+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Pessoal, voces continuando nestas considerações vou acabar me definindo pelo Wavion.

    Na verdade quando botei o olho neste equipamento a primeira vêz foi numa propaganda da Parks. Ele tinha a sigla de BWS. Mas o custo era altíssimo para nossa realidade.
    Últimamente ele está se popularizando e o preço baixando. E o nome Wavion se firmou e o BWS não se fala mais. Não sei se foi uma política de importação nova, independente do que a Parks estava tentando.
    Mas a verdade que ele está se tornando mais acessível.
    Só uma coisa que ainda não estou seguro é com os rádios cliente em uso atualmente. Todos meus clientes estão com AP cliente. Nada de placa pci ou usb.
    E segundo já foi comentado e o datasheet diz isso também, que há compatibilidade com b/g/n.
    Mas ter compatibilidade não significa necessáriamente que é o melhor para usar com ele.

    Mas pergunto então: Se usarmos estes APs com protocolo N que também estão baixando de preço vai ficar melhor ou igual ao que já usamos, aps comuns? Quem já testou com estes APs N?
    Ele usa ou não o protocolo 802.11N? Alguns dizem que apesar de ele trabalhar com várias antenas na mesma conexão, ele não é MIMO.
    Wavion Networks e B/G ou A, Não trabalha com N, e ele atende qualquer dispositivo 2,4 ou 5,8, Protocolo 802.11

    Então tudo oque você tem instalado em seus clientes você pode manter, até mesmo o b/g/n porém você só conseguiria navegar com a modulação B ou G ou B+G, caso do 5,8 Só 5,8.

  2. #22

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    Citação Postado originalmente por Jluminato Ver Post
    Wavion Networks e B/G ou A, Não trabalha com N, e ele atende qualquer dispositivo 2,4 ou 5,8, Protocolo 802.11

    Então tudo oque você tem instalado em seus clientes você pode manter, até mesmo o b/g/n porém você só conseguiria navegar com a modulação B ou G ou B+G, caso do 5,8 Só 5,8.

    Bom este esclarecimento. Pelo fato de haver 6 antenas alguns no passado falaram em MImo, mas então não é.

  3. #23

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Bom este esclarecimento. Pelo fato de haver 6 antenas alguns no passado falaram em MImo, mas então não é.
    O Intuíto dessas 6 Antenas e a Reflexão de sinal, cada Antena envia o Sinal de um jeito.

  4. #24

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    Citação Postado originalmente por Jluminato Ver Post
    O Intuíto dessas 6 Antenas e a Reflexão de sinal, cada Antena envia o Sinal de um jeito.
    Certo, talvêz por isso é que se tenha criado esta confusão. No protocolo N também quando tem 3 antenas as três estão envolvidas em cada conexão e não uma para cada conexão num dado momento.
    Estive lendo sobre o sistema da Wavion e parece que o que melhora é um protocolo chamado beamforming que otimiza estes reflexos. Entendi que num dado momento em uma conexão ele direciona de forma automática o lóbulo de irradiação do sistema mais para o lado daquela conexão. Numa fração de segundos depois já direciona para o outro usuário. É uma coisa mais ou menos assim, não sei se me expressei bem. Mas é mais ou menos isso que o nome beamforming quer dizer. Beam = iluminar, irradiar

  5. #25

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Certo, talvêz por isso é que se tenha criado esta confusão. No protocolo N também quando tem 3 antenas as três estão envolvidas em cada conexão e não uma para cada conexão num dado momento.
    Estive lendo sobre o sistema da Wavion e parece que o que melhora é um protocolo chamado beamforming que otimiza estes reflexos. Entendi que num dado momento em uma conexão ele direciona de forma automática o lóbulo de irradiação do sistema mais para o lado daquela conexão. Numa fração de segundos depois já direciona para o outro usuário. É uma coisa mais ou menos assim, não sei se me expressei bem. Mas é mais ou menos isso que o nome beamforming quer dizer. Beam = iluminar, irradiar
    Exatamente.

  6. #26

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    O wavion 2.4 pelo que entendi, más posso estar errado são 6 cartões com 6 antenas ômini trabalhando tudo em 1 só canal como se fosse um único equipamento e na realidade é rs. E o wavion setor ou setorial?

  7. #27

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    O wavion 2.4 pelo que entendi, más posso estar errado são 6 cartões com 6 antenas ômini trabalhando tudo em 1 só canal como se fosse um único equipamento e na realidade é rs. E o wavion setor ou setorial?
    Eu Nunca Abri a Omni para Saber como é mais deve ser isso

    Já a Setor eu Abri e são 3 Rádios Operando em 1 Unico Canal e as Antenas tem 40° cada.

    Mais os dois equipamentos tem a mesma Banda e a Mesmo principio de enviar o sinal e etc.

  8. #28

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    Também tenho um cliente que fechou um projeto para atendimento de uma cidade do MT. Foram 13 peças no total do projeto sendo 10 em 2.4GHz e 03 em 5.8GHz para atender a cidade por completo. O provedor se chama W3 NETWORK. Por moivos de privacidade pediram para não divulgar informações de contato.
    Toda a estrutura foi montada em postes nas ruas e avedidas da cidade. Essa semana termina a instalação do link para ativarem a rede.

  9. #29

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    ja ouvi dizer desse provedor, são da região de Alta floresta. Depois posta os testes para nos ai...
    daqui uns 20 a 25 dias posto tambem aos amigos do forum teste da wavion setorial, um conhecido adquiriu 6 base setorial para atender a região de cascavel/PR
    quando ele me passar, coloco os resultados para todos.

