+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile BULLET2 RECEBENDO E REPASSANDO PARA RB433 PARA FAZER CONTROLE DE BANDA

    Bom dia pessoal, hoje me deparei com algo que inicialmente parecia simples, porem me tomou boa parte do tempo. Temos um cliente ( um predio com 10 salas) que recebe nosso sinal por um Bullet2 e antena de grade, sinal 100%, nosso servidor é bem simples apenas controle pelo access list, arp+mac, dhpc server e queues. So que este cliente resolveu fazer uma distribuição do seu link (um controle de banda) porem nao estou conseguindo fazer com q o bullet jogue para uma rb 433 por uma ether, faça o controle por hotspot de cada usuário, e depois mande o sinal por outra ether, ja q a rede toda do predio é cabeada. Pensei tambem se era possivel o controle ser feito direto do meu servidor, mas fiquei sem saber como controlaria os clientes do predio, ja q os mesmo recebem o sinal de um bullet (o bullet eu consigo controlar o trafego pelo queues, mas cada cliente conectado ao bullet por dhcp nao). se alguem puder me ajudar, ficarei grato.

  2. #2

    Padrão Re: BULLET2 RECEBENDO E REPASSANDO PARA RB433 PARA FAZER CONTROLE DE BANDA

    Então cara, você vai jogar o sinal do bullet via cabo de rede correto, user a rb450 ou 450g pois possui somente portas ethernet. Após isso você pode ta recebendo o sinal do bullet na rb450g via dhcp mesmo ou ip fixo. Para compartilhar para a outra porta quando você criar o hotspot ela ja faz o compartilhamento. Qualquer duvida posta ai. t+

  3. #3

    Padrão Re: BULLET2 RECEBENDO E REPASSANDO PARA RB433 PARA FAZER CONTROLE DE BANDA

    finao deu certo... nao consigo de forma alguma... nao consigo ver os clientes logados.. e o hotspot nao aparece de fotrma alguma. o bullet tem q ficar em brigde?

  4. #4

    Padrão Re: BULLET2 RECEBENDO E REPASSANDO PARA RB433 PARA FAZER CONTROLE DE BANDA

    não entendi direito a pergunta. Vc quer receber com o Bullet , jogar para rb e depois atender esses cliente com a rb.Isso?

  5. #5

    Padrão Re: BULLET2 RECEBENDO E REPASSANDO PARA RB433 PARA FAZER CONTROLE DE BANDA

    Cara ñ tem lógica nenhuma vc utilizar uma rb somente para uns 10 clientes. Funciona sim, é só configurar tudo certinho aí, ip-addres, ip-route, dns, nat, etc.. (a config básica de um MK), como certamente o bullet está em modo router, esqueça o ip que seu cliente tem cadastrado no seu servidor, depois do bullet trabalhe na faixa de roteamento que ele manda pra rede interna de seu cliente pra configurar o MK. Mais faz o seguinte facilite sua vida, deixe o bullet em bridge, compre um apzinho com chip rtl8186, (Ap-router, G-link, Edimax, Aquário, etc..) instale o firmware da ap-router 6.1 ou 7.1, configure como Gateway, conecte o cabo que vem do bullet na porta wan do ap, set o ip do seu cliente cadastrado no seu servidor na interface WAN do Ap (ip fixo ou dhcp caso seu servidor esteja mandando dhcp, vai precisar tamb alterar o mac na arp) nas portas lans e wireless (se quiser wi-fi tamb, faz uma configuração de segurança e ativa o firewall no ap, se não desabilite a wireless) manda outra faixa de ip para seu cliente (preferência dhcp), esse firmware da ap-router tem várias opções de controle de banda (por ip, mac, ip + mac, grupo de Qos etc..), acho que não há necessidade de um hotspot (a ñ ser que prefira e queira usar a RB é claro) simples, ta resolvido seu problema, com uma boa barata e descomplicada solução, se precisar de + portas RJ adiciona um switch depois do Ap. Não vou nem comparar um bullet com um Apzinho, mais se vc não precisa de tanta qualidade em termos de alto trafego de dados do seu servidor para seu cliente ( acima de 4 Mb ) eu no seu lugar tiraria o bullet e utilzaria a antena dele no Próprio Ap pra receber o sinal e fazer o roteamento, é só mudar o modo de operação de Gateway para Cliente ISP e conectar ao sinal da sua torre, a porta Wan já sobraria pra mais 1 cliente do seu cliente (concorrente hehehe). Na minha opinião, uma solução com RB pra essa viabilidade seria um grande desperdício, pra vc ter uma idéia eu uso uma 450 pra autenticar quase 170 clientes, já vou precisar fazer um up porq o processamento já ta aumentando (entre 50 e 60%), a não ser que vc já tenha em mãos e prefira trb com ela, é só uma opinião.
    Abraços, qualquer coisa me add aí [email protected].
    Da uma olhadinha aí no jpg se ñ já conhece!
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Firmware.jpg
Visualizações:	408
Tamanho: 	71,0 KB
ID:      	11712

