+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montando

    Ola sou novo aque no forum e estou precisando de ajuda
    estou pretendendo montar um pequeno servidor.
    Eu ja possuo uma torre de 15 M (foi oque o dinheiro deu), agora estou na duvida de que equipamentos usar, de preferencia algo simples pois tenho experiencia com rede cabeada e muito pouca com wireless e nunca usei o mikrotik, meu objetivo é atender de começo umas 50 pessoas pra menos, pois ja possui um outro servidor em outro ponto da cidade.
    Qual frequencia eu devo usar? 2.4 ou 5.8 ? ( vale ressaltar que na minha cidade existe umas 3 torres de celulares, 2 de TV e umas 2 de radio).

    Espero que alguem possa me ajudar.


    Desde ja grato
    Aguardo respostas.

  2. #2

    Padrão Re: Montando

    Amigo em relação a frequencia você tem que dar uma analisada, ve qual esta menos poluida na sua região, em questão do equipamento, se você pretende usar omni, coloca um homologada e rb411 e cartão R52H e configura ela em brigde, e embaixo para controla os cliente você pode usar um RB450G, configura com hotspot ou pppoe, isso é a autenticação do cliente que você escolhe como sua preferencia.

  3. #3

    Padrão Re: Montando

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Amigo em relação a frequencia você tem que dar uma analisada, ve qual esta menos poluida na sua região, em questão do equipamento, se você pretende usar omni, coloca um homologada e rb411 e cartão R52H e configura ela em brigde, e embaixo para controla os cliente você pode usar um RB450G, configura com hotspot ou pppoe, isso é a autenticação do cliente que você escolhe como sua preferencia.
    Mas nao teria como eu "prender" o cliente utilizando o enreço fisico(adaptador USB ou placa)?
    Qual seria o custo em media desses equipamentos que vc me passou?

    OBS.: de começo vou usar uma ADSL de 8 MB (quando a quantidade de clientes aumentarem ai pularei para link full, lembrando que é cidade pequena, interior de MT), na questao da interferencia tbm tem varior pés de manga( uma vantagem é que no tempo da manga ninguem passa fome aoksopaskoap)
    Última edição por trutabr; 24-05-2010 às 11:49.

  4. #4

    Padrão Re: Montando

    Então amigo você utilizando Hotspot tem como você amarrar ipxmac sim, sobre preço procure o pessoal da American Explorer, que pode te auxiliar na compra dos produtos.

  5. #5

    Padrão Re: Montando

    Citação Postado originalmente por trutabr Ver Post
    Mas nao teria como eu "prender" o cliente utilizando o enreço fisico(adaptador USB ou placa)?
    Qual seria o custo em media desses equipamentos que vc me passou?

    OBS.: de começo vou usar uma ADSL de 8 MB (quando a quantidade de clientes aumentarem ai pularei para link full, lembrando que é cidade pequena, interior de MT), na questao da interferencia tbm tem varior pés de manga( uma vantagem é que no tempo da manga ninguem passa fome aoksopaskoap)



    faz o seguinte, pega um pc ai n precisa ser um com grande potência coloca um pc asim, celeron, 40Gb hd, 512ram, com 2 placas de rede ethernet de preferencia d-link ou 3com, compre uma linceça level6 mikrotik q n ta caro, agora vamos a torre uma omine direcional se vc preferir e coloque um bullet M2 nela q n tem perda de sinal nehuma e é mais facil pra vc que ta começando de montar e configurar alem de ser um otimo equipamento . flw

  6. #6

    Padrão Re: Montando

    Uma licensa Level6 deve ta custando na casa de uns 500,00, o mesmo resaltou no começo do post que tem uma média de mais ou menos 50 clientes, ao meu ver não compensa investir ainda em uma level6. O micro pode ser uma saida boa, mais você fica vulneravel a mal contato, isso acontece muito em micros que fica ligado direto, problemas de reiniciar sozinho por fonte de pessima qualidade, eu ainda recomendo usar uma rb450g, com fonte de 18v 3,5a. Pois é pequena não ocupa muito espaço tem 5 ethers, e não esta propício a mal contato.

