Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    Ola amigos, gostaria da ajuda dos veteranos para criar placas de rede virtual no mk.
    Uso a versão 3.30. Ja consegui criar a vlan mais nao serve. Preciso realmente criar ethernet virtual. No aguardo e desde já agradeço a boa vontade de todos.

  2. #2

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    Amigo na aba mesmo interfaces, você clica no mais e la tem escrito virtual ethernet. t+

  3. #3

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    Ola amigo obrigado por responder a minha duvida mas ja tentei fazer o que indicou acima e nao cria a interface virtual. Por isso pergunto se a outra forma ou tenho que especificar alguma outra informacao para criar a mesma. Desde ja agradeco aa boa vontade.

  4. #4

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    Na verdade gostaria de um passo a passo de como criar estas interfaces virtuais, pois ja procurei na net e nao se acha quase nada a respeito. Uma duvida que me surgiu foi o seguinte, na hora que crio a interface nao deveria linkar a mesma a uma ether real? Pois nao vi onde fazer este link. Sera que podem me ajudar?
    Desde ja agradeco a boa vontade.

  5. #5
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    só não entendi porque voce quer criar uma eth virtual voce poder criar quantas rotas ou colocar quantos IP quizer colocar na mesma interface

  6. #6

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    Meu proposito e o seguinte: Vi no Brasil FW que um amigo colocou 2 liks no swite levando um unico cabo de rede para o server e gerenciando os mesmos do server bfw apenas com uma placa de rede. Gostaria de fazer a mesma coisa com mk.
    Mas pelo que percebi tenho que criar as redes virtuais para serem linkadas a placa de rede real. Onde a mesma recebera os links vindo do swit. O fato de criar as redes virtuais se da en virtude das programaçoes do loadbalance. Se tiver uma forma diferente de fazer esta mesma coisa no mk por favor me ajude. Desde ja agradeco a boa vontade.

  7. #7
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    Citação Postado originalmente por sandrothconduto Ver Post
    Meu proposito e o seguinte: Vi no Brasil FW que um amigo colocou 2 liks no swite levando um unico cabo de rede para o server e gerenciando os mesmos do server bfw apenas com uma placa de rede. Gostaria de fazer a mesma coisa com mk.
    Mas pelo que percebi tenho que criar as redes virtuais para serem linkadas a placa de rede real. Onde a mesma recebera os links vindo do swit. O fato de criar as redes virtuais se da en virtude das programaçoes do loadbalance. Se tiver uma forma diferente de fazer esta mesma coisa no mk por favor me ajude. Desde ja agradeco a boa vontade.
    eu fiz aqui o teste como voce esta querendo eu criei com vlan ai troquei o nome para ethx e coloquei um segundo link no hub e os teste ficou legau

  8. #8

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    Vc poderia fazer um passo a passo pois tentei aqui ate criei a vlan mas a mesma fica inoperante. Onde sera que estou errando? Pode me ajudar. Desde ja agradeco aboa vontade.
    Qual a versao do seu mk? o meu 3.30.

  9. #9
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    Citação Postado originalmente por sandrothconduto Ver Post
    Vc poderia fazer um passo a passo pois tentei aqui ate criei a vlan mas a mesma fica inoperante. Onde sera que estou errando? Pode me ajudar. Desde ja agradeco aboa vontade.
    Qual a versao do seu mk? o meu 3.30.
    eu testei nas versão 2.9.27 na 3.28 na 3.30 todas funciona blz

  10. #10
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    Citação Postado originalmente por sandrothconduto Ver Post
    Meu proposito e o seguinte: Vi no Brasil FW que um amigo colocou 2 liks no swite levando um unico cabo de rede para o server e gerenciando os mesmos do server bfw apenas com uma placa de rede. Gostaria de fazer a mesma coisa com mk.
    Mas pelo que percebi tenho que criar as redes virtuais para serem linkadas a placa de rede real. Onde a mesma recebera os links vindo do swit. O fato de criar as redes virtuais se da en virtude das programaçoes do loadbalance. Se tiver uma forma diferente de fazer esta mesma coisa no mk por favor me ajude. Desde ja agradeco a boa vontade.
    Coloque os ips no Mk dentro dos ranges dos links. Com isso os 2 links ja estaram disponivel para uso.
    Para Balanceamento dos links basta criar as devidas marcações e encaminhar as rotas.
    So tenha atenção quanto aos DNS que irão responder.

  11. #11

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    Eu tbm fiz com vlan e funcionou legal...
    Os teste foi em bancada... não coloquei em produção.

  12. #12

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    Ok pessoal. Agradeco muito a ajuda de todos e que Deus abencoe todos vcs e suas familias. Muito obrigado pelos esclarecimentos. Vou testar neste final de semana. Qualquer duvida volto a postar.

  13. #13

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    seguindo.... então seria a mesma coisa no caso pcc, add vários links em uma hub (modem em bridge), tendo no pc balance somente 2 ether? Alguém já fez esse teste?

  14. #14

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    Amigo eu não fiz com brigde, e sim roteado, setando as rotas no ip address quando eu usava nth. Uma dica não use hub coloco um switch. t+

    Citação Postado originalmente por bodoquenanet Ver Post
    seguindo.... então seria a mesma coisa no caso pcc, add vários links em uma hub (modem em bridge), tendo no pc balance somente 2 ether? Alguém já fez esse teste?

  15. #15

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    blz, uso aqui uma rb750 p/ balance com os modens em bridge, mais vou pegar um pc aqui com 2 placas de rede e fazer uns testes.

  16. #16

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    Citação Postado originalmente por bodoquenanet Ver Post
    blz, uso aqui uma rb750 p/ balance com os modens em bridge, mais vou pegar um pc aqui com 2 placas de rede e fazer uns testes.
    Recentemente adquirir um rb450g, e fiz o pcc com 3 link ficou muito bom e estavel.

  17. #17

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    a que estou usando aqui faz o balance de 4 links sem problemas, achei q a memória seria pouca (32mb), mais depois que coloquei pra funcionar sobram ainda 17mb.

  18. #18

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    Amigo o processamento fica na faixa de quantos % ? Você tem alguma regra no filter? Aqui eu uso algumas regras no filter o nivel de processamento fica em torno de 4% e sobra 236mb de memoria.

    Citação Postado originalmente por bodoquenanet Ver Post
    a que estou usando aqui faz o balance de 4 links sem problemas, achei q a memória seria pouca (32mb), mais depois que coloquei pra funcionar sobram ainda 17mb.

  19. #19

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    na média de 5%, não uso regra no filter. Os links são 3 de 1,5mb e 1 de 1mb.

  20. #20

    Padrão Re: Como criar placa de rede ethernet no MK 3.x

    Interessante, ate daria então para rodar sem problemas o unico problema é se começar a trabalha emcima de um firewall o consumo ia pular, mais como você tem um segundo servidor podendo colocar as regras de firewall la então sem problemas. =D