+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PPPoE com processamento alto

    Pessoal,

    Tenho um servidor com 1600 clientes pppoe, porem com uns 1200 ativos constantemente, ocorre que o processamento está ficando muito alto, por volta de 95 a 100% chegando a travar a maquina,

    A maquina é um servidor DELL com 2 Gb de RAM , e está ok
    Já desabilitei as regras de firewall pra ver se nao é o firewall,

    Pergunto se
    Imagine o cenario atual

    Servidor pppoe > switch > Aps > clientes

    quais das duas opções abaixo baixaria o processamento ?

    Freeradius > servidor pppoe > switch > Aps > clientes

    ou

    Freeradius > servidor > switch > Aps(concentrador pppoe) clientes.


    Obrigado pela ajuda galera.

  2. #2

    Padrão re: PPPoE com processamento alto

    Vc não disse qual processador vc tem nesse servidor, e realmente o pppoe consome muito processador...
    Eu usaria esse aqui...>> Freeradius > servidor pppoe > switch > Aps > clientes

  3. #3

    Padrão re: PPPoE com processamento alto

    Desculpe amigo.

    O processador é um core 2 Duo 6300.

    O servidor é um Power Edge T300 da Dell.

    Obrigado pela dica.

  4. #4

    Padrão re: PPPoE com processamento alto

    1600 clientes em apenas 01 servidor eu particularmente acho muita coisa.

    Fazer o concentrador pppoe direto nas bases é uma boa alternativa, mas a quantidade de cliente fica limitado por base de acordo com o processamento/hardware.

    Eu sugiro você fazer o seguinte:

    Servidor Radius >> 02 ou 03 Concentradores PPPoE em Paralelo >> Switch >> AP >> Clientes

  5. #5

    Padrão re: PPPoE com processamento alto

    eu ate coloquei 2 servidores, mas nao sao todos os radios que tem o campo nome do serviço, por exemplo o nano station nao tem ai ele vai procurar nos dois servidores. ou seja vai ficar dois servidores pppoe na mesma rede?
    isso nao pode gerar problemas ?


    Obrigado.

  6. #6

    Padrão re: PPPoE com processamento alto

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Vc não disse qual processador vc tem nesse servidor, e realmente o pppoe consome muito processador...
    Eu usaria esse aqui...>> Freeradius > servidor pppoe > switch > Aps > clientes
    Rogerio, usando o Freeradius tem economia de processamento, quando é utilizado conexão pppoe ?

  7. #7

    Padrão re: PPPoE com processamento alto

    Não precisa selecionar no rádio cliente, coloca os 2 servidores e os clientes vão se conectando aleatóriamente. E você ainda fica com redundância.

  8. #8

    Padrão re: PPPoE com processamento alto

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Não precisa selecionar no rádio cliente, coloca os 2 servidores e os clientes vão se conectando aleatóriamente. E você ainda fica com redundância.
    já fiz isso em minha rede e não funciono, simplesmente a maquina cliente não conectava, acho que não é bem assim colocar apenas dois concentrador pppoe na rede.

  9. #9

    Padrão re: PPPoE com processamento alto

    na verdade vc pode colocar dois na mesma rede sem prob, e separar os clientes pelo "nome de serviço" informado no nome do server pppoe e no discador ou radio do cliente... o prob no meu caso, eh que nao encontrei uma forma de derecionar os clientes para determinado servidor de forma mais pratica... pq se eu usar o campo nome de serviço no discador ou radio do cliente, eu fico sem gerenciamento, caso aconteça algum prob eu tenho que ir no cliente pra alterar, ja pensou se vc divide esses clientes em dois servidores e por acaso um deles caia, se tu setou manualmente isso no cliente, ele vai estar travado nesse servidor... eu atualmente tenho dois pppoe rodando na minha rede e estou usando esse sistema de nome de serviço para separar, mas fico limitado a numero pequeno de clientes e que moram mais perto, cidades vizinhas por ex nao posso arriscar usar pq demoraria muito reestabelecer o serviço... outro impecilho eh oq vc citou, nao sao todos radios que tem o campo pra direcionar, como os nanos... alguem sabe de alguma forma de fazer os nanos ou bullet se conectar em determinado server???

  10. #10

    Padrão re: PPPoE com processamento alto

    pensei em fazer por vlan, ou seja separando a rede, pois as routerboards possuem o recurso de se criar vlan , porem estamos adicionando a rede Rockets M5 como AP e no cliente usando o nanostations M5, e nenhum dos equipamentos da ubiquiti tem o campo de serviço, se tivesse , isso ja teria sido resolvido, att.

  11. #11

    Padrão re: PPPoE com processamento alto

    Como é a estrutura da rede?