+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Roteamento Mikrotik x Repetidoras

    Roteamento Mikrotik x Repetidoras

    Hoje temos a seguinte estrutura:
    Possuimos uma rede que o Mikrotik central faz a distibuição das ranges de IP's, controle de banda,
    (Todos os IP's de nossa rede são IP's validos para os clientes), e as repeditoras ficam todas ligadas em
    modo bridge, gostariamos de mudar a nossa estrutura e fazer cada repetidora um centro de distribuição de
    IP's e controle de banda para os clientes de determinada região.

    - A minha principal dúvida seria com relação ao repasse destas ranges de IP's do servidor central para as repeditoras, como que poderia estar aplicando essas regras de repasse de ranges? no mikrotik central?

    - Os radios de enlaçes dos backbones irão trabalhar em modo bridge?

  2. #2

    Padrão Re: Roteamento Mikrotik x Repetidoras

    vc faria assim, no mikrotik central vc pega uma faixa de ip validos tipo 189.38.10.0/29 e manda ela para a RB que vc quer fazendo a rota no mk central
    o ip da sua rb por exemplo é 10.10.10.2
    então em routes no mk central vc faz assim
    em destination vc colocar 189.38.10.0/29
    e em gateway vc coloca o ip do mk que vc esta mandando esta faixa de rede
    e pronto

    este mk pode fazer nat nele e controle da banda e ip + mac.

    até mais...

  3. #3

    Padrão Re: Roteamento Mikrotik x Repetidoras

    Obrigado Osni Silva pela resposta.
    No roteador central ficaria como a imagem em anexo:

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         roteador central.JPG
Visualizações:	389
Tamanho: 	46,0 KB
ID:      	11245

    - Outra pergunta, o restante da rede poderia trabalhar da forma com que está hoje bridge por exemplo os radios de enlaçes dos backbones???

    - Como vc disse acima: "o ip da sua rb por exemplo é 10.10.10.2" e digamos que o IP da placa de rede do servidor da central é 10.10.10.1 na configuração das rotas na minha repetidora eu apontaria o meu gateway como: 10.10.10.1 correto?!?
    Haveria algum problema em digamos "mistrurar estes ip's inválidos" com ip's validos na hora que eu realizar um tracert em um endereço?? lembrando sempre que todos os clientes possuem IP's Válidos na rede, não utilizamos NAT em nossa rede.

  4. #4