Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ospf entre torres e servidores

    Bom dia pessoal

    Preciso implantar ospf na minha rede, pelo seguinte.
    Centralizei a administração em um servidor de aplicação onde tem o freeradius para autenticar os clientes.
    Vou autenticar com pppoe, usando login, senha, mac, e criptografia individual, ou seja minhas rbs vao virar concentradores pppoe e vao buscar informações no freeradius.
    Para a rb chegar até o servidor de aplicação passa por um servidor mikrotik onde tenho a tabela de roteamento, tudo está funcionando de modo estatico ou seja eu crio uma rota dizendo que a classe de ip x vai sair pela routerboard x, a classe de ip y vai sair pela routerboard y e assim por diante.
    Mas no meu caso tenho mais de 50 pontos de acesso , nao é viavel usar o roteamento estatico.
    Me aconselharam a usar o ospf

    Tem duas opções OSPF e RIP, qual a vantagem de usar um ou outro?

    Alguem ja tem isso na rede ?

    Obrigado pessoal.

  2. #2

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    Obrigado pela dica amigo, a minha rede possui varios pops em fibra, e alguns com enlaces de radio, tudo com mikrotik, entao acho que nao tenho problema de trafego entre as bases, no caso de eu usar ospf, tem algum material que possa dar uma olhada ou alguma dica do que configurar ?
    pois ativei e funcionou, mas fica dando mensagens no log

    Discarding packet: locally originated src address= x.x.x.x onde x é o ip do proprio servidor.

    obrigado mais uma vez

  3. #3
    Avatar de ultralaser
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Presidente Prudente
    Posts
    174
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    Pode ser configuração ta perdendo pacote porque provavelmente não conhece a rota
    Última edição por ultralaser; 15-05-2010 às 11:19.

  4. #4

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    galera..aproveitando.. tenho uma dúvida.

    caso eu faça ospf na rede, e não tenha apenas mikrotik (vamos dizer que tenho outro tipo de rádio para AP e alguns outros para ENLACE via rádio), como que ficaria? Ou não é aconselhavel usar OSPF para esses casos?

    Obrigado

  5. #5

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    eles não tem suporte a ospf.

    poderia fazer por exemplo, cada um ser ligado a uma porta de um Mk, além de liga-los em um switch direto e aplicar o ospf nessa ether desse Mk que vai conectado o outro radio?

    valeu

  6. #6

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    eles não tem suporte a ospf.

    poderia fazer por exemplo, cada um ser ligado a uma porta de um Mk, além de liga-los em um switch direto e aplicar o ospf nessa ether desse Mk que vai conectado o outro radio?

    valeu
    Bom dia,

    Vc pode optar por fazer OSPF apenas entre as Erbs. OSPF é muito bom mais se sua rede é pequena não justifica pois a tomada de decisão automática pode gerar confusão e demora na resolução de problemas, principalmente se não tiver certeza doque o protocolo está fazendo.

    Segue dois sites q me ajudaram muito:

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/MPLS_Lab_Setup

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...uting_protocol
    Última edição por lacierdias; 06-06-2010 às 07:06.

  7. #7

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    obrigado pela ajuda de todos.
    o ospf para os pppoe ja consegui fazer, porem os clientes com ips fixo /30 nao passam, eles só funcionam se estiverem em bridge.

    att.

  8. #8
    Avatar de ultralaser
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Presidente Prudente
    Posts
    174
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    verifica se esta declarada as rotas certas e naum esta sumarizadas

  9. #9

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    Citação Postado originalmente por nandop1240 Ver Post
    obrigado pela ajuda de todos.
    o ospf para os pppoe ja consegui fazer, porem os clientes com ips fixo /30 nao passam, eles só funcionam se estiverem em bridge.

    att.
    amigo, poderia posta como resolveu?

    obrigado.

  10. #10

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    Amigo poderia me uma ajuda porque quero fazer o mesmo aqui minha rede.....

  11. #11

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    minha rede esta toda em bridge e minhas torres são clientes da minha rb 1000 so que queria fazer por rotas staticas ou ospf sei la..... oque for melhor.... vc pode me ajudar...?

