+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configuração NanoStation 2.4 Modo AP com antena 17 dB Slot Setorial ( Horizontal)

    Bom dia pessoal do Under!

    Tenho um pequeno provedor de internet e estou tendo algumas dificuldades na configuração na parte do meu radio que efetua a transmição do sinal para meus clientes, gostaria da ajuda dos mais experientes no assunto para que eu possa solucionar meu problema, abaixo segue a topologia de minha rede:

    01. Servidor Mikrotik 3.X IP: 192.168.1.1 Fazendo o controle de banda,hotspot,DHCP etc.
    02. NanoStation 2.4 IP: 192.168.1.251 em modo AP Bridge com antena externa 17dB Slot Setorial ( Polarização Horizontal).
    03. Clientes com nanoloco 2.4 em modo bridge efetuando a recepção do sinal.

    Problemas:

    - No meu AP tive que almentar a potencia do radio em 26dBm para que meus clientes a menos de 500 Metros do AP conseguicem um sinal um pouco estavel, se coloco o radio a 17dBm ou menos não consigo conectar os meu clientes.
    - Do meu servidor ou dos clientes não consigo efetuar o ping do meu ap e vise versa, porém os clientes estão navegando normalmente, isso é devido o meu AP estar configurado em Bridge?
    - Tenho que criar alguma regra no MK para o meu Nanostation que está mandando o sinal para os meu clientes?
    Se alguém já teve essa experiencia e poder me ajudar serei muito grato, caso esteje fazem algo de errado gostaria muito de um auxilio, pelo que vejo aqui no forum essa topologia é a basica da basica porem estou tendo os problemas sitado acima.
    Se alguém utiliza nano2.4 em modo AP com antena externa e tiver alguns prints das telas e puder me disponibilizar será de grande ajuda.

    Desde já agradeço a atenção de todos!
    Att,
    Alan Mendes

  2. #2

    Padrão Re: Configuração NanoStation 2.4 Modo AP com antena 17 dB Slot Setorial ( Horizontal)

    Amigo, vc ja olhou nos nano-locos se a antena deles estão na horizontal tbm?
    Verificou, cabo e conectores?
    Para vc pingar pro seu nano, vc tem de colocar o ip e mac dele em ip-bindings em by-passed!!!

  3. #3

    Padrão Re: Configuração NanoStation 2.4 Modo AP com antena 17 dB Slot Setorial ( Horizontal)

    amigo
    a nanostation tem que esta em ap+wds para funcionar( e repassar os macs e ips como se fosse uma bridge) e estar setado na aba advanced em ajuste da antena a opção "externo" porque nanostation em 20db com antena de externa consigo mandar o sinal a mais de 2KM tranquilo.
    Outra coisa a antena slot tem certeza que é horizontal? ja experimentou nos clientes trocar a polarização pra ver?

    até mais..

  4. #4

    Padrão Re: Configuração NanoStation 2.4 Modo AP com antena 17 dB Slot Setorial ( Horizontal)

    Já está na polarização correta sim rojeriodj agora a questão do ip-bindings certeza que não vou fazer isso !
    Obrigado pela dica!
    Abraço!

  5. #5

    Padrão Re: Configuração NanoStation 2.4 Modo AP com antena 17 dB Slot Setorial ( Horizontal)

    Citação Postado originalmente por byosni Ver Post
    amigo
    a nanostation tem que esta em ap+wds para funcionar( e repassar os macs e ips como se fosse uma bridge) e estar setado na aba advanced em ajuste da antena a opção "externo" porque nanostation em 20db com antena de externa consigo mandar o sinal a mais de 2KM tranquilo.
    Outra coisa a antena slot tem certeza que é horizontal? ja experimentou nos clientes trocar a polarização pra ver?

    até mais..


    Vou fazer esses testes e posto aqui ! abrigado pela dica !
    Abraço!

  6. #6

    Padrão Re: Configuração NanoStation 2.4 Modo AP com antena 17 dB Slot Setorial ( Horizontal)

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Amigo, vc ja olhou nos nano-locos se a antena deles estão na horizontal tbm?
    Verificou, cabo e conectores?
    Para vc pingar pro seu nano, vc tem de colocar o ip e mac dele em ip-bindings em by-passed!!!
    A antena é essa, pelo menos na propaganda diz que é horizontal, vou testar na outra polarização pra ver se melhor, se melhorar sinal que fui enrolado rs!

    ANTENA OMNIDIRECIONAL HORIZONTAL 17 dBi WAVEGUIDE 16 SLOTs - R$ 295.00 em MercadoLivre

  7. #7

    Padrão Re: Configuração NanoStation 2.4 Modo AP com antena 17 dB Slot Setorial ( Horizontal)

    Pessoal descobri o que estava ocorrendo, desabilitei a antena externa e o sinal dos meus clientes voltaram a bombar!!! creio que o problema seja no pigtail da antena externa, vou trocar o cabo para ver se é o pigtail ou a antena que está com problema!

    Abraços!

  8. #8

    Padrão Re: Configuração NanoStation 2.4 Modo AP com antena 17 dB Slot Setorial ( Horizontal)

    Citação Postado originalmente por Alan09 Ver Post
    Pessoal descobri o que estava ocorrendo, desabilitei a antena externa e o sinal dos meus clientes voltaram a bombar!!! creio que o problema seja no pigtail da antena externa, vou trocar o cabo para ver se é o pigtail ou a antena que está com problema!

    Abraços!
    Cara, até onde eu sei, o conector da nano é sma fêmea e o dos pigtails padrão, tb é.
    Uma idéia que eu te dou pra vc testar (by colega do fórum): Corte um pedaço de clips e coloque no miolo do conector para fechar contato com os dois núcleos (o que é o problema). Testa e posta aqui os resultados.

    Valeu!