+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile servidor mikrotik para hotspot e pppoe

    ola pessoal

    estou com uma duvida e nao consegui achar no forum...
    hoje eu utilizo um servidor linux com controle de MACxIP e mikrotik nas torres em bridge...
    eu estou pensando em criar um servidor mikrotik para controlar os clientes e deixar o linux somente para proxy, mais eu pensei em fazer o servidor tanto com hotspot quanto pppoe.
    tipo uma determinada faixa de ip .1 até .100 se conecta por pppoe e .101 até .200 se conecta por hotspot.
    isto é possivel?

  2. #2

    Padrão Re: servidor mikrotik para hotspot e pppoe

    Sim é possivel, somente criar classe diferente como vc mesmo disse, e ao invez de colocar o ip static na casa do cliente so criar o discador e manda autenticar, se for usar hotspot so colocar o ip na placa de rede que vai aparecer a tela de login. t+

  3. #3

    Padrão Re: servidor mikrotik para hotspot e pppoe

    a proposito será que é possivel instalar esses servidores Mikrotik e Proxy em uma maquina virtual sem perder desempenho considerando ser uma maquina com xeon, uma quantidade rasoavel de memoria e raid striped?
    a minha ideia seria criar um servidor em linux para hospedar as maquinas virtuais e criar dois servidores DNS e para Hospedagem, um Mikrotik e um Proxy como maquinas virtuais.
    um xeon dual core, 8gb de memoria e 4 hds em raid 10 seria de bom tamanho para iniciar esta proposta?

  4. #4

    Padrão Re: servidor mikrotik para hotspot e pppoe

    Cara de maquina virtual eu não manjo nada sendo sincero mais se você manja, tipo colocar as interface virtual e pans concerteza você vai se da bem tudo concentrado em um so lugar, o problema é so montar mesmo. As configurações se quiser eu ate ajudo você com o pouco que sei, ou posta aqui ou add no msn que esta na assinatura. t+

  5. #5

    Padrão Re: servidor mikrotik para hotspot e pppoe

    a configuração da maquina virtual eu acredito que consigo fazer sem problemas, só as do mikrotik que vou ter que estudar um pouco pois utilizo somente em bridge, conheço somente o basico.
    mais a ideia é colocar duas maquinas desta em cluster uma espelhando a outra nessa forma que eu te falei, creio que teria uma redundancia boa e seria mais facil para fazer um upgrade tendo os servidores em maquinas virtuais e o custo tambem reduziria.

  6. #6

    Padrão Re: servidor mikrotik para hotspot e pppoe

    Bom somente finalizando o tópico...
    tanto o Mikrotik quanto o servidor linux de cache squid estao rodando perfeito em conjunto com mais um servidor Mk-Autk e um servidor web tudo em maquina virtual Virtualizada polo VirtualBox.
    Só falta implementar a segunda maquina para redundancia.

  7. #7

    Padrão Re: servidor mikrotik para hotspot e pppoe

    amigo, aconselho a nao usar proxy em maquinas virtuais, o uso do proxy requer muita memoria e muuuuiito acesso ao disco. o mikrotik voce pode colocar, se voce configurar corretamente as interfaces de rede na maquina virtual , ele funcionará normalmente,
    use XEN ou VMWARE ESX para a maquina virtual, pois é virtualização completa e não paravirtualização como vmware server, virtualbox etc..

    abraços

  8. #8

    Padrão Re: servidor mikrotik para hotspot e pppoe

    eu estou usando a algum tempo e nao tive problemas. eu estou usando o VirtualBox pois meu processador não é compativel com paravirtualização, mas ja estou providenciando um servidor com dois xeon quad que vai suportar e é um processador especifico para essa finalidade.
    quanto ao proxy eu nao tive nenhum problema quanto a performando com relação a rodar em uma maquina virtual, pois ela esta rodando em raid com dois HDs e tem bastante memoria para cache.
    claro que hoje eu tenho uma quantidade modesta de clientes mais só demonstra que a esperiencia funcionou e que para suportar uma quantidade grande de clientes é só migrar o hardware para uma plataforma especifica para isso.

  9. #9

    Padrão Re: servidor mikrotik para hotspot e pppoe

    alguem pode me ajudar a cadastrar um usuario no PPPOE ja crie o PPPOE server.