos Canopy seria para refletir e neste caso queremos absorver.
    Aquilo que o Costa falou sobre deformação imprevisível do lóbulo de irradiação, no caso dos Canopy citado pode ser mais devastador.
    Já no caso de colocar atrás este material colado num anteparo, sem que esteja fixado no painél só para absorver o lóbulo posterior. Essa é a idéia.
    Eu vou tentar um contato com eles para ver se consigo estas placas.( logicamente dependendo do preço. Pois como jogador de poker, se a parada é alta eu passo.)
    Como é material leve e plano, é de fácil despacho pelo correio.

  18. #18

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Mandei uma consulta de preços.
    Vamos ver de perto isso.

  19. #19

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    mas veja, em 2.4ghz ele atenua 5.64 dB com 2.5mm de espessura...

    5 db não é nada em wireless (tem que perguntar ao fabricante se o efeito eh cumulativo: 5mm = -10 db, 10mm = -20db e assim sucessivamente, pq so vale a pena na casa dos -20db pra cima...)

    ou seja, tu vai ter que atolar essa fita na antena ate ela ficar com a FTB necessaria...

    (Mas me parece bastante util para insular a caixa hermética dos rádinhos...)
    Sim, mas a cada 3db ele vai cortar pela metade a intensidade. Com duas folhas já seriam 10dbm. Já daria para experimentar, pois cortaria 3X pela metade.

    E esta nova possibilidade de isolar cx hermética também pode ser boa.
    Eles tem uma versão que vem com adesivo nas costas da folha.

  20. #20

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Acho que esse aqui é melhor:

    Edredon Stealth
    Este inclusive é bem mais fino e absorve mais.