Resultados da Enquete: Qual a versão Aprotuer mais prática V.6, V.7 ou V.8

Votantes
5. Você não pode votar nesta enquete
  • Versão 6.1

    2 40,00%
  • Versão 7

    2 40,00%
  • Versão 8.3

    1 20,00%
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Controle de Banda por MAC e Grupo de Qos através de Firmware Aprotuer 6.1 Rt8186

    Olá, preciso de um ajuda técnica,

    Tenho no momento 5 aps Edimax 7209 com firmware Aprouter 6.1 controlando + - 30 Clientes cada um. Porém sabemos que na versão 6.1 temos limitações em relação ao controle de banda ou grupo de Qos. No momento é o que tenho disponível e preciso ter um melhor rendimento em relação ao controle de banda de meus clientes,por isso vai minha dúvida a seguir:


    Na versão 6.1 não temos a opção de mínimo e máximo de controle de banda para os clientes, então estava pensando em usar o controle de Grupo de Qos para fazer este balanceamento...

    Se eu criar por exemplo 1 Cliente por grupo de Qos e colocar neste controle um máximo de 256Kpps, e na opção controle por MAC, um mínimo de 80Kpps, então este cliente terá um máximo de 256kpps e um minimo de 80Kpps ?

    Então nos grupos de Qos teria 30 Clientes cadastrados, (Grupo 1 Cliente X, Grupo 2 Cliente Y Grupo 3.....etc) e em cada grupo meu cliente teria 256Kpps, e no controle por Mac colocaria um mínimo de 80Kpps.

    Será que esta situação funcionaria ?

    No momento estou usando o grupo de Qos na seguinte forma:

    AP 1 - Grupo de Clientes 1 ---- Entrada 2MB Saida 2MB
    Controle por MAC por Cliente ---Entrada 0 Saida 0 ( para dividir igualmente os 2MB entre os clientes)
    Todos os clientes no grupo 1

    No momento desta forma funciona legal, porém desta forma consumo meu link o dia inteiro de mais e os cliente acabam por ficar mau acostumados, gerando um estimulo para grandes downloads....

    Por favor me deem uma luz, sei que as versões 7 e 8 ja realizam um minimo e máximo, mas como não posso comprar ainda gostaria de fazer este controle com a versão 6 mesmo....

  2. #2

    Padrão Re: Controle de Banda por MAC e Grupo de Qos através de Firmware Aprotuer 6.1 Rt8186

    Amigo, quando eu usava os ap para controle, eu sabia que o access list era ate 30 clientes, após isso começei a usar o mikrotik, você ja penso nisso implantar o mikrotik na sua rede? Seria mais facil e mais comodo a você a fazer o controle de mac ou ate mesmo outro tipo de autenticação com hotspot, fazendo uma tela de login personalizada, o mikrotik tem uma infinidades de configurações, ai fica minha dica. t+

  3. #3

    Padrão Re: Controle de Banda por MAC e Grupo de Qos através de Firmware Aprotuer 6.1 Rt8186

    Se vc tem 5 aps, com 30 clientes cada ( por ai ) ja pode e deve começar a usar equipamentos com melhor ganho e desempenho, como foi dito acima ... MK.

  4. #4

    Thumbs up Re: Controle de Banda por MAC e Grupo de Qos através de Firmware Aprotuer 6.1 Rt8186

    Obrigado pela informação, e eu sei que vocês estão corretos, porém como objetivo do deste fórum ( Não tenho ainda dinheiro para comprar outros equipamentos, como me virar com o que eu tenho ?) Postem apenas como melhorar a situação !!! Obrigado

  5. #5

    Padrão Re: Controle de Banda por MAC e Grupo de Qos através de Firmware Aprotuer 6.1 Rt8186

    Amigo o que você pode fazer é um controle de banda por IP, e a parte de segurança usar o acess list cadastrando as mac liberadas, e wep para criptografia. Mais o p2p não tem jeito vai passar mesmo esse firm não tem tecnologia para barra os p2p, ou ter controle sobre ele. Em relação ao qos eu nunca mexi uso o servidor embaixo.

    Como você menciono no começo você tem 30 clientes por ap, então você tem 120 cliente +-. Eu se fosse você tentaria investir no servidor para controlar p2p e fazer qos, se não quiser compra o mikrotik tem o BrazilFw gratuito, e suporte no forum deles. E pode rodar em maquinas de baixou desempenho, e pode instalar o squid e bind9 otimizando a conexão dos seus cliente com cache e resolução de nomes.