  6. #6

    Padrão Re: BULLET2 RECEBENDO E REPASSANDO PARA RB433 PARA FAZER CONTROLE DE BANDA

    Amigo, ele esta começando e ta com otimos equipamento, o bullet é otimo e a rb tbm. Acho que seria mais vantagem ele configurar certinho e pronto. Pois esses radio com chipset realtek, aparti de uns 20 a 30 pessoas conectar a 400k ja começa a não funcionar bem. Enquanto nosso amigo, tende fala novamente com mais clareza, tentei ajuda mais eu fiquei meio confuso na sua duvida. t+

  7. #7

    Padrão Re: BULLET2 RECEBENDO E REPASSANDO PARA RB433 PARA FAZER CONTROLE DE BANDA

    Vou explicar melhor. Tenho um provedor que trabalha com 2.4, e faço controle de banda nele tudo certinho... ate ai otimo... Porem arrumei um cliente, um prédio com 10 salas, eles recebem o sinal de um bullet2 e é distribuido por um hub de 16 portas pelo predio, ai começou a dor de cabeça... tinha cliente que ficava usando a conexao toda, e os outros navegavam lento, sendo que mando 1mb dedicado para este predio, resolvemos colocar um controle por mikrotik. Porem nao consigo fazer com que o predio receba do bullet2 e e passe para uma rb433, e que nela seja feita o controle de banda de cada um e seja repassado novamente para a rede cabeada. se puderem me dar uma ajuda.
    Minhas configurações sao.
    IP do predio no servidor: 10.10.1.239
    gatway do servidor: 10.10.1.1
    ip da lan do bullet2: 192.168.1.1 (fazendo dhcp na faixa de 192.168.1.2 até 192.168.1.254)
    Coloquei a ether1 recebendo do bullet2 com o ip 192.168.1.3/24
    a ether2 saidno para os clientes com ip: 10.20.30.1/24
    fiz o route criando o gateway com o ip que do bullet2 192.168.1.1
    dns configurei o direto da intelig
    nat feito
    configurei o dhcp server para os clientes pegarem a faixa de ip da ether2
    fiz o hotspot na interface ether2
    e amarrei o mac ao ip

    e nao deu certo... nao estou entendendo... o que fiz de errado?
    Última edição por Lunnar; 23-05-2010 às 19:17.

  8. #8

    Padrão Re: BULLET2 RECEBENDO E REPASSANDO PARA RB433 PARA FAZER CONTROLE DE BANDA

    Amigo uma coisa que ta muito confusa é o seguinte:

    Você diz que ele recebe por Bullet2 e depois entra na rb433 somenta para fazer controle de banda dos clientes, eu acho que é inviavel, o que você pode fazer que vai melhorar bastante a qualidade compre um r52h, e configura ele como station manda conectar na sua rede, apos isso criar uma brigde, com a interface que vai ser conectar no hub para dividir o sinal, apos isso vai na aba brigde, clique no settings, e ativa o firewall, após isso so ir no simples queue e colocar o ip do cliente e a velocidade desejada. t+

    Citação Postado originalmente por Lunnar Ver Post
    Vou explicar melhor. Tenho um provedor que trabalha com 2.4, e faço controle de banda nele tudo certinho... ate ai otimo... Porem arrumei um cliente, um prédio com 10 salas, eles recebem o sinal de um bullet2 e é distribuido por um hub de 16 portas pelo predio, ai começou a dor de cabeça... tinha cliente que ficava usando a conexao toda, e os outros navegavam lento, sendo que mando 1mb dedicado para este predio, resolvemos colocar um controle por mikrotik. Porem nao consigo fazer com que o predio receba do bullet2 e e passe para uma rb433, e que nela seja feita o controle de banda de cada um e seja repassado novamente para a rede cabeada. se puderem me dar uma ajuda.
    Minhas configurações sao.
    IP do predio no servidor: 10.10.1.239
    gatway do servidor: 10.10.1.1
    ip da lan do bullet2: 192.168.1.1 (fazendo dhcp na faixa de 192.168.1.2 até 192.168.1.254)
    Coloquei a ether1 recebendo do bullet2 com o ip 192.168.1.3/24
    a ether2 saidno para os clientes com ip: 10.20.30.1/24
    fiz o route criando o gateway com o ip que do bullet2 192.168.1.1
    dns configurei o direto da intelig
    nat feito
    configurei o dhcp server para os clientes pegarem a faixa de ip da ether2
    fiz o hotspot na interface ether2
    e amarrei o mac ao ip

    e nao deu certo... nao estou entendendo... o que fiz de errado?