+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede sem fio em escola

    Bom dia a todos, sou novo por aqui e desculpem se estiver postando no lugar errado.
    Necessito da ajuda de vocês.
    Quero compartilhar a internet numa pequena escola e já possuo o link, roteador, só que eu gostaria que cada aluno, quando fosse acessar a internet, fosse lhe pedido um usuario e senha.
    Só que eu não quero instalar nenhum programa cliente no notebook ou mecher em qualquer configuração dele. Só mandar ele usar ip automatico.
    Estive procurando muito, inclusive aqui no fórum, Ví soluções como o Mikrotik, só que acho que não preciso de tanto, só quero que ele se autentique quando for usar a internet.
    Eu uso windows, mas qualquer solução será muito bem vinda !
    Será que alguem poderia me ajudar.

  2. #2

    Padrão Re: Rede sem fio em escola

    Colega, caso não queira investir muito, compre uma licença x86, instale o MK em uma CPU modesta de faça o controle por Hotspot, você cadastra os usuários, define uma senha e de qualquer máquina na rede (cabo ou wireless), através do navegador, basta inserir o usuário e senha, e para distribuir tabém por wireless, utilize qualquer AP (pode ser os mais baratos) de deixe ele em modo bridge (ponte), se quiser pode até fazer um webproxy com o mk caso tenha muitas maquinas na rede. Você terá um roteador central, dhcp, autenticação, tudo centralizado.
    Caso precise de mais algum auxílio posta ae...

  3. #3

    Padrão Re: Rede sem fio em escola

    Caro agpnet, muito obrigado pela resposta.
    Pelo que entendi essa é a melhor solução para o meu caso, visto que já pesquisei bastante mas necessitava de tua dinamica para faze-lo.
    Só mais uma dúvida.
    Eu não vou ter que cadastrar o ip dos clientes e nem amarrar o dados ao mac, certo ?
    Muito obrigado mesmo !
    Se eu puder ajudar em algo também é só pedir.

  4. #4

    Padrão Re: Rede sem fio em escola

    Amigo com o agpnet falou, usa o hotspot com dhcp server ativado, assim que o estudante se conectar ele recebe um dhcp server ai vc configura o leases, para ser renovado em um curto periodo de tempo.

  5. #5

    Padrão Re: Rede sem fio em escola

    Valeu mktguaruja, acho que tô começando a conseguir formular o que vou fazer seguindo a dica de vocês.
    Muito obrigado e qualquer coisa é só pedir!

  6. #6

    Padrão Re: Rede sem fio em escola

    herculescastro, no seu caso, pode deixar sem amarrar o ip ao mac, pois como vai ser hotspot, basta desativar o usuário do aluno que não você não quer que acesse mais, no entanto ele pode até se conectar ao seu AP, mas só navega se autenticar, outra dica é desativar a comunicação entre os clientes wireless, caso sua rede wireless seja somente para internet e não para comunicação entre eles (muito melhor, pois você evita problemas posteriores do tipo, "ah eu usei a rede e peguei vírus", entre outros problemas do tipo acesso indevido..etc...), existem inúmeras possilidades de se trabalhar no seu cenário, muito simples de implementar, mas muito bom de se ver os resultados.

  7. #7

    Padrão Re: Rede sem fio em escola

    Isso mesmo que eu quero meu querido, amanhã vou montar uma cpu modesta como vc disse com as coisas que tenho aqui em casa, a nivel de teste e se der tudo certo, ai eu posso vender pro cliente ( a escola ).
    Vou comprar a licença que vc disse, de nivel quatro, eu pensei que fosse mais cara, 105,00.
    Agradeço muitissimo a vocês e espero poder retribuir nesse forúm também !
    Valeu !!!

  8. #8

    Padrão Re: Rede sem fio em escola

    Acho que não precisa nem comprar licença e instalar em um Pc, Compre um Roteador RB 750 G que tem 5 portas lan e faz tudo isso para você e o rendimento fica muito bom, sobrando espaço, energia e etc.

  9. #9

    Padrão Re: Rede sem fio em escola

    Valeu Jluminato, vou pesquisar sobre isso também.