  12. #12

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    Eu usaria outra abordagem!

    Trabalho aqui com usemanager (mk), mas como tenho redes espalhadas e sem conexão começou a complicar a autenticação, resultado, peguei um link de 256k dedicado, coloquei nele um mikrotik 3.28, e setei ele com pptp-server, criei as contas entrantes e cada ponto meu externo disca pra esse concentrador e pega login e senha via userman, dessa forma tenho redes espalhadas pela cidade toda , seja via cabo ou wireless e o processo de autenticação esta centralizado sem problemas.

  13. #13
    Não Registrado(s)
    Visitante

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    Pessoal, volto aqui novamente para pedir ajuda a voces, pois agora preciso do ospf funcionando mesmo,

    Ativei o OSPF nos dois pontos, (servidor e AP ) e os pppoes funcionaram normalmente, porem o ips /30 que sao criados no servidor, ou seja os ips publicos dos clientes que tem que passar por essa mesma RB nao passam pelo OSPF, ou seja nao consigo pingar do outro lado,
    no servidor esta assim:
    [user@MKT-] /routing ospf> print
    router-id: 0.0.0.0
    distribute-default: if-installed-as-type-1
    redistribute-connected: as-type-1
    redistribute-static: as-type-2
    redistribute-rip: no
    redistribute-bgp: no
    metric-default: 1
    metric-connected: 20
    metric-static: 20
    metric-rip: 20
    metric-bgp: 20
    mpls-te-area: unspecified
    mpls-te-router-id: unspecified

    # NETWORK AREA
    0 0.0.0.0/0 backbone



    na AP está assim:
    [user@AP] /routing ospf> print
    router-id: 0.0.0.0
    distribute-default: never
    redistribute-connected: as-type-1
    redistribute-static: as-type-2
    redistribute-rip: no
    redistribute-bgp: no
    metric-default: 1
    metric-connected: 20
    metric-static: 20
    metric-rip: 20
    metric-bgp: 20
    mpls-te-area: unspecified
    mpls-te-router-id: unspecified


    # NETWORK AREA
    0 0.0.0.0/0 backbone

    os pppoe cadastrados na RB passam normalmente, porem os ips /30 nao chegam ate o servidor

  14. #14

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    pessoal, agora preciso colocar o OSPF pra rodar mesmo, eu configurei no servidor e em uma torre, como area deixei o backbone mesmo e coloquei a rede 0.0.0.0/0, os pppoes funcionaram perfeitamente, porem os ips publicos /30 e até mesmo os nat, nao funcionam,
    coloquei no server o ip 10.0.0.1/30 e na rb um ip 10.0.0.2/24. se der um tracert no cliente pppoe o mesmo passa pelo ip do concentrador, depois pelo 10.0.0.1 que é do servidor e sai pra internet normalmente, mas os ips /30 nao passam de jeito nenhum,

    alguem tem ip /30 funcionando com OSPF ???

    Obrigado a todos.

  15. #15

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    Pessoal

    Estou nos finalmente com o OSPF rs rs

    eu configurei entre o servidor e um ap e funcionou perfeitamente para ips /30 nat, para ips /30 publicos, e para pppoe, tudo funcionando perfeitamente, mas quando ativei o ospf no segundo ap, ai começou a dar problema.
    LOG
    OSPF neighbor x.x.x.x: state change from Full to Init
    OSPF neighbor y.y.y.y: state change from Full to Init
    OSPF neighbor x.x.x.x: state change from Full to Down
    OSPF neighbor x.x.x.x: state change from Full to Init
    OSPF neighbor y.y.y.y: state change from Full to Down

    ou seja , parece que quando um sobe o outro cai e vice-versa

    minha rede esta assim:

    Server MK
    Rb1 Rb2 Rb3 Rb etc...

    como ficaria o ospf assim? todas as Rbs e o servidor fazem parte da mesma area certo ?
    divulgo as redes em todas as rb?

