+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Routerboard dns cache

    Caros amigos do under gostaria de saber se é possível fazer dns cache em uma rb 750 mesmo ela tendo somente uma memória de 64mb?Grato.

  2. #2

    Padrão Re: Routerboard dns cache

    Amigo da sim pois o tamanho maximo é 10240KiB, se não me falhe a memória:

    ip address
    add address=192.168.100.1/24 network=192.168.100.0 broadcast=192.168.100.255 interface=bridge1 comment="" disabled=no

    / ip dns
    set primary-dns=208.67.222.222 secondary-dns=208.67.220.220 allow-remote-requests=yes cache-size=10240KiB cache-max-ttl=1w

    Os dns: 20.67.222.222
    e 208.67.220.220

    Se quiser pode colocar a da sua operadora.
    Mais informações: Mikrotik Facil.com: Criando um Servidor DNS-Cache com Mikrotik

  3. #3

    Padrão Re: Routerboard dns cache

    Olá amigo,
    como nosso colega mktguaruja disse, é possivel sim, porém aconselho a limitar em 15Mb ou seja 15360K pois as RBs 433AH tem 64Mb de flash e usa quase a metade para o sistema sobrando apenas 32Mb livres, para evitar problemas pode deixar com 15Mb que já é bastante .

    Caso nao seja a RB433AH - veja o quanto tem de espaço "HD" livre e use a metade.


    Att.

  4. #4

    Padrão Re: Routerboard dns cache

    tenho uma RB 951 com 128 mb de memoria flash, como ela aceita pen drive gostaria de saber se tem como utilitizar a memória do pen drive que é 8GB para o DNS cache
    Última edição por WagnerS2; 12-08-2016 às 07:58.

  5. #5

    Padrão Re: Routerboard dns cache

    Amigo, um cache DNS não precisa ser necessariamente tão grande, pois além dos chamadas ocuparam um tamanho bem pequeno ele normalmente de um tempo de vida que pode ser normalmente de 5 minutos à 24 horas. Outra coisa, para ser efetivo os cache de dns tem que usar a memoria RAM, pois como o próprio nome diz, Memoria de Acesso Aleatório, Pen Drive são muito lentos.

    Um cache de DNS com uso maior que 1/3 da memoria RAM da RB quer dizer que está usando o equipamento errado para o que deseja. Minha sugestão é setar nesse percentual, mas já aviso que a RB tem alguns Bugs com relação os Cache de DNS, pq na verdade ela faz um Forwarding e Cache, não é um DNS Revolver, isso é um Unbound ou Bind, que além de cache resolve os nome diretamente nos dns root, aqui uso uma Edgeroute Lite com Unbound (Resolver e Cache 2º) + Dnsmasq (Cache 1ª), assim sempre tenho o menor tempo de resposta e um bom cache, porém minha rede é pequena, se for uma rede grande ai é outra solução.