Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Voip Apenas Para a rede interna

    Bom dia A todos do Forum!
    Estou iniciando em voip e não sei muito sobre o assunto.
    Preciso de uma solução para o meu caso, tenho vária filiais ligadas por radio em uma mesma cidade e gostaria de instalar um voip somente para comunicação interna dessas filiais, sem sair para a rede publica. Em minhas pesquisas achei em outro post que com o disc-os da intelbras eu consigo fazer isso. Perfeito.
    mas em relação ao hardware que eu andei procurando, as placas fxo e fxs pci são muito caras. Gostaria de saber o que me indicariam para este cenário(em termos de hardware) onde o disc-os ficaria na matriz as filiais teria de ter um ramal para comunicação interna cada uma.

    Sds.

    Iverton Guterres Schmidt

  2. #2

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Amigo voip so conheço o do Provebuntu que é o A2Billing,
    demo: ..:: A2Billing, Commercial Open Source Telephony from Star2Billing ::..

    Provebuntu: Networks Live

    t+

  3. #3

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Ok Amigo!
    Os Softwares tem vários que eu poderia usar.
    a minha principal duvida é em relação a hardware para a comunicação interna dos voips. O sistema que irá gerenciar precisa de uma placa fxs ou talves um ata, eu não sei se para comunicação interna precisa mais que um ata em cada cliente para conexão com o servidor, essa é a minha dúvida.

    Sds.

    Iverton Guterres Schmidt

  4. #4

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Desculpe amigo, mais isso já não vo saber responder vo da uma pesquisa se conseguir algo postarei aqui para te da um força. t+

  5. #5

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Voip utiliza bastante processador e memoria.
    Então invista nisso.

  6. #6

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Olá, eu vi rodando ata da linksys mesmo com nanostation 5.8Ghz ligado a central telefônica, tipo ramal... funciona blz...

  7. #7

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Amigo , estes dias tive uma solicitação parecida, o pessoal tinha um servidor windows 2003 la de bobeira e precisavam colocar uma solução voip pra interligar 5 supermercados. coloquei este softer Software de VOIP phone software para Windows Gratuito 3cx coloquei os atas nas centrais telefonica deles e ta rodando legal, os atas eram PAP2 Linksys com este softer ai numa maquina windows sobrando o softer é grátis !
    Abrax

  8. #8

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Servidor com asterix e aparelhos de telefone ip. Basta instalar o asterix no servidor e um telefone ip por filial.

  9. #9

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Amigo esta empresa tem o que voce precisa usamos este pabx aqui na nossa rede interna:.:: WDC Networks ::. Produtos - Voip Familia: Série GXE - PABX IP.

  10. #10
    Avatar de ultralaser
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Presidente Prudente
    Posts
    174
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Amigo usa o TrixBox ou o Elastix

  11. #11

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Olá!
    Desculpe pela demora, estava viajando!
    muito obrigado a todos pelas respostas.
    muito interessante saber que um win modem pode servir como placa fxo, vou testar aqui no laboratório para ver como funciona.
    também tenho dois PAP2 Linksys é bem interessante também colocar deireto na central como um ramal cada ata.
    muito obrigado a todos pelas respostas e assim que colocar em pratica posto aqui a minha solução.

  12. #12

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Aqui to testando o DISC-OS com modem Ambient 3200, e a principio esta funcionando..

    só preciso fazer alguns ajustes aqui.

    Alguem usa o Disc-OS ?

  13. #13

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Também estou fazendo testes aki com DiscOs com modem Ambient 3200e esta funcionando bem. vai ai a listas dos
    win modem que o DiscOs reconhece com fxo.

    chipset Motorola 62802-51
    Ambient MD3200
    Intel 537PG e 537PU
    - Intel IA92 WinModem
    - Dialogic D/41JCT-LS
    - Ambient MD3200 - a que usei
    - Motorola 62802 - às vezes conhecido como modem PCI SM56
    - Mercury Ambient - alguns conseguiram fazer funcionar

  14. #14

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    Também estou fazendo testes aki com DiscOs com modem Ambient 3200e esta funcionando bem. vai ai a listas dos
    win modem que o DiscOs reconhece com fxo.

    chipset Motorola 62802-51
    Ambient MD3200
    Intel 537PG e 537PU
    - Intel IA92 WinModem
    - Dialogic D/41JCT-LS
    - Ambient MD3200 - a que usei
    - Motorola 62802 - às vezes conhecido como modem PCI SM56
    - Mercury Ambient - alguns conseguiram fazer funcionar
    O que to notando aqui é problema com eco quando se atende a ligação pelo softphone, voce esta tendo algum problema assim tmbm?