  10. #30

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    Citação Postado originalmente por Pathuco Ver Post
    ja ouvi dizer desse provedor, são da região de Alta floresta. Depois posta os testes para nos ai...
    daqui uns 20 a 25 dias posto tambem aos amigos do forum teste da wavion setorial, um conhecido adquiriu 6 base setorial para atender a região de cascavel/PR
    quando ele me passar, coloco os resultados para todos.
    Estou sentindo que vai baixar mais ainda o valor do equipamento. A venda em escala com certeza vai promover esta redução.
    Estava demorando para deslanchar, mas parece que agora vai popularizar.

  11. #31

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    Então, em relação ao preço se atender tudo isso de cliente simultaneos mesmo acho que o preço não ta fora, pois se levar em consideração o MK 30 cliente por cartão 4x = 120 cliente na rb com 4 setorial dando 8 mb no total .. e vc sabe que vai sair na faixa de uns 4 mil rb, mini pci e setorial....
    Agora se o wavion funcionar como ta falando com 16 mbps como acess point 254 clientes.. fica quase o mesmo valor, fora que ai minha torre do MK não irei usar mais.. e se desse parceiro do PR que comentei der certo ai vai ficar show...
    ele tem 5 torre com MK e setorial simultaneos da na faixa de 560 usuarios... analisando são 5 torre, mais os equipamentos interligando elas.. Agora ele ta colocando a principio 3 setorial wavion em apenas 1 torre que segundo a wavion vai pegar em media 680 a 706 usuario simultaneos somando as 3 base 48 mbps nesse unico ponto e as bases no canal 1.6.11 nem preciso falar o tanto de interfencia que ele ja inibiu...Analisando ele vai economizar locação de 4 terreno, ira remanejar as 4 torre para outro local.
    pensem na ideia de redução de seus custos e aumentando a qualidade.

  12. #32

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    Este é um dos motivos pelos quais eu disse que se voces continuarem elogiando o equipamento eu não vou resistir e também vou entrar para o rol dos usuários de Wavion.
    Quando ele surgiu pela primeira vêz no mercado brasileiro se falava em 20.000,00 e era atravéz da MUDE e PARKS que ele era comercializado.
    Mas hoje não vejo mais estas empresas empenhadas em divulgar o mesmo. Na verdade a verdadeira divulgação veio quando a Americam Explore entrou no negócio.
    E começou por volta de 12.000 mas já caiu.
    A minha preocupação e eu já externei para o Luminato, é a questão da reposição. Se der um pau num ponto de acesso com RB não vai ser com muito que se resolve. OU é a RB que queima ou os cartões. Antenas sobram ilesas. Já num sistema destes tem que trocar tudo. O ideal seria ter sempre um de reserva em casa. Apesar de que o Luminato disse que em um ano nunca houve este problema de queimar e reposição é imediata. Mas componente eletrônico é imprevisível.
    Mas com certeza o caminho vai ser por aí mesmo.

  13. #33

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    Citação Postado originalmente por ivangalves Ver Post
    Hoje estamos com 143 clientes cadastrados nele e estou com 61 simultaneos com banda de 256 kbps e vai que é uma bala.

    Até o presente momento não tenho o que reclamar.

    Estou a disposição para quem quiser tirar dúvidas.....
    Como era a topologia do local em questão?

    O local é poluido?

    Em horário de pico, há perca de pacotes, instabilidade no ping?

  14. #34

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    Citação Postado originalmente por Jluminato Ver Post
    O Intuíto dessas 6 Antenas e a Reflexão de sinal, cada Antena envia o Sinal de um jeito.
    O modelo setorial, colocado em um terreno em um morro, a desnivel de mais ou menos 150 metros da cidade, como será o rendimento do mesmo?

  15. #35

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    O modelo setorial, colocado em um terreno em um morro, a desnivel de mais ou menos 150 metros da cidade, como será o rendimento do mesmo?
    Rendimento Bom como o Setorial tem o "thirte" você pode fazer uma leve inclinação para que o sinal mantenha no nivel dos telhados das casas.

  16. #36

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    Aff.. to vendo que não vou ser o unico!!! Essa semana subo o meu na estação^^! Se ficar beleza vamos encomendar mais !!! E fechar a cidade.. vixe Curitiba??? 400 wavions??? brincadeirinha...aff .. so o meu bairro ja ta bom 170 mil habitantes!

  17. #37

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    Citação Postado originalmente por Pruda Ver Post
    Aff.. to vendo que não vou ser o unico!!! Essa semana subo o meu na estação^^! Se ficar beleza vamos encomendar mais !!! E fechar a cidade.. vixe Curitiba??? 400 wavions??? brincadeirinha...aff .. so o meu bairro ja ta bom 170 mil habitantes!
    Isso Ai Pruda Conte Comigo.

  18. #38

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    Opa, só uma duvida: eu gosto muito dos chipset atheros ate porque eles ja vem com short preamble defaut, isso aumenta muito a performance do card...mas com o Wavion, qual tem sido o melhor kit client???
    To peguntando isso porque to afim de padronizar as instalações daqui pra frente!! - Sei que to fugindo um pouco do assunto do forum que é citar os caso de sucesso, ou não^^, mas acho importante isso porque é dificel ter "sucesso " utilizando equipamentos incompativeis ou meia boca...quem tiver algumas boas experiencia com algum chipset ou kit client favor postar a i pra gente ok!

  19. #39
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    short preamble é melhor que long preamble??

  20. #40

    Padrão Re: Caso de Sucesso Com Wavion Wbs 2400

    Caros, Amigos venho reportar que estou aqui no provedor de um parceiro no PR, como comentei recentemente foi Adquirido 6 base Wavion setorial, a principio excelente equipamento coisa profissional.
    hoje colocaremos no ar com ajuda do Edvaldo (engenheiro da wavion) contratamos o seu suporte.
    quando obtiver algum resultado posto para vcs.