Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual a melhor forma de apontamento

    Pessoal qual a melhor forma de iniciar ou fazer um apontameto? tipo usando a busula, gps e transferidor, já ouvi falar do lazer.
    O problema é em uma distancia de 50km ou ainda sem telefone e o radio não pega e ai?
    Att.
    Última edição por Magal; 27-05-2010 às 01:56. Razão: Correção do título

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apantamento

    Citação Postado originalmente por nikollas Ver Post
    Pessoal qual a melhor forma de iniciar ou fazer um apontameto? tipo usando a busula, gps e transferidor, já ouvi falar do lazer.
    O problema é em uma distancia de 50km ou ainda sem telefone e o radio não pega e ai?
    Att.
    Com certeza absoluta , Laser (200mw) pra ponto a ponto com visada. prefira apontamento noturno entre as torres.
    Se for de longa distancia, usar bússula +GPS +mapa do local com pontos pra se guiar.
    o alinhamento final é no ping e testes mesmo.

  3. #3

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apontamento

    Citação Postado originalmente por nikollas Ver Post
    Pessoal qual a melhor forma de iniciar ou fazer um apontameto? tipo usando a busula, gps e transferidor, já ouvi falar do lazer.
    O problema é em uma distancia de 50km ou ainda sem telefone e o radio não pega e ai?
    Att.
    O laser e mais preciso e o ajuste e mais fino. Ja existe caneta laser de 500mw ate 1w. O de 500mw supera mais de 50KM.

  4. #4

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apontamento

    Mas... qual a largura do foco depois de algo como 2Km ou 20Km nesses laser?

    Não ví isso ainda, fico meio cético que isso seja visível mesmo. Faz como?

    1- No ponto A, com uma setorial, aponta o laser rumo ao ponto B no cliente, e no cliente miramos a antena no rumo do ponto A (Serve como farol)
    ou
    2- No ponto B, no cliente, miramos o laser até o foco estar apontado na antena do ponto A (Precisando alguem ficar no ponto A olhando o foco e falando "Mais pra esquerda, mais pra baixo...")(Serve como mira).


    Na zona rural acho um problema danado ter referencia, se o terreno é plano a referencia seria arvore ou canto de cerca, mas esses não são visíveis via satélite. Aí o jeito é criar uma referencia, tipo arvore, pegando umas coordenadas no mapa e procurando arvore proximo a elas. Porque laser duvido muito que funcione em distancia tão grande na prática, acho que a terra causa alguma curvatura até na luz, além dos 12cm por km o terreno, porque aqui em varios pontos o GPS aponta estar em altitude muito maior que a cidade, o sinal wifi pega bem, mas não vemos nem um pingo da luz noturna da cidade.

  5. #5

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apontamento

    eguas, os caras são do laser, eu ainda uso o velho google, gps + binoculos, ehheehhe, vivendo e aprendendo.

  6. #6

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apontamento

    A ideia que estou tendo é fazer o apontamento pela busula e transferidor e depois a ajuste fino pelo laser mais preciso de alguma coisa que chege a 100km mais garante 50km pois o enlase que fecho e no maximo esta distancia.
    Att...

  7. #7

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apontamento

    o melhor e bussula, puxe o radio mobile pra te ajudar, olhe o azimute pelo radio mobile, e use a bussula pra apontar a antena pro azimute normal, use o radio mobile tambem pra saber os graus da altura, com as informaçoes do radio mobile vc aponta as antenas usando uma bussula e um inclinometro e vai ficar tudo certo, pode apontar cada antena em saparado, vai fica dez patrao, hehehe, depois vc pode usar o proprio sistema pra melhorar o sinal, medindo a força do sinal.

  8. #8
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apontamento

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    eguas, os caras são do laser, eu ainda uso o velho google, gps + binoculos, ehheehhe, vivendo e aprendendo.
    Exato, eu tenho utilizado muito caneta laser de 200 mw e consigo fechar com visada minima (a olho nu) até 30 a 40km usando este tipo de alinhamento.
    quanto mais alta a torre mais fácil se torna o trabalho. mas não dispenso a boa e útil bússula. Ainda trabalho com GPS de precisão para alguns pontos onde não se tem visada , caso dos links em 900mhz.

  9. #9

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apontamento

    leandrolopeswifi, vc usar uma caneta lase 200mw ela chega a 40km e anoite certo? estava vendo que elas queima serve para artes em geral mais como vai para muito longue ela emite somente a luz certo?

  10. #10

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apontamento

    poxa eu não sabia dessa caneta laser, onde posso adquirir uma dessa, ja vo utilizar para ver se meus ptp estão certinhos.

  11. #11

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apontamento

    Citação Postado originalmente por mktguaruja Ver Post
    poxa eu não sabia dessa caneta laser, onde posso adquirir uma dessa, ja vo utilizar para ver se meus ptp estão certinhos.

    Amigo! No ML tem de penca a todos os gostos, potencia e grana.

  12. #12

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apontamento

    Amigo! No ML tem de penca a todos os gostos, potencia e grana.
    caneta laser em MercadoLivre Brasil - Onde comprar e vender de Tudo.

  13. #13
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apontamento

    Citação Postado originalmente por nikollas Ver Post
    leandrolopeswifi, vc usar uma caneta lase 200mw ela chega a 40km e anoite certo? estava vendo que elas queima serve para artes em geral mais como vai para muito longue ela emite somente a luz certo?
    Na realidade não é bem caneta. ele é um laser mais potente que essas canetas que vendem por ae. é 200mw de verdade.Anexo 11819
    segue imagem abaixo.
    Abraço.
    Anexo 11820

  14. #14

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apontamento

    No mercadorlivre tem custa uns 4 mil reais para um alcance de 50km.
    Att..

  15. #15

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apontamento

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Exato, eu tenho utilizado muito caneta laser de 200 mw e consigo fechar com visada minima (a olho nu) até 30 a 40km usando este tipo de alinhamento.
    quanto mais alta a torre mais fácil se torna o trabalho. mas não dispenso a boa e útil bússula. Ainda trabalho com GPS de precisão para alguns pontos onde não se tem visada , caso dos links em 900mhz.
    Mas esse laser é aqueles comuns de camelôs ou tem algo especial, vc olha o laser ou tem algum sensor pra receber o laser?

  16. #16

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apontamento

    As q vi no Ml, 200mw custam em media de R$ 150 a R$200, mas nosso colega acima falou em torno de R$4 mil...tem modelo especifico ?

  17. #17

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apontamento

    tava começando me alegrar como meu de 1,99

  18. #18

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apontamento

    Citação Postado originalmente por AniltonSantos Ver Post
    Amigo! No ML tem de penca a todos os gostos, potencia e grana.
    caneta laser em MercadoLivre Brasil - Onde comprar e vender de Tudo.
    Obrigado amigo pelo link, vlw!

  19. #19

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apontamento

    Procura no ML por laser 1w

  20. #20
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão Re: Qual a melhor forma de apontamento

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    Mas esse laser é aqueles comuns de camelôs ou tem algo especial, vc olha o laser ou tem algum sensor pra receber o laser?
    Não é "os comuns" não amigo. é especial pra apontamento .
    a diferença está na linha mais visível do laser que outros modelos.
    trouxe dos EUA.