  15. #15

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    O que to notando aqui é problema com eco quando se atende a ligação pelo softphone, voce esta tendo algum problema assim tmbm?
    aqui nao esta dando eco,mas as vezes repica o som ,acredito que seja configuraçao do codec.

  16. #16
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Como o jorgealdo falou elas tem problemas de eco mesmo.

    Para quem tem as placas "clone", pode ser corrigido com as alterações abaixo:

    Entre manualmente (modo texto) e edite o arquivo /etc/dahdi/system.conf

    Depois, add
    echocanceller=mg2,1-15,17-31

    Salve e saia do arquivo e de os comandos:

    #killall asterisk
    #rmmod ( nomedaplaca) ex: rmmod x100p
    #rmmod dahdi
    #modprobe x100p
    #dahdi_cfg -vvv
    #asterisk start ( Ou apenas #asterisk)

    ou reinicie o servidor..

    O mg2 é um algoritmo de cancelamento de eco que está compilado por padrão, além de ter o kb1, entre outros... E os números, são os canais onde o algoritmo vai trabalhar.

    Obs: O melhor mesmo seria usar uma placa da Digium, uma solução de qualidade.
    Última edição por Magal; 22-05-2010 às 15:16.

  17. #17

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Citação Postado originalmente por Magal Ver Post
    Como o jorgealdo falou elas tem problemas de eco mesmo.

    Para quem tem as placas clone, pode ser corrigido com as alterações abaixo:

    Você entra manualmente (modo texto) e edita o arquivo /etc/dahdi/system.conf

    e add
    echocanceller=mg2,1-15,17-31

    salve e saia do arquivo e de os comandos

    #killall asterisk
    #rmmod ( nomedaplaca) ex: rmmod x100p
    #rmmod dahdi
    #modprobe x100p
    #dahdi_cfg -vvv
    #asterisk start ( Ou apenas #asterisk)

    ou reinicie o servidor..

    O mg2 é um algoritmo de cancelamento de eco que está compilado por padrão, além de ter o kb1, entre outros... E os números, são os canais onde o algoritmo vai trabalhar.
    Ahh entendi...vou fazer o teste Magal....mais este comando vale para todas as versoes?
    estou usando a 2.0.2

    vlw...

  18. #18

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Utilize equipamentos da taitell sao baratos e muito simples de configurar, na matriz ligue os cabos de ramais nas portas FXO e nas filiais voce pode ou ligar as portas FXS como tronco de um novo PABX ou ligar direto nas portas os aparelhos telefonicos, quanto a banda as linhas nao utilizam quase nada de banda. Eu utilizo e é show.....

  19. #19

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Ja ouviram falar no plugin OSLEC? (Open Source Line Echo Canceller) de acordo com a documentação do DISC-OS ele funcionava no Zaptel, agora com o DAHDI não vi ninguem comentar.

    Vou tentar instalar para ver se muda algo.

  20. #20

    Padrão Re: Voip Apenas Para a rede interna

    Boa tarde,

    Caso esta experiencia lhe seja util ainda....
    Ja que nao necessita de saida para a rede externa como afirmou fica bastante facil implantar um servidor que deve ser dimensionado com a melhor configuração que voce puder montar quando se utiliza voip com alguma solução com base em Asterisk.
    Aqui para 135 ramais em media em uma rede que esta espalhada por mais de 12 km utilizo uma solução Asterisk puro com uma média de 25 ligações simultaneas. Nosso pico foi de 82 ligações simultaneas sem a degradação de qualidade ou sem uma degradação que fosse muito perceptivel nesse pico.
    Nossa configuração Maquina Asterisk: Core2Duo, 1 hd sata espelhado, 4GB de RAM, sem transcodificação.
    Nosso servidor: Igual a maquina Asterisk com o detalhe de ser um PC/AP onde fazemos controle de clientes, controle de banda, QOS, firewall, balanceamento dos links, etc...
    Nos clientes: O sinal chega por wireless, recebemos no zinwell g220 pois sao poucos ramais e computadores por AP G220, descemos por cabo o switche distribui para os atas e PCS e para os pap2ne que são nosso padrao, apesar de estarmos testando uns tt200 da Taitel agora.
    Em Outros lugares ainda com pouco pcs e poucos atas utilizamos um wrtp54g recebendo o cabo que desce do zinwell e distribuimos por wireless e cabo simultaneamente.
    Nota: Tomamos sempre cuidado para evitar altas potencias de transmissao do sinal, em muitos pontos dessa rede os clientes podem usar um sistema de "roaming" pois usam notes, celulares conectados na rede, telefones wireless, etc
    Posso ter esquecido algo ou algo tenha ficado meio vago nessa resposta, qualquer coisa a disposição dos colegas para algum Help.
    Abraço e que Deus abençoe a todos!