Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    alguma resposta ?

    achei outro material, mais high tech ainda :

    http://www.hitek-ltd.co.uk/assets/File/eccosorbcrs.pdf

    esse eh fod@, vê as propriedades :

    Attenuation, (dB/cm)
    1.5 GHz 5.6
    3.0 GHz 20.0
    8.6 GHz 63
    10.0 GHz 69

    Vou pintar meu carro com isso e furar todos os sinais de transito do pais :P
    Vê só prof Pardal, aquele tua idéia da tinta está prontinha aí.
    Isso aí deve ser parecido na forma de aplicar com aquele anti ruido para automóveis , o Underseal.

  2. #22

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Caros Amigos

    PERDOE-ME PELO Y EM GAYOLA.

    agradeço a participação no tópico. mas acredito que o assunto abordado não é lingua portuguesa.
    estou aprendendo muito.
    mas se quiser aprender mais sobre lingua portugesa eu vou prestar mais atenção na hora de digitar e procurar um livro sobre o assunto.

    não preciso, de indicação ou sarcasmo sobre Gayola das loucas.

  3. #23
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    1929, tem radomes que tem só efeito de proteção. Aqueles com aro em volta da parábola melhoram a relação frente-costa e estreitam o feixe. É isso mesmo.

    Abç,

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Mota, esta questão do radome que você falou é interessante.
    Em muitos sites diz que o radome serve só para proteção do dipolo.
    Já em outros fala em ganhos.
    Daí eu imagino que um radome quando aplicado na parábola, vai criar um anel metálico em volta do disco, que irá estreitar o lóbulo.
    É isso?

  4. #24
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Tou acompanhando.

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    To comecando a achar que esse materiais radio absorventes só teriam efeito fora da região do campo próximo da antena... Se isso for verdade, vai ficar caro...

  5. #25

    Padrão Re: Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Passou o dia e os fabricantes não responderam ao email.
    Daí que já fico no desânimo.

  6. #26

    Padrão Re: Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Poiseh, acho que isso ai so vale a pena se for um importador de grande quantidade.

    Mas veja, existe um distribuidor brasileiro desse material no site da MAJR.

    Distribuidor Brasileiro MAJR

    Tenta com eles. Inclusive eles podem sanar essas minhas duvidas sobre a distância adequada em relação às antenas...
    Talvez por isso não responderam. São dois os distribuidores. Um da região de Campinas.
    Vou telefonar amanhã

  7. #27
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Cara, não sei de nada do que perguntou. Não foram perguntas triviais . Depende dos materiais, enfim. Não sei, seria a melhor resposta. Mas tou acompanhando o tópico.

    Abç

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Eu tava revendo o conceito de campo proximo e campo distante...

    No campo próximo esse material se tornaria um parasita, e pior, parasita atenuante...

    Ou seja, acabaria prejudicando sinais que vão para as regiões desejadas e não apenas os lóbulos laterais.

    No campo próximo eles significariam um "resistor" acomplado por dois capacitores...

    Ou não teriam efeito...

    Eles atuam atenuando as ondas de rádio, no campo próximos tempos um campo eletrico variavel e não ondas de rádio propriamente...

    Essa diferença pode significar que o efeito deles sejam muito diferente quando no campo próximo do que no campo distante (onde ha propagação real de ondas eletromagneticas).

    Faz sentido mota ?

    Se isso for verdade, eles vão ter que distar da antena exatamente a distancia do campo próximo + a tolerancia... O que significa que teriam que ser bem grandes e se o material for caro, isso inviabiliza.

    Bem, alguem já estudou o efeito desses materiais no desenho de antenas ? Tem algum teórico sobre isso ?

    Ou é terreno para pesquisas novas, do zero ?

    (Edit) To ficando inclinado a acreditar no seguinte :

    Materiais radio absorventes baseados em materiais ferrosos (Cerâmicas de Ferritas e similares) vão ter efeito resistivo no campo próximo (A antena induz uma corrente neles e essa corrente é dissipada na forma de efeito joule) - Se comportam como um indutor associado a um resistor...

