+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace

    Pessoal, to precisando fechar um enlace de 8Km ... e to cotando equipamentos, como eu to um tempo fora do ramo de enlaces de longa distância, eu gostaria que vcs me dessem uma dica de que equipamento comprar ... eu to precisando trafegar 64/8Mb nesse link ... eu estive pensando em Rocket M5 que eu vi aqui no forum ótimas referências. Pensei tb em Bullet M5 ... mas me disseram que não dá o que eu estou esperando ! E pensei em ROuterboard com cartão xr5 ... o que vcs me aconselham ??

  2. #2

    Padrão Re: Enlace

    Cara eu tambem não so profissional nessa parte de enlaces, mais eu vi comentarios, de usar 1 antena para RX e outra para TX, causa da quantidade de megas, eu acho que seria bom para você. Rb433 e cartões xr5 da ubiquiti.

  3. #3
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão Re: Enlace

    Escolha uma Rb com maior processamento. (RB800 / RB1000)
    Última edição por Magal; 26-05-2010 às 21:05.

  4. #4
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Pessoal, to precisando fechar um enlace de 8Km ... e to cotando equipamentos, como eu to um tempo fora do ramo de enlaces de longa distância, eu gostaria que vcs me dessem uma dica de que equipamento comprar ... eu to precisando trafegar 64/8Mb nesse link ... eu estive pensando em Rocket M5 que eu vi aqui no forum ótimas referências. Pensei tb em Bullet M5 ... mas me disseram que não dá o que eu estou esperando ! E pensei em ROuterboard com cartão xr5 ... o que vcs me aconselham ??
    Dae irmao!
    Então, te aconselho a usar duas RB800 com firmware 4.xx ou 5 nas duas, pela estabilidade com XR5.
    Quanto a passar mais banda só mesmo usando duas antenas em cada site pra tx e rx.

    Se quiser uma linha mais nova, vai de Ubiquiti Airmax com antenas Rocket dish.

    Abraço.
    Última edição por leandrolopeswifi; 27-05-2010 às 14:14.

  5. #5

    Padrão Re: Enlace

    Leandro, a RB433AH, ja não seria suficiente? Ou usando TX para uma antena e RX para outra antena usa mais processamento, desculpa pela pergunta pois nunca fechei ptp assim.

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    Leandro, a RB433AH, ja não seria suficiente? Ou usando TX para uma antena e RX para outra antena usa mais processamento, desculpa pela pergunta pois nunca fechei ptp assim.
    433ah é muito boa porem não é indicada pra alto processamento.

  7. #7

    Padrão Re: Enlace

    Pode usar 2 433ah, 1 em cada ponta, mas como o Leandro disse, eh melhor a rb800 pelo maior poder de processamento!
    Use 2 cartões por ponta, faça o Bonding (como vc precisa de mais Download do que Upload e mais recomendado do que o Nstream Dual) com failover assim se uma antena parar o enlace não para por completo.
    Use 2 antenas em cada ponta ou uma de dupla polarização. (Tive melhores resultados com 2 antenas semparadas) Como a distancia eh pequena use 2 aquarios ou Duas Zirok Wll-605, são baratas.
    Tem tbm o T-magico da Gengee, mas ainda não testei, deve chegar para mim até sexta, chegando eu testo eh posto como ele se comportou.
    O XR5 eh o melhor cartão do mercado para 5.8, mas como a distancia eh bem pequena acho q poderia usar um menos potente e mais barato, recomendaria usar R52h ou R5h, esses dariam conta do recado.

    Com esse equipamento, cabos pequenos (Recomendo menores q 2,40m) e bem feitos, alinhamento correto, com certeza passará o quanto vc está querendo.

    Pode testar também o Rocket M5 com as antenas Dish, tbm passará o quanto deseija.
    Mas sou muito, mas muito mais o mikrotik pelo gerenciamento, estabilidade (Nada contra a Ubiquiti)

    Espero ajudar
    Última edição por pedrohsampaio; 26-05-2010 às 17:36.

  8. #8

    Padrão Re: Enlace

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Dae irmao!
    Então, te aconselho a usar duas RB800 com firmware 3.30 nas duas, pela estabilidade com XR5.
    Quanto a passar mais banda só mesmo usando duas antenas em cada site pra tx e rx.

    Se quiser uma linha mais nova, vai de Ubiquiti Airmax com antenas Rocket dish.

    Abraço.
    Leandro, sou uma duvida, vc ja usou a RB800??? Qual versão do Mkt vc tem nelas???
    Desculpe a pergunta eh pq tenho varias RB800 (umas 10) eh só funciona corretamento com as versões 4.x ou 5 beta, com a versão 3.30 ou posterior as Ethers 1 e 2 não detectam o cabo conectado, como se ficasse sempre desativadas, só a porta 3 funciona legal e com as 4.x todas funfam legal.
    Entrei em contato com a Routerboard eh me disseram que e por problemas de drivers na versão 3.30 que não tem os drivers corretos das portas eh somente a porta 3 funciona por ser um chip antigo usado nas Rbs600.

    Caso tenha outra explicação me da uma luz, pois com a versão 4.X a Wireless dela conectados com versões 3.X fica muito instaveis!!!

    Obrigado

  9. #9

  10. #10

    Padrão Re: Enlace

    Prezados amigos! Boa noite
    Estou tenando fechar um ptp de 32km pra passar 30mb, usando os seguintes equipamentos: RB 433AH, ANTENA OIW 32DB DUPLA POL, CARTÃO SR71-A, FONTE DE NOTEBOOK. Como é a primeira vez que estou usando esse Cartão SR71-A, gostaria que os amigos passasse as configurações ou tutorial de configuração.

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace

    Citação Postado originalmente por pedrohsampaio Ver Post
    Leandro, sou uma duvida, vc ja usou a RB800??? Qual versão do Mkt vc tem nelas???
    Desculpe a pergunta eh pq tenho varias RB800 (umas 10) eh só funciona corretamento com as versões 4.x ou 5 beta, com a versão 3.30 ou posterior as Ethers 1 e 2 não detectam o cabo conectado, como se ficasse sempre desativadas, só a porta 3 funciona legal e com as 4.x todas funfam legal.
    Entrei em contato com a Routerboard eh me disseram que e por problemas de drivers na versão 3.30 que não tem os drivers corretos das portas eh somente a porta 3 funciona por ser um chip antigo usado nas Rbs600.

    Caso tenha outra explicação me da uma luz, pois com a versão 4.X a Wireless dela conectados com versões 3.X fica muito instaveis!!!

    Obrigado
    Desculpe, erro meu, era versão 4.x que usei,ok.
    já arrumei no tópico. obrigado por "ver" isso.
    as que uso atualmente são:
    RB/800 RB800 Mikrotik RouterBOARD 800 with MPC8544 800MHz CPU, 256MB DDR RAM, 512MB NAND flash, L6 license.
    Abraço.
    Última edição por leandrolopeswifi; 27-05-2010 às 14:17.

  12. #12
    técnico em Telecom Avatar de laurence669
    Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    minas gerais
    Posts
    993
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Enlace

    use a tecnologia MIMO da ubiquiti que irá que atender muito bem
    ex :sr71-15 com uma rb 800 ou 2 xr5 com 2 antenas sendo 1 tx outra rx