    Obrigado a ajuda de todos .
    E assim que resolver isso, posto como ficou e a solução para todos.

    Mais uma vez obrigado.

  16. #16

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    Nandop1240 Boa tarde

    Desde domingo passado estou estudando, pesquisando e concentrando material sobre ospf e bgp, mpls por que tenho uma rede toda em bridge e estou sentindo a necessidade de fazer a alteração pra sistema com rbs roteadas, tive o incrivel azar de um raio quimar umas rbs aqui então estou sem rbs pra teste mas deve tar chegando hoje ou amanhã achei este post aqui e gostaria de saber se vc conseguiu arredondar seu ospf entre o servidor e as rbs dos clientes por que seu cenário é exatamente como preciso fazer aqui, se puder dar uma ajuda agradecemos.

    Valeu

  17. #17

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    Boa noite a todos

    Finalmente ficou tudo pronto minha rede com 28 rbs está toda roteada com ospf e alias fui um pouco mais adiante configurei servers pppoe nos pops e agora só falta configurar um radius pra autenticar centralizado isto tudo, mas já deu pra ver a diferença.
    Outro detalhe importante foi que fiz sozinho, pesquisei, testei, usei bastente os wikis mikrotiks, usei um simulador da cisco, google, alguns posts do under aqui e ali mas muito superficiais, traduzi textos de outros sites os melhores conteudos estão em inglês, bom é isto basta se dedicar que dá tudo certo.
    Valeu

  18. #18

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    Citação Postado originalmente por jeanfrank Ver Post
    Boa noite a todos

    Finalmente ficou tudo pronto minha rede com 28 rbs está toda roteada com ospf e alias fui um pouco mais adiante configurei servers pppoe nos pops e agora só falta configurar um radius pra autenticar centralizado isto tudo, mas já deu pra ver a diferença.
    Outro detalhe importante foi que fiz sozinho, pesquisei, testei, usei bastente os wikis mikrotiks, usei um simulador da cisco, google, alguns posts do under aqui e ali mas muito superficiais, traduzi textos de outros sites os melhores conteudos estão em inglês, bom é isto basta se dedicar que dá tudo certo.
    Valeu
    amigo explique melhor como fez a configuração.

  19. #19

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    Opa bom dia rbginfo

    Estou na correria aqui por estes dias mas vou pegar todo o material que cataloguei principalmente links pros sites que falam sobre ospf e roteamento de uma forma geral e postar aqui pra ver se ajuda o pessoal, basicamente comecei pelo google mesmo fiquei reunindo material tudo que fosse interessante eu pegava o link e mandava pra min mesmo no meu e-mail ai fui guardando tudo, mas uma dica é entender o funcionamento do ospf se não fica mais dificil usei a ferramenta de tradução tambem da google por que os melhores artigos e posts estão em inglês, outro detalhe sem uma bancada decente de testes não vai aqui comecei com um server e 3 rbs.
    Assim que tiver um tempo posto os links em uma ordem mais logica e mãos a obra.

    Valeu

  20. #20

    Padrão Re: ospf entre torres e servidores

    Citação Postado originalmente por jeanfrank Ver Post
    Opa bom dia rbginfo

    Estou na correria aqui por estes dias mas vou pegar todo o material que cataloguei principalmente links pros sites que falam sobre ospf e roteamento de uma forma geral e postar aqui pra ver se ajuda o pessoal, basicamente comecei pelo google mesmo fiquei reunindo material tudo que fosse interessante eu pegava o link e mandava pra min mesmo no meu e-mail ai fui guardando tudo, mas uma dica é entender o funcionamento do ospf se não fica mais dificil usei a ferramenta de tradução tambem da google por que os melhores artigos e posts estão em inglês, outro detalhe sem uma bancada decente de testes não vai aqui comecei com um server e 3 rbs.
    Assim que tiver um tempo posto os links em uma ordem mais logica e mãos a obra.

    Valeu
    por favor se possivel faça isso, até agora não achei material de estudo decente, até ja coloquei para funcionar agumas vezes mas por falta de entendimento esbarrava em problemas que não sabia resolver.