    Os materiais radio absorventes baseados em materiais de carbono não vão ter indução de corrente, logo não vão ter efeito prático nenhum (A não ser de reduzir o campo elétrico que passam por eles devido a sua constante dielétrica) - Se comportam basicamente como o plastico...

    Isso se estiverem situados no campo próximo.

    Já se estiverem no campo distante, ai sim se comportam como o esperado.

    Preciso das fórmulas... Isso que eu disse faz sentido mota ?

  8. #28

    Padrão Re: Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    To comecando a achar que esse materiais radio absorventes só teriam efeito fora da região do campo próximo da antena... Se isso for verdade, vai ficar caro...
    Aldo, aquele telefone que consta no site da MAJR, não consta na operadora. Dá número desconhecido.
    Acho que os caras já quebraram. hehehehe!!!

  9. #29

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu estava lá naquele tópico. Mas até hoje não fiz testes.
    Um amigo que é serralheiro ficou de me conseguir uma chapa, na realidade é sucata da indústria de arruelas ou algo parecido.
    Estas chapas são furadas, com furos de mais ou menos 1.5cm e bem próximos uns dos outros.
    A minha idéia é pegar uma chapa destas e fazer uma curvatura e colocar atrás do painél como se fosse um refletor.
    Mas esta pessoa ainda não conseguiu este material para fazer testes. Ele usa muito para fazer cestos de lixo, mas compra a sucata em tiras de 20cm. Eu queria uma com mais largura.
    Sabe a espessura certa desta chapa? No topico do Rodrigo ele menciona que deverá ser da mesma espessura da tela na porta do microondas, mas não tive como "medir" pois para isso teria que tirar a tela de lá.

  10. #30
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Aldo, dica: assinar o The Microwave Journal (Microwave Journal). É de graça e vem a versão impressa em casa. Tem bastante anunciante, deve ter alguma coisa do tipo.

    Sds,

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    para uma tela refletir uma onda de radio basta que o tamanho dos "furos" seja menor que o comprimento de onda (com alguma margem).

    2.4ghz ta na casa centimetrica, ou seja, basta que os furos sejam menores que 1 cm que com certeza vai refletir...

    Mas o que estamos discutindo agora não se trata de refletir, e sim de absorver, o que uma tela metalica não faz...

  11. #31

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Citação Postado originalmente por JorgeAldo Ver Post
    Não é semelhante, metal não ABSORVE, metal REFLETE.

    ahhh e gaYola de faraday é algum filme parecido com gaYola das loucas ? :P:P

    (alguem percebeu o Y ?)
    Com a gaY-o-la pronta podemos mudar ate o nome do provedor para vi-a-net ~D

    Será que as paineis , principalmente as homologadas, ja nao vem com essa relaçao frente-costas devidamente equalidazada? ou seja, no seu limite??
    Última edição por Juniin; 05-05-2010 às 12:35.

  12. #32

    Padrão Re: Uso do conseito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Seria bom o sr. Gilvan vai deixar sua opiniao... ele é fabricante de antenas e uma mistura de professor pardal com magaiver

    abs
    Última edição por Juniin; 05-05-2010 às 12:41.

  13. #33
    aldobr
    Visitante

    Padrão Re: Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Fui banido por discutir com um moderador (Autoridade).

    A discussão se deveu por que um moderador (Grayfox) apagou um dos meus posts no sub-forum "FreeBSD" alegando que eu estava vendendo e que deveria usar a area de vendas para isso.

    Não aceitei a edição pelos seguintes motivos :

    1 - O moderador não precisava apagar meu post, isso é abuso de autoridade. Caberia a ele me notificar para que EU MESMO o modificasse. O que há por detras dessa obtusa demonstração de força ?
    2 - Se os moderadores realmente estivessem preocupados com a venda em outras áreas do forum, não teriam PROMOVIDO o tópico "Fisica Azul" do senhor Gilvan Enricone à TOPICO FIXO (Ou seja, o gilvan tem amigos moderadores e por isso é previlegiado).
    3 - O moderador em questão vende seus serviços na comunidade e eu teria me tornado competidor, com isso a sua motivação para apagar meu post é pessoal, e não o interesse da comunidade. (O que se acirrou quando discordei dele em outro post do forum a respeito de freebsd, mostrando um jeito menos trabalhoso de atingir um determinado fim).