    Citação Postado originalmente por fllaviocorreia Ver Post
    faz o seguinte, pega um pc ai n precisa ser um com grande potência coloca um pc asim, celeron, 40Gb hd, 512ram, com 2 placas de rede ethernet de preferencia d-link ou 3com, compre uma linceça level6 mikrotik q n ta caro, agora vamos a torre uma omine direcional se vc preferir e coloque um bullet M2 nela q n tem perda de sinal nehuma e é mais facil pra vc que ta começando de montar e configurar alem de ser um otimo equipamento . flw

  7. #7

    Padrão Re: Montando

    Citação Postado originalmente por fllaviocorreia Ver Post
    faz o seguinte, pega um pc ai n precisa ser um com grande potência coloca um pc asim, celeron, 40Gb hd, 512ram, com 2 placas de rede ethernet de preferencia d-link ou 3com, compre uma linceça level6 mikrotik q n ta caro, agora vamos a torre uma omine direcional se vc preferir e coloque um bullet M2 nela q n tem perda de sinal nehuma e é mais facil pra vc que ta começando de montar e configurar alem de ser um otimo equipamento . flw
    Qual a função do bullet M2?

  8. #8

    Padrão Re: Montando

    É para enviar o sinal, ligando o bullet na sua antena.

    A respeito da ideia do amigo que citou acima, você pode usar as 2 ideias, usar o bullet m2 para enviar o sinal e controla todos os cliente com a RB450G embaixo, pois eu acho que ela ta custando uns 300,00 reias mais ou menos, e não tera problemas com fonte de mal qualidade e mal contato.
    Última edição por mktguaruja; 24-05-2010 às 14:22. Razão: Adicionar nova ideia.

  9. #9

    Padrão Re: Montando

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    É para enviar o sinal, ligando o bullet na sua antena.

    A respeito da ideia do amigo que citou acima, você pode usar as 2 ideias, usar o bullet m2 para enviar o sinal e controla todos os cliente com a RB450G embaixo, pois eu acho que ela ta custando uns 300,00 reias mais ou menos, e não tera problemas com fonte de mal qualidade e mal contato.

    Entao ficaria mais ou menos assim

    1 antena direcional ligada ao bullet m2, a esse bullet vai mandar o sinal pra RB q vai estar na central?
    ai sai um cabo UTP da RB para o PC?

  10. #10

    Padrão Re: Montando

    Isso mesmo amigo, essa seria a estrutura. O bullet m2 ligado a antena, ai desse o cabo padrão cat5 e entra na Routerboard RB450G, fazendo o controle de clientes, e nela mesmo entra o link de internet.

  11. #11

    Padrão Re: Montando

    Mas dai como funciona a configuração da RB? De qualquer PC que tiver ligado na rede eu configuro ela ? ou eu vou ter q ter um PC especifico pra configurar ela?

  12. #12

    Padrão Re: Montando

    Não amigo de qualquer ponto da rede, atraves do soft Winbox você tem acesso ao seu servidor.

  13. #13

    Padrão Re: Montando

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Não amigo de qualquer ponto da rede, atraves do soft Winbox você tem acesso ao seu servidor.

    vlw cara muito obrigado pela ajuda.
    Vc poderia me passar seu msn?
    ai se sujir alguma duvida ou algum problema na rede poderia ate contratar vc pra resolver

  14. #14

    Padrão Re: Montando

    Pode add sim [email protected], qualquer so posta ai t+

  15. #15
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Montando

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Uma licensa Level6 deve ta custando na casa de uns 500,00, o mesmo resaltou no começo do post que tem uma média de mais ou menos 50 clientes, ao meu ver não compensa investir ainda em uma level6. O micro pode ser uma saida boa, mais você fica vulneravel a mal contato, isso acontece muito em micros que fica ligado direto, problemas de reiniciar sozinho por fonte de pessima qualidade, eu ainda recomendo usar uma rb450g, com fonte de 18v 3,5a. Pois é pequena não ocupa muito espaço tem 5 ethers, e não esta propício a mal contato.

    tambem concordo com esta configuração, a RG450G ela é toda giga byte, podendo usar ela futuramente para fazer um load balance ou distribuir mais a sua rede sem sobrecarregar uma unica direção.

  16. #16

    Padrão Re: Montando

    Eu Indico

    RB 411A
    R52H
    Caixa e fonte
    Omni de 13,5 OIW

    Se quizer uma Rb para Controle pode ser a RB 450 ou a RB 750 G

    Custo bem acessivel, consumo de energia baixo e não tem muita coisa em cima da Torre.