+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Red face Configurar squid com link adsl - Ajuda ai galera...

    Boa tarde a todos!!!

    Galera do under, tenho um pequeno provedor que ja citei antes, e estou com algumas dificuldades pois comecei com um Link dedicado de 1Mbps. Mas ja fiz uma negociação com a empresa e pagarei a rescisão do contrato do link dedicado, hoje só tenho 12 clientes 300Kbps cabeado e wireless, mas esse não é o caso, vou resumir:

    Tenho um servidor com debian e o serviço squid rodando certinho, mas o ip é fixo pois o link era dedicado, solicitei um link adsl que tem ip dinamico, como faço pra configurar o squid?
    Na linha de comando do squid o ip ta fixo, como faço para a minha conexão passar primeiro pelo squid e depois pela rb.

    O que vai mudar é só o link: de ip fixo pra dinamico, o gatway e dns, só queria saber como alterar só no squid.?

    Obs: estou trocando o link para um adsl por condições financeiras, pois tentei começar trabalhar corretamente mas não deu, assim que atingir uma média de clientes como uns 80, colocarei novamente um link dedicado.

    Agradeço a todos desde já.

  2. #2

    Padrão Re: Configurar squid com link adsl - Ajuda ai galera...

    Amigo o servidor proxy que estava recebendo o link dedicado ? ou ele esta em paralelo ao mikrotik ?

  3. #3

    Padrão Re: Configurar squid com link adsl - Ajuda ai galera...

    Sim, o servidor que esta recebendo o link, com duas placas de rede, uma entrando e outra saindo, da que sai vai para a rb600 (mikrotik).

    tenho que mudar algumas linhas no Squid, mas não sei, qual e como fica recebendo um link de ip dinamico.

  4. #4

    Padrão Re: Configurar squid com link adsl - Ajuda ai galera...

    Amigo, da uma olhada desse doc eu não cheguei a usar o debian mais acho que vai tirar suas dúvidas.
    ADSLDebian – Birosca

    outra coisa ele foi instalado em modo texto ou modo grafico ?

  5. #5

    Padrão Re: Configurar squid com link adsl - Ajuda ai galera...

    obrigado a todos, mas ainda estou com questões em aberto:

    Hoje foi instalado a gvt aqui na minha empresa e não preciso de login e senha para entrar é só abrir o navegador que ja entra na página inicial, isso quer dizer que meu modem adsl (vdsl2+) ja é roteado.


    ip: 192.168.1.2
    masc: 255.255.255.0
    gateway: 192.168.1.1
    serv dhcp: 192.168.1.1
    serv dns: 192.168.1.1

    só preciso saber como configurar o squid para receber esse link de ip dinamico, pois o squid esta configurado com ip fixo do link dedicado.

    Se o modem ja é roteador então não preciso fazer conexão pppoe não é isso???

    Estou no aguardo para fazer a troca dos link's...
    Última edição por BrasileiroNet; 02-06-2010 às 11:53.

  6. #6

    Padrão Re: Configurar squid com link adsl - Ajuda ai galera...

    Isso mesmo, se recebe roteado, não tem a necessidade do pppoe. O que você pode fazer é ir na etc/network/interfaces e colocar:

    auto eth0
    iface eth0 inet static
    address 192.168.1.2
    netmask 255.255.255.0
    gateway 192.168.1.1

    e depois reiniciar a placa com /etc/init.d/networking restart.

    Lembrando que você tem 2 placa de rede eth0 e eth1, verifcar qual é a do link e dos clientes.

  7. #7

    Padrão Re: Configurar squid com link adsl - Ajuda ai galera...

    valeu!!! mktguaruja, vou tentar amanhã pela manhã...

    dei uma olhada no modem e na parte de dhcp esta habilitado e com ip de 192.168.1.2 até 254 e com um tempo de 24h regredindo, que acho que quando passa 24hs ele troca de ip, deixei ligado vou ver se muda amanhã. depois posto se deu certo.

  8. #8

    Padrão Re: Configurar squid com link adsl - Ajuda ai galera...

    galera é o seguinte:
    o modem esta roteado, quando seto o ip no debian eth0 consigo navegar no servidor, mas não esta saindo pela eth1 que vai para o mikrotik, que vai para os clientes. Acho que falta alguma linha no iptable. ou se eu usar esse script funciona?

    auto eth0
    iface eth0 inet static

    address 192.168.1.2
    netmask 255.255.255.0
    gateway 192.168.1.1


    O ip posso colocar fixo como era antes pois o modem esta roteado, quando seto ip, gateway, dns, ele navega blz, só não esta indo para eth1, que esta em outra faixa de ip.

    Não precisa ser pppoe, pois o modem esta roteado na faixa 192.168.1.1, seto o

    ip 192.168.1.2
    masc 255.255.255.0
    gateway 192.168.1.1
    dns 192.168.1.1

    Só tenho até dia 20 de junho 2010, pois ja cancelei o dedicado. rsrsr
    Última edição por BrasileiroNet; 08-06-2010 às 20:31.

  9. #9

    Padrão Re: Configurar squid com link adsl - Ajuda ai galera...

    Resolvido, coloquei o ip fixo no modem e desativei o dhcp, no debian coloquei eth0 o ip do modem e na eth1 deixei como estava.

    Era só trocar o dns no mikrotik. rsrs

  10. #10

    Padrão Re: Configurar squid com link adsl - Ajuda ai galera...

    Amigo, sou novato também no mundo linux, porém acho que sua estrutura tem erro. Por exemplo coloca o seu squid em paralelo com sua rb 600 ( uma porta dedicada para o servidor) e na rb abilita o dhcp cliente então toda vez que seu ip mudar o mikrotik atualiza para seu novo ip. Resolve. Dê um retorno ai para sabermos valeu espero ter ajudado.

  11. #11

    Padrão Re: Configurar squid com link adsl - Ajuda ai galera...

    Isso mesmo, o mikrotik resolve.

    Minha estrutura: modem adsl 15megas, entra na eth0 do pc (debin-squid) e sai pela eth1 que vai para rb na eth2, a eth1 e eth3 da rb sai duas faixas de rede (ip) e nos 3 cartões sai mais tres faixas de rede (ip), os clientes logam pelo hotspot e cada um recebe o ip do mikrotik.