    Fui banido, sem levar em consideração que ajudei a comunidade (em vários foruns) partilhando dos meus conhecimentos aberta e liberalmente, caso não seria se meu interesse fosse simplesmente "vender meu peixe".

    Na "justificativa" para o ban, esta um elemento muito conhecido para qualquer estudioso de política (Politica envolve qualquer situação em que exista poder, como aqui, por exemplo, onde há o "virtual" poder de moderador - [poise, o moderador deveria ser a pessoa mais justa, educada e moderada do forum, deduz-se pelo nome]):

    Ideologia: Tornar interesse pessoal em interesse coletivo.

    Logo, não ofendi "o moderador" e sim a "comunidade inteira".

    Fica bem claro que o moderador em questão acredita que seus interesses correspondem ao interesse da comunidade inteira (Que caso fosse verdade, não precisaria banir tão rapidamente, bastaria consultar a comunidade para saber se ela se sentia realmente ofendida)

    Além disso, há outro elemento, como bem entendeu Nietzsche à respeito da política, que é o de usar proibições sem sentido - contra coisas naturais que todos praticam - para, somente em casos úteis, punir indiscriminadamente qualquer um, que seja, a proibição de venda nos forums, que é desrespeitada pelos próprios moderadores (E uso o tópico "fisica azul" aqui como exemplo mais gritante) não tem utilidade em ser aplicada à todos, sem distinção. Não, essa proibição é util para SELETIVAMENTE silenciar qualquer um que os moderadores percebam como ameaça.

    Agora não adianta apagar o tópico "fisica azul" do sr. Gilvan, pois este é PROVA CABAL de que não há VERDADEIRO INTERESSE por parte de nenhum moderador de que essa regra seja cumprida, cabendo meu ban à motivos outros, escusos e indizíveis, que o sr. Grayfox não se dará ao trabalho de responder e terá vergonha de expor.

    Fica aqui um recado aos moderadores : O poder existe para servir. Ser moderador é ter paciência para dialogar, negociar, entender. Se não tem paciencia para isso, não seja moderador, pois, senão, o que seria para AJUDAR a comunidade, passa a ser CONTRA a comunidade. Passa a ser o poder pelo mero poder, para benefício próprio.

    Obrigado à todos e as amizades que fiz aqui, espero continuar ajudando e sendo ajudado por todos os de boa vontade.

    Jorge Aldo.

    à proposito, se os "moderadores" tivessem realmente algum poder, eu não estaria aqui - novamente - na comunidade, 15 segundos após ter sido banido. Ou seja, não serei banido, não se deem ao trabalho de me banir novamente, volto quando me for conveniente, quantas vezes for banido por motivos excussos, voltarei novamente quantas vezes quiser.

    Passem bem.

  14. #34

    Padrão Re: Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    bem, amigo então abra um tópico só para isso ao invés de ficar utilizando o que eu abri para resolver suas picuinhas com a moderação.

  15. #35
    aldobr
    Visitante

    Padrão Re: Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    mr bogus, acho muito bobo que voce ainda esteja com raiva (nem com raiva deveria estar) do comentario sobre o Y de gayola. Não tive intenção de ofender e isso aqui é um forum publico...

    Me desculpe se voce se sentiu ofendido pelo comentario sobre o Y.

  16. #36

    Padrão Re: Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    aldo, bota o link sobre FreeBSD.

    O forum irá perder com sua saida . Voce tem mostrado disposiçao em responder, com conhecimento, todos os posts.

    Abs

  17. #37

    Padrão Re: Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Talvez por isso não responderam. São dois os distribuidores. Um da região de Campinas.
    Vou telefonar amanhã
    Alguma resposta dos importadores?

  18. #38

    Padrão Re: Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Alguma resposta dos importadores?
    Nada. Acho que não se interessaram

  19. #39

    Padrão Re: Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    Um pergunta bem besta, se usar chumbo??

  20. #40

    Padrão Re: Uso do conceito da Gayola de Faraday para colocar antenas setoriais próximas

    As antenas da Andrew vem com uma espuma, até hj eu não sei para o que é aqui, tem alguma coisa relacionada a isso?